Tudo sobre áudio e vídeo para toda linha C4.
edisandro.bessa
Membros
Estado: AM
Veiculo: C4 Pallas GLX Automático

Instalei Sub e descarregou a bateria

Mensagem por edisandro.bessa »

Pessoal,

Estou preocupadíssimo com uma coisa:

Bom, meu carro tem exatos 1 ano de uso e há duas semanas atrás instalei no carro um Sub de 400RMS + uma fonte de alimentação com 2 canais de 200RMS mono para suportar o sub. Todo o restante do som é original.

A instalação foi feita da seguinte forma: O Sub está ligado na saída do som original e a força ligada em um fio que segundo o instalador vem direto da bateria e vai para a caixa de fusíveis do carro.

O instalador me informou que antes de chegar na caixa de fusível, ele "descascou" o fio que vem da bateria e colocou um interruptor + um relé para que eu pudesse ligar e desligar a fonte quando quisesse sem interferir no carro.

Até aí sem problemas, o som estava funcionando perfeito durante 2 semanas. Porém, hoje ao dar a partida o carro simplesmente não pegou, ou seja, a bateria foi embora.

Não esqueci o interruptor da fonte ligado, simplesmente a bateria foi embora mesmo com o interruptor desligado. Agora, estou com a seguinte dúvida:

1) Eu sei que a bateria é feita para dura cerca de 1 ano, mas acho que essa instalação apressou o processo de descarga. Será que a forma como foi instalada (Fonte ligada no fio que vem da bateria para caixa de fusíveis do carro + interruptor + relé) fica consumindo bateria mesmo com o interruptor desligado ?
2) Será que vou perder todo o resto da garantia elétrica do carro ?
3) Será que posso exigir a troca dessa bateria em garantia ?
4) Existe alguma bateria mais forte que suporte isso ou vou ter que comprar mesmo a bateria original "vagabunda" ?

Pessoal, estou super preocupado em perder a garantia do carro, estou pensando até em retirar o sub e vender por causa disso :)

Aceitei a instalação com Relé +interruptor porque o instalador me garantiu que isso nao iria mexer com a elétrica do carro.

Gostaria de opiniões...

Abs.

entendeu
Moderador
Estado: SP
Veiculo: C4 Pallas GLX Flex Automático
Contato:

Re: Instalei Sub e descarregou a bateria

Mensagem por entendeu »

na minha opniao tem alguma coisa bem mal instalada ai afinal, nao iria descarregar em 2 semanas a toa...

eu to com um sub pioneer spl de 800Wrms, um modulo de 830Wrms empurrando e a dor de cabeça q eu tive foram 2 subs queimados (pelo modulo ser fortinho) mas agora acertaram tudo e ja to a 1 mes tocando de boa, se eu arregacar o som ele pisca um pouco o painel (mas nem faço isso pra nao judiar e reduzir mais ainda a vida util) pois a bateria é a original, e tbm esta instalada puxando do positivo da bateria e com dijuntor de 100A, todo resto do som é original tbm....

entao assim, a bateria nao é "vagabunda" nao como mencionado, mas ela é condizente com os equipamentos que vem no carro, e toda montadora faz assim, quer um exemplo, vai na volks ver um gol, veja a bateria que eles oferecem no gol basico e veja a bateria que vem num gol com ar condicionado e vc vera que qto mais acessorios vem, mais forte é a bateria...
via de regra, qdo se da um UP na parafernalha eletronica, principalmente em som, deve-se melhorar a bateria (o que praticamente ninguem o faz) pegue o manual do seu modulo e veja de qtos amperes ele pede que seja a bateria (o meu manda usar bateria com 125A sendo a original de 75A apenas), enquanto tiver tocando vou manter mas assim que parar eu coloco a bateria adequada.
Abr4ços

brinquedos:
Pallas GLX BVA flex 2009
Astra sedan 1999 - N20XF
Miura X8 Targa 1988
Imagem
ImagemUnderstood's Car Detailing

mmbdp
Moderador
Estado: RJ
Veiculo: C4 Pallas GLX Manual

Mensagem por mmbdp »

Caro amigo,

1- Se esse fio em que está ligado o módulo for um marron que entra na caixa de fusíveis ele vem realmente direto da bateria, mas achei ele de bitola pequena pra suportar um sub, a ligação "correta" seria um fio de bitola maior vindo direto da bateria pro módulo.

2- Quanto ao esquema de ligação chave + relé, este é um "interruptor" que pega a corrente de alta amperagem, interrompe e só permite que a ligação dessa corrente se complete quando acionado por uma outra fonte de energia menor, provavelmente essa que vem da "chave" instalada.

3- Se o relé queima, normalmente ele o faz na posição "encostada" ou seja, dando passagem pra corrente muito embora a chave esteja desligada. aí não tem jeito. A bateria vai pro saco.

4- A bateria do meu carro já suporta módulos há quase dois anos.

5- Acho melhor vc não brigar pela garantia da bateria, a menos que esteja disposto a retirar o módulo e o sub e ir lá mentir que nada foi instalado e a bateria te abandonou porque não gosta de você. rs.

6- O rádio original tem uma fonte de energia (que seria o REMOTE) que serve pra alimentar a USB BOX, ou seja, liga com o carro ligado e liga também com o carro desligado caso o rádio seja ligado, mas obedece ao modo economia de energia.

7- Esse é o fio 11 do terminal traseiro do rádio. Mande conectar um fio ali e ligue este no REMOTE do módulo. Nunca mais vai descarregar sua bateria. No meu caso, por excesso de cautela, pus uma chave liga desliga nesse fio.

8- O positivo do módulo recomendo pegar direto da bateria, esqueça o da caixa de fusíveis.

9- Já pus uma chavinha remote externa que comprei no ML, que funciona com um rele interno. Queimou em 2 semanas.

10- Se a bateria depois de feita uma "chupeta", que é como o manual manda ligar o carro em caso de descarga (NADA DE TRANCO, POR FAVOR!!!!), e de funcionar por um dia não pegar carga de novo, só uma nova mesmo, mas pode por uma igual à original que ela aguenta de boa, é só ligar certo.

Cyro
Moderador
Estado: MG
Veiculo: Outros

Mensagem por Cyro »

Não há o que completar no post do Marcello (mmbdp) mas só queria ressaltar a importância da bitola do fio que alimenta a fonte. Esse cálculo é muito importante em qualquer instalação. Assim como o entendeu e o Marcello, também tenho um módulo de 1000 RMS, mas o fio de alimentação é mais grosso que meu dedo, chegando a 1 cm de diâmetro. Como o Bora sempre comenta, o maior segredo de um som automotivo é a instalação. Acho que todo seu sistema de cabos está subdimensionado para o sub instalado.
Em relação a troca da bateria na garantia esqueça. Você só vai arrumar problemas pra você mesmo. Tenta fazer como o Marcello comentou e se não der mais carga aproveita e já coloca uma de maior amperagem compatível com o som que pretende usar.
Imagem

Responder

Voltar para “Som & Multimedia”