Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
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Jairo L. Corso
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Re: Fabricação francesa X Fabricação argentina

Mensagem por Jairo L. Corso »

Olá.
Deco, não é correta a tua afirmação "...já que tdo mundo que compra flex soh coloca alcool mesm...". O álcool ou a gasolina é uma opção que deve, e com certeza, é levada em consideração cada vez que se vai ao posto. A conta é simples e muitos fazem: (Álcool menor que 70 por cento do valor da gasolina vai-se de álcool; caso contrário, gasolina direto).
Aqui na minha região (serra gaúcha) o álcool é mais caro e não é vantajoso. Meu hatch exclusive BVA está com 1400 km. Abasteci-o três vezes com Pódium, duas com Supra e a última com álcool (R$2,15), só pra ver a média.
Na gasolina 9,6 km/l no geral (ar ligado) com picos de até 13,7 km/l na estrada (Obs.: meu pé é do tipo pesado);
No álcool 8,4 km/l no geral (ar ligado) com pico de 9,3 na estrada.

Desculpem pela fuga do tópico mas era necessária esta intervenção.

Resumindo, a fabricação neste ou naquele país de um ou outro modelo de qualquer marca deve-se ao fato da estratégia da empresa, sempre com o foco nos custos. E isto é aplicado não apenas aos automóveis, mas em qualquer produto.

Meu hatch "pega na primeira batida da chave", não "morre" e vai longe.

E se estivéssemos em uma aula de estatística diria que a amostra de problemas relatados aqui, diante do universo de C4s que há no país - e no Clube - é despresível.

É óbvio que quem está enfrentanto algum problema não está contente, nem eu seria diferente, e estamos aqui para trocar idéias e dicas para solucionar estes problemas.

Até.
Um abraço a todos os C4treros.
Champagne para todos e para as damas em primeiro lugar, afinal sem elas nós não seríamos muita coisa mesmo.

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Dec0 VTR
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Re: Fabricação francesa X Fabricação argentina

Mensagem por Dec0 VTR »

Jairo L. Corso escreveu:Olá.
O álcool ou a gasolina é uma opção que deve, e com certeza, é levada em consideração cada vez que se vai ao posto. A conta é simples e muitos fazem: (Álcool menor que 70 por cento do valor da gasolina vai-se de álcool; caso contrário, gasolina direto).


E se estivéssemos em uma aula de estatística diria que a amostra de problemas relatados aqui, diante do universo de C4s que há no país - e no Clube - é despresível.

Concordo que mtos fazem a conta, mas parafraseando a sua afirmação sobre os relatos de problemas:

"se estivéssemos em uma aula de estatística diria que a quantidade de pessoas que fazem essa conta, diante do universo de pessoas que possuem carros flex no Brasil - e no Clube - é desprezível"


Abraços cara.

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marcusthedriver
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Re: Fabricação francesa X Fabricação argentina

Mensagem por marcusthedriver »

Nesse tópico eu concordo com o Deco, o nível de C4s hatch e pallas com problemas é preocupante. O pallas antes de virar flex não apresentava tantos problemas... Não sei se é pelo fato do modelo ser flex, ou a qualidade do carro em si que caiu mesmo...

Também não é por que tenho um VTR, mas considero o modelo de fabricação francesa superior! andei num hatch argentino flex, 2.0 o motor não gira "liso" como o meu...

Enfim, acredito que a citroen deveria se preocupar com isso, pelo menos um pouco, porque esse tipo de informação, quando difundida queima o filme do carro e da marca...
Claro que alguns podem falar, ah mas o gol G5 da volks também tá dando problema... mas a imagem dela é tão forte que duvido que vai afetar o produto no fim das contas...
Marcusthedriver - Agora de Japonês (sacrilégio eu sei rs) Nissan March SV 1.6 16v

Cyro
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Re: Fabricação francesa X Fabricação argentina

Mensagem por Cyro »

Em parte concordo com todos as opiniões apresentadas, mas gostaria de lembrar que o C4 não é o único que apresenta problemas com a "adaptação" para flex. Acho que o Deco tocou num ponto importante ao mencionar a questão de termos a opção de comprar um carro a álcool puro. Poderia ter uma adaptação muito mais fácil e ao mesmo tempo melhor. Quem tem mais idade como eu sabe como eram os carros a álcool da década de 80. Apesar da pouca tecnologia da época (lembrar que todos eram com carburador) os problemas eram menores que os atuais e o consumo semelhante aos atuais. Se levarmos em conta os aprimoramentos desde então é óbvio que o carro flex não encontrou ainda seu lugar em termos de acerto. Pra mim carro flex não é nem um carro com desempenho de álcool, nem com consumo de gasolina. O que as montadores não querem é ter dois padrões de motores em linha de produção. Melhor produzir um meia boca pra todo mundo, do que 2 padrões que atendam interesses distintos em função de região e mesmo de interesse pessoal. O próprio consumidor segue este padrão imposto pelas montadoras ao "preferir" um flex, em detrimento a um carro a álcool puro. Gostaria muito de ver como seria hoje um carro produzido integralmente para rodar com álcool. Se pegarmos a evolução dos últimos 20 anos, teríamos carros a álcool muito melhores que qualquer flex que se possa comparar.
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mmbdp
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Re: Fabricação francesa X Fabricação argentina

Mensagem por mmbdp »

Beleza de tópico Deco,

há muito tempo já falo aqui: o controle de qualidade da fábrica na citröen na Argh! Gentinha! é um LIXO!

Como tenho um C4 argentino, já comparei diversos detalhes de montagem e mesmo de fabricação. Eu mesmo já corrigi vários deles. A suspensão do meu carro foi toda reapertada (e muito) com três meses de uso. O acabamento interior eu mesmo reapertei todo. Um dos faróis era desalinhado de fábrica.

Tudo defeito bobo, resolvido na garantia. Compensa muito ter um C4 ainda assim, muito superior em desempenho, tecnologia e beleza se comparado a qualquer carro na sua faixa de preço - e até alguns mais caros.

Ah, esqueci do flex? Não. Agradeço muito por ter comprado o carro ANTES do frexi. Um FIAT flex que tive ao ser abastecido com álcool ficou rebolando que nem mulata. Nunca mais foi o mesmo. O Toyota daqui da patroa é flex mas só anda com gasolina. Eu hein, crise conjugal por causa de combustível nunca mais.

Sinceramente, eu estou com o Cyro, ou álcool ou gasolina. O Brasil já rodou com uma quantidade enorme de carros à álcool até que se resolvesse internacionalmente a acabar com a "crise" do pretoil.

O que isso tem a ver com a fabricação argh! Gentinha!?

Coincidentemente na Argh! que Gentinha NÃO TEM ÁLCOOL prá vender. Estão fabricando lá algo que eles NUNCA usaram. E o pior, com um controle de qualidade FROUXO ou INEXISTENTE. Daí o carro sai fabricado com um programa de injeção e ajuste de central eletrônica para utilização de um combustível totalmente diferente do argentino. Até nossa "gasolina" é diferente.

Daí prá complicar enfiam um programa mal feito prá fazer o carro rodar FLEX. Vem o carro pro Brasil, onde se falsifica até cabeça de alfinete, gasolina batizada, álcool cheio d'água.

O mais grave nisso é que o comprador não tem que levar o carro para um reaperto ou pequena troca de peças. O carro fica parado na rua, com o dono revoltado dentro!

Tudo isso seria bobagem se a Citröen tivesse mais cuidado na fabricação dos C4 na Argentina. Não dá prá montar um carro tão cheio de tecnologia como se faz FUSCA. Muito menos prá fabricar peças prá esse carro pensando tão somente no corte de custos, lanternas entrando água, consoles com rebarba plástica.

Resumindo: A fabricação argentina é pior que a francesa, quer pela qualidade dos componentes, quer pela montagem em si. O carro é bom na essência, mas necessita de um CONTROLE DE QUALIDADE à altura do projeto.

jpfransa
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Re: Fabricação francesa X Fabricação argentina

Mensagem por jpfransa »

Ta na cara q aceleraram o processo flex dos c4's... e nao tendo controle de qualidade bom, dá isso mesmo, meu irmao tinha vtr e eu tenho um hatch agora.. nenhum dos 2 deu problema .. graças!!!

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brunollo
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Re: Fabricação francesa X Fabricação argentina

Mensagem por brunollo »

Bom, eu tenho, além do VTR, um Tigra de 11 anos na garagem. Um dos primeiros vindo para cá, feito na Alemanha, ainda, nem na espanha, de onde foram importados a maioria. Esse Tigra já conviveu com um Polo Sedan, um Astra, um Ecosport e um Vectra, os 4 nacionais (meus e eu que cuidava da manutenção). Ele hoje tem quase 160 mil quilômetros. E sempre foi submetido à manutenção normal (até mais "relaxada" que a dos carros de dia-a-dia, já que algumas vezes prazos pra fazer manutenção do Tigroso foram perdidos.) Ele nunca estourou uma bucha, ou um pivô, e as peças têm um cuidado e esmero de fabricação tal que a resistência delas é fenomenal. Um exemplo é o dos rolamentos traseiros, que foram trocados só com 130 mil km. ele sempre deu menos trabalho e manutenção não programada que os outros carros. Os outros carros sempre foram mais novos, e dirigidos de forma muito menos abusada (ninguém compra um carro desses impunemente... hehehe) mas sempre deram mais problemas. O que eu quero reafirmar é que, sim, o controle de qualidade europeu é muito, MAS MUITO superior ao brasileiro. O acabamento é muito superior, a construção é melhor, os detalhes são melhor pensados, os ajustes são mais bem-feitos, as opções são maiores. E a Europa hoje compra menos carros que o Brasil. O consumidor europeu é mais respeitado sim.
Minha tolerância anda negativa com asneiras...

fabiop
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Re: Fabricação francesa X Fabricação argentina

Mensagem por fabiop »

hnk2 escreveu:(meu user hnk travou, tive que criar o hnk2)

Esse era um tópico que queria abrir, mas não deu coragem.
Fiquei com medo do pessoal mais antigo achar ruim, pois tenho poucas mensagens e quem seria eu pra questionar a qualidade da Citroen.

Tenho (ou tinha, não sei mais) a intenção de comprar um C4.

Entrei no forum com idéia de um C4 Hatch 1.6.
Mas como o 1.6 vem com roda de ferro (num carro desse nível??? tá, pra baixar custos, corta até a mãe da festa :) ) e pra colocar a 16 polegadas original vai uma boa grana, compensa mais um GLX 2.0.

OK até aí. Modelo decidido, vamos ver o que o pessoal anda falando dele.

MEU DEUS!!! Quantos problemas. Relatos e mais relatos. Quanta insatisfação! Um ou outro dá sorte do carro tá bom.

Quer dizer, um carro de quase 60 mil, você tem que ter sorte pra não ser "premiado" com um carro bichado de fábrica??? Ahh, mas leva na assistência que tudo nessa vida tem jeito ( menos pra morte é claro...)

Detalhe MUITO IMPORTANTE: não se esqueça de parar o carro onde estiver, desligar, achar o número da Citroen e ligar pedindo reboque. Porque se você se dirigir pra concessionária com o carro, você não tem direito a carro reserva. Incrível!

Se der sorte, em 15 dias tem o problema solucionado. Vão abrir seu motor, seu câmbio, ligar seu carro no computador e fazer um acerto da eletrônica do carro e várias outras coisas.

Nada contra carros da Argentina. Tenho um Focus 2003 e a única coisa que tive que fazer até agora foi trocar a pastilha de freio, trocar 1 par de pneu, óleo e filtros. 39.000 KM. Acho que tive sorte até o momento.

QUERO MUITO comprar meu C4 hatch GLX 2.0 manual prata (de preferência com o conta giros no volante). Mas estou com medo de contar com a sorte.
60.000 não cai do céu. Por que comprar um carro de 60.000 se posso comprar um de 30.000? Quero comprar um de 60.000 e poder contar com um carro de qualidade. Qualidade!

Já ouvi muito "até bebês nascem com problema"... mas o caso aqui é a alta incidência de relatos de problemas. Esse é o caso.

Uma outra teoria é a de quem compra e não dá problema, não tem tempo de entrar na internet e ficar olhando forums sobre seu carro. Ele tá curtindo.
E quem compra e dá problema, tenta "se informar e conformar" buscando repostas no São Google e acaba achando este forum.

Essa pode ser uma possível explicação da alta quantidade de relatos de problemas. Tenho que crer nisso pra ter coragem e ser macho de ir lá e comprar meu C4! hahahah

Dos VTR, li apenas um ou outro problema de pastilha que empenava e fazia a direção vibrar. Mas que me lembre só... Já desses FLEX...

UFA... Coloquei pra fora o que tava me agoniando.
Por favor, o pessoal mais experiente e mais rodado com os Citroen, e os novos users, postem suas opiniões. Quem sabe isso não seja apenas uma falsa impressão.

Abraços a todos.

Você vai ter que contar com a sorte em todo e qualquer carro ou outro produto que comprar.

Peguei meu C4 há 3 semanas, depois de 10 meses com um Tiida (que comprei 0km) e ficou um total de 92 dias parado na concessionária por defeitos. "Só" 2 vezes que ele foi guinchado. Detalhe que nesses 10 meses, rodei 8.000km com o carro. Esse foi o pior carro que já tive na vida.

Só ganhou para um Logus, que também comprei 0km, que fundiu o motor com 5.000km. Imagine que legal, um carro com 6 meses de uso com motor trocado.

Minha esposa teve um Fox (um carro que sempre "desconfiei") por 2 anos e o carro nunca deu o mínimo problema. E ela rodou 40.000km nesse período.

Então não tem jeito: independemente da marca, você pode ser "premiado".

P.S. - Lógico que estou falando de marcas consolidadas. Se vc comprar um Effa, por exemplo vai ter chance bem maior!

foxmc
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Re: Fabricação francesa X Fabricação argentina

Mensagem por foxmc »

Bem, mais uma pra esse comparativo. Hoje a bateria do Pallas morreu. Teve de ser trocada, e na hora que vimos a bateria, não era a DELCO que a Citroën utiliza na Europa e que vem nos VTR, Picasso e Grand Picasso! Era uma bateria Willard, colombiana, desenvolvida pelos irmãos Pepe e Pablo, em 1927! A bateria não durou nem 2 anos... Os argentinos estão economizando DEMAIS!
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bruno figueiredo
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Re: Fabricação francesa X Fabricação argentina

Mensagem por bruno figueiredo »

Provavelmente a construção do VTR, e outros modêlos que vem da França, seja melhor do que a dos carros montados na Argentina. Entretanto, não estou entendendo bem a posição de alguns. Vcs estão parecendo aqueles membros que entram pra detonar o carro, achando que só os modêlos da Citroën dão problemas. Quantos membros registrados no nosso forum nunca se manifestaram para reclamar de nada dos seus carros? Será que os que se queixam são a maioria, como alguns estão dizendo por aqui? Claro que não! Ninguém aqui tem esta estatística. Tudo fica no campo do "ACHISMO". Agora me procupa que moderadores e membros antigos do forum, venham falar tal coisa. Todos tem direito de expressar sua opinião. Mas alguns aqui são Formadores de opinião. Já tive carros considerados referência em confiabilidade, como Santana e Corolla, e meu Pallas até agora não deixou nada a desejar em comparação a nehum deles, muito pelo contrário. Talvez eu tenha sido "sorteado" com uma unidade bem montada então.

Abs.
Bruno Figueiredo.

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