Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
christiane menezes
Membros
Veiculo: C4 Pallas GLX Flex Automático

cambio automatico alagamentos/enchentes

Mensagem por christiane menezes »

Olá pessoal,sou nova aqui no Forum.
Adquiri um C4 Pallas há pouco tempo,esse é meu primeiro carro com câmbio automático.
Moro em Vila Velha_ES,e aqui quando chove as ruas viram rios.
Tenho duvidas de como passar em ruas alagadas com o câmbio automatico e qual a melhor maneira de desembaçar os vidros do carro.Peço ajuda pois estou com mta dificuldade no embaçamento do carro,visto que estou sempre com crianças no carro .
Desde já obrigada,
Christiane

marcusthedriver
Membros
Estado: SP
Veiculo: Outros

Re: cambio automatico alagamentos/enchentes

Mensagem por marcusthedriver »

Olá!

Olha, quanto a alagamentos, vc deve tomar o cuidado de todo o carro baixo, ou seja, na dúvida não passe! a caixa de câmbio em si é vedada, e o carter onde vai o óleo do câmbio possui proteção...

Quanto ao desembaçador, seu carro tem ar condicionado digital ou analógico, se for o digital, basta apertar o botão da janelinha com risquinhos, q ele faz o serviço, no manual, ligue o ar, coloque a ventilação no 4 e gire o outro botão pra essa posição janelinha...
Marcusthedriver - Agora de Japonês (sacrilégio eu sei rs) Nissan March SV 1.6 16v

Dec0 VTR
Moderador
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Mensagem por Dec0 VTR »

Christiane ótima dúvida!

Acredito que muitos aqui saibam como passar com um CAMBIO MANUAL em uma área de alagamento, mas esse procedimento tem que ser adaptado para o cambio automático que, muitas vezes, pode fazer besteira sozinho no meio de uma enchente e te deixar na mão.

Como disse o Marcus, na dúvida não passe! Mas todos sabemos que isso nem sempre é possível, principalmente quando estamos atrasados para algum compromisso importante por causa da chuva ou simplesmente por que as vezes, temos receio de ficar com o carro parado no local perto enchente devido a diversos perigos.

Bom, o procedimento para um cambio manual é simples, quando resolver passar NUNCA PARE, MANTENHA UMA VELOCIDADE CONSTANTE e ande com o carro com o MOTOR "CHEIO", ou seja, em alta rotação. Quando for passar sempre passe em 1a marcha ou no máximo em 2a, de 3 mil RPM para cima, isso evita que ocorra o famoso "refluxo" de agua para dentro do escapamento que faz o motor parar.

Mas e com um cambio automatico? Ele que regula o regime de rotações do seu motor, muitas vezes sendo inclusive rotações baixas devido a programação para economia de combustível,e PIOR, ele pode inventar de passar a marcha no meio do trajeto alagado.

No C4 automático a solução é simples, mude o carro para a função tiptronic manual na qual ele só trocará as marchas em rotações limitrofes, desça o pé no acelerador com parciomônia, atento as mesmas instruções em relação ao cambio manual acima e conte com um pouco de sorte, por que se arriscando vc já vai estar.

OBS: É uma pena que o C4 automatico não tenha mais aquelas opções que viamos em outros cambios na qual haviam casas com os número "1", "2" e "3", se ainda houvesse, basteria deixar no numero 1 ou 2, pq o cambio do carro só trabalharia em 1a ou 2a marcha.

Quanto ao embaçamento dos vidros.
Em 1o lugar existem produtos os quais se passam no vidro que dificultam que ele embaçem, primeiro tente um desses.
A 2a dica que eu te dou é que procure não jogar as saidas de ar condicionado direito para os vidros, deixe-as sempre viradas para o interior do carro, para que o ambiente resfrie de maneira uniforme e não sejam formadas regioes de embaçamento isoladas, e sim, AR FRIO, infelizmente para evitar que os vidros embaçem em situações como essa o interior de carrro tem que ficar frio.

Quanto ao vidro traseiro o Marcus já falou, aperte o botão para ligar o desembaçador traseiro.

mmbdp
Moderador
Estado: RJ
Veiculo: C4 Pallas GLX Manual

Mensagem por mmbdp »

Das aulas já dadas pelo Marcus e pelo Deco, só digo pra não alterar o direcionamento do ar analógico com a ventilação acima da velocidade 2, pq isso pode danificar as aletas da caixa comutadora (a que faz a distribuição do ar).

Outra dica "das antigas" é, ao sair do alagamento, andar um trecho devagar e pisando de leve no freio (com o pé esquerdo) enquanto acelera, pra secar discos e pastilhas. Muito molhados, podem falhar caso precise frear mais forte.

De resto, fazendo isso aí já dá prá passar de boa se a água não estiver muito acima da metade da roda.

BICUDO
Moderador
Estado: SP
Veiculo: C2 VTS do Bicudo

Mensagem por BICUDO »

poxa!!!! vim doido para responder....mas falar mais o que.....seus fominha nem deixa eu molhar o Bico....
mas eu tenho o que falar....
na proxima chuva tenha calma e coloque o carro em uma area alta ligue seu ar o som....
e relaxe ate o alagamento baixar ou como eu que tinha computador no carro abra o msn e fique batendo papo com os amigos do forum.....hehehheeheheh

Abs.

christiane menezes
Membros

Poxa pessoal,vcs todos me ajudaram muito.
Valeu mesmo.
Christiane.
PS:a criançada que fica no banco de trás agrade mto tbem

mmbdp
Moderador
Estado: RJ
Veiculo: C4 Pallas GLX Manual

Mensagem por mmbdp »

christiane menezes escreveu:Poxa pessoal,vcs todos me ajudaram muito.
Valeu mesmo.
Christiane.
PS:a criançada que fica no banco de trás agrade mto tbem
Eu que achei que ia inovar no clube fazendo aluguel do pallas para noivas ... já tem até transporte escolar com ele, rs

christiane menezes
Membros

Vcs são bem legais,novamente obrigada.
Tinha um Xsara Picasso,mas quando fui na Citroen trocar o carro,meu marido se apaixonou pelo C4 Pallas e não teve jeito,minha nova mobilia da sala dançou.
Aqui onde moro as ruas enchem demais e tenho que pegar um caminho terrível de ruas alagadas pra buscar minhas pestinhas na escola.Meu marido comprou o carro e quando ele está em casa não permite que eu dirija,tá um fominha.
Mas agora ele viajou e liga tres vezes ao dia pra saber como ta o carro,morre de medo que eu destrua o carro num alagamento que eu pegue,haja paciência.
Vou seguir as dicas que vcs me deram direitinho.
Vlw

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais”