Novidades relacionadas a linha C4.
mrafaelj
Membros
Estado: PR
Veiculo: C4 Pallas GLX Manual

Regras para uso do farol de Xenon...

Mensagem por mrafaelj »

Saiu no jornal aqui de Curitiba:

"Segundo informações do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), todo carro equipado com lâmpadas de xenônio deve vir obrigatoriamente com regulagem automática de altura do facho e lavadores (normalmente, instalados no pára-choques e direcionados para os faróis). Esses dois itens têm a função de evitar que a iluminação gerada pelas lâmpadas de xenônio ofusque os motoristas de outros veículos. Ainda de acordo com o Denatran, essas exigências valem tanto para automóveis que já saem de fábrica com o sistema como para aqueles que recebem o kit em concessionárias ou lojas de acessórios. Ou seja, estão irregulares os carros com farol de xenônio sem estes dois dispositivos.
Ainda segundo informações do órgão de trânsito federal, a substituição do sistema de iluminação original do veículo deve ser informada antecipadamente ao Detran-PR, que deverá emitir uma autorização. Além disso, após a instalação do kit, o carro precisa passar por uma inspeção em um organismo credenciado."

Se realmente esta informação proceder, vou ter que tirar minha lâmpadas... O meu Pallas tem regulagem elétrica (não automática), mas não tem lavador. Só o Pallas Exclusive e o VTR é que poderão ter...
C4 Pallas GLX mecânico
prata 2008
rodas 17´- pneus 235/45

colpaulo
Membros
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Re: Regras para uso do farol de Xenon...

Mensagem por colpaulo »

mrafaelj escreveu:Saiu no jornal aqui de Curitiba:

"Segundo informações do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), todo carro equipado com lâmpadas de xenônio deve vir obrigatoriamente com regulagem automática de altura do facho e lavadores (normalmente, instalados no pára-choques e direcionados para os faróis). Esses dois itens têm a função de evitar que a iluminação gerada pelas lâmpadas de xenônio ofusque os motoristas de outros veículos. Ainda de acordo com o Denatran, essas exigências valem tanto para automóveis que já saem de fábrica com o sistema como para aqueles que recebem o kit em concessionárias ou lojas de acessórios. Ou seja, estão irregulares os carros com farol de xenônio sem estes dois dispositivos.
Ainda segundo informações do órgão de trânsito federal, a substituição do sistema de iluminação original do veículo deve ser informada antecipadamente ao Detran-PR, que deverá emitir uma autorização. Além disso, após a instalação do kit, o carro precisa passar por uma inspeção em um organismo credenciado."

Se realmente esta informação proceder, vou ter que tirar minha lâmpadas... O meu Pallas tem regulagem elétrica (não automática), mas não tem lavador. Só o Pallas Exclusive e o VTR é que poderão ter...

Amigo,

1. Acho um absurdo, é um excesso da lei Brasileira, concordocom a regulagem elétrica dos faróis, mas pq tem que ser automática? E o lavador, que diferença vai representar?

2. Se isso realmente for verdade, só será permitido o xenon nos carros que vem de fábrica, no caso da Citroen, o Pallas e o VTR que vem de fábrica com o xenon tem lavador, o restante não vem, e seria inviável fazer a instalação do xenon e mais o lavador.

3. Quero ver a fiscalização acontecer, é mais daquelas leis que vieram para não pegar, só vai servir para a caixinha extra de fim de mês.

ABS
colpaulo - São Paulo

VTR2008
Moderador
Estado: RS
Veiculo: C4 VTR
Contato:

Mensagem por VTR2008 »

Acho exelente a idéia de fiscalizar isso....só não entendi o regulagem automática da altura do facho do farol....o VTR é direcionável para os lados e não para cima e para baixo...quando eu baixei meu VTR tive que regular os farois manualmente...com uma chave...pq eles ficaram com o facho muito alto...
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006

www.pastorecc.com.br

colpaulo
Membros

Mensagem por colpaulo »

VTR2008 escreveu:Acho exelente a idéia de fiscalizar isso....só não entendi o regulagem automática da altura do facho do farol....o VTR é direcionável para os lados e não para cima e para baixo...quando eu baixei meu VTR tive que regular os farois manualmente...com uma chave...pq eles ficaram com o facho muito alto...
Pelo que entendi, a regulamentação exige regulagem automática de altura, tipo os Land Rover.

É tudo coisa de algum deputado que faz a lei, sem entender uma porra do assunto, coisas de Brasil.
colpaulo - São Paulo

VTR2008
Moderador
Estado: RS
Veiculo: C4 VTR
Contato:

Mensagem por VTR2008 »

Sim...mah no caso as Land Rover já vem com Xenon de fábrica...então...essa regulamentação não vai permitir queninguém bote xenon...heuhauea...pra mim...teria que passar por uma vistoria...gratuita...e ter regulagem manual (interna)...do facho de farol....isso já estaria bom...
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006

www.pastorecc.com.br

colpaulo
Membros

Mensagem por colpaulo »

VTR2008 escreveu:Sim...mah no caso as Land Rover já vem com Xenon de fábrica...então...essa regulamentação não vai permitir queninguém bote xenon...heuhauea...pra mim...teria que passar por uma vistoria...gratuita...e ter regulagem manual (interna)...do facho de farol....isso já estaria bom...

Pelo que entendi da lei, só com lavador de farol e com regulagem ATOMÁTICA de altura dos faróis.

Acho q a intensão do porra do assesor que fez o projeto de lei que algum deputado assinou, é de difucultar e impossibilitar a instalação de xenon, quem quiser o xenon vai ter que comprar o carro já com ele instalado na fábrica.

Esse pais é mesmo muito difícil de viver.
colpaulo - São Paulo

bruno figueiredo
Moderador
Estado: RJ
Veiculo: Outros
Contato:

Mensagem por bruno figueiredo »

Não esquentem com isto não. Não ha nada decidido ainda. Além do mais, os C4, tem Xenon de fábrica. Como opcionais, mas tem. Qual o vistoriador que vai ter conhecimento de todos os carros e modelos que tem?
Até isto ser regulamentado, e passar a prática, mt tempo vai passar, e até lá, não tem como ser proibido. E quando isto virar prática, já estaremos com nossos Xenon reguláveis e laváveis de fábrica.
Relax.
Abs
Bruno Figueiredo.

colpaulo
Membros

Mensagem por colpaulo »

bruno figueiredo escreveu:Não esquentem com isto não. Não ha nada decidido ainda. Além do mais, os C4, tem Xenon de fábrica. Como opcionais, mas tem. Qual o vistoriador que vai ter conhecimento de todos os carros e modelos que tem?
Até isto ser regulamentado, e passar a prática, mt tempo vai passar, e até lá, não tem como ser proibido. E quando isto virar prática, já estaremos com nossos Xenon reguláveis e laváveis de fábrica.
Relax.
Abs
é isso mesmo, mais uma lei q não vai pegar
colpaulo - São Paulo

AmP-
Membros
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Automático

Mensagem por AmP- »

o exclusive não vem com lavador de farol, só com regulagem. A não ser que o carro venha com o pack technologique (acho que é assim que escreve) + o direcional.
Pelo menos o meu não tem! :p

bruno figueiredo
Moderador
Estado: RJ
Veiculo: Outros
Contato:

Mensagem por bruno figueiredo »

Este pacote de opcionais do Exclusiv, que inclui o xenon direcionavel, é igual a Deus. A gente sabe que existe, mais nunca viu.
O que eu quiz dizer. É que com todos estes detalhes que nós conhecemos, mas, a maioria não conhece. Fica mt difícil para um vistoriador do Detran, que tem que vistoriar todos os tipos de carros do mercado. Afirmar com segurança, que o farol de xenon do seu Pallas, bonito, novinho e cheiroso, não é original de fábrica. Pode ter certeza que carros populares ou mais antigos, vão ser reprovados na vistoria, pois todos sabem que este equipamento não é oferecido nem como opcional para eles. Mas no caso dos C4, pelo menos no início, não vai ter problema.
Abs
Bruno Figueiredo.

Responder

Voltar para “Notícias”