Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
Catarioca
Membros
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Manual

Gasolina - Qual usar?

Mensagem por Catarioca »

Gente boa.....
tô querendo colocar gasolina no meu C4, já q aqui onde moro não está mais valendo a pena usar o alcool (quase 2 reais o litro)!!!!!

Quando tinha um Astra, a concessionaria me recomendava usar a gasolina comum!!!! Mas ficava com medo, de colocar algum combustivel batizado!!!! E usava a aditivada!!!! E as vezes enchia o tanque com a Podium!!!!!
O q vcs acham???

COMUM?
ADITIVADA?
PODIUM?

Qual a mais recomendada para o C4?
Abraços

El Guapo
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Manual

Re: Gasolina - Qual usar?

Mensagem por El Guapo »

Catarioca escreveu:Gente boa.....
tô querendo colocar gasolina no meu C4, já q aqui onde moro não está mais valendo a pena usar o alcool (quase 2 reais o litro)!!!!!

Quando tinha um Astra, a concessionaria me recomendava usar a gasolina comum!!!! Mas ficava com medo, de colocar algum combustivel batizado!!!! E usava a aditivada!!!! E as vezes enchia o tanque com a Podium!!!!!
O q vcs acham???

COMUM?
ADITIVADA?
PODIUM?

Qual a mais recomendada para o C4?
Abraços
COMUM - por não possuir aditivos apropriados, a longo prazo pode causar acúmulo de depósitos no motor
ADITIVADA - melhor opção por possuir aditivos que vão limpar o seu motor (sistema de injeção e cabeçote)
PODIUM - é uma boa opção tb mas é mais cara, possui aditivos e tem maior octanagem, mas essa maior octanagem não é aproveitada pela baixa taxa de compressão do motor.

fabio_sd
Moderador
Estado: MG
Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6 Pack Select

Mensagem por fabio_sd »

Sem qualquer sombra de dúvida, a melhor gasolina do mercado nacional hoje é a BR Podium. Maior octanagem (permite ser usada em motores de maior taxa de compressão), menor teor de enxofre (menor corrosão e menor emissão de poluentes) e menor teor de instáveis (menor oxidação e menor formação de goma). Não existe equivalente de outras marcas. A gasolina pura (sem alcool) que as refinarias da Petrobras fornecem para a BR Distribuidora fazer a Podium é diferente da gasolina pura (sem alcool) que é fornecida para as demais distribuidores formularem as suas gasolinas premium. O que as distribuidoras fazem é acrescentar alcool anidro e aditivo detergente/dispersante. Sendo assim, as possíveis diferenças entre elas estão ligadas a qualidade do alcool anidro (muito dificil ter diferença), o desempenho do aditivo e o controle de qualidade da cadeia de distribuição (rastreamento, garantia da qualidade, ausencia de "batismos", etc). Já a gasolina BR Podium, além destas possiveis diferenças, também tem a questão que a gasolina base (pura) usada na formulação é melhor. Esta vantagem as demais não tem.

No entanto, quando pensamos na relação "custo x beneficio", só vale a pena usar gasolina Podium se o motor estiver preparado para isto (alta taxa de compressão, turbo, unichip, etc) e/ou em situações específicas (trackday, etc). Ou seja, colocar Podium num Celta ou Uno é jogar dinheiro fora. É pagar muito para pouco benefício.
Fabio_SD

RodVTS98
Moderador
Estado: SP
Veiculo: Outros

Mensagem por RodVTS98 »

Bom.., eu só uso Pódium. Sempre fiz isso com o Xsara VTS e agora com o C4 VTS faço a mesma coisa!

Além de você NUNCA ouvir aquele grilado de pré-ignição, muito comum quando vc usa gasoROBA comum ou aditivada de qualquer marca, é impagável você trocar o óleo do carro depois de 5000km de uso e ver que o óleo sai quase como ele entrou no motor... bem limpo!...

Com certeza, pra quem gosta de carro e de ter um carro bem cuidado por dentro e por fora, usa Pódium! São apenas (aprox) R$ 30,00 a mais por tanque e é uma economia muito grande de motor e manutenção num futuro.

Faça o seu teste e comprove!

Abraço,

Rodrigo.

Bunneco
Membros

Mensagem por Bunneco »

No manual do C4 Hatch diz que nao pode usar a podium, pois o motor é feito para a pior gasolina e nao aceita alguns componentes da aditivada.

fabio_sd
Moderador

Mensagem por fabio_sd »

Bunneco escreveu:No manual do C4 Hatch diz que nao pode usar a podium, pois o motor é feito para a pior gasolina e nao aceita alguns componentes da aditivada.
Você está enganado. Veja abaixo a reprodução da página 111 do Manual do C4:

"Os motores à gasolina são projetados para funcionar com gasolina comum. Entretanto, para seu maior conforto de condução, recomendamos o uso de gasolina de maior octanagem (tipo Premium), que atenda às especifi cações da ANP (Agência Nacional de Petróleo)."

Imagem
Fabio_SD

RodVTS98
Moderador

Mensagem por RodVTS98 »

EXATO!

Impossível estar escrito em um manual de carro que ele não pode usar gasolina Pódium! Tecnicamente falando, não vejo motivo algum para haver uma recomendação em contrário!..

Apenas que, a realidade dos carros Brasileiros, é justamente utilizar uma gasolina ruim e, por esse motivo, TODAS as montadoras precisam reparametrizar a injeção dos seus carros, quando são vendidos aqui no Br, para que eles se comportem o mais corretamente possível com essa nossa gasolina.

Fique tranquílo!.. Pode usar Pódium sem medo!

Abração,
Rodrigo.

Catarioca
Membros

Mensagem por Catarioca »

Bom pelo q estou vendo então..... gasolina comum jamais, né?!
Só em casos do carro estar só no "cheiro" e só ter gasolina comum!!!!! Fora isso..... ou a aditivada ou a Podium!!!!
Certo?

jpfransa
Membros

Mensagem por jpfransa »

Tu é dono de posto batizado ? Gasolina comum eu num ponho nem me pagando... Tenho um amigo q fiscaliza a gasolina dos postos na minha cidade, ele diz q 90% dos postos a gasolina comum é zuadissima! Total Adulterada.

fabio_sd
Moderador

Mensagem por fabio_sd »

Catarioca escreveu:Bom pelo q estou vendo então..... gasolina comum jamais, né?!
Só em casos do carro estar só no "cheiro" e só ter gasolina comum!!!!! Fora isso..... ou a aditivada ou a Podium!!!!
Certo?
Como disse o nosso amigo RodVTS98, aconselho a usar gasolina BR Podium. Se não for possível, use gasolina premium de outras distribuidoras. E se também não for possível, use gasolina aditivada. Não acho uma boa ideia usar gasolina comum.

Resumindo:

Plano A: BR Podium
Plano B: premium
Plano C: aditivada
Plano D: não existe
Fabio_SD

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais”