Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
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VTR2008
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Re: C4 hatch 2.0 aut direção pesada

Mensagem por VTR2008 »

Tiengo escreveu:Eu estou a pouco mais de 1 mês com C4 excl aut e achei a direção extremamente pesada! estava acostumado com a direção elétrica do stilo e do C3 da minha irmã, e agora fiquei muito insatisfeito pela direção "eletro-hidráulica" do C4... mais pesada que a do new civic que é "hidráulica".... os caras deviam vender como "hidráulica", isso sim!!!

Direção eletro-hiráulica não necessariamente tem que ser mais leve que hidráulica...se vendece como hidráulica a Citroen estaria mentindo para o consumidor...é isso que você quer?

Explicação tirada da internet sobre direção eletro-hiráulica:

DIREÇÃO ELETRO-HIDRÁULICA

(EHPS – Eletro Hidraulic Power Steering)

O sistema de direção eletro-hidráulica (EHPS – Eletric Hidraulic Power Steering) é um novo e avançado projeto, que vem substituir o sistema de direção hidráulica convencional com o intuito de minimizar o consumo de energia do veículo e proporcionar uma melhor dirigibilidade ao motorista.

A revolução deste equipamento está na sua concepção: o acionamento da bomba hidráulica é realizado por meio de um motor elétrico de corrente contínua, controlado eletronicamente, montado diretamente no quadro da suspensão (subframe) do veículo, ao contrário do sistema de direção hidráulica convencional, no qual o acionamento da bomba hidráulica é realizado pelo próprio motor do veículo por meio de polia e correia.

Toda a atuação do motor elétrico é controlada pelo módulo de comando denominado MC.
A General Motors do Brasil (GMB) veio equipar o veículo Astra, modelos a partir de 1998, com o sistema EHPS, que é uma assistência ao sistema de direção do tipo pinhão e cremalheira, equipamento original do veículo.

Tanto o sistema de direção hidráulica convencional como a eletro-hidráulica que equipam o Astra, não são classificadas como progressivas. Neste sistema o que faz com que a direção torne-se mais ou menos “pesada” em função da velocidade é a geometria da suspensão do veículo.

PRINCIPIO OPERACIONAL

Por não estar acoplado ao motor, este sistema possui uma independência funcional, o que o faz operar em vários modos distintos selecionados automaticamente pelo MC.

Quando o veículo está em movimento, em linha reta, ou seja, sem esterçamento, o sistema opera no modo "stand by" ou modo de repouso. O MC detecta que não há necessidade de assistência hidráulica e o motor elétrico opera a uma rotação nominal de 2333 rotações por minuto, reduzindo o consumo de energia.

Ao movimentar o volante, o sistema eletrônico registra uma determinada resistência ao esterçamento e, imediatamente, envia um sinal para o motor elétrico elevando sua rotação para, aproximadamente, 3300 rotações por minuto. O MC, neste momento, comanda o modo de assistência máxima, fazendo com que haja pressão e fluxo hidráulicos necessários para o perfeito funcionamento do sistema, oferecendo o maior auxilio ao condutor.

Em caso de falhas tais que sejam atingidos os limites de temperatura e corrente, o MC ativa o modo sobrevivência, que reduz progressivamente a assistência hidráulica disponível ao motorista, até o limite do modo "stand by".

Caso a temperatura atinja 130ºC ou a tensão da bateria ultrapasse 16 volts ou ainda, a corrente elétrica atinja 75 àmperes por mais de um segundo, o MC ativa o modo manual, interrompendo completamente a assistência hidráulica para proteger o sistema elétrico. Esse modo, é também ativado progressivamente em degrau tipo rampa decrescente de aproximadamente 26 segundos, caso a tensão da bateria reduza a 9 volts ou o sinal do alternador caia excessivamente por mais de 0,1 segundos.

É importante ressaltar que a inoperância do sistema de assistência hidráulica não compromete a dirigibilidade do veículo. O condutor apenas perceberá a necessidade de aplicar maior força sobre o volante.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA EHPS

Essa inovação vem a trazer várias vantagens em relação ao sistema de direção hidráulica convencional, podendo se destacar:
- Sua alta eficiência elétrica e mecânica resulta num baixo consumo de potência do motor.
- Facilidade de partida do motor do veículo, pela possibilidade de manter a bomba hidráulica desligada durante esse período;
- Seus vários modos de operação, como o modo repouso (stand by), possibilitam a minimização do consumo de energia;
- Todo o sistema de direção eletro-hidráulica é fornecido por uma única empresa, o que torna o sistema mais otimizado com alto grau de confiabilidade;
- Reduzido o tempo de remoção e instalação do componente, visto que são poucos componentes interligados e o grau de dificuldade de se realizar essa operação é mínimo, e
- Gerência eletrônica completa, que permite utilizar estratégias de proteção contra temperaturas elevadas, sobre pressão, picos de tensão e corrente.

FLUXO DE ÓLEO NA CAIXA DE DIREÇÃO

O suprimento de óleo é fornecido por um reservatório que envolve a própria bomba.
A redução dos esforços para girar o volante do veículo é obtida por meio do direcionamento do fluxo na válvula rotativa, sempre para o lado oposto ao movimento da cremalheira.
Quando o volante é girado para um lado, o fluxo é desviado para um dos lados do êmbolo. Assim, uma pressão hidráulica atua sobre o êmbolo auxiliando o esterçamento das rodas, facilitando o movimento.
Quando o volante é girado para o outro lado, a válvula rotativa inverte o sentido do fluxo, desviando o óleo para o outro lado do êmbolo.
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Re: C4 hatch 2.0 aut direção pesada

Mensagem por aclaudiamota »

Quando disse antes a decepção com a direção do C4, é obvio que não comparei ao Uno, já que teríamos o mesmo parâmetro, já que o C4 não é uma carro popular sem direção eletrohidráulica. Digo que é decepção, ao comparar o peso de sua direção a carros de direção hidráulica, e que, mesmo assim, são mais leves, como siena, pólo, focus. Com o Corolla, nem se fala. Na minha opinião de consumidora, o carro é lindo, mas a direção, realmente, é uma decepção.

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VTR2008
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Re: C4 hatch 2.0 aut direção pesada

Mensagem por VTR2008 »

Você pode editar seu comentário em vez de postar 3X...Abs
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Thyago Szoke
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Re: C4 hatch 2.0 aut direção pesada

Mensagem por Thyago Szoke »

Corrigido! Ela deve ter apertado o botão mais de uma vez...

Agora, sobre o assunto: acho quase certo que a direção do seu carro esteja descalibrada... não há porque ser tão pesada assim!
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thi2502
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Re: C4 hatch 2.0 aut direção pesada

Mensagem por thi2502 »

Eu acho a direção do meu C4 hatch leve até demais! Gosto de carros mais esportivos e a leveza atrapalha a esportividade do carro.
Meu antigo carro, um 206 2008 tinha uma direção bem mais pesada.
Portanto, acho ótima a direção para estacionar, mas em estrada acho ela leve, comprometendo a dirigibilidade do carro.

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fabio_sd
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Re: C4 hatch 2.0 aut direção pesada

Mensagem por fabio_sd »

Me desculpem pela pergunta basica, mas sera' que a turma que ta' achando a direcao do C4H dura esta' com os pneus calibrados na pressao certa? Ja' verificaram isto?
Fabio_SD

Cyro
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Re: C4 hatch 2.0 aut direção pesada

Mensagem por Cyro »

fabio_sd escreveu:Me desculpem pela pergunta basica, mas sera' que a turma que ta' achando a direcao do C4H dura esta' com os pneus calibrados na pressao certa? Ja' verificaram isto?
Exato, pois é muito comum o pessoal perguntar aqui sobre calibragem e comentar que usa 30 na frente, quando na verdade o C4 trabalha com 35-36 na frente.

Outro aspecto que deve ser levado em conta é o parâmetro de comparação. Os carros antigos com direção hidráulica tinham muita leveza ao se realizar manobras, porém sem progressividade em velocidades mais altas, mantendo a direção muito mole em velocidade (nada se comparava a direção do Landau neste aspecto). Com o tempo criou-se o conceito de direção progressiva, que deve ser suficientemente leve em manobras, mas firme em velocidade.
Honestamente a direção do VTR é muito boa. Macia o suficiente pra manobrar e firme em velocidade.
Quem tem direção realmente dura pra manobra deve levar o carro pra verificação, pois não é normal mesmo. Apenas deve checar o parâmetro de comparação. Pra exemplificar, a direção do VTR tem exatamente o mesmo "peso" que um civic pra manobras.
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merces
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Re: C4 hatch 2.0 aut direção pesada

Mensagem por merces »

Caro Cyro

Uso no meu C4 a calibragem de 30 nos quatro, que aliás me foi aconselhado em duas concessionárias diferentes. Em nenhum carro que tive cheguei a colocar 35 nos pneus da frente. Talvez isso desse certo se vc morasse numa cidade em que não houvesse um buraco ou desnível na rua, o que é praticamente impossível, caso contrario o carro vai quicar mais do que bola de futebol.

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bruno figueiredo
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Re: C4 hatch 2.0 aut direção pesada

Mensagem por bruno figueiredo »

merces escreveu:Caro Cyro

Uso no meu C4 a calibragem de 30 nos quatro, que aliás me foi aconselhado em duas concessionárias diferentes. Em nenhum carro que tive cheguei a colocar 35 nos pneus da frente. Talvez isso desse certo se vc morasse numa cidade em que não houvesse um buraco ou desnível na rua, o que é praticamente impossível, caso contrario o carro vai quicar mais do que bola de futebol.
Já foi discutido aqui muitas vezes a necessidade de usar a calibragem recomendada pelo Fabricante.
Quando saí com meu carro zero da Autorizada, me foi dito para usar 28 libras nos 4 pneus, (eu não sabia aonde ficava a etiqueta com a calibragem correta, e a Vendedora tb não). Depois consultando a Fábrica, e lendo várias matérias a respeito, fiquei sabendo da importância de se usar a calibragem correta, conforme consta na etiqueta que vem colada ao batente da porta do motorista. A posição do c4clube é esta. "Usem a calibragem determinada na etiqueta do veículo". Claro que cada um adota o critério que quiser, mas procurem se informar primeiro sobre os problemas que podem surgir com a utilização de calibragem menor que a recomendada, e depois decidam.
Eu pessoalmente, mesmo tendo rodas maiores com pneus de perfil mais baixo, além das molas Eibach, uso 35 libras na frente, e 30 libras atrás. O carro fica duro, sim, mas não gasta mais combustível do que deveria, não fica com a direção pesada, não desgasta os pneus irregularmente, não tem sua freiada e nem a estabildade prejudicada, e com isto, me ajuda a economizar bastante em manutenção, além da minha segurança que fica preservada. Existem Tópicos antigos no forum falando bastante sobre "Calibragem". Procurem um pouco que vão encontrar.

Abs
Bruno Figueiredo.

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VTR2008
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Re: C4 hatch 2.0 aut direção pesada

Mensagem por VTR2008 »

É isso aí Bruno...cada um calibra do jeito que quer os pneus...só depois não adianta ficar chorando de consumo, desgaste irregular de pneu, direção pesada, etc.
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