Se voce tem alguma dúvida quanto ao seu relacionamento com a Citroën e suas Autorizadas, pergunte aqui
stefan2009
Membros
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Automático

Pneus C4 Pallas

Mensagem por stefan2009 »

Amigos do C4C,

Preciso muito da ajuda de vcs e acho q o tópico tb ajudará a outros em relação aos direitos do consumidor em relação ao caso específico.

Eu não entendo quase nada de desgaste de pneus. A única coisa que posso afirmar, é q o vendedor disse antes da venda q os pneus estavam em bom estado e durariam bastante ainda.

Parei na loja de um amigo meu q, olhando os pneus, disse q os da frente estão acabados e q não passarei na vistoria.

Aquela borracha de marcação de desgaste dos pneus está nivelada, ou quase, com a borracha dos pneus.

Esse meu amigo me disse q era direito meu, mesmo comprando um carro usado, de ter pneus com boa condição de rodagem.

Vcs sabem dizer se, comprando um carro usado, vc tem direito a exigir da concessionária, pneus em boas condições?

Qdo entrei em contato com a Citroen MARSEILLE NITEROI, q foi aonde comprei o carro, a prinicípio o gerente Sr Imanuel, me disse q trocaria os pneus por outros usados em bom estado. Só q mais tarde, qdo liguei p buscar os pneus, fui informado de q o diretor NÃO TINHA LIBERADO A TROCA, pq o carro já tinha sido vendido muito barato e eu q assumisse o prejuízo.

Outro conhecido, já meu afirmou q carro usado vem como estiver e não tenho qualquer direito quanto a troca dos pneus. Disse: "tivesse exigido antes, agora já era!"

Bom, eu posso esperar até semana q vem e caso o carro não passe na vistoria, entro com uma ação contra a empresa. Ou será q nem assim tenho direito?

O q vcs recomendam? Troco logo o pneu e esqueço o assunto? Ou vale a pena a briga??

No caso de ter q comprar pneus novos. Que pneu vcs recomendam?

Compro os Michelans originais do carro? Ou posso optar por mais baratos com o mesmo tamanho, como Pirelli por exemplo?

Alguém sabe e recomenda um bom lugar p compra pneus no Rio, ou pela internet?

Um gde abraço a todos e já agradeço a ajuda de vcs,

Stefan.
Imagem

entendeu
Moderador
Estado: SP
Veiculo: C4 Pallas GLX Flex Automático
Contato:

Re: Pneus C4 Pallas

Mensagem por entendeu »

stefan, esse tipo de caso é um pouco complicado mesmo, ao vender um carro usado, seja loja ou particular, quem vende é obrigado a dar uma garantia de 90 dias contra defeitos (e nao desgaste) porem mesmo dando defeito, se na venda o carro lhe foi oferecido a um valor digamos 2mil abaixo do valor de mercado(considera-se tabela) e o reparo fica em 1mil entao o vendedor pode alegar que ele ja lhe deu um desconto para cubrir eventuais problemas
por outro lado se o pneu é para durar em media 50mil km e ele esta com 20mil km apenas (km hipotetica) e ja apresenta os pneus com desgaste quase por completo, da para demonstrar ma fé do vendedor ...

como voce pode ver, vai muito de entendimento e de bom senso
Abr4ços

brinquedos:
Pallas GLX BVA flex 2009
Astra sedan 1999 - N20XF
Miura X8 Targa 1988
Imagem
ImagemUnderstood's Car Detailing

mmbdp
Moderador
Estado: RJ
Veiculo: C4 Pallas GLX Manual

Mensagem por mmbdp »

Caro Stefan,

primeiramente movi o tópico aqui pro jurídico.

Para ver a questão num ângulo que lhe seja mais favorável o racicínio seria o seguinte:

Mesmo que a compra de um bem usado suponha que o comprador aceitou o negócio e o preço nas EXATAS CONDIÇÕES em que este lhe foi oferecido, há uma particularidade a analisar: Caso o carro não seja aprovado na vistoria do DETRAN a transferência dele para sua propriedade ficará inviabilizada até que a exigência da troca dos pneus seja suprida.

Tem-se ainda que prevê o código de defesa do consumidor que o vendedor continua responsável no caso de defeitos ocultos na hora da venda. Nesse caso, a falta de aprovação no DETRAN inviabiliza a concretização do negócio, cabendo aí apurar de quem seria a responsabilidade pelo "defeito" do bem.

Problema de ordem prática é que o DETRAN somente dá o prazo de 24 horas para regularização do veículo e retorno, caso contrário somente pagando nova taxa e agendando nova vistoria.

Ou seja, não aprovado o carro, provavelmente você terá que adquirir os pneus e instalar nesse prazo, procurando reparação junto à justiça, mas tendo que comprovar o não conhecimento seu do defeito ou desgaste no que toca à aprovação do carro junto ao DETRAN.

Mas a prova dessa reprovação seria essencial para o sucesso de uma ação judicial desta natureza, ou seja, somente levando o carro à vistoria é que o consumidor saberá se tem lesão a direito seu a ser judicialmente reparada.

Tente usar esse argumento e veja o que o diretor da loja tem a responder.

Quanto à compra dos pneus:

os pneus michelin têm excelente qualidade, além de garantia contra deformações, muito importante na buracolândia brasil, mas custam mais caros. Eu sinceramente só não uso pneus remoldados ou usados. Ia até comprar uns tais LING LONG apesar da pixação dos amigos do clube, hahahaha. Acabei comprando TOYO.

Comprei recentemente nessa loja aqui: http://loja.tray.com.br/loja/catalogo.p ... 7&IdDep=48
Bom preço e entrega rápida e barata por transportadora;

A autoloja curitiba tem preço muito competitivo e tem um cliente especial: NICO.
http://www.autolojacuritiba.com.br/exib ... mit=Buscar

Aqui em Niterói e São Gonçalo sou cliente da DAFLON PNEUS (LOJA MICHELIN), mas o Thiago costuma bater preços até mesmo da internet, com a vantagem da instalação, basta negociar:

DAFLON PNEUS: Daflon Pneus, Tel: (21) 2712-9090. Rua Cel Serrado, 940. Zé Garoto - São Gonçalo ou 7843-5544 (Thiago - dono). Tem loja também em Niterói.

Espero ter ajudado.

stefan2009
Membros

Olá pessoal,

Antes de mais nada, obrigado ao entendeu e ao Marcello por todo o esclarecimento!

Bom, quer dizer q mesmo não sendo aprovado na vistoria e tendo esta prova em mãos, eles ainda podem alegar q comprei já sabendo dessas condições, certo?

O carro é um Pallas 07/08, exclisive prata e tem preço de mercado em torno de 55K. Comprei por 50 redondo e é nisso q o gerente está se baseando p negar a troca. Pelo q percebi, vai ser difícil provar q fui lesado, diante do fato q eles alegarão q estava ciente qdo comprei o veículo. Ou seja, não há nada escrito.

Agora eu pergunto a vcs: Vc compra um carro numa concessionária oficial da marca e eles podem te vender um carro q não tem condições de passart numa vistoria?!

O carro tem 28.000 KM rodados. Segundo o gerente JAMAIS Citren mexeria no odômetro. Meu amigo acha estranho o carro ter 28.000 e estar no final do pneu, mas afirma q caso o dono não tenha feito nenhum rodizio, é possível.

Vcs acham possível e plausível, um carro com 28.000 ter os Michelans originais já gastos?

E em relação acompra, agora fiquei na dúvida. Compro Dunlop, Toyo, Pirelli ou outros?

Eu queria diminuir a trepidação tão forte no Pallas. Posso comprar um pneu com alguma diferença de tamanho p melhorar aderência e diminuir a trepidação?

Quais são as variações q posso ter benefício, mudando o tamanho do pneu?

Um gde abraço e obrigado a todos.
Imagem

Dec0 VTR
Moderador
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Mensagem por Dec0 VTR »

Se o vendedor lhe disse que os pneus ainda estavam e bom estado, durariam bom tempo e depois estes não passam na vistoria, o vendedor agiu com má-fé objetiva. A boa-fé tem que ser observada pré-contratualmente, durante a negociacao do contrato e mesmo também após e execução deste.

Fato é que isso enseja revisão do negocio jurídico que vc fez, não vejo necessidade nem pra se entrar na seara do Código de Defesa do Consumidor. Não vejo problema de vício oculto do produto, já que você ao comprar sabia muito bem do fato do pneu estar desgastado, problema foi essa "ludibriaçào" mesmo que o vendedor aplicou pra cima de vc.

Quer uma dica? Notifique em primeiro momento extrajudicialmente a concessionária para troca dos pneus, simples, chame um advogado e envie uma notificação oficialmente pelo cartório de títulos e documentos, é um pneu meia vida que eles estão te devendo, duvido muito que após que vc tenha uma reivindicacao formalizada assim (o que normalmente é ato antecessor de ação) eles vão se negar a arranjar um pneu em bom estado para vc.

Depois vc vê se precisa entrar com ação... o que particularmente eu não teria o trabalho de fazer por um pneu usado... vc ia ter que comprar novos logo de qlq jeito mesmo.

stefan2009
Membros

Pois é,

falei com minha advogada e ela acha q não vale o desgaste m função de uma causa q dificilmente pode ser ganha, tratando-se de um veículo usado. estou pensando em trocar logo os pneus p não ter dor de cabeça na vistoria.

Posso usar o Estepe como um dos pneus se estiver bom?

Vale a pena mudar dos originais de 215 p 225, ou 235, ou 245? Pode-se fazer isso nos pneus dianteiros? treme menos, ou mais?

Vale a pena pagar os 200 a 300 a mais pelos michelan? q outras marcas são tão boas? Encontrei Maxxis, Dunlop, Continental, Pirelli... valem a pena???

Alguém saberia me dizer como posso ter certeza se o odômetro do carro foi alterado ou não?!

Se em termos de segurança fizer muita diferença, pago a grana a mais de olhos fechados! Tudo pela família!

Obrigado a todos e abraços,

Stefan.
Editado pela última vez por stefan2009 em 24 Set 2009, 23:57, em um total de 2 vezes.
Imagem

entendeu
Moderador
Estado: SP
Veiculo: C4 Pallas GLX Flex Automático
Contato:

Mensagem por entendeu »

Stefan,

com relaçao a usar o step ja aviso que nao da pois o mesmo é aro 15, diferente dos demais que sao 16

agora é realmente muito estranho que os pneus estejam tao gastos assim se o c4 esta com 28mil apenas, um jogo de pneu michelin dura uns 50mil no minimo (tem pneu da goodyear que dao garantia de 100mil) e mesmo que nao tenha sido feito rodizio, apenas os da frente estariam bem gastos; ou seja, houve ma fé do vendedor sim entao acho que voce deveria fazer o que o colega Dec0 indicou, faça uma notificaçao extra judicial solicitando que eles troquem por pneus condizentes com a realidade do bem (vc nao vai gastar mais que R$100,00 para registrar a notificaçao e mandar um oficial de justiça entregar - eu gastei 75 aqui em sao paulo para fazer uma notificaçao dessas a concessionaria onde comprei o meu por eles nao estarem cumpreindo o prazo de entrega e deu resultado)
Abr4ços

brinquedos:
Pallas GLX BVA flex 2009
Astra sedan 1999 - N20XF
Miura X8 Targa 1988
Imagem
ImagemUnderstood's Car Detailing

stefan2009
Membros

entendeu escreveu:Stefan,

com relaçao a usar o step ja aviso que nao da pois o mesmo é aro 15, diferente dos demais que sao 16

agora é realmente muito estranho que os pneus estejam tao gastos assim se o c4 esta com 28mil apenas, um jogo de pneu michelin dura uns 50mil no minimo (tem pneu da goodyear que dao garantia de 100mil) e mesmo que nao tenha sido feito rodizio, apenas os da frente estariam bem gastos; ou seja, houve ma fé do vendedor sim entao acho que voce deveria fazer o que o colega Dec0 indicou, faça uma notificaçao extra judicial solicitando que eles troquem por pneus condizentes com a realidade do bem (vc nao vai gastar mais que R$100,00 para registrar a notificaçao e mandar um oficial de justiça entregar - eu gastei 75 aqui em sao paulo para fazer uma notificaçao dessas a concessionaria onde comprei o meu por eles nao estarem cumpreindo o prazo de entrega e deu resultado)
Fala Entendeu,

Realmente só os da frente estão nessas condições. Os de trás estão na metade, tipo com uns 4 mm e alguma coisinha mais. Acho q os de trás estão congruentes com a quilometragem. Se são 50.000 e o carro está com 28, estar na metade do caminho está correto, mas a frente no final mesmo.

Será q mexeram na quilometragem??!! Há como descobrir, caso eles tenham mudado no painel e na central elétrica do carro?

Alguém pode me ajudar? Hj fazem 29 dias q comprei e só teria até amanhã p devololver o carro segundo o código do consumidor.

Alguém teve algo parecido com seu C4? Com 30.000 acabados na frente e inteiros atrás?

Abraços,

Stefan.
Imagem

Cyro
Moderador
Estado: MG
Veiculo: Outros

Mensagem por Cyro »

No painel eletrônico seria difícil mudar a quilometragem, mas com avaliação pelo scanner fica fácil reconhecer se há diferença. Supondo que fosse possível essa mudança por scanner, peça o histórico de revisões feitas, com data e quilometragem. Mesmo que tivessem apagado as revisões acima da quilometragem atual, seria fácil ver a sequência das primeiras revisões e suas datas.
Apenas para expor minha opinião sobre o assunto, considero desgaste de pneu um ponto muito polêmico, pois você não pode atestar como o carro foi conduzido pelo dono anterior. Se ele trafegar em área com asfalto muito abrasivo e tivesse uma tocada pesada, não acho nenhum absurdo que o pneu possa estar desgastado com 28000 km. Há um tópico exatamente sobre isso em assuntos gerais.
Faça a conta do que poderá gastar com isso e leve em conta o tempo perdido. Pra quem está na área do direito levar processos adiante faz parte do dia-a-dia. Mas pra quem é de fora fica muito mais difícil.
Sinceramente a opinião de quem não tem nada a ver com a área de direito: troca o pneu e aproveita teu carro.
Imagem

bruno figueiredo
Moderador
Estado: RJ
Veiculo: Outros
Contato:

Mensagem por bruno figueiredo »

É mais fácil eles terem tirado os pneus do seu carro, para atender outro cliente que comprou um outro usado na mesma Autorizada, do que terem mechido na sua quilometragem.

Abs.
Bruno Figueiredo.

Responder

Voltar para “Aconselhamento Jurídico”