Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
R1C4
Membros
Veiculo: Outros

Re: C4 hatch 2.0 aut direção pesada

Mensagem por R1C4 »

Mais ou menos eu discordo um pouco para quem tem rodas diferentes das orginais.Por ex eu e o Bruno que temos rodas 18'' no caso do pallas a original e 16'' e do vtr 15''.
O certo quando vc tem rodas diferentes das originais e usar o recomendado pelo pneu que esta usando em sua roda nova nao adianta eu usar a calibragem original de uma roda 15 em uma 18''
Por ex eu rodo com 36 nos 4 em sp com buraco pra c*****o pode perguntar pra qq um aqui do clube que andou no meu carro se ele e exageradamente duro ou pro Bicudo o estado das minhas rodas no balanceamento.
O certo e vc ver o pneu que vc esta usando e a partir dele selecionar a pressao adequada, se seu carro esta original va pela etiqueta.
abs!!!

bruno figueiredo
Moderador
Estado: RJ
Contato:

Mensagem por bruno figueiredo »

Mesmo que o carro esteja equipado com rodas e pneus diferentes dos originais, deve-se usar a calibragem recomendada na etiqueta.

Abs.
Bruno Figueiredo.

foxmc
Membros
Estado: DF

Mensagem por foxmc »

Não sei se no VTR vem etiqueta, mas se vier, ela vem com a calibragem para os pneus 205/50/17, que é das Resolfen, com as quais ele sai de fábrica.
Ford Fusion 2.5 SEL 2011
Ex Citroën C4 Pallas GLX 2.0 Automático 2008

R1C4
Membros

Mensagem por R1C4 »

Ehehehe continuo achando que o certo e se calibrar orientando-se pelo pneu.
Enfim cada um cada um...
abs!

bruno figueiredo
Moderador
Contato:

A Calibragem está mais relacionada ao peso do veículo em cada eixo, e aos esforços que a suspensão recebe em condições normais de uso, do que as medidas de rodas e pneus, portanto, na falta de informações mais detalhadas a cerca das modificações que se efetua neste conjunto, deve-se manter a calibragem recomendada pelo fabricante.

Abs.
Bruno Figueiredo.

R1C4
Membros

Mensagem por R1C4 »

Estava agora mesmo no google tentando achar alguma materia pra sanar essa duvida porem nao estou encontrando nada.
Toda a informacao que coloquei aqui tirei conversando com o pessoal da citroen e da vcentral respectivamente onde comprei as rodas e as instalei.
Sigo o que foi recomendado e nunca tive problemas...
abs!!!!

bruno figueiredo
Moderador
Contato:

R1C4 escreveu:Estava agora mesmo no google tentando achar alguma materia pra sanar essa duvida porem nao estou encontrando nada.
Toda a informacao que coloquei aqui tirei conversando com o pessoal da citroen e da vcentral respectivamente onde comprei as rodas e as instalei.
Sigo o que foi recomendado e nunca tive problemas...
abs!!!!
Tá certo, então tudo bem. Mas me diga como é esta calibragem orientada pelo pneu? Aonde nós conseguimos saber qual é a calibragem de um pneu? O mesmo pneu pode ser usado por carros muito diferentes. As rodas e pneus que eu uso no meu Pallas, podem ser usadas num Celta por exemplo. E aí terão que usar a mesma calibragem? O Pallas pesando quase 300Kg a mais que o Celta? Até o mesmo carro, quando está totalmente carregado, tem uma calibragem diferente de quando está apenas com o motorista. No caso do Pallas a relação se inverte. A frente continua com as 35 Libras, e a traseira passa a 40 libras. Pense nisto, e veja se tem lógica.
Por isto eu digo que na falta de uma informação correta sobre a calibragem com novos aros e pneus, deve-se continuar usando a calibragem recomendada pelo Fabricante. Já pesquisei muito sobre isto, e o máximo que encontrei foi um site que informava sobre as calibragens originais da maioria dos carros existentes, mas sou da opinião que devemos continuar esta busca até termos certeza sobre que medidas tomar a respeito deste assunto.

Abs
Bruno Figueiredo.

R1C4
Membros

Mensagem por R1C4 »

bruno figueiredo escreveu:Já pesquisei muito sobre isto, e o máximo que encontrei foi um site que informava sobre as calibragens originais da maioria dos carros existentes, mas sou da opinião que devemos continuar esta busca até termos certeza sobre que medidas tomar a respeito deste assunto.

Abs
Eu tb!!!
abs!

fabio_sd
Moderador
Estado: MG
Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6 Pack Select

Mensagem por fabio_sd »

O Bruno esta' certo. A calibragem do pneu e´ funcao do peso do carro, calibragem da suspensao, projeto, etc. Nao tem relacao direta com o tamanho ou especificacao do pneu, que tambem e´ resultado do projeto do sistema de rodagem e da suspensao do carro, tendo como um dos dados principais de entrada, o peso do veiculo.

E´ muito facil confirmar isto. Dezenas de modelos de carros podem ser fornecidos, de fabrica, com diversos tipos de rodas e pneus opcionais, com tamanhos e larguras diferentes. Porem no manual tem apenas uma tabela de calibragem, que varia somente com a carga do carro (numero de passageiros, etc).

Conclusao: a calibragem dos pneus do carro deve seguir a recomendacao do carro, escrita no manual e em informacoes oficiais do fabricante do mesmo. No caso da linha C4, esta informacao fica numa etiqueta colada na coluna da porta dianteira esquerda.

Ficar ouvindo papo de vendedores de roda, borracheiros, CTs de concessionaria, etc, somente ira´ fazer o carro ficar mais duro ou gastar mais combustivel ou pesar a direçao ou diminuir a vida dos pneus, etc.
Fabio_SD

Cyro
Moderador
Estado: MG

Mensagem por Cyro »

Pra completar os posts anteriores do Bruno e do Fábio, eu troquei os pneus do meu carro há uns 2 meses e por coincidência no dia da troca a loja estava recebendo a visita de um supervisor técnico da Yokohama. Conversei com o cara sobre a questão da calibragem, pois já havia surgido a polêmica aqui no C4C inúmeras vezes. Resposta de uma pessoa confiável: calibragem é feita pelo carro. Não muda em função de medida de banda ou diâmetro de pneu, nem de roda.
A pressão é uma medida de força por área, portanto diretamente relacionada ao peso do veículo e também à distribuição deste nos diferentes eixos. As únicas variáveis aceitas na calibragem são a carga do veículo que pode acrescentar maior pressão geralmente no eixo traseiro mas em alguns casos no dianteiro também. Outro fator que pode melhorar a condução seria o acréscimo de 1 a 2 libras em condição de uso contínuo por pisos de boa qualidade, ou seja estrada longa. Pressão abaixo do recomendado pode mudar a torção lateral da pneu reduzindo muito a estabilidade.
Imagem

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais”