- jcml21
- Membros
- Mensagens: 14
- Registrado em: 02 Mar 2009, 06:42
- Estado: RJ
- Cidade: Rio de Janeiro
- Veiculo: C4 Pallas Exclusiv Flex Automático
- Localização: Rio de Janeiro
Idéia maluca: Borboletas no câmbio do C4 Pallas?
Oi gente,
Enquanto eu pesquisava qual carro comprar, fiz vários test-drives, e gostei muito de dirigir um honda com sequencial em borboletas. No final acabei comprando o C4 Pallas por vários outro motivos, mas ainda fiquei pensando nas borboletas.
Me parece que o motor do Grand C4 Picasso é o mesmo do C4 Pallas (confirmam isso?), e ele tem sequencial por borboletas, de forma que isso deve ser possível de ser modificado. Só resta saber como, e se vale o risco. Eu penso que, se o câmbio sequencial for apenas um acionador elétrico para dois botões, não deve ser muito complicado. Bastaria ligar os fios da caixa de marchas a um sistema de botoes em forma de borboletas colocado próximo ao volante. O interessante é que talvez nem fosse necessário desabilitar o sequencial no cambio, poderia manter os dois simultaneamente.
Alguém aqui já pensou nisso antes? Temos como conseguir especificações da caixa de marchas, e do funcionamento do cambio sequencial?
Não sei se eu vou ter coragem de fazer isso antes de acabar a garantia do meu C4 zerinho, mas a ideia ferve na cabeça, e se alguém com experiência quiser tentar, estou aqui para trocar ideias.
Enquanto eu pesquisava qual carro comprar, fiz vários test-drives, e gostei muito de dirigir um honda com sequencial em borboletas. No final acabei comprando o C4 Pallas por vários outro motivos, mas ainda fiquei pensando nas borboletas.
Me parece que o motor do Grand C4 Picasso é o mesmo do C4 Pallas (confirmam isso?), e ele tem sequencial por borboletas, de forma que isso deve ser possível de ser modificado. Só resta saber como, e se vale o risco. Eu penso que, se o câmbio sequencial for apenas um acionador elétrico para dois botões, não deve ser muito complicado. Bastaria ligar os fios da caixa de marchas a um sistema de botoes em forma de borboletas colocado próximo ao volante. O interessante é que talvez nem fosse necessário desabilitar o sequencial no cambio, poderia manter os dois simultaneamente.
Alguém aqui já pensou nisso antes? Temos como conseguir especificações da caixa de marchas, e do funcionamento do cambio sequencial?
Não sei se eu vou ter coragem de fazer isso antes de acabar a garantia do meu C4 zerinho, mas a ideia ferve na cabeça, e se alguém com experiência quiser tentar, estou aqui para trocar ideias.
Re: Idéia maluca: Borboletas no câmbio do C4 Pallas?
Caramba deve dar um trabalhao isso porem a ideia e boa agora se e viavel ou nao ai sao outros 500...
abs!!!
abs!!!
- entendeu
- Moderador
- Mensagens: 562
- Registrado em: 17 Dez 2008, 23:42
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Veiculo: C4 Pallas GLX Flex Automático
- Localização: SP - ZS
- Contato:
Re: Idéia maluca: Borboletas no câmbio do C4 Pallas?
creio que a adaptaçao nao seja possivel uma vez que o proprio cambi da Grand Picasso fica no volante, diferente dos demais C4
Abr4ços
brinquedos:
Pallas GLX BVA flex 2009
Astra sedan 1999 - N20XF
Miura X8 Targa 1988
Understood's Car Detailing
brinquedos:
Pallas GLX BVA flex 2009
Astra sedan 1999 - N20XF
Miura X8 Targa 1988
Understood's Car Detailing
-
- Membros
- Mensagens: 1086
- Registrado em: 09 Set 2008, 21:04
- Estado: DF
- Cidade: Brasília
- Veiculo: Outros
Re: Idéia maluca: Borboletas no câmbio do C4 Pallas?
Os C4 a diesel, sem ser Picasso, com o câmbio EGS têm as borboletas, pode ser mais simples do que se imagina, mas se vai funcionar, aí'é outra história.
Ford Fusion 2.5 SEL 2011
Ex Citroën C4 Pallas GLX 2.0 Automático 2008
Ex Citroën C4 Pallas GLX 2.0 Automático 2008
-
- Moderador
- Mensagens: 3975
- Registrado em: 19 Fev 2009, 22:18
- Estado: MG
- Cidade: Araguari
- Veiculo: Outros
- Localização: Araguari - MG
Re: Idéia maluca: Borboletas no câmbio do C4 Pallas?
O C4 europeu tem essa opção independente do câmbio ser na direção como na C4GP ou no chão. Tem C4 Coupe (o nosso VTR) com essa opção de câmbio automático. Pra mim o que queria mesmo é o câmbio de 6 marchas manual.
- bruno figueiredo
- Moderador
- Mensagens: 10182
- Registrado em: 18 Jun 2008, 23:16
- Estado: RJ
- Cidade: Rio de Janeiro
- Veiculo: Outros
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
- Contato:
Re: Idéia maluca: Borboletas no câmbio do C4 Pallas?
Mais um Maluco prá se juntar a nós. Este povo do c4clube tem cada idéia.
Eu nem sei o que dizer.....
Esta idéia é totalmente......
Me ajudem galera.....
É uma idéia completamente.....
ÓTIMA!!!!!!!!!
Como é que ninguém pensou nisto ainda?
Este é dos nossos. Vamos investigar se é possível, né? Fazer o que?
Abs
Eu nem sei o que dizer.....
Esta idéia é totalmente......
Me ajudem galera.....
É uma idéia completamente.....
ÓTIMA!!!!!!!!!
Como é que ninguém pensou nisto ainda?
Este é dos nossos. Vamos investigar se é possível, né? Fazer o que?
Abs
Bruno Figueiredo.
- boldfinger
- Membros
- Mensagens: 2512
- Registrado em: 07 Set 2008, 04:36
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Veiculo: Citroen Aircross
- Localização: sao paulo - SP
Re: Idéia maluca: Borboletas no câmbio do C4 Pallas?
Otima ideia pra quem tem o automatico...
Se alguem daki do forum que manja de CAMBIO se manifestar, eh soh esclarecer se o acionamento eh soh por pulso eletrico ou nao...se for, ae creio q nao seja dificil adaptar 'borboletas' atras do volante..inclusive pode ser de outros carros...e tbm manteria o acionamento manual na propria alavanca de cambio, pois jah dirigi o Civic EXS na cidade, e o modo manual de borboletas eh praticamente inviavel na cidade, onde em curvas, manobras, fika bem dificil de acionar as borboletas atras do volante com o mesmo esterçado...
Se alguem daki do forum que manja de CAMBIO se manifestar, eh soh esclarecer se o acionamento eh soh por pulso eletrico ou nao...se for, ae creio q nao seja dificil adaptar 'borboletas' atras do volante..inclusive pode ser de outros carros...e tbm manteria o acionamento manual na propria alavanca de cambio, pois jah dirigi o Civic EXS na cidade, e o modo manual de borboletas eh praticamente inviavel na cidade, onde em curvas, manobras, fika bem dificil de acionar as borboletas atras do volante com o mesmo esterçado...
BOLDFINGER
- AIRCROSS EXCLUSIVE BVA c/ NAV Rneg 2012
- C4 EXCLUSIVE SPORT 2.0 BVA 2012
- AIRCROSS EXCLUSIVE BVA c/ NAV Rneg 2012
- C4 EXCLUSIVE SPORT 2.0 BVA 2012
-
- Membros
- Mensagens: 694
- Registrado em: 22 Dez 2008, 19:48
- Estado: DF
- Cidade: Brasília
- Veiculo: Outros
- Localização: Brasília
Re: Idéia maluca: Borboletas no câmbio do C4 Pallas?
Nossa sempre tive esse sonho quanto tinha o Xsara VTS... em comprar o cambio do 306 GTI... nossa se o VTS tivesse um cambio de 6 marchas ficaria animal.Cyro escreveu:O C4 europeu tem essa opção independente do câmbio ser na direção como na C4GP ou no chão. Tem C4 Coupe (o nosso VTR) com essa opção de câmbio automático. Pra mim o que queria mesmo é o câmbio de 6 marchas manual.
- fabio_sd
- Moderador
- Mensagens: 2755
- Registrado em: 11 Jun 2009, 20:45
- Estado: MG
- Cidade: Outra
- Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6 Pack Select
Re: Idéia maluca: Borboletas no câmbio do C4 Pallas?
Ca' entre nos, acho que isto nao deve ser dificil. As borboletas nao passam de dois interruptores. Nao ha' na mecanico, mas somente ligacoes eletricas e eletronicas. Creio que as borboletas poderao ser facilmente ser ligadas em paralelo com o tiptronic do cambio automatico normal, cujas posicoes + e - sao tambem apenas interruptores.
Da' pra pensar. Sinceramente, creio ser possivel.
Com a palavras os nossos especialistas de plantao em invencoes, eletronica e agregados: boldfinger, cyro etc.
Da' pra pensar. Sinceramente, creio ser possivel.
Com a palavras os nossos especialistas de plantao em invencoes, eletronica e agregados: boldfinger, cyro etc.
Fabio_SD
- RodVTS98
- Moderador
- Mensagens: 1311
- Registrado em: 05 Abr 2009, 17:36
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Veiculo: Outros
- Localização: São Paulo
Re: Idéia maluca: Borboletas no câmbio do C4 Pallas?
Pessoal,
Imagino que o problema é muito mais mecânico, ou seja, prover o dispositivo mecânico adequado para se transformar em "borboletas" do que eletrônico.
Como já disse o fabio_sd, tem que ligar em paralelo com o tiptronic do câmbio automático. Dali vc puxa os dois fios em paralelo com os fios do + e - do tip e beleza. Ou seja, quando vc posicionar a alavanca no tip, vc poderá comandar pela alavanca do câmbio ou pelas borboletas.
O problema é como adaptar as borboletas na coluna do volante, de forma a que as borboletas acompanhem o esterço do volante, assim vc pode fazer trocas de marchas enquanto gira o mesmo. Além disso, criar um sistema que fique bem fixo e que o movimento das borboletas transmita a sensibilidade correta ao motorista, ou seja, não seja dura demais ou mole demais. Portanto, acho que o desafio é encontrar e instalar um sistema de borboletas que funcione legal do ponto e vista mecânico.
Por outro lado, precisaria saber se os sinais + e - do tip são possíveis de retirar de um botão externo ao câmbio, ou se esses botões que percebem o movimento da alavanca, estão dentro do câmbio. Aí terá que pegar os sinais, provávelmente de um flat cable que se conecta ao câmbio e estes sinais podem estar multiplexados, o que F**E de vez com a idéia.
Putz...., não sei como fazer!... hehhehe...
Imagino que o problema é muito mais mecânico, ou seja, prover o dispositivo mecânico adequado para se transformar em "borboletas" do que eletrônico.
Como já disse o fabio_sd, tem que ligar em paralelo com o tiptronic do câmbio automático. Dali vc puxa os dois fios em paralelo com os fios do + e - do tip e beleza. Ou seja, quando vc posicionar a alavanca no tip, vc poderá comandar pela alavanca do câmbio ou pelas borboletas.
O problema é como adaptar as borboletas na coluna do volante, de forma a que as borboletas acompanhem o esterço do volante, assim vc pode fazer trocas de marchas enquanto gira o mesmo. Além disso, criar um sistema que fique bem fixo e que o movimento das borboletas transmita a sensibilidade correta ao motorista, ou seja, não seja dura demais ou mole demais. Portanto, acho que o desafio é encontrar e instalar um sistema de borboletas que funcione legal do ponto e vista mecânico.
Por outro lado, precisaria saber se os sinais + e - do tip são possíveis de retirar de um botão externo ao câmbio, ou se esses botões que percebem o movimento da alavanca, estão dentro do câmbio. Aí terá que pegar os sinais, provávelmente de um flat cable que se conecta ao câmbio e estes sinais podem estar multiplexados, o que F**E de vez com a idéia.
Putz...., não sei como fazer!... hehhehe...
____________________________________________________________________________
C4 VTS 180cv - O sonho acabou... SAUDADESSS!!
C4 VTS 180cv - O sonho acabou... SAUDADESSS!!