VRT 2006 esquentando e óleo sumindo
Boa noite!
Meu pai tem um C4 VTR 2006, adquirido 0 km, sempre foi bem cuidado, mas agora está apresentando problemas e não estamos conseguindo arrumar.
Ele começou com a tampa do reservatório de água do radiador. Com isso, o motor esquentou, apareceu o "STOP" no painel. Pelos sintomas (óleo na água), achamos que era junta do cabeçote ou aquele trocador de calor que tem no motor, que passa água e óleo na mesma peça. Fizemos teste e essa peça que troca calor estava normal. A junta do cabeçote era aquela fina, e foi trocada por uma atual. Aproveitamos e já demos uma verificada no cabeçote, e trocamos os vedadores de válvulas.
O carro ficou normal uns 2 dias. Problema de novo, aqueceu, "STOP", e voltou para oficina. Trocamos a tampa, descobrimos que ela estava com vazamento (só nesse dia verificamos, que ela estava rompida).
Carro voltou, trouxe ele de volta (Camboriú - Blumenau), dei umas puxadas, levei até uns 170, o carro ficou normal o caminho inteiro. Agora a pouco meu pai me liga e diz que houve outro problema: apareceu "CHECK OIL", pararam no posto, e o óleo havia sumido! Completaram, e foram para casa. A casa deles do posto não chega a ter 600 metros, e apareceu STOP de novo. Vamos levar de novo para a oficina. Está complicado.
Se alguém já passou isso puder dar uma "luz" para mim, eu agradeceria.
Grande abraço!
Meu pai tem um C4 VTR 2006, adquirido 0 km, sempre foi bem cuidado, mas agora está apresentando problemas e não estamos conseguindo arrumar.
Ele começou com a tampa do reservatório de água do radiador. Com isso, o motor esquentou, apareceu o "STOP" no painel. Pelos sintomas (óleo na água), achamos que era junta do cabeçote ou aquele trocador de calor que tem no motor, que passa água e óleo na mesma peça. Fizemos teste e essa peça que troca calor estava normal. A junta do cabeçote era aquela fina, e foi trocada por uma atual. Aproveitamos e já demos uma verificada no cabeçote, e trocamos os vedadores de válvulas.
O carro ficou normal uns 2 dias. Problema de novo, aqueceu, "STOP", e voltou para oficina. Trocamos a tampa, descobrimos que ela estava com vazamento (só nesse dia verificamos, que ela estava rompida).
Carro voltou, trouxe ele de volta (Camboriú - Blumenau), dei umas puxadas, levei até uns 170, o carro ficou normal o caminho inteiro. Agora a pouco meu pai me liga e diz que houve outro problema: apareceu "CHECK OIL", pararam no posto, e o óleo havia sumido! Completaram, e foram para casa. A casa deles do posto não chega a ter 600 metros, e apareceu STOP de novo. Vamos levar de novo para a oficina. Está complicado.
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- Nico
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Re: VRT 2006 esquentando e óleo sumindo
Morestoni,
Tem como informar qual a km atual do veiculo?
Pelo que me lembro essa é a primeira vez que vejo algo parecido sendo relatado aqui acontencendo em um VTR.
Tem como informar qual a km atual do veiculo?
Pelo que me lembro essa é a primeira vez que vejo algo parecido sendo relatado aqui acontencendo em um VTR.
Nico
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Re: VRT 2006 esquentando e óleo sumindo
Retentores foram pro saco hein... acho q vai precisar abrir esse motor de novo e dar uma olhada na parte de baixo agora... gasolina sempre no mesmo posto? qual a km do carro?Morestoni escreveu:Boa noite!
Meu pai tem um C4 VTR 2006, adquirido 0 km, sempre foi bem cuidado, mas agora está apresentando problemas e não estamos conseguindo arrumar.
Ele começou com a tampa do reservatório de água do radiador. Com isso, o motor esquentou, apareceu o "STOP" no painel. Pelos sintomas (óleo na água), achamos que era junta do cabeçote ou aquele trocador de calor que tem no motor, que passa água e óleo na mesma peça. Fizemos teste e essa peça que troca calor estava normal. A junta do cabeçote era aquela fina, e foi trocada por uma atual. Aproveitamos e já demos uma verificada no cabeçote, e trocamos os vedadores de válvulas.
O carro ficou normal uns 2 dias. Problema de novo, aqueceu, "STOP", e voltou para oficina. Trocamos a tampa, descobrimos que ela estava com vazamento (só nesse dia verificamos, que ela estava rompida).
Carro voltou, trouxe ele de volta (Camboriú - Blumenau), dei umas puxadas, levei até uns 170, o carro ficou normal o caminho inteiro. Agora a pouco meu pai me liga e diz que houve outro problema: apareceu "CHECK OIL", pararam no posto, e o óleo havia sumido! Completaram, e foram para casa. A casa deles do posto não chega a ter 600 metros, e apareceu STOP de novo. Vamos levar de novo para a oficina. Está complicado.
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Re: VRT 2006 esquentando e óleo sumindo
precisamos saber o seguinte. antes o seguinte:
os nossos motores equentam mesmo e o o'leo comeca a baixar depois dos 60mil...normal ate' onde eu sei por outros usuarios e carros 16v com tal km.
agora,sera que nao esquentou a temp ate' 120C e queimou a junta e seu pai nao falou nada ? pq so se troc a junta d cabecote qdo queima e so queima qdo a temp chega a 120C.
qto ao oleo baixar, percebeu se foi apeertado o bujao embaixo ? nao ficou vazando devagarinho ?? hipotese ne ? pode ser outra coisa sim, mas no momento e' estranho baixar oleo assim de uma vez.
abs !
os nossos motores equentam mesmo e o o'leo comeca a baixar depois dos 60mil...normal ate' onde eu sei por outros usuarios e carros 16v com tal km.
agora,sera que nao esquentou a temp ate' 120C e queimou a junta e seu pai nao falou nada ? pq so se troc a junta d cabecote qdo queima e so queima qdo a temp chega a 120C.
qto ao oleo baixar, percebeu se foi apeertado o bujao embaixo ? nao ficou vazando devagarinho ?? hipotese ne ? pode ser outra coisa sim, mas no momento e' estranho baixar oleo assim de uma vez.
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Re: VRT 2006 esquentando e óleo sumindo
Isso de aquecer parece ter sido resolvido, mas esse STOP por causa do óleo com 600 metros de percurso parece entupimento no pescador do óleo ou mesmo a bomba de óleo que foi pro saco. Ao completar o óleo, o que ficou em cima apagou o aviso de falta de óleo, com a descida do óleo o aviso retornou, sinal de que o sensor (cebolinha) superior não detectou óleo sendo bombeado pra cima.
Na vareta o óleo aparece? Se aparecer, deve realmente ser um desses defeitos aí.
Na vareta o óleo aparece? Se aparecer, deve realmente ser um desses defeitos aí.
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Re: VRT 2006 esquentando e óleo sumindo
Aproveitando o tópico do colega desde a semana passada um aviso de vez enquando aparecia qdo ligava o carro "Check o nível de óleo". Fui meio negligente pois achava estranho o nível está baixo sendo que fiz a revisão do carro a alguns meses e não tem nem 5000km. Hj antes de sair de casa novamente apareceu e resolvi ver. Pra minha surpresa quase não tinha óelo no motor "que perigo". Vou na CC daqui a pouco completar e ver o que pode ter acontecido, pois em todos os lugares que paro não fica uma gota de óleo no chão. O carro completou essa semana 60000km. Vamos ver o que a CC diz.
Re: VRT 2006 esquentando e óleo sumindo
Boa noite, tudo bem?
