-
- Membros
- Mensagens: 14
- Registrado em: 21 Set 2009, 14:50
- Veiculo: C4 Pallas Exclusiv Flex Automático
Falha no Piloto Automático C4 Pallas
Caríssimos,
do nada, o piloto automático do meu C4 Pallas está apresentando um problema um tanto quanto intermitente.
Tudo vinha funcionando bem, e como sempre faço viagens longas em entradas, sempre uso muito o piloto automático. Na última vez que viagei com o carro percebi o seguinte: o piloto automático funciona perfeitamente bem durante algum tempo. Mas é claro que em algum momento, você precisa pisar no freio e o sistema inteligente desliga o piloto. Até aí tudo OK.
Quando a pista está limpa, lá vou eu de novo e ligo o piloto novamente. Tudo normal também. Aí piso no freio novamente, e o sistema desliga. OK. É assim mesmo.
Só que em determinado momento, enquanto o piloto está em "off" porque eu pisei no freio, a última velocidade setada (que normalmente fica aparecendo no painel até eu re-ligar o piloto) desaparece e dá lugar à 3 tracinhos. Quando eu aperto o botão de mais (ou menos, tanto faz) para setar uma nova velocidade e re-ligar o piloto, os tracinhos ficam "piscando" e o piloto não liga mais pelo resto da viagem, mesmo desligando o piloto no botão (colocando no "0", ou até alternando entre o piloto e o limitador de velocidade), o piloto não liga mais. Os tracinhos até param de piscar após alguns segundos da tentativa, mas voltam à piscar quando eu tento ligar o sistema novamente.
Agora, o mais interessante é que, basta eu parar o carro, desligar o motor e ligar novamente, e o piloto automático volta a funcionar normalmente, até começar tudo de novo...
Eu acho que algum sistema de controle (eletrônico talvez) está desabilitando o piloto durante a viagem, e quando o carro é desligado, o sistema é re-setado e volta ao normal.
Algum de vocês já viu algo parecido e/ou tem alguma dica ??? O carro tem 12000km e tá na garantia, mas se houver alguma coisa que eu possa fazer sem perder tempo na concessionária, é válido !
Abs !!!
André.
do nada, o piloto automático do meu C4 Pallas está apresentando um problema um tanto quanto intermitente.
Tudo vinha funcionando bem, e como sempre faço viagens longas em entradas, sempre uso muito o piloto automático. Na última vez que viagei com o carro percebi o seguinte: o piloto automático funciona perfeitamente bem durante algum tempo. Mas é claro que em algum momento, você precisa pisar no freio e o sistema inteligente desliga o piloto. Até aí tudo OK.
Quando a pista está limpa, lá vou eu de novo e ligo o piloto novamente. Tudo normal também. Aí piso no freio novamente, e o sistema desliga. OK. É assim mesmo.
Só que em determinado momento, enquanto o piloto está em "off" porque eu pisei no freio, a última velocidade setada (que normalmente fica aparecendo no painel até eu re-ligar o piloto) desaparece e dá lugar à 3 tracinhos. Quando eu aperto o botão de mais (ou menos, tanto faz) para setar uma nova velocidade e re-ligar o piloto, os tracinhos ficam "piscando" e o piloto não liga mais pelo resto da viagem, mesmo desligando o piloto no botão (colocando no "0", ou até alternando entre o piloto e o limitador de velocidade), o piloto não liga mais. Os tracinhos até param de piscar após alguns segundos da tentativa, mas voltam à piscar quando eu tento ligar o sistema novamente.
Agora, o mais interessante é que, basta eu parar o carro, desligar o motor e ligar novamente, e o piloto automático volta a funcionar normalmente, até começar tudo de novo...
Eu acho que algum sistema de controle (eletrônico talvez) está desabilitando o piloto durante a viagem, e quando o carro é desligado, o sistema é re-setado e volta ao normal.
Algum de vocês já viu algo parecido e/ou tem alguma dica ??? O carro tem 12000km e tá na garantia, mas se houver alguma coisa que eu possa fazer sem perder tempo na concessionária, é válido !
Abs !!!
André.
-
- Membros
- Mensagens: 11
- Registrado em: 10 Jul 2009, 15:16
- Estado: SC
- Cidade: Florianópolis
- Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual
- Localização: Florianopolis
Re: Falha no Piloto Automático C4 Pallas
Aconteceu exatamente a mesma coisa com meu C4.
Sempre usei o regulador de velocidade normalmente em viagens, mas durante minhas férias em janeiro, quando o carro estava com aproximadamente 9000km, o regulador de velocidade passou a apresentar esse problema.
O pior é que levei pra fazer a revisão dos 10000 e reclamei bastante desse defeito, já que é uma função que gosto bastante e não consigo mais ficar sem em uma viagem longa.
Na concessionária (Etoile de São Paulo) o pessoal não entendeu muito bem o problema, mas ficaram de dar uma olhada.
Quando fui retirar o carro, falaram que testaram mas não encontraram nenhum problema e ainda deram uma grande dica: que o regulador de velocidade só funciona na quarta ou quinta marcha (como se eu já não soubesse). O pior é que eu tinha explicado que o problema acontecia depois de já estar usando a função em velocidade de cruzeiro na estrada (acima de 100km/h em quinta marcha) e que quando parava em um pedágio, por exemplo, a velocidade setada desaparecia e eu não conseguia mais ajustar uma nova.
Bom, o mais interessante é que depois da revisão o regulador de velocidade voltou a funcionar normalmente. Agora não sei dizer o que pode ter arrumado isso. Como essa função deve depender bastante de software, talvez algum procedimento de atualização ou mesmo retirada de eventos de diagnóstico armazenados pode ter colaborado pra resolver o problema. Realmente pra mim continuou um mistério, mas o importante é que voltou a funcionar bem (só não sei até quando).
Sempre usei o regulador de velocidade normalmente em viagens, mas durante minhas férias em janeiro, quando o carro estava com aproximadamente 9000km, o regulador de velocidade passou a apresentar esse problema.
O pior é que levei pra fazer a revisão dos 10000 e reclamei bastante desse defeito, já que é uma função que gosto bastante e não consigo mais ficar sem em uma viagem longa.
Na concessionária (Etoile de São Paulo) o pessoal não entendeu muito bem o problema, mas ficaram de dar uma olhada.
Quando fui retirar o carro, falaram que testaram mas não encontraram nenhum problema e ainda deram uma grande dica: que o regulador de velocidade só funciona na quarta ou quinta marcha (como se eu já não soubesse). O pior é que eu tinha explicado que o problema acontecia depois de já estar usando a função em velocidade de cruzeiro na estrada (acima de 100km/h em quinta marcha) e que quando parava em um pedágio, por exemplo, a velocidade setada desaparecia e eu não conseguia mais ajustar uma nova.
Bom, o mais interessante é que depois da revisão o regulador de velocidade voltou a funcionar normalmente. Agora não sei dizer o que pode ter arrumado isso. Como essa função deve depender bastante de software, talvez algum procedimento de atualização ou mesmo retirada de eventos de diagnóstico armazenados pode ter colaborado pra resolver o problema. Realmente pra mim continuou um mistério, mas o importante é que voltou a funcionar bem (só não sei até quando).
- marcusthedriver
- Membros
- Mensagens: 480
- Registrado em: 06 Jun 2008, 23:24
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Veiculo: Outros
- Localização: São Paulo, SP
Re: Falha no Piloto Automático C4 Pallas
Quando o carro passa pela revisão a concessionária passa o proxia (software que lê a central eletrônica do carro e busca erros) normalmente eles resetam a central com esse aparelho e esses "paus" somem...
Marcusthedriver - Agora de Japonês (sacrilégio eu sei rs) Nissan March SV 1.6 16v
- Nico
- Moderador
- Mensagens: 1014
- Registrado em: 06 Nov 2008, 09:46
- Estado: BA
- Cidade: Camaçari
- Veiculo: C4 VTR
- Localização: Guarulhos/SP e Salvador BA
Re: Falha no Piloto Automático C4 Pallas
Marcão ja disse tudo.marcusthedriver escreveu:Quando o carro passa pela revisão a concessionária passa o proxia (software que lê a central eletrônica do carro e busca erros) normalmente eles resetam a central com esse aparelho e esses "paus" somem...
De uma passada na concessionaria, explique o problema e peça pro pessoal passar o carro no proxia.
Nico
VTR e Hatch 1.6 (Patroa)
Multimedia/Rodas 20"/Pneus MAXX 225/35/20
Kit RF T162S/Amp Clarion APX4361/SUB Clarion SRW1052
Moto Buell Ulysses Preta
VTR e Hatch 1.6 (Patroa)
Multimedia/Rodas 20"/Pneus MAXX 225/35/20
Kit RF T162S/Amp Clarion APX4361/SUB Clarion SRW1052
Moto Buell Ulysses Preta
-
- Membros
- Mensagens: 14
- Registrado em: 21 Set 2009, 14:50
- Veiculo: C4 Pallas Exclusiv Flex Automático
Re: Falha no Piloto Automático C4 Pallas
Pessoal,
obrigado pela dica. Já agendei a revisão e vou solicitar a execução do proxia.
Informo depois sobre a solução do problema.
Abraços !
obrigado pela dica. Já agendei a revisão e vou solicitar a execução do proxia.
Informo depois sobre a solução do problema.
Abraços !
-
- Membros
- Mensagens: 11
- Registrado em: 10 Jul 2009, 15:16
- Estado: SC
- Cidade: Florianópolis
- Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual
- Localização: Florianopolis
Re: Falha no Piloto Automático C4 Pallas
Pois é, no meu caso a alegria durou pouco...
Logo que tirei da revisão o regulador de velocidade estava funcionando normalmente, mas nessa semana tentei usar de novo e voltou a apresentar o mesmo problema.
Mais uma passagem na concessionária, o pior é que é um problema desconhecido por eles.
Até mais!
Logo que tirei da revisão o regulador de velocidade estava funcionando normalmente, mas nessa semana tentei usar de novo e voltou a apresentar o mesmo problema.
Mais uma passagem na concessionária, o pior é que é um problema desconhecido por eles.
Até mais!
-
- Membros
- Mensagens: 14
- Registrado em: 21 Set 2009, 14:50
- Veiculo: C4 Pallas Exclusiv Flex Automático
Re: Falha no Piloto Automático C4 Pallas
Pessoal,
estive numa concessionária aqui no Rio de Janeiro, e até recebi uma atenção satisfatória.
Eles passaram o Proxia no carro e o sistema identificou o erro no sistema do piloto automático, e mais: especificamente no "interruptor do travão do freio".
Eles me explicaram que existe um interruptor no pedal do freio que, quando o pedal é acionado, esse interruptor fecha o contato elétrico e informa à central para essa desarmar o piloto automático. Esse interruptor está com defeito, e ele aciona sozinho (fecha o contato) e permanece assim até que desligue o carro, ligue novamente, e ele fecha o contato novamente. Esse "cara" tem que ser trocado, mas pra variar, a autorizada não tinha em estoque.
Me informaram que fizeram o pedido e que essa peça deve chegar em 5 dias aproximadamente. A troca leva menos do que 5 minutos.
Quando trocar o interruptor, informo se o problema desapareceu por completo.
Abraços.
estive numa concessionária aqui no Rio de Janeiro, e até recebi uma atenção satisfatória.
Eles passaram o Proxia no carro e o sistema identificou o erro no sistema do piloto automático, e mais: especificamente no "interruptor do travão do freio".
Eles me explicaram que existe um interruptor no pedal do freio que, quando o pedal é acionado, esse interruptor fecha o contato elétrico e informa à central para essa desarmar o piloto automático. Esse interruptor está com defeito, e ele aciona sozinho (fecha o contato) e permanece assim até que desligue o carro, ligue novamente, e ele fecha o contato novamente. Esse "cara" tem que ser trocado, mas pra variar, a autorizada não tinha em estoque.
Me informaram que fizeram o pedido e que essa peça deve chegar em 5 dias aproximadamente. A troca leva menos do que 5 minutos.
Quando trocar o interruptor, informo se o problema desapareceu por completo.
Abraços.
-
- Membros
- Mensagens: 14
- Registrado em: 21 Set 2009, 14:50
- Veiculo: C4 Pallas Exclusiv Flex Automático
Re: Falha no Piloto Automático C4 Pallas
Prezados,
resolvido o problema com o piloto automático.
Antes de falar sobre a solução, vale à pena comentar o seguinte:
O tal do "interruptor do travão do freio" demorou pra chegar na concessionária umas duas semanas. Então liguei para o 0800 da Citroen e reclamai sobre o atraso, já que a previsão era de 3 a 5 dias. Também mandei um email para o site "meu Citroen" e fiquei até espantado com a resposta rápida que tive. Liguei para o 0800 às 11h e às 15h o consultor da autorizada me ligou dizendo que a peça havia "acabado de chegar" (que coincidência...) e queria saber quando eu queria trocá-la... Coincidência ou não, o vendedor com quem comprei os meus carros havia me dito que qualquer reclamação feita no "meu Citroen" chega como uma "bomba" na concessionária e eles atendem com a maior pressa possível. Achei interessante também ver que quando cheguei na autorizada no dia marcado para trocar o interruptor, meu nome estava na lista de agendamento com um "/SAC" ao lado. Ou seja, estavam esperando por mim ansiosamente pois eu havia reclamado no Serviço de Atendimento ao Cliente da Citroen. Fica a dica para quem se sentir mal atendido em uma concessionária: reclamem no Meu Citroen e ligue para o 0800.
Voltando ao problema do piloto automático:
Eles informaram que o problema no interruptor foi causado pelo chicote do interruptor. Esse chicote estava gerando um curto no interruptor e o mesmo apresentava a falha de desarme do piloto. Não é o chicote principal: é um dos chicotes que derivam do pricipal, especificamente para o travão do freio.
Outro incoveniente que esse problema estava causando era que, esse mesmo interruptor faz o travamento/destravamento do câmbio automático na posição "P" (Parking). Quando você vai sair com o carro, precisa pisar no freio para tirar a alavanca do "P" e levar para o "D". Mas com esse interruptor dando problema, a alavanca ficava travada no "P" e você era obrigado à desligar o carro, ligar novamente, e retirar a alavanca do "p" em poucos segundos, antes de ficar travado novamente.
Portanto, se algum de vocês observar dificuldade em retirar a alavanca da posição "P", agende logo na concessionária a troca do interruptor do travão do freio.
Enfim, foram trocados o chicote e o interruptor, e o prolema foi resolvido. Caso retorne, ainda bem que temos 3 anos de garantia !
Abraços à todos!
resolvido o problema com o piloto automático.
Antes de falar sobre a solução, vale à pena comentar o seguinte:
O tal do "interruptor do travão do freio" demorou pra chegar na concessionária umas duas semanas. Então liguei para o 0800 da Citroen e reclamai sobre o atraso, já que a previsão era de 3 a 5 dias. Também mandei um email para o site "meu Citroen" e fiquei até espantado com a resposta rápida que tive. Liguei para o 0800 às 11h e às 15h o consultor da autorizada me ligou dizendo que a peça havia "acabado de chegar" (que coincidência...) e queria saber quando eu queria trocá-la... Coincidência ou não, o vendedor com quem comprei os meus carros havia me dito que qualquer reclamação feita no "meu Citroen" chega como uma "bomba" na concessionária e eles atendem com a maior pressa possível. Achei interessante também ver que quando cheguei na autorizada no dia marcado para trocar o interruptor, meu nome estava na lista de agendamento com um "/SAC" ao lado. Ou seja, estavam esperando por mim ansiosamente pois eu havia reclamado no Serviço de Atendimento ao Cliente da Citroen. Fica a dica para quem se sentir mal atendido em uma concessionária: reclamem no Meu Citroen e ligue para o 0800.
Voltando ao problema do piloto automático:
Eles informaram que o problema no interruptor foi causado pelo chicote do interruptor. Esse chicote estava gerando um curto no interruptor e o mesmo apresentava a falha de desarme do piloto. Não é o chicote principal: é um dos chicotes que derivam do pricipal, especificamente para o travão do freio.
Outro incoveniente que esse problema estava causando era que, esse mesmo interruptor faz o travamento/destravamento do câmbio automático na posição "P" (Parking). Quando você vai sair com o carro, precisa pisar no freio para tirar a alavanca do "P" e levar para o "D". Mas com esse interruptor dando problema, a alavanca ficava travada no "P" e você era obrigado à desligar o carro, ligar novamente, e retirar a alavanca do "p" em poucos segundos, antes de ficar travado novamente.
Portanto, se algum de vocês observar dificuldade em retirar a alavanca da posição "P", agende logo na concessionária a troca do interruptor do travão do freio.
Enfim, foram trocados o chicote e o interruptor, e o prolema foi resolvido. Caso retorne, ainda bem que temos 3 anos de garantia !
Abraços à todos!
-
- Membros
- Mensagens: 1243
- Registrado em: 31 Dez 2009, 11:10
- Estado: SP
- Cidade: Itapecerica da Serra
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Re: Falha no Piloto Automático C4 Pallas
Realmente o SAC da Citroen faz a diferença.C-andre escreveu:Prezados,
Então liguei para o 0800 da Citroen e reclamai sobre o atraso, já que a previsão era de 3 a 5 dias. Também mandei um email para o site "meu Citroen" e fiquei até espantado com a resposta rápida que tive. Liguei para o 0800 às 11h e às 15h o consultor da autorizada me ligou dizendo que a peça havia "acabado de chegar" (que coincidência...) e queria saber quando eu queria trocá-la... Coincidência ou não, o vendedor com quem comprei os meus carros havia me dito que qualquer reclamação feita no "meu Citroen" chega como uma "bomba" na concessionária e eles atendem com a maior pressa possível. Achei interessante também ver que quando cheguei na autorizada no dia marcado para trocar o interruptor, meu nome estava na lista de agendamento com um "/SAC" ao lado. Ou seja, estavam esperando por mim ansiosamente pois eu havia reclamado no Serviço de Atendimento ao Cliente da Citroen. Fica a dica para quem se sentir mal atendido em uma concessionária: reclamem no Meu Citroen e ligue para o 0800.
Ano passado encomendei um jogo de amortecedores da Xsara Break na TGV (grupo SHC). Preço combinado, agendaram a entrega das peças em 3 dias. Marquei com meu mecânico particular a troca para o dia seguinte à entrega.
No dia de buscar os amortecedores liguei antes para confirmar e a resposta que eu recebo: "Ah senhor... houve uma mudança no catálogo da Citroen e o preço que eu te passei não vale mais... como não sabia se o senhor ia aceitar os valores, não pedi as peças... o preço certo é: [600 e poucos reais mais caro que o combinado]. Não lhe avisei porque não tinha seu telefone...."
Que não tinha meu telefone é mentira porque meu cadastro eslá no sistema faz tempo.
Não preciso nem dizer que fiquei revoltado, ainda mais que ia viajar com o carro no fianl de semana, mas mantive a calma... e tentei resolver a situação com a própria concessionária.
Depois de conseguir falar com o supervisor e a gerente de peças por várias vezes, NUNCA me retornaram com uma solução, nem mesmo para me dizer que não tinham uma solução e eu que me danasse.
Bom, liguei no SAC e a coisa mudou de figura. Eles (a concessionária) passaram a correr atrás de mim e no final ficou acertado o seguinte: O preço certo era aquele mais caro mesmo, mas podiam me conceder o desconto para funcionarios, mais blá blá blá.... e chegou num valor bem próximo ao informado inicialmente, cerca de apenas R$30,00 a mais.
Dias depois recebo uma ligação do SAC perguntando se tinham encontrado uma solução satisfatória.
Sinceramente, só continuei na marca porque temos a quem recorrer e o SAC funciona. De qualquer forma fica a nota negativa para concessionária que poderia ter resolvido tudo mais rapidamente e sem gerar tanto stress.
- 28spawn
- Membros
- Mensagens: 667
- Registrado em: 22 Fev 2010, 15:33
- Estado: SP
- Cidade: Vinhedo
- Veiculo: Outros
Re: Falha no Piloto Automático C4 Pallas
amigo
tenho um VTR
acontece que ele tambem tem o tal do limitador
acontece assim como voce disse
eu ligo ele
dai freio ele desliga ligo de novo
se eu reduzir muito a velocidade e tentar ligar ele não aceita fica os traçinhos piscando
AII é que vem o macete
se voce pressinar o || ele vai piscar e não liga
por que voce ta muito devagar e o modulo de controle vai querer que voce reduza a marcha
em vez de se desesperar voce dá um toque como se fosse aumentar a velocidade do piloto
dai
tcharan!
o piloto pega sua velocidade atual e coloca no valor onde estavam os traços por exemplo:
Voce tava a 65km/h e o piloto a 110km/h ele não liga, dai voce pressiona o set + dai vai aparecer 65km/h (no lugar dos --- km/h) e o piloto vai ficar on, dai vc mete o dedo no set + (ele pula de 5 em 5km/h) até 110km/h , o carro vai puxar e acelerar até velocidade desejada :D
(ps. ja pressionei até 170km/h no piloto, o bicho puxou demaiss , tava quase nos 170km/h dai tinha uns carros a 1km achei melhor reduzir, mas o bicho o fods, acelera mais que eu pisando tudo hehehe)
espero ter ajudado
abraços!
tenho um VTR
acontece que ele tambem tem o tal do limitador
acontece assim como voce disse
eu ligo ele
dai freio ele desliga ligo de novo
se eu reduzir muito a velocidade e tentar ligar ele não aceita fica os traçinhos piscando
AII é que vem o macete
se voce pressinar o || ele vai piscar e não liga
por que voce ta muito devagar e o modulo de controle vai querer que voce reduza a marcha
em vez de se desesperar voce dá um toque como se fosse aumentar a velocidade do piloto
dai
tcharan!
o piloto pega sua velocidade atual e coloca no valor onde estavam os traços por exemplo:
Voce tava a 65km/h e o piloto a 110km/h ele não liga, dai voce pressiona o set + dai vai aparecer 65km/h (no lugar dos --- km/h) e o piloto vai ficar on, dai vc mete o dedo no set + (ele pula de 5 em 5km/h) até 110km/h , o carro vai puxar e acelerar até velocidade desejada :D
(ps. ja pressionei até 170km/h no piloto, o bicho puxou demaiss , tava quase nos 170km/h dai tinha uns carros a 1km achei melhor reduzir, mas o bicho o fods, acelera mais que eu pisando tudo hehehe)
espero ter ajudado
abraços!
March SR 2013 com H&R =)