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Re: Como desmontar o volante do C4
Parabéns! Depois coloque as fotos do novo volante instalado.
Abs.
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Bruno Figueiredo.
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Re: Como desmontar o volante do C4
Estamos anciosos para ver as fotos do procedimento. Quando postá-las, se possível, discrimine "passo a passo".SANFLORIPA escreveu:VOILÁ, troquei o volante em casa....................
Pessoal dei uma estudada, contei com a ajuda de vocês e troquei o volante do meu C4 Pallas. Agora é couro e ficou show.
levei quase duas horas para fazer a troca, desmontar o volante, os botões, sacar o airbag, foi moleza. Porém quem quiser saber mais detalhes, como como sacar os conectores, e o mais dificil, o alinhamento do volante, é só perguntar.(desliguei a bateria 40 minutos antas, como se comenta por ai, não deu nenhuma pane, tudo ok)
Vou postar algumas fotos, no momento estou sem tempo, e escreverei mais sobre como sacar e trocar o volante, ok.
A proposito, o volante de couro preto, que comprei no ML. estava impecável, só um detalhe, os chicotes que acompanham o volante eram diferentes do meus, o meu tinha um soquete a mais para o airbag, deu um pouco de trabalho, tive que trocar uns pedaços do meu para o novo, nada difícil. Em 40 minutos você faz tudo, com bastante calma, porém esse detalhe do chicote e o alinhamento, me tomou mais de hora.
Pessoal não tem mistério, é só meter a cara e coragem, que qualquer um faz e como adoro desmontar e arrumar coisas (aliás é a minha profissão), foi o maior prazer.
Abraços!
- mmbdp
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Re: Como desmontar o volante do C4
Parabéns ae pela coragem e por ter dado tudo certo. A propósito, vc já testou o AIR BAG?
brincadeirinha...rs
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Re: Como desmontar o volante do C4
Pessoal estou sem muito tempo para criar um tutorial, mas pretendo. Bem, vou descrever um pouco os passos e as dificuldades para sacar e/ou trocar o volante.
Detalhe importante: Nenhuma Capotaria (estofador) faz o revestimento de couro igual ao original, pois o rebaixo que existe na borracha do volante para acomodar a costura do couro, só no volante injetado para essa finalidade, então o revestimento fica em três partes, e mata o detalhe dublo da parte inferior do volante, pode comparar com o original, é muito bonnito e super bem acabado.
- O primeiro passo é desligar a bateria (os dois polos) 40 minutos antes, única coisa que será necessário reprogramar são as estações do rádio, o resto não acontece nada, e o rádio do C4 não pede senha, então não tem com que se preocupar.
- Segundo Passo: sacar o modulo do airbag (simplesmente introduza uma chave de fenda (eu prefiro uma Torks ou alen - por ser arrendodada não arranha nada), pelo orificio na parte de baixo do volante (centro). Ao empurrar as duas travas internas mexem para o lado e solta o módulo do airbag, é só puxar delicadamente com as mãos, não utili-se nenhuma ferramenta, para não marcar os controles do volante, e pronto.
- Terceiro passo: solte os dois conectores elétricos do airbag (detalhe há duas travas por conector, são laterais, é fácil, mas são duas, não puxe se você só soltou uma, pois vai danificar a trava, preste atenção e faça com calma.
Tem C4 com um conector e C4 com dois Conectores, mais o procedimento é o mesmo.
O volante que eu comprei só possuia um lado, então eu usei o meu chicote original ( é só desmontar o controle e passar a fiação pelo orifício do cubo , oconector possui uma capa que é desmontavel, e ele fica pequeno e passa pelo buraco sem problemas.
- Quarto passo, com uma chave tork comprida solte as capas da coluna (são dois parafusos e o terceiro ponto de fixação é por encaixe, a parte de baixo sai fora, e só achar a melhor posição da colina quando soltar a alvanca, e a parte superior, aonde está o contagiro pode dobra para cima do console.
- Quinto passo: solte os 3 parafusos do aro das teclas de comando satélite e solte o plug.
- Sexto passo: solte o conector na coluna do lado direito (abaixo da posição da chave de ignição) é o chicote do volante, possui uma trava em forma de alça (essa que desmonta e fica só o conector pequeno).
- Sétimo passo: com uma chave allen 25, solte o parafusso central do volante,e os três parafusos que ficam debaixo do volante, parte fica e você já pode sacar o volante, é só puxar em sua direção, vem fácil, não precisa usar sacador, como em outros carros.
Nesse momento você está com o volante na mão para fazer o que quiser, é só levar para revestir ou comprar um original em couro e trocar, importante, o ideal é não ultrapassar 24 horas com o carro sem baterias, pois pode perder alguma programação, tal como antiesmagamento dos vidros ou comandos da chave, então programe com que irá revestir o volante para pegar no mesmo dia ( leva uns 30 minutos para desmontar e uma hora para montar*.
- Oitavo passo: montando o volante, a parte mais demorada, não precisa entrar em desespero, é só testar e ter paciência. Pois o mais dificíl e agora, como volante trabalha sobre um cubo fixo (presso por 3 parafusos) e roda uma engrenagem que trabalha como satelite de uma engrenagem maior que nesse casso é o volante) então se ao montar o volante não fica alinhado, você tem que soltar o volante de novo, gira o volante segurando a parte fixa na mão e encaixar na barra de direção, se continuar desalinhado, repita o procedimento, no meu caso cheguei a dar 12 voltas no sentido horário para ficar alinhado. Montava o volante somente já com o airbag conectado para não da erro, e andava com o carro em linha reta, então parava desligava a bateria e não soltava mais a fiação do airbag e repetia o procedimento, reconctava a bateria e andava com o carro, e verificava o desalinhamento, fiz por 3 vezes e acertei o alinhamento sem problemas, só que deu mais trabalho que eu esperava, mas deu certo.
- Nono passo: alinhado remonte tudo na ordem inversa, limpe as peças, reponha os chicotes pelos caminhos originais e por fim encaixe o módulo do airbag.
- Décimo passo: re-conecte a bateria com a sua capa, pois para desligar o polo negativo tem que tirar a capa de proteção e pronto você está com o tão desejado volante.
Agora vamos lá, um baita carro desses, que na maioria já está com banco de couro, um volante de plástico duro não combina, e que já dirigiu e está acustumado a essas frescuras, não dá para deixar o volante de couro, então, não pense duas vezes, mande colocar couro, que com certeza você não irá se arrepender, e qualque dúvida e só perguntar e que tento ajudar da melhor forma possível.
Valeu.............
Detalhe importante: Nenhuma Capotaria (estofador) faz o revestimento de couro igual ao original, pois o rebaixo que existe na borracha do volante para acomodar a costura do couro, só no volante injetado para essa finalidade, então o revestimento fica em três partes, e mata o detalhe dublo da parte inferior do volante, pode comparar com o original, é muito bonnito e super bem acabado.
- O primeiro passo é desligar a bateria (os dois polos) 40 minutos antes, única coisa que será necessário reprogramar são as estações do rádio, o resto não acontece nada, e o rádio do C4 não pede senha, então não tem com que se preocupar.
- Segundo Passo: sacar o modulo do airbag (simplesmente introduza uma chave de fenda (eu prefiro uma Torks ou alen - por ser arrendodada não arranha nada), pelo orificio na parte de baixo do volante (centro). Ao empurrar as duas travas internas mexem para o lado e solta o módulo do airbag, é só puxar delicadamente com as mãos, não utili-se nenhuma ferramenta, para não marcar os controles do volante, e pronto.
- Terceiro passo: solte os dois conectores elétricos do airbag (detalhe há duas travas por conector, são laterais, é fácil, mas são duas, não puxe se você só soltou uma, pois vai danificar a trava, preste atenção e faça com calma.
Tem C4 com um conector e C4 com dois Conectores, mais o procedimento é o mesmo.
O volante que eu comprei só possuia um lado, então eu usei o meu chicote original ( é só desmontar o controle e passar a fiação pelo orifício do cubo , oconector possui uma capa que é desmontavel, e ele fica pequeno e passa pelo buraco sem problemas.
- Quarto passo, com uma chave tork comprida solte as capas da coluna (são dois parafusos e o terceiro ponto de fixação é por encaixe, a parte de baixo sai fora, e só achar a melhor posição da colina quando soltar a alvanca, e a parte superior, aonde está o contagiro pode dobra para cima do console.
- Quinto passo: solte os 3 parafusos do aro das teclas de comando satélite e solte o plug.
- Sexto passo: solte o conector na coluna do lado direito (abaixo da posição da chave de ignição) é o chicote do volante, possui uma trava em forma de alça (essa que desmonta e fica só o conector pequeno).
- Sétimo passo: com uma chave allen 25, solte o parafusso central do volante,e os três parafusos que ficam debaixo do volante, parte fica e você já pode sacar o volante, é só puxar em sua direção, vem fácil, não precisa usar sacador, como em outros carros.
Nesse momento você está com o volante na mão para fazer o que quiser, é só levar para revestir ou comprar um original em couro e trocar, importante, o ideal é não ultrapassar 24 horas com o carro sem baterias, pois pode perder alguma programação, tal como antiesmagamento dos vidros ou comandos da chave, então programe com que irá revestir o volante para pegar no mesmo dia ( leva uns 30 minutos para desmontar e uma hora para montar*.
- Oitavo passo: montando o volante, a parte mais demorada, não precisa entrar em desespero, é só testar e ter paciência. Pois o mais dificíl e agora, como volante trabalha sobre um cubo fixo (presso por 3 parafusos) e roda uma engrenagem que trabalha como satelite de uma engrenagem maior que nesse casso é o volante) então se ao montar o volante não fica alinhado, você tem que soltar o volante de novo, gira o volante segurando a parte fixa na mão e encaixar na barra de direção, se continuar desalinhado, repita o procedimento, no meu caso cheguei a dar 12 voltas no sentido horário para ficar alinhado. Montava o volante somente já com o airbag conectado para não da erro, e andava com o carro em linha reta, então parava desligava a bateria e não soltava mais a fiação do airbag e repetia o procedimento, reconctava a bateria e andava com o carro, e verificava o desalinhamento, fiz por 3 vezes e acertei o alinhamento sem problemas, só que deu mais trabalho que eu esperava, mas deu certo.
- Nono passo: alinhado remonte tudo na ordem inversa, limpe as peças, reponha os chicotes pelos caminhos originais e por fim encaixe o módulo do airbag.
- Décimo passo: re-conecte a bateria com a sua capa, pois para desligar o polo negativo tem que tirar a capa de proteção e pronto você está com o tão desejado volante.
Agora vamos lá, um baita carro desses, que na maioria já está com banco de couro, um volante de plástico duro não combina, e que já dirigiu e está acustumado a essas frescuras, não dá para deixar o volante de couro, então, não pense duas vezes, mande colocar couro, que com certeza você não irá se arrepender, e qualque dúvida e só perguntar e que tento ajudar da melhor forma possível.
Valeu.............
- leokb
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Re: Como desmontar o volante do C4
posta umas fotos aí San!
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Re: Como desmontar o volante do C4
Desmontar é fácil comparado a complexidade de montar tudo novamente. Na minha opinião, quanto menos desmontar e montar coisas no carro (principalmente envolvendo plasticos e painel), melhor, tem alguns carros que se tornam verdadeiras carroças por causa dos barulhos que surgem posteriormente. É só uma sugestão/opinião.
- mmbdp
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Re: Como desmontar o volante do C4
Nisso aí eu vou "DESCONCORDAR" (HAHAHAHAHA): se fosse assim o meu carro, o do Bold, do Cyro, do Bicudo já tinham virado bateria de escola de samba. Os C4 são perfeitos pra brincar de desmontar... Aliás, na primeira desmontagem reparei uma boa quantidade de parafusos frouxos, apertá-los diminuiu os barulhos.oengenheiro escreveu:Desmontar é fácil comparado a complexidade de montar tudo novamente. Na minha opinião, quanto menos desmontar e montar coisas no carro (principalmente envolvendo plasticos e painel), melhor, tem alguns carros que se tornam verdadeiras carroças por causa dos barulhos que surgem posteriormente. É só uma sugestão/opinião.
Cuidado é fundamental em qualquer tarefa, mas os C4 não têm essa tendência nacional de virar carroça.
- bruno figueiredo
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Re: Como desmontar o volante do C4
Concordo com vc Marcello, quando se trata do próprio dono montando e desmontando o carro. Mas quando são 'Técnicos" das oficinas fazendo isto, tenho que concordar com oengenheiro.mmbdp escreveu:Nisso aí eu vou "DESCONCORDAR" (HAHAHAHAHA): se fosse assim o meu carro, o do Bold, do Cyro, do Bicudo já tinham virado bateria de escola de samba. Os C4 são perfeitos pra brincar de desmontar... Aliás, na primeira desmontagem reparei uma boa quantidade de parafusos frouxos, apertá-los diminuiu os barulhos.oengenheiro escreveu:Desmontar é fácil comparado a complexidade de montar tudo novamente. Na minha opinião, quanto menos desmontar e montar coisas no carro (principalmente envolvendo plasticos e painel), melhor, tem alguns carros que se tornam verdadeiras carroças por causa dos barulhos que surgem posteriormente. É só uma sugestão/opinião.
Cuidado é fundamental em qualquer tarefa, mas os C4 não têm essa tendência nacional de virar carroça.
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Bruno Figueiredo.
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Re: Como desmontar o volante do C4
Mais um pra atestar a afirmação do Marcello. Perdi a conta de quantas vezes desmontei o painel do C4, a frente, a traseira e as portas. Ao invés de criar novos barulhos houve melhora de muitos grilos, pois há uma perda de torque nos parafusos que o carro tem. Ao desmontar um bom reaperto torna tudo mais firme. O único cuidado que se deve ter é ter o esquema correto de desmontagem. Se a sequência de desmontagem for observada, sabendo onde estão as presilhas e pontos de contato, nada se danifica.
PS: o meu só não desmontei componentes mecânicos do motor... ainda... hahahahahhahahahah
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Re: Como desmontar o volante do C4
Cyro escreveu:Mais um pra atestar a afirmação do Marcello. Perdi a conta de quantas vezes desmontei o painel do C4, a frente, a traseira e as portas. Ao invés de criar novos barulhos houve melhora de muitos grilos, pois há uma perda de torque nos parafusos que o carro tem. Ao desmontar um bom reaperto torna tudo mais firme. O único cuidado que se deve ter é ter o esquema correto de desmontagem. Se a sequência de desmontagem for observada, sabendo onde estão as presilhas e pontos de contato, nada se danifica.
PS: o meu só não desmontei componentes mecânicos do motor... ainda... hahahahahhahahahah
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