Gasolina - Qual usar?
Gente boa.....
tô querendo colocar gasolina no meu C4, já q aqui onde moro não está mais valendo a pena usar o alcool (quase 2 reais o litro)!!!!!
Quando tinha um Astra, a concessionaria me recomendava usar a gasolina comum!!!! Mas ficava com medo, de colocar algum combustivel batizado!!!! E usava a aditivada!!!! E as vezes enchia o tanque com a Podium!!!!!
O q vcs acham???
COMUM?
ADITIVADA?
PODIUM?
Qual a mais recomendada para o C4?
Abraços
tô querendo colocar gasolina no meu C4, já q aqui onde moro não está mais valendo a pena usar o alcool (quase 2 reais o litro)!!!!!
Quando tinha um Astra, a concessionaria me recomendava usar a gasolina comum!!!! Mas ficava com medo, de colocar algum combustivel batizado!!!! E usava a aditivada!!!! E as vezes enchia o tanque com a Podium!!!!!
O q vcs acham???
COMUM?
ADITIVADA?
PODIUM?
Abraços
-
- Membros
- Estado: RJ
- Veiculo: C4 Pallas Exclusive Manual
Re: Gasolina - Qual usar?
COMUM - por não possuir aditivos apropriados, a longo prazo pode causar acúmulo de depósitos no motorCatarioca escreveu:Gente boa.....
O q vcs acham???
COMUM?
ADITIVADA?
PODIUM?
Abraços
ADITIVADA - melhor opção por possuir aditivos que vão limpar o seu motor (sistema de injeção e cabeçote)
PODIUM - é uma boa opção tb mas é mais cara, possui aditivos e tem maior octanagem, mas essa maior octanagem não é aproveitada pela baixa taxa de compressão do motor.
- fabio_sd
- Moderador
- Estado: MG
- Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6 Pack Select
Sem qualquer sombra de dúvida, a melhor gasolina do mercado nacional hoje é a BR Podium. Maior octanagem (permite ser usada em motores de maior taxa de compressão), menor teor de enxofre (menor corrosão e menor emissão de poluentes) e menor teor de instáveis (menor oxidação e menor formação de goma). Não existe equivalente de outras marcas. A gasolina pura (sem alcool) que as refinarias da Petrobras fornecem para a BR Distribuidora fazer a Podium é diferente da gasolina pura (sem alcool) que é fornecida para as demais distribuidores formularem as suas gasolinas premium. O que as distribuidoras fazem é acrescentar alcool anidro e aditivo detergente/dispersante. Sendo assim, as possíveis diferenças entre elas estão ligadas a qualidade do alcool anidro (muito dificil ter diferença), o desempenho do aditivo e o controle de qualidade da cadeia de distribuição (rastreamento, garantia da qualidade, ausencia de "batismos", etc). Já a gasolina BR Podium, além destas possiveis diferenças, também tem a questão que a gasolina base (pura) usada na formulação é melhor. Esta vantagem as demais não tem.
No entanto, quando pensamos na relação "custo x beneficio", só vale a pena usar gasolina Podium se o motor estiver preparado para isto (alta taxa de compressão, turbo, unichip, etc) e/ou em situações específicas (trackday, etc). Ou seja, colocar Podium num Celta ou Uno é jogar dinheiro fora. É pagar muito para pouco benefício.
No entanto, quando pensamos na relação "custo x beneficio", só vale a pena usar gasolina Podium se o motor estiver preparado para isto (alta taxa de compressão, turbo, unichip, etc) e/ou em situações específicas (trackday, etc). Ou seja, colocar Podium num Celta ou Uno é jogar dinheiro fora. É pagar muito para pouco benefício.
Fabio_SD
- RodVTS98
- Moderador
- Estado: SP
- Veiculo: Outros
Bom.., eu só uso Pódium. Sempre fiz isso com o Xsara VTS e agora com o C4 VTS faço a mesma coisa!
Além de você NUNCA ouvir aquele grilado de pré-ignição, muito comum quando vc usa gasoROBA comum ou aditivada de qualquer marca, é impagável você trocar o óleo do carro depois de 5000km de uso e ver que o óleo sai quase como ele entrou no motor... bem limpo!...
Com certeza, pra quem gosta de carro e de ter um carro bem cuidado por dentro e por fora, usa Pódium! São apenas (aprox) R$ 30,00 a mais por tanque e é uma economia muito grande de motor e manutenção num futuro.
Faça o seu teste e comprove!
Abraço,
Rodrigo.
Além de você NUNCA ouvir aquele grilado de pré-ignição, muito comum quando vc usa gasoROBA comum ou aditivada de qualquer marca, é impagável você trocar o óleo do carro depois de 5000km de uso e ver que o óleo sai quase como ele entrou no motor... bem limpo!...
Com certeza, pra quem gosta de carro e de ter um carro bem cuidado por dentro e por fora, usa Pódium! São apenas (aprox) R$ 30,00 a mais por tanque e é uma economia muito grande de motor e manutenção num futuro.
Faça o seu teste e comprove!
Abraço,
Rodrigo.
- Membros
No manual do C4 Hatch diz que nao pode usar a podium, pois o motor é feito para a pior gasolina e nao aceita alguns componentes da aditivada.
- fabio_sd
- Moderador
Você está enganado. Veja abaixo a reprodução da página 111 do Manual do C4:Bunneco escreveu:No manual do C4 Hatch diz que nao pode usar a podium, pois o motor é feito para a pior gasolina e nao aceita alguns componentes da aditivada.
"Os motores à gasolina são projetados para funcionar com gasolina comum. Entretanto, para seu maior conforto de condução, recomendamos o uso de gasolina de maior octanagem (tipo Premium), que atenda às especifi cações da ANP (Agência Nacional de Petróleo)."

Fabio_SD
- RodVTS98
- Moderador
EXATO!
Impossível estar escrito em um manual de carro que ele não pode usar gasolina Pódium! Tecnicamente falando, não vejo motivo algum para haver uma recomendação em contrário!..
Apenas que, a realidade dos carros Brasileiros, é justamente utilizar uma gasolina ruim e, por esse motivo, TODAS as montadoras precisam reparametrizar a injeção dos seus carros, quando são vendidos aqui no Br, para que eles se comportem o mais corretamente possível com essa nossa gasolina.
Fique tranquílo!.. Pode usar Pódium sem medo!
Abração,
Rodrigo.
Impossível estar escrito em um manual de carro que ele não pode usar gasolina Pódium! Tecnicamente falando, não vejo motivo algum para haver uma recomendação em contrário!..
Apenas que, a realidade dos carros Brasileiros, é justamente utilizar uma gasolina ruim e, por esse motivo, TODAS as montadoras precisam reparametrizar a injeção dos seus carros, quando são vendidos aqui no Br, para que eles se comportem o mais corretamente possível com essa nossa gasolina.
Fique tranquílo!.. Pode usar Pódium sem medo!
Abração,
Rodrigo.
Bom pelo q estou vendo então..... gasolina comum jamais, né?!
Só em casos do carro estar só no "cheiro" e só ter gasolina comum!!!!! Fora isso..... ou a aditivada ou a Podium!!!!
Certo?
Só em casos do carro estar só no "cheiro" e só ter gasolina comum!!!!! Fora isso..... ou a aditivada ou a Podium!!!!
Certo?
-
- Membros
- Veiculo: C4 Hatch 2.0 Manual
Tu é dono de posto batizado ? Gasolina comum eu num ponho nem me pagando... Tenho um amigo q fiscaliza a gasolina dos postos na minha cidade, ele diz q 90% dos postos a gasolina comum é zuadissima! Total Adulterada.
- fabio_sd
- Moderador
Como disse o nosso amigo RodVTS98, aconselho a usar gasolina BR Podium. Se não for possível, use gasolina premium de outras distribuidoras. E se também não for possível, use gasolina aditivada. Não acho uma boa ideia usar gasolina comum.Catarioca escreveu:Bom pelo q estou vendo então..... gasolina comum jamais, né?!
Certo?
Resumindo:
Plano A: BR Podium
Plano B: premium
Plano C: aditivada
Plano D: não existe
Fabio_SD