Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
Lucas Campos Martins
Membros
Veiculo: C4 Pallas Exclusiv Flex Automático

Dúvida cambio automatico!

Mensagem por Lucas Campos Martins »

Bom pessoal, estou dirigindo meu pallas automatico e ainda não sei sobre os detalhes deste cambio...

Minha dúvida é a seguinte, em carros manuais colocamos o cambio na posição neutro (ponto morto) quando paramos em um sinal ou em qualuqer outro local, no automatico é possível observar que o carro não sai da primeira marcha, então seria uma forma de economizar gasolina, ou contribuir para a melhor manutenção do motor colocando o cambio automático na posição neutro??? isso de algum modo pode acarretar em problemas, pois engarrafamentos são comuns e muitas vezes o cambio seria trocado?? é correto trocar o cambio para neutro com o carro em movimento(quando está quase parando ou para descer ruas não muito ígrimes?(isso ajuda a economizar tbm?)

abraços!

foxmc
Membros
Estado: DF
Veiculo: Outros

Re: Dúvida cambio automatico!

Mensagem por foxmc »

Não coloque o câmbio automático em neutro não, vai só te trazer problemas, ele é automático até nisso, é só colocar no D e largar...
Ford Fusion 2.5 SEL 2011
Ex Citroën C4 Pallas GLX 2.0 Automático 2008

Cyro
Moderador
Estado: MG

Mensagem por Cyro »

Em relação a posição neutra já li na quatro rodas pergunta semelhante que esclarecia que ao ficar parado por períodos mais longos como num farol, seria aconselhável a posição neutro ou parking, evitando algum grau de desgaste. Já sobre a sua segunda pergunta sou totalmente contra, pois a posição neutra em uma descida equivale a colocar o carro na "banguela" o que tira tração e consequentemente estabilidade. Além de desaconselhável é prevista como infração pelo código de trânsito. Quando estou com o carro da esposa (com câmbio automático), uso no anda-para do trânsito o drive e ao parar em semáforos passo pra parking.
Imagem

fabio_sd
Moderador
Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6 Pack Select

Mensagem por fabio_sd »

Em longos periodos parado, por exemplo num engarrafamento, coloque o cambio no N. Economia de combustivel e reducao do desgaste mecanico.
Fabio_SD

El Guapo
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Manual

Mensagem por El Guapo »

Meu Pallas é manual mas meu carro anterior era automático por isso posso responder algumas coisas:
1. Em descidas deixe em D ou se a descida for muito íngrime coloque na 3 marcha ou 2 conforme for o caso, vc poupa o sistema de freios e economiza combustível, com a marcha engrenada a injeção vai entrar em cut off, cortando o fornecimento de combustível e seu consumo vai ser zero, isso mesmo, consumo zero, o que não ocorre se vc deixar em N.
2. No para e anda no trânsito se vc pode colocar em N caso vc fique parado por mais de 1 minuto, do contrário deixe em D mesmo.

mmbdp
Moderador
Estado: RJ
Veiculo: C4 Pallas GLX Manual

Mensagem por mmbdp »

El Guapo escreveu:Meu Pallas é manual mas meu carro anterior era automático por isso posso responder algumas coisas:
1. Em descidas deixe em D ou se a descida for muito íngrime coloque na 3 marcha ou 2 conforme for o caso, vc poupa o sistema de freios e economiza combustível, com a marcha engrenada a injeção vai entrar em cut off, cortando o fornecimento de combustível e seu consumo vai ser zero, isso mesmo, consumo zero, o que não ocorre se vc deixar em N.
2. No para e anda no trânsito se vc pode colocar em N caso vc fique parado por mais de 1 minuto, do contrário deixe em D mesmo.
Isso da injeção cortar e zerar o consumo é perfeito quando engrenada em descidas ou desacelerações, tanto em câmbio automático quanto manual, e, além de economizar combustível, diminui o uso dos freios e o desgaste maior das pastilhas e discos. Economia dos dois lados.

Ou seja, com exceção das paradas com menos de um minuto, trate seu câmbio automático como se fosse manual. No anda e pára, em descidas ou desacelerações, engrenado.

merces
Membros
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Mensagem por merces »

Tambem tenho esta duvida. Esse é meu primeiro carro automatico. No manual li para NUNCA colocar o carro em N em movimento. No mecânico quando o sinal fecha lá longe eu colocava no ponto morto e o carro ía deslizando não só por economia como tambem por segurança, pois hoje em dia quanto menos tempo vc ficar parado no sinal melhor, com o automático, apesar do manual, sinto vontade de colocar no N para ele deslizar igual ao mecanico, mas tenho medo por causa da advertência feita no manual. E aí colegas, vcs que tem carro automático a mais tempo? pode ou não pode?
Abs

marcusthedriver
Membros
Estado: SP

Mensagem por marcusthedriver »

O meu carro atual é mecanico, mas ja tive A/T... eu colocava no N sempre em farois... quando tinha muito transito... faço a mesma coisa quando saio com o carro do meu pai... e em descidas/subidas travo o cambio em outra posução de acordo com a situação... acho q assim desgasta menos o câmbio e o carro...
Marcusthedriver - Agora de Japonês (sacrilégio eu sei rs) Nissan March SV 1.6 16v

entendeu
Moderador
Estado: SP
Veiculo: C4 Pallas GLX Flex Automático
Contato:

Mensagem por entendeu »

todos carros com injeçao, independente se automatico ou manual, em decidas ele é mais economico se estiver engrenado, vc pode fazer o teste colocando o computador de bordo para mostrar o consumo instantaneo em uma descida longa e vc vera q ele qdo engrenado, sem acelerar o CB vai mostrar 999 ai se vc colocar em Neutro (ou ponto morto) o CB ira mostrar uns 74, ou seja, esta gastando.....

esse negocio de colocar em ponto morto em descida para economizar so é valido para carros carburados (sim, aqueles antigos 2E, 3E, Webber40 idf, dcoe......)
Abr4ços

brinquedos:
Pallas GLX BVA flex 2009
Astra sedan 1999 - N20XF
Miura X8 Targa 1988
Imagem
ImagemUnderstood's Car Detailing

fabio_sd
Moderador
Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6 Pack Select

Mensagem por fabio_sd »

merces escreveu:Tambem tenho esta duvida. Esse é meu primeiro carro automatico. No manual li para NUNCA colocar o carro em N em movimento. No mecânico quando o sinal fecha lá longe eu colocava no ponto morto e o carro ía deslizando não só por economia como tambem por segurança, pois hoje em dia quanto menos tempo vc ficar parado no sinal melhor, com o automático, apesar do manual, sinto vontade de colocar no N para ele deslizar igual ao mecanico, mas tenho medo por causa da advertência feita no manual. E aí colegas, vcs que tem carro automático a mais tempo? pode ou não pode?
Abs
Sim, voce pode colocar N com o carro em movimento. O que voce nao pode e' voltar de N para D com o carro andando. Nao faca isto. Existe serio risco de voce quebrar o cambio do seu carro.
Fabio_SD

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais”