Olá pessoal!
Comprei há um mês um Hatch GLX 1.6, e estou estudando um bom upgrade no áudio original dele... sempre instalei o som em meus carros, por gosto - e por ser chato demais da conta com áudio... qualquer instalador ficaria louco tentando me atender... kkk....
O som que tenho guardado hoje (e havia comprado para instalar no carro que tinha antes, um Honda Fit Ex), é composto por um par de midbass MbQuart Discus (série de entrada da MB, a última série alemã deles) 6" nas portas, um par de tweeters do kit Morel Tempo (adoro, comprei em uma oportunidade, vão para os locais originais do C4 mas direcionados em 'copos'), um amp Arc Audio Mini 2 canais (meio desconhecido no BR, é um mini-amplificador classe G, de tamanho pouco maior que um CD... vai tocar o kit 2 vias), um Fosgate 120a2 (pequeno, bridge de 120w rms) e um sub 10" Bravox Endurance (com 14 anos de idade, dos roxinhos). O player será, obrigatoriamente, o RD4 original....
Quando comprei o C4, já imaginava o tamanho da encrenca que seria lidar com a integração do player original ao carro; e não intenciono substituí-lo, mas aproveitar o RD4 no novo set. Andei pesquisando algumas alternativas, como conversores RCA (o que é uma alternativa segura), ou acionar o 'modo amplificador presente' no RD4 via Lexia/Proxia (pelo que levantei, existe uma alternativa que atenuaria o sinal amplificado do player, em sistemas com amplificador presente de fábrica), ou a terceira alternativa, que é a que pretendo trilhar, que é puxar o sinal pré-amplificado do player. A vantagem seria perder a garantia apenas do player (visto que apenas ele seria aberto, e não seria cortado/emendado fio algum do chicote), e a qualidade do sinal (embora já saiba de antemão que precisarei de algum driver/reforço para o mesmo, que nestes casos é bastante fraco).
Nas minhas andanças, acabei coletando alguns links interessantes sobre o RD4 e a instalação de som no C4, achei interessante compartilhar. Alguns estão em inglês, espanhol, outros em italiano (sofri com este, mas o translator ajudou) e em francês (sofri mais ainda). São estes:
Passo-a-passo de troca do tweeter e dos falantes das portas http://www.c4atreros.es/foro/viewtopic.php?t=20864
Aqui, um forum italiano sobre Peugeot, com a instalação de saídas RCA no RD4, com fotos, pinagem, etc... http://www.passionepeugeot.it/forum/vie ... &start=135 . Pretendo testar no meu RD4, e, se for preciso, instalo um line-driver, um Equalizador com entradas/saídas RCA, ou mesmo um processador de áudio (um PXA 510, ou algo assim) para reforçar o sinal (provavelmente fraquíssimo) destas saídas.
Outro tópico, sobre a ativação do 'modo amplificador' no RD4 (porém, no fórum espanhol, alertam que as saídas continuam sendo amplificadas, apenas estarão atenuadas... não são RCAs verdadeiras, como as 'puxadas' pelo link anterior): http://www.c2c4frenchclub.com/showthread.php?p=123682
Participo bastante do autoforum.com.br, tem um tópico sobre meu projeto (que pelo jeito vai ser longo, coisa de meses ou até ano, já que tenho pouco tempo/$$$ para dedicar a ele)... para quem ficar curioso, é este aqui: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=140293.
Por enquanto, estou estudando o carro, desmontando alguma coisa, levantando tampas e carpetes, olhando passagem da fiação, planejando, etc. A vizinhança do prédio deve ficar encucada, me vendo desmontar e remontar acabamentos em um carro zero... hehe... mas é o vício, há mais de 15 anos que monto meus sets assim, em casa.
um abração a todos, e conforme for encontrando soluções, vou compartilhando por aqui.
- spriteco
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Re: Planejando um upgrade no som do C4 hatch
confirmando então na frente é um kit 2 vias de 6 polegadas e atras um coaxial de 6' tbm ?
to com duvidas quanto para nao comprar errado abs
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Re: Planejando um upgrade no som do C4 hatch
Sprite, os dianteiros, pelas fotos são 6", tanto no hatch como no VTR. Os traseiros já não sei, teria de abrir e olhar... no Hatch, creio que sejam 6" mesmo (não achei tutoriais ou fotos da porta traseira aberta). No VTR, parece-me (pelas fotos) 5", nas abas laterais (há anos não entro em um VTR). Vou ver se encontro algo nos links que tenho em casa e deixo aqui o que encontrar.
[]s,
Ricardo.
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Re: Planejando um upgrade no som do C4 hatch
apenas atualizando o tópico, já encomendei as telinhas dos tweeters (aquela do painel) na Citro local... 36 reais o par, aí posso usá-las como base para os tweeters Morel Tempo. Pretendo direcioná-los, montar 'peitinhos' sobre as telas, em massa plástica, e pintar de preto depois.
Desisti de puxar RCAs do aparelho original... encontrei um AudioControl LC8 à venda, é uma espécie de conversor RCA ativo (possui alimentação própria), com ajuste de nível, até 9v de saída, 8 RCAs com possibilidade de somar os sinais (ou seja, de 4 saídas do aparelho posso ter até 8 saídas RCA, configuradas à gosto), remote sensing, etc. Vai pra baixo do banco, provavelmente, ou para um rack na lateral do porta-malas. Foi comprado meio na sorte, é equipamento que é usado em carros com som original mais sofisticado (Audi, BMW, MB, etc) quando o dono pede um 'pouco a mais' do sistema... inclusive, encara as saídas dos sistemas originais Bose, HK destes carros numa boa. No C4, com nosso RD4 Continental, é um pouco 'canhão pra matar mosca', mas... tá valendo!! :)
Ah, uma dúvida: Tou numa dó danada de cortar o chicote original da Citro, já consegui desmontar o bloco Fakra 40 pinos (aquele conector monstro) e ví que o bloco onde saem os fios dos falantes é modular, retirei e boa... se eu conseguisse um bloco destes avulso (ferro-velho, ou algo assim), nem cortaria um único fio do C4. Alguém sabe onde tem, ou onde conseguir este bloco de 8 pinos??? Se alguém tiver um conector dando sopa, de bobeira, ou souber quem tem, me avise que eu compro. Não tou a fim de começar a cortar fio no primeiro carro zero da minha vida.
Por enquanto, é isso. Conforme for 'andando' (ou melhor, 'correndo') o projeto, vou atualizando aqui, e deixando fotos. Por enquanto, tenho só dos equipamentos fora do carro, ainda não tem nada de interessante... quando começar a montagem mesmo, faço um passo-a-passo.
abração a todos,
Ricardo.
Desisti de puxar RCAs do aparelho original... encontrei um AudioControl LC8 à venda, é uma espécie de conversor RCA ativo (possui alimentação própria), com ajuste de nível, até 9v de saída, 8 RCAs com possibilidade de somar os sinais (ou seja, de 4 saídas do aparelho posso ter até 8 saídas RCA, configuradas à gosto), remote sensing, etc. Vai pra baixo do banco, provavelmente, ou para um rack na lateral do porta-malas. Foi comprado meio na sorte, é equipamento que é usado em carros com som original mais sofisticado (Audi, BMW, MB, etc) quando o dono pede um 'pouco a mais' do sistema... inclusive, encara as saídas dos sistemas originais Bose, HK destes carros numa boa. No C4, com nosso RD4 Continental, é um pouco 'canhão pra matar mosca', mas... tá valendo!! :)
Ah, uma dúvida: Tou numa dó danada de cortar o chicote original da Citro, já consegui desmontar o bloco Fakra 40 pinos (aquele conector monstro) e ví que o bloco onde saem os fios dos falantes é modular, retirei e boa... se eu conseguisse um bloco destes avulso (ferro-velho, ou algo assim), nem cortaria um único fio do C4. Alguém sabe onde tem, ou onde conseguir este bloco de 8 pinos??? Se alguém tiver um conector dando sopa, de bobeira, ou souber quem tem, me avise que eu compro. Não tou a fim de começar a cortar fio no primeiro carro zero da minha vida.
Por enquanto, é isso. Conforme for 'andando' (ou melhor, 'correndo') o projeto, vou atualizando aqui, e deixando fotos. Por enquanto, tenho só dos equipamentos fora do carro, ainda não tem nada de interessante... quando começar a montagem mesmo, faço um passo-a-passo.
abração a todos,
Ricardo.
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Re: Planejando um upgrade no som do C4 hatch
ah, a propósito: alguém sabe pra que serve aquela caixinha abaixo do banco do motorista, onde vai ligado o sensor do cinto??? é o sensor do airbag??? Eu pretendia usar o espaço para montar um amp, aí ví a coisinha lá... achei prudente não tirar do lugar... :)