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Dec0 VTR
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Re: Apito do cinto de segurança

Mensagem por Dec0 VTR »

Thyago Szoke escreveu:Tem certeza mesmo, Deco? Sei de um C4 VTR que bateu e capotou, e abriram todos os airbags... e só o motorista estava no carro. Pelo seu raciocínio, deveriam ter funcionado apenas os próximos a ele, correto?
Olha Thyagão, melhor vc averiguar melhor essa história.

" É NORMAL O AIR BAG NÃO ACIONAR EM UMA COLISÃO?

Imagem

O Air Bag, é um dispositivo de segurança passiva, ou seja, entra em ação no momento do acidente. Seu objetivo é proteger os passageiros, formando uma proteção que reduz o impacto contra o interior do veículo em caso de colisão.

Mas para que esse dispositivo possa realmente proteger, é necessário que certas condições sejam atendidas. A primeira exigência é que a colisão seja frontal. Em caso de colisão lateral, traseira, ou mesmo um capotamento, os air bags não são ativados. É que nesses casos, o acionamento das bolsas poderia provocar graves lesões aos passageiros.

A segunda condição é que a desaceleração provocada pela colisão atinja um valor mínimo, justificando a abertura das bolsas. Para tanto, sensores de desaceleração instalados dentro de uma central eletrônica realizam constantes medições, a fim de determinar o momento exato do acionamento.

A terceira condição é que os cintos estejam atados. É que, diferentemente do modelo americano onde o cinto não é obrigatório, no Brasil, seguimos o padrão europeu conhecido como Euro Bag, onde o Air bag apenas torna-se eficiente atuando em conjunto com o cinto de segurança.

Entendemos então, que para que haja o disparo dos Air Bags é preciso atender a determinadas condições. Isso irá garantir a máxima eficiência do sistema e a melhor proteção dos ocupantes do veículo.

Apenas no caso de um defeito é que o acionamento das bolsas será inibido. Nesse caso uma luz espia permacerá acesa no painel de instrumentos informando ao condutor sobre a anomalia


http://www.kicarro.com/informes.aspx?codinforme=40

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VTR2008
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Re: Apito do cinto de segurança

Mensagem por VTR2008 »

TRW Air Bags
http://www.trw.com.br/

AIRBAG SEM CINTO DE SEGURANCA É PERIGOSO?

Sim. O airbag sem cinto de segurança pode ser perigoso, pois foi projetado para ser utilizado em conjunto.

AIRBAG É ACIONADO MESMO QUE CONDUTOR E OCUPANTES NÃO ESTEJAM USANDO O CINTO DE SEGURANCA?

Sim. O airbag é acionado por um sensor no ato de uma colisão. Não existe nenhum mecanismo que impeça o funcionamento caso o motorista e/ou passageiro não esteja usando cinto de segurança. No entanto, para mais segurança, é de extrema importância que se utilize o cinto de segurança.

QUÃO SEGURO É UM CARRO COM AIRBAG?
A segurança do motorista aumenta 14% e a do passageiro 11% com a utilização conjunta do airbag e cinto de segurança. Há outros fatores que têm grande influência nessas estatísticas: velocidade, ângulo da colisão, tipo de veículo e peso dos ocupantes.

EM CASO DE ACIDENTE EM UM VEÍCULO QUE ESTEJA TRANSPORTANDO APENAS O MOTORISTA, O AIRBAG DO PASSAGEIRO ABRE?

As novas gerações de Unidades Controladoras de airbag estão sendo produzidas de forma a identificar a não existência de ocupantes. Dessa forma não autorizam acionamento do airbag do passageiro.


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REPORTAGEM DA WebMotors (17/06/2009) - A lei recentemente aprovada sobre a obrigatoriedade dos airbags frontais – ao longo de cinco anos até 2014 – para automóveis e veículos derivados chamou a atenção. Afinal, as pessoas se impressionam com as imagens convincentes das bolsas de ar protegendo os ocupantes. Sem dúvida, um recurso importante de segurança. No entanto, trata-se de dispositivo suplementar que protege pouco, sem o uso simultâneo dos cintos de segurança. Estudos científicos demonstram: sobreviventes de uma colisão, que seria fatal, devem a vida 70% ao cinto e 30% ao airbag.
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Re: Apito do cinto de segurança

Mensagem por Dec0 VTR »

Olha tah complicado, cada lugar fala uma coisa.

Mas eu insisto, aqui no BR, pelo padrão europeu, e sobretudo nos nossos VTRs que são importados da europa, a bolsa não abre com o cinto desatado.

O texto é contraditório, primeiro fala que não existe nenhum mecanismo que impeça o acionamento do airbag, mas depois fala que os mais modernos tem sensores que detectam a presença do passageiro no carro ou não, para inibir o acionamento do airbag do carona.

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Re: Apito do cinto de segurança

Mensagem por Cyro »

Fora a chave para desligamento do airbag do passageiro, presente no VTR inclusive. Os Volvo tem sensor que detecta até cadeira de bebe no banco para não ativar o airbag.
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VTR2008
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Re: Apito do cinto de segurança

Mensagem por VTR2008 »

Sim, mas o VTR tem sensor de presença nos bancos, pode ser que o acionamento do air bag esteja vinculado ao sensor do banco e não ao fato de utilizar ou não o cinto de segurança.
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Re: Apito do cinto de segurança

Mensagem por VTR2008 »

Outra reportagem interessante:

http://revistaautoesporte.globo.com/Rev ... 32,00.html

"Sem o cinto, os ocupantes podem se machucar quando encontram o airbag, já que o choque ocorre com muito mais força - devido à falta de uma desaceleração prévia do movimento do corpo. A maior quantidade de ferimentos por causa da abertura do airbag foi registrada nos EUA, segundo José Antonio Oka, supervisor de segurança viária do Cesvi. Isso ocorreu justamente quando o equipamento frontal tornou-se compulsório lá e o uso do cinto de segurança não era obrigatório em todos os estados, em 1998. “Para piorar, muitos motoristas levavam seus filhos em bebês-conforto voltados para trás, no banco dianteiro. Isso fazia com que os nenês fossem empurrados pelo airbag contra o encosto do assento”, diz Oka."

Confira as recomendações do Procon para que o airbag tenha total eficiência:


• O airbag é um dispositivo suplementar, ou seja, não substitui a proteção oferecida pelos cintos de segurança, que sempre devem ser usados. Criado para funcionar conjuntamente, o acionamento do airbag poderá ocasionar graves ferimentos se os cintos não forem utilizados.

• Dirija mantendo sempre as mãos na parte externa do volante. Caso o airbag seja acionado, não encontrará obstáculos à sua abertura que possam causar ferimentos ao motorista;

• Não mantenha objetos entre o airbag e o motorista ou passageiros, pois eles podem ser projetados na direção dos ocupantes quando a bolsa for inflada;

• Não permita que os passageiros apoiem mãos ou pés no painel para que não se transformem em obstáculo à abertura do airbag;

• Não cole ou aplique nenhum material sobre a cobertura do airbag do volante, painel ou bancos (side bag);

• Não dirija em posição muito próxima ao volante. Confira no manual do veículo a posição e a distância mais adequadas para evitar a trajetória de insuflamento das bolsas;

• Não se esqueça de que crianças devem ser transportadas nos bancos traseiros, em cadeirinhas/assentos apropriados.
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Re: Apito do cinto de segurança

Mensagem por Dec0 VTR »

VTR2008 escreveu:Sim, mas o VTR tem sensor de presença nos bancos, pode ser que o acionamento do air bag esteja vinculado ao sensor do banco e não ao fato de utilizar ou não o cinto de segurança.

Tem? Onde vc viu isso?

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VTR2008
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Re: Apito do cinto de segurança

Mensagem por VTR2008 »

Se ele avisa quando o passageiro está no banco e está sem cinto...isso não é um sensor de presença? Esse sensor deve ser válido também pro air bag,

Quando eu sofri o acidente...tinha 3 pessoas no carro..só eu estava de cinto...e 4 air bags abriram...os 2 frontais e o lateral e a cortina do lado direito.
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Re: Apito do cinto de segurança

Mensagem por Dec0 VTR »

Interessante.

Vou pesquisar sobre isso, pq tinha mta certeza ateh hj.

Por exemplo, acho que no VTR se vc atar e desatar o cinto do passageiro sem ter nigm lah, quando vc estah andando com o carro, dirigindo sozinho, ao desatar ele apita com o aviso sonoro. Vou averiguar.

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Re: Apito do cinto de segurança

Mensagem por Cyro »

Independente de funcionar o airbag com o cinto, ainda bem que atrás não tem mesmo. O meu fica o tempo todo com os dois cintos da traseira laterais presos. Pra não ficar batendo na lateral e fazendo barulho.
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Trancado

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