Cheiro de podre
Tenho um C4 Hatch 2.0 e desde que o peguei zero km (hoje está com 2000 km) sinto um cheiro forte de podre quando saio do carro, após rodar com ele o suficiente para o motor ficar bem quente. Já levei na autorizada para rever isso, mas fui informado que o veiculo não tem problema (eu acusei que deveria ser o catalizador). Acho estranho isso, afinal eu já tive outros carros e NUNCA vi isso e também NUNCA ouvi falar que esse cheiro era normal. Sendo assim, pergunto a quem tem um carro igual ao meu: o de vocês também têm/tinha esse cheiro de podre?
Também tenho problema com o computador de bordo. Ele não marca o consumo médio real. Com alcool marca em torno de 17 km/l (se fosse verdade eu estaria MUITO FELIZ!) e na gasolina marca 12 km/l. Hoje ele faz 5,5 km/l no alcool e 8,5 km/l na gasolina. Também reclamei o defeito na concessionaria, que disse que fez uma atualização no software do carro e era pra eu testar. De nada adiantou.
E aí? Mas alguém ou só eu que fui sorteado?
Obrigado desde já pelos depoimentos.
Fabiano.
Também tenho problema com o computador de bordo. Ele não marca o consumo médio real. Com alcool marca em torno de 17 km/l (se fosse verdade eu estaria MUITO FELIZ!) e na gasolina marca 12 km/l. Hoje ele faz 5,5 km/l no alcool e 8,5 km/l na gasolina. Também reclamei o defeito na concessionaria, que disse que fez uma atualização no software do carro e era pra eu testar. De nada adiantou.
E aí? Mas alguém ou só eu que fui sorteado?
Obrigado desde já pelos depoimentos.
Fabiano.
- bruno figueiredo
- Moderador
- Estado: RJ
- Veiculo: Outros
- Contato:
Re: Cheiro de podre
fvianna, passe no Tópico "Novos Membros" e faça a sua apresentação por lá, ok?
Quanto a este problema, não sei. Cheiro de podre quando vc sai do carro? É isto? Não tem nenhum bicho morto preso por baixo do seu carro? Explique melhor prá gente poder te ajudar.
Quanto ao computador, provavelmente ele está na unidade de L/100km, muito usada em outros países. Se eu estiver certo, seu consumo no Álcool estaria sendo de 5,88km/l, e na gasolina de 8,33 km/l, bem dentro do aceitável para o carro. Verifique se não é isto, pois vc pode mudar as unidades pelo computador de Bordo, ok?
Abs
Quanto a este problema, não sei. Cheiro de podre quando vc sai do carro? É isto? Não tem nenhum bicho morto preso por baixo do seu carro? Explique melhor prá gente poder te ajudar.
Quanto ao computador, provavelmente ele está na unidade de L/100km, muito usada em outros países. Se eu estiver certo, seu consumo no Álcool estaria sendo de 5,88km/l, e na gasolina de 8,33 km/l, bem dentro do aceitável para o carro. Verifique se não é isto, pois vc pode mudar as unidades pelo computador de Bordo, ok?
Abs
Bruno Figueiredo.
-
- Membros
- Estado: RJ
- Veiculo: Outros
fvianna
é cheiro de podre ou cheiro de queimado ?
Quando recebi meu VTR zero, quando desligava o carro na garagem, sentia um cheiro estranho, indefinido.
Era o motor de aranque em curto. Pifou e os fuzíveis queimavam. Trocaram o motor de aranque e o cheiro acabou. Dez meses de uso, só alegrias.
Abs. Luigi
é cheiro de podre ou cheiro de queimado ?
Quando recebi meu VTR zero, quando desligava o carro na garagem, sentia um cheiro estranho, indefinido.
Era o motor de aranque em curto. Pifou e os fuzíveis queimavam. Trocaram o motor de aranque e o cheiro acabou. Dez meses de uso, só alegrias.
Abs. Luigi
-
- Membros
- Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual
Eita.. e ai, conseguiu resolver? Essa Semana deixei o carro na revisão pra arrumarem o vidro eletrico.
Papo vai Papo vem, e um Mecanico da Citroen Lemonde me falou de um VTR vermelho com esse problema de cheirão de podre que tava infestando a oficina toda...
Constataram que era vazamento do ar condicionado e trocaram tudo (carpe, assoalho etc) alem da proprio conserto do ar.
Papo vai Papo vem, e um Mecanico da Citroen Lemonde me falou de um VTR vermelho com esse problema de cheirão de podre que tava infestando a oficina toda...
Constataram que era vazamento do ar condicionado e trocaram tudo (carpe, assoalho etc) alem da proprio conserto do ar.
- fabio_sd
- Moderador
- Estado: MG
- Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6 Pack Select
Creio que o cheiro que o Fabiano esta' se referindo e' gas sulfrido (H2S) proveniente do escapamento. Este gas se forma devido a presenca de enxofre na gasolina, que na queima forma S0x e ao passar no catalizador tem a tendencia de ser reduzido a H2S. Acontece que esta reacao SOx --> H2S e' favorecida quando a mistura ar+galosina esta' rica, ou seja, um proporcao maior de gasolina. Por isto este cheiro normalmente aparece mais forte quando o carro esta' frio (o modulo de injecao enriquece a mistura para estabilizar o funcionamento do motor) ou em acelaracoes fortes (sentimos isto quando estamos atras de um carro subindo uma serra, por exemplo). A questao e' que as vezes ha' problemas na sonda lambda (que fornece indicacao da queima para o modulo de injecao) e o carro pode estar andando sempre com mistura mais rica, o que favorece a formacao do H2S (cheiro de ovo podre). Vale a pena checkar a injecao, sonda lambda, etc.
