Tudo sobre áudio e vídeo para toda linha C4.
RodVTS98
Moderador
Estado: SP
Veiculo: Outros

Som do meu C4 VTS...

Mensagem por RodVTS98 »

Fala pessoal!

Conforme prometido, seguem as fotos da instalação do som do meu C4.

Amplificador JBL GTO755.6 - 6 canais e suporte sendo feito na lateral direita traseira do carro.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Cabos novos para os alto-falantes, cabos Monster Cable RCA de 1m de comprimento e central de cabos de áudio e vídeo Tsunami que leva todos os canais de áudio até proximo ao amplificador. No futuro, caso instale um DVD e uma câmera de ré, o cabo de vídeo já está passado e esperando os aparelhos.
Imagem

Imagem

Porta original.
Imagem

Falante original marca ASK, conforme já mencionado no tópico do Cyro.
Imagem

Imagem

Imagem

Kit Duas Vias Focal 165VR - Fotos do Midbass
Imagem

Imagem

Imagem

Porta com revestimento acústico e instalação do Midbass.
Imagem

Imagem

Subwoofer JBL GT5-10 - 10 Polegadas - 250WRMS
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Caixa dutada para o Subwoofer, sendo feita na lateral esquerda traseira - capacidade atingida de 42 litros.
Imagem

Imagem

Imagem

Som montado e finalizado
Porta-malas:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Visão do Painel com o aparelho original e tweeters montados em suportes revestidos em couro:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Fotos do carro na loja que fez o projeto e a instalação (Thoka Som e Acessoórios: http://www.thoka.com.br):
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

As premissas de desenvolvimento deste projeto colocadas por mim foram:

1- Manter o aparelho original de som Blaupunkt, pois tudo teria que funcionar, ou seja, controles do som no volante, computador de bordo e suas funções, os bipes dos sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e a disqueteira;

2- Conversão RCA feita nos 4 canais do aparelho, utilizando um conversor externo. Foram utilizados os conversores da empresa EAtech, nacional, que retira da saída a fio do aparelho original o sinal e o adequa à nova situação, ou seja, sinal RCA com saída pre-out de 4,5Volts. Também foi utilizado conversor RCA para o subwoofer e agora tenho controle de sub separado dos ajustes do aparelho original;

3- Alto-falantes traseiros originais cortados, com menor ganho possível e Fader do som deixando-os quase sem falar;

4- Qualidade e potência melhor possível, tentando buscar o máximo daquilo que os aparelhos e equipamentos instalados pudessem fornecer.

Julgo que conseguimos alcançar todas as premissas que busquei! Na minha opinião, superou as minhas expectativas!

Um detalhe que não consegui fotos, foi o de um anel de borracha que eles instalam nos midbass. São anéis injetados em borracha, parafusados junto com os midbass que forma um cone na frente dos alto-falantes. Quando você reinstala a lateral das portas dianteiras, elas comprimem estes anéis, provocando um ponto de rigidez no conjunto (evitando vibrações) e, o mais importante, evitam que o som dos midbass se propague para dentro das portas, fazendo o som dirigir-se todo para fora. A diferença é incrível!.. Nós fizemos um teste com e sem estes anéis e, com os anéis de borracha, é possível escutar até 40% mais a voz que sai dos midbass. Simplesmente fantástico!

Enfim..., espero que tenham gostado deste projeto que teve como premissa manter a originalidade do carro, harmonizando espaços e qualidade.

Abraços a todos,
Rodrigo.

VTR2008
Moderador
Estado: RS
Veiculo: C4 VTR
Contato:

Re: Som do meu C4 VTS...

Mensagem por VTR2008 »

Parabéns! Ficou Show!
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006

www.pastorecc.com.br

Cyro
Moderador
Estado: MG

Mensagem por Cyro »

Muito boa a instalação. Parabéns!!!
Gostei demais do padrão das caixas no porta-malas. Outras coisas que me chamaram a atenção foram esses anéis de borracha que você colocou nos mid e também o isolamento das portas.
Esse isolamento das portas é manta asfáltica? Caso positivo, você também forrou a porta internamente? Em caso negativo, você usou o que? Apenas para isolar a parte interna da porta?
Se eu entendi direito, esse anel de borracha do mid faz uma vedação da saída do sinal. Esse anel é colocado entre a base de instalação (porta) e o falante, certo? E a perda posterior do mid? O seria algo como um cone envolvendo todo o mid, evitando a perda sonora posterior também? Nesse caso qual seria a função do isolamento das portas?
Você está trabalhando o som com efeito "palco", priorizando os canais anteriores. Qual a idéia ao converter o sinal de 4 canais, amplificando e depois anulando o posterior?
Só pra deixar claro, eu gostei demais do seu projeto, por isso tantas perguntas. Não é questionamento, mas esclarecimento. Não me leve a mal com as perguntas, pois são apenas para conhecimento do projeto, pois desejo ver o isolamento da porta e se possível esses anéis nos meus mid.
Mais uma vez parabéns.
Imagem

fabio_sd
Moderador
Estado: MG
Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6 Pack Select

Mensagem por fabio_sd »

Excelente! Teu carro ta' show! A turma vai me desculpar, mas nao adianta roda 20, mola eibach e outras coisitas mais... Nao ha' nada mais bonito que um autentico VTS! O conjunto e' perfeito. Praticamente impossivel de mexer ou tentar melhorar... O som tambem ficou muito bem instalado.
Fabio_SD

R1C4
Membros

Mensagem por R1C4 »

Aeeeehh Rod show de bola quero ver ao vivo tanto o carrro como o som!! ehehehe
parabens!
abs!!!

RodVTS98
Moderador

Mensagem por RodVTS98 »

Cyro escreveu:Muito boa a instalação. Parabéns!!!
Gostei demais do padrão das caixas no porta-malas. Outras coisas que me chamaram a atenção foram esses anéis de borracha que você colocou nos mid e também o isolamento das portas.
Esse isolamento das portas é manta asfáltica? Caso positivo, você também forrou a porta internamente? Em caso negativo, você usou o que? Apenas para isolar a parte interna da porta?
Se eu entendi direito, esse anel de borracha do mid faz uma vedação da saída do sinal. Esse anel é colocado entre a base de instalação (porta) e o falante, certo? E a perda posterior do mid? O seria algo como um cone envolvendo todo o mid, evitando a perda sonora posterior também? Nesse caso qual seria a função do isolamento das portas?
Você está trabalhando o som com efeito "palco", priorizando os canais anteriores. Qual a idéia ao converter o sinal de 4 canais, amplificando e depois anulando o posterior?
Só pra deixar claro, eu gostei demais do seu projeto, por isso tantas perguntas. Não é questionamento, mas esclarecimento. Não me leve a mal com as perguntas, pois são apenas para conhecimento do projeto, pois desejo ver o isolamento da porta e se possível esses anéis nos meus mid.
Mais uma vez parabéns.
Fala Cyrão!!!...
Não se preocupe meu amigo!.. Estamos todos aqui para aprender, então o que eu puder esclarecer, o farei com o maior prazer! Também, se eu falar alguma besteira, por favor me corrijam!.. heheheh...

Aliás,..., uma coisa importante.. é que desde Junho estou trocando informações com o Bora (elborabom) que manja muito de som e eu queria aprender algumas coisas. Sei que o meu projeto não é exatamente o que ele gosta de ouvir, mas acabei fazendo uma mistura entre conceitos de qualidade e o meu gosto pessoal. Enfim..., eu só tenho a agradecer e MUITO o Bora...., pois ele me ajudou demais!!!

Vamos lá:
1- O isolamento das portas foi feito apenas na lâmina interna, ou seja, naquela onde o falante é montado. Já na parte de fora da porta (que dá para o meio externo) não foi feita nenhuma isolação. De acordo com o que entendi, a porta em si tem uma porção de furos na frente, mas não na traseira. Sendo assim, quando você usa esse isolamento, você veda todos os buracos e faz com que tudo se torne uma única peça, bem mais rígida. Esse material é o mesmo utilizado em telhados. É uma espécie de alumínio com uma camada de resina atrás. Não me lembro o nome desse material, mas você aplica muito rapidamente, já que ele tem uma cola atrás. Depois que vc aplica esse material, a porta fica rígida na frente e você dá socos e ela não vibra. Faz um som tipo como uma coisa "oca". É um material bem leve e dá um resultado muito bom! Não sei se manta asfáltica é melhor, mas entendo que fez o resultado esperado, ou seja, restringiu a litragem da porta e conferiu rigidez à folha interna;

2- O anel de borracha é o seguinte.. Imagine um cone de borracha, onde a base dele tenha o diâmetro do falante, onde então você o aparafusa junto com o mid na porta. Aí esse cone abre para a frente aumentando um pouco o diâmetro, mas com cerca de 5cm de lateral. Ou seja, é um cone bem baixo, já que ele tem essa função de ocupar o espaço que normalmente existe entre o falante e a lateral da porta (acabamento). As fábricas deixam esse espaço ali para que o falante não bata na lateral. Porém, o som se propaga em todas as direções quando sai do mid, inclusive para o lado..., então, se vc deixa esse espaço entre falante e lateral livre, parte do som que sai do falante vai para dentro da porta (entre lateral e folha interna da porta) o que resulta em perda sonora! O cone cria um caminho para o som sair diretamente para fora da porta (inibindo a perda de som) e ainda cria mais um ponto rígido no acabamento da porta. Melhora muito o resultado do som! Sobre perda posterior do mid, não entendi sua pergunta. Pelo o que sei de princípio de falantes, a sonoridade se dá quando você isola o mundo posterior do mundo anterior ao falante. Ou seja, o fato do Mid estar na porta e a porta toda vedada, você acaba criando uma caixa acústica. Talvez a litragem não seja a ideal (talvez esteja acima do necessário), mas é muito melhor assim que a porta toda furada. Eu decidi não colocar mais material dentro da porta, para ter menos peso no conjunto. Citroën tem uma péssima mania, principalmente quando o carro é duas portas..., as portas são gigantes e muito pesadas... e se adicionasse material MUITO pesado, iria piorar isso. Por enquanto as portas do meu C4 estão em ordem e eu quero mantê-las assim!

3- Nós resolvemos amplificar também os canais posteriores, pois foi deles que puxamos o sinal para a caixa conversora mono, criando o sinal para o subwoofer. Além disto, quando tenho passageiros atrás, eu jogo um pouco de stereo para não excluí-los da curtição... heheheh... Mas, claro..., em situação diária deixo praticamente todo o som com Fader para a parte frontal. Quanto ao efeito palco, isso foi o que busquei com o posicionamento dos tweeters no painel...., até porque esse kit Focal 165VR tem tweeters muito macios..., muito gostosos de ouvir, e esse posicionamento deles voltados para trás aumentou muito o palco e detalhamento da parte média e aguda de baterias (por exemplo) e sem machucar os ouvidos. Se fossem outros tweeters (mais metálicos) o ideal seria deixá-los dentro do painel, fazendo o som refletir no vidro da frente para quebrar um pouco a irritação que eles poderiam causar. Em situação normal, sentado nos bancos da frente do carro, você nem ouve os falantes traseiros, tamanho o preenchimento da cabine com o som do kit duas vias! Além disso, quando tocam os bipes dos sensores de estacionamento, eles tocam iguais (no mesmo volume). Se não tivéssemos amplificado os canais traseiros, eles iriam tocar bem diferente. Enfim.., poderíamos não ter amplificado os canais traseiros, mas a escolha foi para manter a flexibilidade do sistema de som (para 1, 2 ou 4 expectadores) e nivelamento dos bipes.

Acho que era isso!.. Se tiver mais dúvidas e eu puder esclarecer, por favor fique à vontade para perguntar!!!

Forte abraço,
Rodrigo.

RodVTS98
Moderador

Mensagem por RodVTS98 »

fabio_sd escreveu:Excelente! Teu carro ta' show! A turma vai me desculpar, mas nao adianta roda 20, mola eibach e outras coisitas mais... Nao ha' nada mais bonito que um autentico VTS! O conjunto e' perfeito. Praticamente impossivel de mexer ou tentar melhorar... O som tambem ficou muito bem instalado.
Fala fabio!!!

Muito obrigado!!! Eu tbém acho que essas rodas Resolfen são simplesmente fodásticas!!!... Acho que o conjunto com o C4 é muito bonito!... Não penso em modificar o carro externamente... acho que está tudo como deve ser! Eu apenas colocaria as molas Eibach..., porém, desde quando comecei a andar com o carro, percebi que apesar de mais alto que o Xsara VTS, ele tem o bico mais longo o que faz ele raspar mais que o Xsara. Então, para não prejudicar demais o parachoque do carro, decidi manter as molas originais. Se eu morasse em Brasília, onde a maior parte da cidade é plana, não pensaria duas vezes em colocar umas molas mais curtas...

Enfim.., obrigado!!!

Abração,
Rodrigo.

RodVTS98
Moderador

Mensagem por RodVTS98 »

R1C4 escreveu:Aeeeehh Rod show de bola quero ver ao vivo tanto o carrro como o som!! ehehehe
parabens!
abs!!!
Pô R1C4.. demorô!!!... eu tbém estou aqui aguado para ver o teu som!... Já terminou de instalar?... Imagino que o negócio vai ficar duca!.... heheheh...

Espero conseguir ir a um próximo encontro do pessoal e aí poderemos ver as carangas!!!

Abração,
Rodrigo.

R1C4
Membros

Mensagem por R1C4 »

Rod eu to viajando ou vc pintou suas rodas de branco e as partes de plastico de preto??? seu carro ta muito bonito e ''brilhozo'' animal mesmo (ou eu que preciso ir no oftalmologista hashuashusahuas!!!)
Putz e meu carro ainda sem data pra entregar :(:(:(:(:( ta f**a neim sei mais o que e andar de C4...
abs!!!

RodVTS98
Moderador

Mensagem por RodVTS98 »

R1C4 escreveu:Rod eu to viajando ou vc pintou suas rodas de branco e as partes de plastico de preto??? seu carro ta muito bonito e ''brilhozo'' animal mesmo (ou eu que preciso ir no oftalmologista hashuashusahuas!!!)
Putz e meu carro ainda sem data pra entregar :(:(:(:(:( ta f**a neim sei mais o que e andar de C4...
abs!!!
Rapaz..., acho que foi alguma mer#@ da foto mesmo..., as rodas estão originais, ou seja, rodas na cor prata e aquela tampa central é prata com o detalhe no meio preto. Isso é original da Resolfen..., apesar que sei que pode-se trocar aquela tampa do meio por outra parecida, mas não tão bonita quanto essa, na minha opinião.

Obrigado pelo elogio, meu amigo!!

Então..., imagino que você esteja super ancioso para ter seu carro de volta!... Meu carro ficou 4 dias montando e eu já não aguentava mais!.. hehehhehe...

Abração,
Rodrigo.

Responder

Voltar para “Som & Multimedia”