Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
matheoscp
Membros
Mensagens: 96
Registrado em: 20 Mar 2009, 13:34
Estado: RJ
Cidade: Rio de Janeiro
Veiculo: C4 VTR
Localização: Presidente Prudente

discos de freios empenados

Mensagem por matheoscp »

bom, to precisando de uma forca ae sobre um problema que tenho no meu carro atualmente...
ele comecou de uns tempos pra ca a tremer o volante quando eu freiava o carro, em velocidades acima de 120 por hora...

foi constatato empeno dos discos de freio e que eu deveria pagar 100 reais para repara-los.
as duvidas sao as seguintes...

1- eu nao fiquei esquentando os freios com um macarico e depois jogando agua gelada para que eles empenassem, porem mesmo assim a concessionaria me informou que nao da pra fazer esse servico usando a garantia...é normal isso?

2- uma vez que os 2 dianteiros estao empenados fiquei imaginando pq os 2 traseiros nao estariam tambem neh...ai pensei: sera que a concessionaria esta reparando apenas os 2 diantes por estes terem relacao com o volante, e assim vao parar com o problema?? meu medo é os 2 traseiros estarem empenados tbem e isso resultar em deficiencia deles sei la...e eles nao estarem sendo reparados para o preco ficar baixo para arrumar o problema, mas no fundo eu teria um problema "invisivel".

3- esse sistema de reparo é 100% mesmo ou é apenas algo provisorio que pode retornar o problema daqui um tempo ou ainda reparar mas deixar o sistema nao tao eficiente como antes??eu deveria analisar a troca dos discos ou inves do reparo??

apesar das perguntas sobre garantia e valor, eu me preocupo muito mais com o estado do meu carro do que com valores...
logo prefiro gastar mais e ter um sistema novo do que um sistema "reparado", e claro, eu nao entendo de mecanica, mas sei que existem coisas na vida que mesmo depois de reparado, nunca mais sao oq eram antes...
vlwsss pela ajuda
abraco

Morestoni
Membros
Mensagens: 13
Registrado em: 07 Fev 2010, 18:54
Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual

Re: discos de freios empenados

Mensagem por Morestoni »

Boa noite!

Eu achei um link do site Best Cars, que fala sobre freio. Comecei a ler agora também, pois hoje levei o carro na concessionária (C4 Hatch) para dar uma lixada nas pastilhas, que estavam vidradas, ou alguma coisa assim, e fazia um barulhão chato, mesmo sem acionar os freios.

http://www2.uol.com.br/bestcars/freios.htm

Por isso, não sei se sanará sua dúvida sobre o disco empenado, mas, qualquer coisa, alguém aqui com mais experiência lhe ajudará.

Boa sorte e abraços.

Arr
Membros
Mensagens: 1243
Registrado em: 31 Dez 2009, 11:10
Estado: SP
Cidade: Itapecerica da Serra
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Re: discos de freios empenados

Mensagem por Arr »

matheoscp escreveu: 1- eu nao fiquei esquentando os freios com um macarico e depois jogando agua gelada para que eles empenassem, porem mesmo assim a concessionaria me informou que nao da pra fazer esse servico usando a garantia...é normal isso?
Isso acontece, basta entrar numa poça dágua com o disco quente que empena.
Como é uma peça de desgaste natural é difícil conseguir substituição na garantia, a não ser que seja comprovado defeito de fabricação na peça.
matheoscp escreveu: 2- uma vez que os 2 dianteiros estao empenados fiquei imaginando pq os 2 traseiros nao estariam tambem neh...ai pensei: sera que a concessionaria esta reparando apenas os 2 diantes por estes terem relacao com o volante, e assim vao parar com o problema?? meu medo é os 2 traseiros estarem empenados tbem e isso resultar em deficiencia deles sei la...e eles nao estarem sendo reparados para o preco ficar baixo para arrumar o problema, mas no fundo eu teria um problema "invisivel".
Os freios dianteiros são beeeeem mais exigidos que os traseiros. Nas frenagens boa parte do peso do carro é transferido para o eixo dianteiro.
Experimenta parar o carro só com o freio de mão (hipoteticamente, claro que não é para fazer isso na prática!)
A distância de frenagem seria pelo menos o dobro. Se fosse possível fazer o contrário, frear só com o dianteiro, a distância não mudaria tanto assim.
É comum pastilhas e discos traseiros durarem bem mais que os dianteiros.

matheoscp escreveu: 3- esse sistema de reparo é 100% mesmo ou é apenas algo provisorio que pode retornar o problema daqui um tempo ou ainda reparar mas deixar o sistema nao tao eficiente como antes??eu deveria analisar a troca dos discos ou inves do reparo??
É o famoso "passe" ou retifica do disco. Significa que vão tirar material do disco para sua superfície ficar plana novamente. Com certeza a concessionária deve avaliar a espessura do disco para ver se ele ainda está longe do limite e tem uma boa vida útil pela frente. A princípio deve funcionar como um disco novo.
Entretanto, como o disco estará mais fino a probabilidade dele empenar novamente cresce na medida que sua resistência estará menor. Ele vai esquentar mais e ficar mais sujeito a choque térmicos do que um disco novo.
Fica a seu critério analizar se vale a penar retificar os discos ou trocar por novos.


Desculpe minha curiosidade, mas qual a quilometragem do seu carro?

matheoscp
Membros
Mensagens: 96
Registrado em: 20 Mar 2009, 13:34
Estado: RJ
Cidade: Rio de Janeiro
Veiculo: C4 VTR
Localização: Presidente Prudente

Re: discos de freios empenados

Mensagem por matheoscp »

vlw ae pelo link e pela ajuda ae...entendi bem e to mais tranquilo...
o meu carro esta com 10 mil km, foi na revisao esse problema, eu senti ele uns 15 dias antes da revisao, ai esperei, reclamei dele na revisao, eles limparam os discos e me devolveram, mas o problema continuou, ai devolvi a eles, e foi constatado o empeno...

bom, mas no final ate que 100 reais ta tranquilo...mas so por curiosidade, alguem ai sabe quanto custa em media um disco novo pro c4 vtr???
vlwsss

Arr
Membros
Mensagens: 1243
Registrado em: 31 Dez 2009, 11:10
Estado: SP
Cidade: Itapecerica da Serra
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Re: discos de freios empenados

Mensagem por Arr »

Com apenas 10.000 km o disco deve estar com uma espessura boa ainda (a não ser que você abusou muito nas freadas :-)), então vale a pena retificar.
O par de discos originais, se for o mesmo do pallas e hatch, sai ao redor de R$500,00 se não me engano. Paralelo se encontra por 120 / 150.

Avatar do usuário
VTR2008
Moderador
Mensagens: 3957
Registrado em: 17 Jun 2008, 10:34
Estado: RS
Cidade: Bento Gonçalves
Veiculo: C4 VTR
Localização: BG
Contato:

Re: discos de freios empenados

Mensagem por VTR2008 »

Puts tem muito Subaru dando problema de empenar disco com baixa Km e a concessionária também não está dando garantia!
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006

www.pastorecc.com.br

HERON
Membros
Mensagens: 362
Registrado em: 02 Set 2009, 20:07
Veiculo: C4 Pallas GLX Flex Automático
Localização: Brasília - DF

Re: discos de freios empenados

Mensagem por HERON »

Arr escreveu:Ele vai esquentar mais e ficar mais sujeito a choque térmicos do que um disco novo.
Desculpe minha ignorância, mas por que isto ocorre?
Ou seja, por que o fato de o disco ficar mais fino aumenta o aquecimento?
Gostaria de entender isso.
Heron

Arr
Membros
Mensagens: 1243
Registrado em: 31 Dez 2009, 11:10
Estado: SP
Cidade: Itapecerica da Serra
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Re: discos de freios empenados

Mensagem por Arr »

Heron,
Quanto maior a massa, mais ela tende a manter a temperatura original.
Exagerando no exemplo: para ferver um litro dágua você gasta muito mais tempo do que para ferver o volume de uma xícara de café.
Em situações de extrema exigência, um disco mais fino tende a chegar numa temperatura crítica antes de um disco com a espessura maior. O disco mais novo pode até chegar à mesma temperatura, mas a curva de aquecimento será mais linear.
Da mesma forma, para baixar a temperatura a queda será mais abrupta onde tiver menos material, por isso o disco mais fino corre mais risco de empenar com choques térmicos.
A mesma coisa acontece com as pastilhas, em competição esses itens são trocados bem antes do (aparente) fim de sua vida útil.

HERON
Membros
Mensagens: 362
Registrado em: 02 Set 2009, 20:07
Veiculo: C4 Pallas GLX Flex Automático
Localização: Brasília - DF

Re: discos de freios empenados

Mensagem por HERON »

Entendido.
Obrigado pela explicação, Arr.
Heron

Avatar do usuário
Ana Lúcia Martins
Membros
Mensagens: 16
Registrado em: 21 Set 2009, 15:57
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Manual

Re: discos de freios empenados

Mensagem por Ana Lúcia Martins »

Olá a todos. Tenho uma C4P que completou 10000km agora e pus na revisão. Reclamei que o freio estava fazendo barulho quando eu pegava congestionamento e tirava o pé do freio para acelerar. Era um barulho rouco, como se estivesse agarrando alguma coisa. Resultado: trocaram EM GARANTIA as pastilhas, discos e pinças!!!!Não me deram justificativa, apenas disseram que havia um desgaste excessivo e que mandariam para a fábrica para análise. O barulho parou e tô com freios novinhos..hehe. Informaram que fui a primeira troca em garantia no Centro-oeste e a segunda no Brasil.
Outro fato na revisão que me chamou a atenção foi terem trocado os amortecedores dianteiros tb em garantia pq eu reclamei que o carro estava trepidando demais com as imperfeições da pista. Trocaram os botões de trava geral e do ESP pq estavam descascando e todas as saídas de ar do painel serão trocadas qdo as peças chegarem da Bélgica pq tb estão descascando.
Bom, espero que o colega consiga resolver tb. Tem que reclamar e ficar no pé.
Abraço,
Ana

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”