Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
Luis Goethe
Membros
Estado: SP
Veiculo: Outros

Baixa potencia de arranque

Mensagem por Luis Goethe »

Salve pessoal,

Estou adorando o carro, o C4 é muito carro mesmo.

Mas falando do motor percebi 2 coisas e queria compartilhar/conversar com vcs.

1º As marchas parecem que deslancham mais depois que o giro sobe para 3k ou mais.

Tipo estou em segunda engato a terceira e piso forte o carro acelera mas em pouco tempo ele engrena em dar um puxão mais forte.

Eu percebia algo parecido no meu antigo carro mas não é que a velocidade vai aumentando constante do nada ele passa a puxar BEM mesmo.

Normal?

2º Eu moro em uma ladeira BEM considerável.

Hoje na hora de subir eu peguei um cara na minha frente que foi estacionar e fez m***a, tive que parar o carro no meio da ladeira. Mas depois não consegui subir.

Puxei o freio de mão, acelerei até sentir o arranque soltei o freio e pisei forte, o carro andou 2 metros e perdeu força, tive que descer metade da rua até pegar mais embalo.

Nas mesmas circunstâncias meu Palio 1.0 subia de boa ( o motor estava BEM amaciado + 60.000)

É normal isso pelo motor ainda estar meio preso?

Sei que o carro é pesado e tal, mas não devia sofrer assim mesmo sendo 1.6.

O que me dizem?

[]s

Marcelo Fernandes
Membros
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Aut.

Re: Baixa potencia de arranque

Mensagem por Marcelo Fernandes »

O carro é muito pesado mesmo, só a porta do C4, pelo menos do VTR parece blindada, não sei a do pallace e do hatch, se comparar com a porta do golf, estilo, focus, imprenza que parecem de papel perto do C4 VTR
Imagem
Ainda não tenho foto do meu VTR, mas logo colocarei aqui

RodVTS98
Moderador

Mensagem por RodVTS98 »

Luis,

Existem N fatores que contribuem pra esse comportamento.

Um deles é o acelerador eletrônico. Ele nos dá uma sensação de atraso na resposta do motor. Desde o momento em que vc pisa no acelerador, até o motor responder, vai cerca de 1s. É chato demais!.. Concordo e, por isso, não gosto muito do acelerador eletrônico. É fato que ele te dá mais conforto no dirigir, pois vc não sente a vibração do motor no pedal, mas, por outro lado, também tira a sensibilidade do motorista. É bom sentir o comportamento do motor no pedal do acelerador, pois vc sabe qual a melhor faixa de dirigibilidade daquele motor. Com o passar do tempo, vc percebe a variação de vibração e, com isso, quando vc está forçando o motor ou não.

Sobre arrancar em ladeira.., outro problema do acelerador eletrônico. Ele te dá a sensação que está acelerando o que vc precisa, mas quando vc solta a embreagem, vê que falta potência. Tente aumentar mais o giro de saída nessa circunstância, bombando o acelerador algumas vezes e sentindo que o atraso de resposta sumiu/diminuiu. Suba o giro para cerca de 4000rpm e somente então tente arrancar. O motor tem força, mas precisa colocá-lo em situação favorável, de acordo com o projeto do carro e peso dele.

Se mesmo assim não conseguir, vá na Nascar Chips e faça a reprogramação do seu carro. Ele terá a força em baixa rpm que vc está sentindo falta. Infelizmente, as fábricas deixam o ajuste do carro bem perto do pobre e isso não dá o desempenho que esperamos. Até o meu C4 VTS 180cv, se eu não saio acelerando em subidas, ele pode morrer, por culpa de todos esses detalhes mesmo.

Boa sorte e conte-nos suas novas experiências depois.

Abraço,
Rodrigo.

mmbdp
Moderador
Estado: RJ
Veiculo: C4 Pallas GLX Manual

Mensagem por mmbdp »

Esse ROD sabe TUDO, TUDO mesmo.

Tava lendo esse tópico e analisando pq não sentia essa baixa potência no arranque, daí vem o Rodrigo e explica: é que quando o chip do carro foi remapeado, pedi exatamente isso pro Virgílio, mas torque desde a mais baixa rotação possível, mesmo que isso fosse fazer o carro consumir um pouco mais. Pedi isso só pelo fato que que uso muito mais o carro no trânsito, com o carro em baixa.

Agora entendi, brigadão aé Rod.

Luis Goethe
Membros

Nossa realmente uma aula Rodrigo, obrigado.

Realmente eu não subi muito o giro nessas horas, faz todo o sentido.

Falando em remapeamento, eu já tinha ouvido falar do recurso e da própria Nasca Chips.

Um amigo fez no Gol G5 dele 1.6 e o carro ficou um foguete, com um arranque inacreditavel.

Ele me levou para dar uma volta e o carro arrancava muito rápido de primeira e cantava pneu quando passava pra terceira ainda, não acreditei na hora.

O que vocês me dizem, já que fizeram e conhecem.

Pelo que eu entendi será feito uma reprogramação da estrutura de distrubuição de performance do carro é isso mesmo?

Esse ganho me foi dito que seria na casa de 10%, não sabia dessa de aumentar potencia em giros mais baixos.

O que vocês acham vale a pena eu fazer esse remapeamento?

Também dirigo muito em cidade, moro na zona sul de são paulo e transito e zona sul de são paulo são sinonimos em qualquer dicionário, um motor mais esperto em baixas seria muito útil e seguro nessas situações.

[]s

mmbdp
Moderador
Estado: RJ
Veiculo: C4 Pallas GLX Manual

Mensagem por mmbdp »

Com certeza. O carro fica muito esperto. Gostei muito do resultado. Daqui a pouco o Rod ou outro expert te indica um lugar legal, pois não conheço em São Paulo.

duducas
Membros
Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual

Mensagem por duducas »

Tenho o mesmo carro com o mesmo motor 1.6 e não sinto essa dificuldade nas saídas.

Muito pelo contrário, apesar do tamanho, o carro é bem ágil. Meu carro está com mais de 10.000km...

RodVTS98
Moderador

Mensagem por RodVTS98 »

MUITO OBRIGADO, Marcellão e Luis!
Luis Goethe escreveu:....

O que vocês me dizem, já que fizeram e conhecem.

Pelo que eu entendi será feito uma reprogramação da estrutura de distrubuição de performance do carro é isso mesmo?

Esse ganho me foi dito que seria na casa de 10%, não sabia dessa de aumentar potencia em giros mais baixos.

Também dirigo muito em cidade, moro na zona sul de são paulo e transito e zona sul de são paulo são sinonimos em qualquer dicionário, um motor mais esperto em baixas seria muito útil e seguro nessas situações.

[]s
Luis, a reprogramação da injeção é uma artimanha legal para otimizar as respostas do motor do seu carro, principalmente onde as fábricas deixam folgas, seja por motivo de economia de combustível, seja por motivos de controle de emissões ou por vida útil do motor..., enfim, sempre existem "buracos" onde pode-se ganhar algo.

O que é feito, é reparametrizar as curvas de avanço de ignição e alimentação do motor em cada faixa de rpm e em cada mapa de carga do motor. Normalmente, as injeções possuem mapas de injeção para cobrir as mais diversas necessidades e situações de carga (pedal do acelerador x subidas ou descidas ou ruas planas), com isso otimizando bastante o consumo e os níveis de emissões de poluentes. A reprogramação vem explorar esses possíveis buracos e tenta restabelecer torque e potência a níveis mais altos, dando maior prazer na condução.

O resultado alcançado é sempre em torno de 10% a mais de toque em baixa rpm e potência em alta rpm. Em geral, teu carro vai melhorar muito, porque vai responder muito mais prontamente a qualquer aperto no acelerador.

Eu indico você fazer a reprog... fala com o pessoal da Nascar, coloque um filtro esportivo e faça a reprog... vc vai gostar muito!

O Marcello (mmbdp) fez e pode te dar relatos a respeito do comparativo, antes-depois...

Abração e boa sorte,
Rodrigo.

Luis Goethe
Membros

Que isso Rodrigo, eu que agradeço estou aprendendo muito com esse post.

Eu já estava bem inclinado a fazer quando conversei com o meu amigo ele fez na Nascar com o Gol 1.6 dele, não acreditei no resultado. Ficou MUITO mais forte o carro o arranque dele era inacreditável.

Minha única dúvida é quanto a garantia, mexer no filtro e reprogramar o chip não acarreta em perda de garantia?

Peguei o carro há uma semana então tenho 2 anos ainda, mas se a coisa melhorar tanto assim e não perder a garantia caio pra dentro mesmo.

O pessoal que fez a reprog pode dar um testemunho de como sentiu o carro depois, li que no C4 a jogada é diferente de outros carros.

E o consumo aumenta muito?

[]s

RodVTS98
Moderador

Mensagem por RodVTS98 »

Luis.

Quanto à garantia, dizem que não perde, porque não é um tipo de variável acessada comumente em revisões. O problema é se vc tiver algum defeito no motor do carro ou injeção e o pessoal for fazer uma recarga do software.. é uma possibilidade remota, mas é bom ressaltar. Quanto ao filtro, normalmente ninguém fala nada, mas se vc tiver algum problema relacionado a consumo (por exemplo), a Citro vai dizer que o problema é aquele filtro... não tem jeito!... É assim que funciona!..

Quanto ao consumo, normalmente não aumenta muito..., mas como o carro vai andar mais, você vai pisar mais, então há um efeito inevitável de aumento de consumo, pelo menos nos primeiros KMs...

Abração,
Rodrigo.

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais”