Tudo relacionado a personalização da linha C4.
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Re: Farol Alto em Xenon Original - Troca de Lâmpada

Mensagem por FrEaKaZoiD:. »

Eu tb, rsrsrs
Desde q peguei o carro q eu queria por xenon em tudo mas tava com dó de trocar o original 4300K...
Só q toda vez q eu vejo a luz baixa ligada com o milha ou com o alto ou com o alto E o milha dá uma tristeza... todas em cores diferentes...
Vou deixar tudo com 6000K

ABS

Thyago Szoke
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Re: Farol Alto em Xenon Original - Troca de Lâmpada

Mensagem por Thyago Szoke »

Eu acho besteira trocar o 4300K pelo de 6000K. Eu uso 6000K e na chuva é bem inferior ao 4300K. Sem contar que 6000K fica com cara de aftermarket, enquanto que 4300K só de olhar se percebe original.

Estou só esperando uma das lâmpadas pifar pra trocar meu kit por um 4300K!

Abraços!
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FrEaKaZoiD:.
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Re: Farol Alto em Xenon Original - Troca de Lâmpada

Mensagem por FrEaKaZoiD:. »

Pois é, vai do gosto Thyagão !

Mas esse negócio da temperatura de cor é meio relativo. A luminescencia das lampadas é medida em lumens enquanto a temperatura determina a cor da luz. Aqui tem uma tabelinha genérica de temperatura x luminescencia:

Temperatura Lumens
3000K 3200 Lumens
4500K 3500 Lumens
5000K 3100 Lumens
6000K 2800 Lumens
8000K 2550 Lumens
10000K 2200 Lumens

Apesar da lampada de 4500K ter maior poder de iluminação, a que melhor ilumina é a de 3000K por causa do conjunto cor x iluminação. Essa cor é a q é usada para lampadas de farol de milha (aquelas amarela-ouro) pq não reflete outras ondas do espectro de luz que compõe outras cores, somente a amarela que é a cor que a visão humana consegue captar com mais facilidade. Então qto mais luz o olho humano consegue captar, melhor a "iluminação" .
Na chuva tudo depende da direção do facho de luz tb. É igual neblina: qto mais alto vc aponta o facho de luz, mais reflexo vc vai jogar na altura dos seus olhos (quem lembra dos livrinhos de dicas de direção da Shell? aquela propaganda da mulher q queria pq queria acender o farol alto na neblina pq queria enxergar mais longe?? hehehehehe ), ofuscando cada vez mais sua visão. Se a luz que for refletida for mais próxima do amarelo, vai ofuscar muito mais. Aí entra outra variante: a altura da luz em relação aos olhos.
Mas cá entre nós... Se formos começar a pensar em equações, fórmulas, numeros, variantes, daqui a pouco a gente só sai de casa usando calculadora científica.
O fato é: xenon melhora E MUITO a iluminação em relação a lampadas halógenas. Com o foco direcional então, que concentra a luz num facho é melhor ainda. Então a diferença entre cores 6000K e 4500K nem é tanta (700 lumens é + ou - uma lampada de 60W). Ainda mais qdo se poe 6000K no milha, no baixo e no alto, rsrsrsrsrs

ABS

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Dec0 VTR
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Re: Farol Alto em Xenon Original - Troca de Lâmpada

Mensagem por Dec0 VTR »

Cyro, também te recomendo a desencanar dessa historia de xenon no farol alto auxiliar do conjunto original.

Você pode ver que apesar de ter trocado as luzes de neblina desse carro por halogenas de 5.000k, eu nem mexi nas halogenas do farol alto auxiliar (estao aí amarelonas), sobretudo pela dificuldade de se trabalhar com esse soquete mais elaborado ai e pela falta de espaço (não quis o cara da loja fuçando aí).

Repare (e não sei se vc já percebeu isso no carro com o uso) que o próprio xenon original já é bi-xenon. Além dessa lampada auxiliar halogena acender quando se dá farol alto, a própria lampada xenon original no farol canhão também se direciona para cima e brilha com maior intensidade, assim ess ecarro tem uam espécie de "farol alto duplo".

Devido a isso não tem muita necessidade de se querer também um xenon no farol alto, o conjunto original já ilumina mto quando se dá farol alto e é mais do que bastante. Se for por questão de estética, melhor trocar a halogena do farol alto auxiliar por uma halogena de 5000k da mesma cor do xenon original e evitar dores de cabeça.

Você já vai trocar os neblinas halogenos por bulbos de xenon não? O carro já vai iluminar pra caramba, vai cegar tamanduá a 5 km de distancia.

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Re: Farol Alto em Xenon Original - Troca de Lâmpada

Mensagem por Dec0 VTR »

FrEaKaZoiD escreveu:Pois é, vai do gosto Thyagão !

Mas esse negócio da temperatura de cor é meio relativo. A luminescencia das lampadas é medida em lumens enquanto a temperatura determina a cor da luz. Aqui tem uma tabelinha genérica de temperatura x luminescencia:

Temperatura Lumens
3000K 3200 Lumens
4500K 3500 Lumens
5000K 3100 Lumens
6000K 2800 Lumens
8000K 2550 Lumens
10000K 2200 Lumens

Apesar da lampada de 4500K ter maior poder de iluminação, a que melhor ilumina é a de 3000K por causa do conjunto cor x iluminação. Essa cor é a q é usada para lampadas de farol de milha (aquelas amarela-ouro) pq não reflete outras ondas do espectro de luz que compõe outras cores, somente a amarela que é a cor que a visão humana consegue captar com mais facilidade. Então qto mais luz o olho humano consegue captar, melhor a "iluminação" .
Na chuva tudo depende da direção do facho de luz tb. É igual neblina: qto mais alto vc aponta o facho de luz, mais reflexo vc vai jogar na altura dos seus olhos (quem lembra dos livrinhos de dicas de direção da Shell? aquela propaganda da mulher q queria pq queria acender o farol alto na neblina pq queria enxergar mais longe?? hehehehehe ), ofuscando cada vez mais sua visão. Se a luz que for refletida for mais próxima do amarelo, vai ofuscar muito mais. Aí entra outra variante: a altura da luz em relação aos olhos.
Mas cá entre nós... Se formos começar a pensar em equações, fórmulas, numeros, variantes, daqui a pouco a gente só sai de casa usando calculadora científica.
O fato é: xenon melhora E MUITO a iluminação em relação a lampadas halógenas. Com o foco direcional então, que concentra a luz num facho é melhor ainda. Então a diferença entre cores 6000K e 4500K nem é tanta (700 lumens é + ou - uma lampada de 60W). Ainda mais qdo se poe 6000K no milha, no baixo e no alto, rsrsrsrsrs

ABS
A treta é que 6.000k é ilegal e é o 1o que chama atencao em blitz.

Cyro
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Re: Farol Alto em Xenon Original - Troca de Lâmpada

Mensagem por Cyro »

FrEaKaZoiD escreveu:...quem lembra dos livrinhos de dicas de direção da Shell? aquela propaganda da mulher q queria pq queria acender o farol alto na neblina pq queria enxergar mais longe?? hehehehehe , ofuscando cada vez mais sua visão.
CARACA VÉIO!!!

Ocê é véio mesmo heim.... ahahahhahahahahhahhahha

Desenterrou! Só faltou o resto do diálogo da mulher com o marido na chuva: Ki chuva não?!?!?!?! Num tô inxergandu nada??!!!! Dirige você.....

Naftalina total. Vivam os velhinhos hahahahhahahah!!!!!!!!!!

Agora falando sério, até onde sei o 6000K é permitido pela legislação como limite superior. O que eu tenho certeza que está proibido é 8000K (azulado) que era fraquinho mas bonito pracarai (tinha no começo do VTR preto) e acima disso 10000K e 12000K (roxos).

Vou dar uma checada na legislação e posto com certeza aqui.
Dec0 VTR escreveu:...Você já vai trocar os neblinas halogenos por bulbos de xenon não? O carro já vai iluminar pra caramba, vai cegar tamanduá a 5 km de distancia.
Essa é a questão: detecção de tamanduás em modo avançado. hahaahhahahahahhahaahha

Brincadeira... É estética mesmo. O lance da mudança do facho em alto do xenon eu já sabia, e até já percebi em uso. Como moro em região com muita estrada com menos movimento a noite (exceto de tamanduás), uso muito o farol alto. Mas devo mesmo colocar xenon no neblina de 5000K e lâmpada Diamond Vision halógena de 5000K no alto. Até porque sou eu quem vai instalar tudo mesmo... Senão não tem graça.
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Re: Farol Alto em Xenon Original - Troca de Lâmpada

Mensagem por BICUDO »

Cyro!!!!!
A lâmpada Diamond Vision halógena da uma luz azulada....eu fiz os teste fica diferente dos originais
já a Cristal Vision da uma luz mais Branca esteticamente fica mais proxima da cor original isso para os farois
agora para os aux (neblina) fala com o Bold ele tinha um contato legal...de xenon 4300k.

Abs.

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Re: Farol Alto em Xenon Original - Troca de Lâmpada

Mensagem por Dec0 VTR »

Cyro escreveu:

Agora falando sério, até onde sei o 6000K é permitido pela legislação como limite superior. O que eu tenho certeza que está proibido é 8000K (azulado) que era fraquinho mas bonito pracarai (tinha no começo do VTR preto) e acima disso 10000K e 12000K (roxos).

Vou dar uma checada na legislação e posto com certeza aqui.

Na legislação não tem nada tão específico quanto a temperatura de cor, simplesmente fala-se em branco e amarelo.

Porém o problema é... O que o guardinha vai achar? Qual o primeiro carro que ele vai buscar pra parar? O com a luz levemente azulada ou o com a luz branca? (Não esqueça. 6.000k é levemente azulado). Sei lá, quando a lei dá margem pra interpretações eu não gosto muito de ficar a mercê da interpretação do guarda, essa sempre é a pior.

Cyro
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Re: Farol Alto em Xenon Original - Troca de Lâmpada

Mensagem por Cyro »

Só pra esclarecer o que havia postado anteriormente, encontrei um forum intitulado Xenonlegal (http://www.xenonlegal.com.br), que trabalha com lobby junto ao congresso para regularização do xenon aftermarket. Não está claro no forum, mas parecem representar as empresas de instalação do setor. Os caras conseguiram inclusive um direito de resposta na justiça em 09/01/09 no Jornal Nacional, por veiculação de reportagem prévia errada sobre a legislação do xenon alterada naquela época.

Abaixo transcrevo uma resposta do editor do site sobre a temperatura de cor dos faróis de xenon:
escreveu: 2) Poderei regularizar o meu kit com lâmpadas 8000K?

Realmente é impossível regularizar, legalmente falando, lâmpadas de 8000K. Desde a resolução 680/87, a 692/88, passando inclusive pela resolução 14/98, a coloração permitida para os faróis (alto, baixo, neblina) é BRANCA ou AMARELA.
Agora fisicamente falando, a temperatura de cor 8000 Kelvins não é branca, e sim AZUL-ESBRANQUIÇADA. Infelizmente, esta temperatura de cor está fora da faixa de cor permitida por todas as resoluções.
Eu bem que gostaria que estivesse dentro, pois particularmente eu prefiro o 8000K ao 6000K, mas fazer o quê? Sempre soubemos que lâmpadas 8000K não poderiam ser utilizadas, mas muitas vezes teimamos e seguimos em frente.
Resumindo, apenas lâmpadas ATÉ 6000K poderão ser legalizadas. Lembrem-se que o DETRAN exije e fica com a sua nota fiscal no momento da regularização, então a nota deve dizer qual o kit que você instalou no seu carro.

Paulo Franzoni

Grupo AIX
Como o Deco comentou, ainda podemos estar à mercê dos guardas de trânsito, mas ai entra a postura adotada pelo Bruno Figueiredo que regularizou os faróis do carro dele, mediante inspeção e documentação junto ao Detran. Se o carro estiver legalizado com lâmpadas de 6000K, nenhum guardinha vai poder te encher...

PS: o carro do Bruno não tem lâmpadas de 6000K, mas de 4300K, mas o raciocínio é válido...
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Re: Farol Alto em Xenon Original - Troca de Lâmpada

Mensagem por Dec0 VTR »

Putz Cyro, o cara falar que a 8.000k é "azul-esbranquiçada" é forçar um pouco de mais o bom senso hauhauhuaa, é azul mesmo.

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