Criou alguma Modificação no seu C4? Acrescentou algo que não veio de Série? Publique aqui e Ensine Como! Tem alguma Idéia mas não sabe Executar? Pergunte aqui!
Cyro
Moderador
Estado: MG
Veiculo: Outros

[TUTORIAL] Desmontando o Painel - Com e Sem Navidrive

Mensagem por Cyro »

A partir das fotos que o Marcello (mmbdp) mandou para me ajudar a desmontar o painel do carro, estou postando um tutorial com a desmontagem completa do painel central do C4 em duas versões: sem Navi (Pallas do Marcello) e com Navi (meu VTR).
Crédito total ao Marcello pelas fotos. Eu só adicionei umas setas e as fotos do meu carro.

Inicialmente deve-se retirar o acabamento da alavanca de câmbio com um movimento forte para cima:
Imagem
Imagem
Imagem
OBS: no meu carro não saiu de jeito algum. Mas dá pra continuar o serviço soltando apenas a moldura da parte inferior e elevando a proteção e o acabamento que se solta do console com leve pressão para cima:
Imagem

O próximo passo, bem simples, é a retirada do cinzeiro, que é normalmente solto bastando apenas puxá-lo para cima e para trás:
Imagem

No final terá este especto:
Imagem

Passo seguinte: retirada da moldura inferior central.
Inicialmente faça uma pressão de baixo para cima na moldura em sua parte próxima a alavanca de câmbio. A pressão deve ser gradativa e constante. Não puxe com muita força ou "de soquinho":
Imagem
Deixando a parte inferior solta, prepare um gancho com arame grosso em forma de U. É importante que o gancho tenha uma largura próxima da que se observa nos orifícios do frontal do som, para entrar bem paralelo:
Imagem
Coloque 2 suportes desses nos dois lados do som enfiando aproximadamente 5cm para dentro. Ficam 2 alças pra fora que devem ser forçadas no sentido da lateral do som para liberar as presilhas internas.
Imagem
Ao perceber que o aparelho está se soltando, mantenha a pressão em sentido lateral e tracione as alças que o som sai facilmente:
Imagem
Antes de puxar totalmente libere o conector dos fios, da antena, do auxiliar, da traseira do som. Todos se conectam com presilhas que são facilmente soltas. Não puxe sem soltar as presilhas.
Modelo do conector do Navi:
Parte conectada ao som:
Imagem
Visto por trás:
Imagem
Vista traseira do Navi:
Imagem

Tracione de trás para a frente, com a ponta do dedo a proteção que fica ao lado do som, começando de cima para baixo:
Imagem
Imagem

Com uma chave torque solte os dois parafusos que fixam o painel:
Imagem
Imagem

Agora tracione a peça inteira de trás para frente pelas laterais:
Imagem
Imagem
Imagem

Solte agora o painel superior (que envolve o CB ou a tela do Navi). Primeiro solte as duas linguetas que o prendem com um leve movimento com uma chave na direção da lateral para o centro dos dois lados:
Esquerdo:
Imagem
Direito:
Imagem

Tracione lentamente o painel superior no sentido indicado:
Imagem

Solte o frontal do ar-condicionado, liberando duas presilhas superiores:
Imagem

Aspecto final da desmontagem:
Imagem

Retirando a tela do Navi:
Soltar 4 parafusos torque (2 em cada lateral da tela):
Imagem
Soltar o conector do Navi:
Imagem
Imagem
Tela solta:
Imagem
Imagem

Aspecto final:
Sem Navi:
Imagem
Com Navi:
Imagem

Detalhe de curiosidade. Alguém sabe que conector é este que está junto do conector do ar-condicionado e não se conecta a nada?
Imagem
Imagem

BICUDO
Moderador
Estado: SP
Veiculo: C2 VTS do Bicudo

Re: [TUTORIAL] Desmontando o Painel - Com e Sem Navidrive

Mensagem por BICUDO »

to rindo sozinho.....esse fim de semana foi de desmontar o painel.....tambem desmontei o meu para ver qual as reais possibilidade de executar um projeto multi media para o C4 e para minha supresa varias possibilidades...umas mais complexas e outras até bem simples com resultados muito boms....
mas isso eu vou abordar em uma outra oportunidade....

Muito bom Cyro e Marcelo.....pena que esse tutorial não tava ontem aqui ....tive que fazer vendo o video de desmontagem que tem no Youtube mesmo......mas deu tudo certinho....

+ 1 para a turminha Multi media do C4.....

Cyro
Moderador

Mensagem por Cyro »

Tava precisando da ajuda do povo pra uma coisa simples: como retirar essa peça plástica que fica embaixo da alavanca do câmbio:

Imagem

PS: a seta na foto não tem nada a ver com o assunto, pois foi tirada do tópico completo. O que eu quero saber é esse plástico amarelo esverdeado na ponta da alavanca de câmbio.
Imagem

memarques
Membros
Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual
Contato:

Mensagem por memarques »

Desculpem "acordar esse tópico", mas estou com um hatch há pouco tempo e deixei para o inicio do ano algumas mudanças. Tá muito loco esse final de ano prá mim.

Pretendo colocar um multimedia, e trocar os falantes, colocar um pequeno sub e power no carro. Enquanto isso vou lendo o que posso.

Seguinte, vendo o console do C4 "parece" que pode haver algum espaço atras dessa desmontada mostrada aqui, ou seja mais pra tras. Alguém já desmontou mais um pouco? Tem mais espaço atras a ponto de poder caber um amplicador lá? Temos fotos de como "continuar" desmontando?

Abraços
Bom Natal e Próximo ano a todos
Mauro
C4 2.0 GLX BVA Hatch preto (desde 01-12-2009)

mmbdp
Moderador
Estado: RJ
Veiculo: C4 Pallas GLX Manual

Mensagem por mmbdp »

Beleza Mauro,

não tem essa de acordar tópico aqui. Parabéns por ter postado no lugar certo em lugar de abrir outro tópico.

Seguinte: ali atrás desse console central não tem espaço pra nada, e tem muita coisa importante ali, caixa do ar, central eletrônica...

Módulo se não for grande cabe atrás do porta luvas, tem um revestimento de veludo ali, vc tira e faz em madeira, parafusa o módulo e os crossovers ali. Os meus boosters eram assim:

viewtopic.php?f=19&t=929&st=0&sk=t&sd=a ... gastar+mto

Depois comprei outro módulo que não cabia ali, daí pus no chao (não usei a mala):

viewtopic.php?f=19&t=1496&p=16743&hilit=DTI#p16743

O BOLD pôs o dele embaixo do banco, mas não sei se tem foto aqui.

O NICO, CYRO e outros tantos puseram no porta-malas, o mais comum.

Boa sugestão de leitura pra vc é a colocação de manta acústica nas portas, até porque, se vai trocar os falantes, já vai estar com a porta desmontada...

viewtopic.php?f=20&t=2952&p=34546&hilit ... yro#p34540

E o positivo pro amp:

viewtopic.php?f=19&t=2693&p=37338&hilit=positivo#p37338

Qualquer coisa, só perguntar...

memarques
Membros
Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual
Contato:

Mensagem por memarques »

mmbdp (marcello)

Obrigado pela resp. Achei que tivesse lido TUDO desse forum, especialmente sobre som e multimedia, mas os links que vc deixou me fizeram até ficar com vergonha de não os ter lido ... kkkk sorry

Sou de área tecnica e há algumas décadas atras eu escovei muito BIT, hj em função mais gerencial dou meus patacos, mas não ponho mais TANTO a mão na massa, de qualquer forma leio e participo de muitos forums mundo afora (esse é mais um q faço com prazer) por isso minha colocação.

A primeira idéia seria a "patroa" ficar com o hatch, mas estou gostando tanto dele que "acho" que ela vai ficar com a picasso e eu com ele (dançou) kkk.

Sou modelista (avião, helicóptero, e nos ultimos 15 anos => carrinho radio controlado). Era o mecanico do meu filho (que se tornou piloto) e esse hobby/esporte (até ele casar) foi minha alegria durante muito tempo (participamos de mundias por exemplo). Agora pretendo arrumar um hobby. Mexer em carros, e talvez até comprar um KIT para montar um buggy, hot rod ou qq coisa assim, mas vou começar dando um "tapa" no som desse carro, por isso a primeira coisa é ler e aprender tudo de som de carro que consiga.

Aqui é um ótimo lugar, o pessoal troca mesmo muita informação sobre o C4, vocês todos (e agora eu) estão de parabéns mesmo.

Quando começar a fazer alguma coisa no carro vou me preocupar em registrar o que fizer para compartilhar com os novos "imbecis" (assim como este que vos escreve), as boas coisas e as cag...s que acontecerão com certeza assim outras pessoas que como eu estão "sentindo" o que dá para fazer terão outro "boi de piranha" a seguir ou não.

Obrigado novamente
Mauro
C4 2.0 GLX BVA Hatch preto (desde 01-12-2009)

brenodm
Membros
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Manual

Mensagem por brenodm »

Galera, muito legal mesmo as informações postadas aqui. Nunca desmontei um painel antes, mas comprei uma central e pretendo instalá-la pessoalmente (já comecei a rezar para não fazer me..a). O tutorial é extremamente ilustrativo, porém restou-me uma dúvida: meu C4 tem câmbio automático. Como proceder no passo em que se desmonta a manopla?

Cyro
Moderador

Mensagem por Cyro »

Para desmontar o painel, não é necessário tirar completamente a manopla do câmbio. Ao soltar a moldura da manopla de câmbio, você consegue soltar a peça plástica de baixo, apenas passando a moldura do câmbio pelo buraco da peça plástica, deixando a manopla no lugar. Rode a posição da maopla do câmbio até ela passar pelo buraco da peça plástica.

Aconselho que se faça isso, ao invés de tirar totalmente a manopla do câmbio, para evitar inclusive o auto knockout. Pode parecer piada mas eu quase consegui um knockout pessoal. Ao tirar a minha manopla, puxando pra cima, fui forçando até ficar roxo (a desgraçada é muito presa). De repente ela soltou e com a força que fazia veio com tudo no nariz da anta que tava segurando. hahahhahahahahahhahahha.
Sério, abriu na hora... Ainda bem que não tenho medo de sangue. Mas que o nariz sangrou legal, sangrou.
Hahhahahahhahahhahahah
Arakiri by C4. hahahahhahahahhhahaha
Imagem

MarcoVTS
Membros
Estado: DF

Mensagem por MarcoVTS »

Cyro me diz uma coisa... as borboletas internas do meu ar condicionado estão travadas e ele está resfriando só pela parte de cima... eu vi que ficam os dois dultos abertos o do motorista e do passageiro.. vc sabe me dizer se dá para ver as borboletas que abrem e fecham esses dutos... pq se der vou desmontar o painel e ver se consigo arrumar isso. Mas e o cagaço que dá em desmontar em...rsss
Imagem
*****EX - C4 VTS 180CV*****
Imagem

BICUDO
Moderador
Veiculo: C2 VTS do Bicudo

Mensagem por BICUDO »

Marcos vou responder....o duto do ar é uma peça separada...então vc tem que desmontar e encaixar ele de novo
acho que não deve ter quebrado só soltado do encaixe original....vc tem duas regulagem de abertura do ar
a do lado do motorista fecha todo o ar....e a do lado do passageiro fecha só o perfume
então amigo...é só fazer com calma que não estraga nada não....detalhe tem dois parafusos e só
e fica na lateral do radio e do painel do ar atras dos acabamentos em formato de triangulo....
tire esses dois acabamentos primeiro que chega nos parafusos...o resto é facil
espero ter ajudado.

Abs.

Responder

Voltar para “DIY - Faça Você Mesmo”