Boas,
Fica aqui o procedimento de como mudar o filtro do ar no motor 2.0Hdi e limpeza do MAF ou sensor de massa de ar.
Aqui está localizado o compartimento do filtro
Vamos desapertar os parafusos de estrela
Desapertar a braçadeira que segura os fios da ficha do MAF e retirar a própria ficha
Desapertar a braçadeira do tubo de entrada de ar, e retirar o MAF juntamente com a tampa do filtro
Agora vamos limpar o MAF vamos retira-lo da tampa do filtro para se poder limpar, para isso basta apenas desapertar 2 parafusos que o seguram
Vou usar um tira gorduras que se usa cá em casa e que costuma ter bons resultados, dar umas borrifadelas para o interior deixar actuar e depois secar muito bem o MAF e apertar novamente à tampa do filtro
Agora vamos retirar o filtro velho e colocar o novo, veja-se aqui a diferença entre eles:lol: :lol:
Agora vamos proceder à montagem por ordem inversa
E já está, trabalho concluido
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Re: Mudar filtro ar e limpar MAF 2.0Hdi Peugeot 307
Desconheço que nossos motores a gasolina possuam esta MAF. Como já troquei o filtro do meu por um Simota duplo fluxo, não percebi esse sensor junto à saída do bocal do filtro. Qual a função deste sensor?
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Re: Mudar filtro ar e limpar MAF 2.0Hdi Peugeot 307
MAF ou Mass Air Flow ou sensor de massa de ar.
As MAFs funcionam, informando em tempo real a centralina de comando da gestão do motor, da massa de ar que passa no canal da admissão, intervindo por isso, no cálculo do avanço da abertura dos injectores, volume injectado, pressão da bomba de injecção (excepto common-rail) e pressão do turbo. As MAF utilizadas pelas principais marcas de automóveis europeias, utilizam praticamente todas o mesmo princípio de funcionamento: A MAF é composta de um corpo, onde para além de um segmento de conduta de admissão, também existe um sensor de massa de ar, respectiva placa de circuíto electrónico de controlo e normalmente uma grelha de protecção ao sensor.
As MAFs funcionam, informando em tempo real a centralina de comando da gestão do motor, da massa de ar que passa no canal da admissão, intervindo por isso, no cálculo do avanço da abertura dos injectores, volume injectado, pressão da bomba de injecção (excepto common-rail) e pressão do turbo. As MAF utilizadas pelas principais marcas de automóveis europeias, utilizam praticamente todas o mesmo princípio de funcionamento: A MAF é composta de um corpo, onde para além de um segmento de conduta de admissão, também existe um sensor de massa de ar, respectiva placa de circuíto electrónico de controlo e normalmente uma grelha de protecção ao sensor.