Fabio_SD
Estou com meu carro com apenas 1000 km rodados e sinto o mesmo cheiro de podre ( ou de gás) desde o início. Levamos a concessionária e eles deram a sugestão de só deixar o ar condicionado na posição circulação interna. Ou seja, ao invés de resolverem deram uma solução paliativa. Estou pensando em fazer uma reclamação formal a fabricante.
- fabio_sd
- Moderador
- Estado: MG
- Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6 Pack Select
Primeiro teste: esta cheiro de ovo podre aparece com o carro rodando com 100% alcool? Se a resposta for sim, entao nao vale a minha explicacao acima. Mas se o cheiro de ovo podre somente aparece com o carro rodando com gasolina, entao o que eu disse acima e' certamente o caminho para voces comecarem a pesquisar e resolver o problema.fabio_sd escreveu:Creio que o cheiro que o Fabiano esta' se referindo e' gas sulfrido (H2S) proveniente do escapamento. Este gas se forma devido a presenca de enxofre na gasolina, que na queima forma S0x e ao passar no catalizador tem a tendencia de ser reduzido a H2S. Acontece que esta reacao SOx --> H2S e' favorecida quando a mistura ar+galosina esta' rica, ou seja, um proporcao maior de gasolina. Por isto este cheiro normalmente aparece mais forte quando o carro esta' frio (o modulo de injecao enriquece a mistura para estabilizar o funcionamento do motor) ou em acelaracoes fortes (sentimos isto quando estamos atras de um carro subindo uma serra, por exemplo). A questao e' que as vezes ha' problemas na sonda lambda (que fornece indicacao da queima para o modulo de injecao) e o carro pode estar andando sempre com mistura mais rica, o que favorece a formacao do H2S (cheiro de ovo podre). Vale a pena checkar a injecao, sonda lambda, etc.
Fabio_SD
- Nico
- Moderador
- Estado: BA
- Veiculo: C4 VTR
Galera,
Uma dica para quem está tendo problemas com o carro e por algum motivo não está tendo uma resposta satisfatoria da concessionaria. 1) se possível levar o carro em outra concessionaria para ouvir uma segunda opinião. Vai que numa dessas voce encontra um CT mais atencioso e que tenha mas comprometimento com o seu problema. 2) Abrir uma reclamação formal através do 0800 da Citroen e ver o que acontece.
Abraços,
Uma dica para quem está tendo problemas com o carro e por algum motivo não está tendo uma resposta satisfatoria da concessionaria. 1) se possível levar o carro em outra concessionaria para ouvir uma segunda opinião. Vai que numa dessas voce encontra um CT mais atencioso e que tenha mas comprometimento com o seu problema. 2) Abrir uma reclamação formal através do 0800 da Citroen e ver o que acontece.
Abraços,
Nico
VTR e Hatch 1.6 (Patroa)
Multimedia/Rodas 20"/Pneus MAXX 225/35/20
Kit RF T162S/Amp Clarion APX4361/SUB Clarion SRW1052
Moto Buell Ulysses Preta
VTR e Hatch 1.6 (Patroa)
Multimedia/Rodas 20"/Pneus MAXX 225/35/20
Kit RF T162S/Amp Clarion APX4361/SUB Clarion SRW1052
Moto Buell Ulysses Preta
Bruno, pode deixar que vou fazer a apresentação.bruno figueiredo escreveu:fvianna, passe no Tópico "Novos Membros" e faça a sua apresentação por lá, ok?
Abs
Com relação a unidade do computador de bordo, você está correto. Realmente aparece l/100. O curioso disso tudo é o fato de eu ter levado na autorizada e nem eles saberem dar a resposta. Na teoria eu sou o consumidor leigo (vou explicar esse leigo na msg de apresentação) e eles deveriam saber tudo. Não sabem, né? :-) Bom, vou dar uma estudada no computador de bordo pra ver como mudo esses valores. Obrigado!
Com relação ao mal cheio ao sair do carro, explico melhor: quando faço algum percurso com o carro (ou mesmo deixo ele ligado por tempo suficiente para o motor esquentar), sinto o mal cheiro quando deixo o veiculo. Esse cheiro não sobe pelos dutos de ar e não entra pela janela com o carro em movimento (o que me faz deduzir que ele vem exclusivamente da parte inferior do carro).
Bicho morto não é. Isso eu posso afirmar. Conheço diversos casos de rato e gambá mortos no motor, sua dica tem todo fundamento, mas nesse caso o "gambá" é o carro mesmo.
Basta o carro ir esfriando para o mal cheiro ir sumindo. O diretor da concessionaria chegou a me dizer que era a pastilha de freio que era nova e que o cheiro ia sumir. Realmente ele tem razão quando fiz que pastilha de freio nova fede. Mas é um cheiro menos pior do que o do catalizador e não solta esse odor quando você as aciona.
Por fim, enviei um email para o atendimento da Citroen e já fui prontamente respondido (e nem foi resposta automatica). Já estou gostando disso. :-) Veremos até onde vai.
Por fim mais uma vez, quero deixar registrado que estou gostando MUITO do carro. Ele é fantástico! Só falta resolver esses probleminhas. E obrigado a todos pelas mensagens, vamos nos corresponder por um bom tempo ainda.
Abraços, Fabiano.
No meu caso acontece com 100% gasolina, 100% álcool e qualquer mistura entre os dois. E desde zero km.Primeiro teste: esta cheiro de ovo podre aparece com o carro rodando com 100% alcool? Se a resposta for sim, entao nao vale a minha explicacao acima. Mas se o cheiro de ovo podre somente aparece com o carro rodando com gasolina, entao o que eu disse acima e' certamente o caminho para voces comecarem a pesquisar e resolver o problema.
Abraços, Fabiano.