Ainda não abrimos para ver, o carro está parado na oficina, não tiveram tempo de mexer semana passada, estava uma correria. Na verdade, não é bem oficina, aonde levo é no pessoal que faz carros de corrida, e o mecanico de lá trabalhou muitos anos na Citröen e é fanatico pela marca, está reformando um veículo da marca, acho que é o Xantia!
Ele, juntamente com o pessoal da concessionária, chegaram na seguinte conclusão:
Ele testou aquele trocador de calor, e não vazava óleo. Mas, assim que o carro esquenta, vem o problema: dilata. Pelo que ele acha, talvez haja uma fissura na peça, e assim que esquenta em condições mais severas, como trânsito, ele acha que pode vazar lá de um lado ao outro. Ele vai verificar.
É estranho, porque voltei de Camboriú até Blumenau, e veio normal. Assim como da outra vez, outro rapaz veio dirigindo ele de lá até aqui, e foi tranqüilo. Inclusive, vim num porrete com ele para cá. (Para constar, quando mantia uma rotação mais elevada em, por exemplo situação de espera para ultrapassagem, digamos, numa 3a marcha em giro alto, a uns 90 km/h, chuto eu, não me recordo, dava para escutar umas batidinhas, bem discretas, semelhantes à um carro com o tucho descarregado, mas não tão forte, será que tem algo a ver com o problema?)
A km é de aprox. 63 mil km. Sobre os cuidados, não sei dizer, meu pai é bem cuidadoso, mas minha irmã é quem dirigia mais tempo o carro, e saía por aí com ele.
Mas sobre aquela peça trocadora de calor de óleo / água, vamos ver... é uma "teoria"... Assim que tiver mais novidades, posto aqui!
Grande abraço.
Ainda não abrimos para ver, o carro está parado na oficina, não tiveram tempo de mexer semana passada, estava uma correria. Na verdade, não é bem oficina, aonde levo é no pessoal que faz carros de corrida, e o mecanico de lá trabalhou muitos anos na Citröen e é fanatico pela marca, está reformando um veículo da marca, acho que é o Xantia!
Ele, juntamente com o pessoal da concessionária, chegaram na seguinte conclusão:
Ele testou aquele trocador de calor, e não vazava óleo. Mas, assim que o carro esquenta, vem o problema: dilata. Pelo que ele acha, talvez haja uma fissura na peça, e assim que esquenta em condições mais severas, como trânsito, ele acha que pode vazar lá de um lado ao outro. Ele vai verificar.
É estranho, porque voltei de Camboriú até Blumenau, e veio normal. Assim como da outra vez, outro rapaz veio dirigindo ele de lá até aqui, e foi tranqüilo. Inclusive, vim num porrete com ele para cá. (Para constar, quando mantia uma rotação mais elevada em, por exemplo situação de espera para ultrapassagem, digamos, numa 3a marcha em giro alto, a uns 90 km/h, chuto eu, não me recordo, dava para escutar umas batidinhas, bem discretas, semelhantes à um carro com o tucho descarregado, mas não tão forte, será que tem algo a ver com o problema?)
A km é de aprox. 63 mil km. Sobre os cuidados, não sei dizer, meu pai é bem cuidadoso, mas minha irmã é quem dirigia mais tempo o carro, e saía por aí com ele.
Mas sobre aquela peça trocadora de calor de óleo / água, vamos ver... é uma "teoria"... Assim que tiver mais novidades, posto aqui!
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Re: VRT 2006 esquentando e óleo sumindo
Galera,
Aproveitando o tópico, qual a melhor especificação de óleo (Marca e Modelo também) para o C4 VTR, além de filtro e o tal do retentor/roela do carter?
Aproveitando o tópico, qual a melhor especificação de óleo (Marca e Modelo também) para o C4 VTR, além de filtro e o tal do retentor/roela do carter?
Re: VRT 2006 esquentando e óleo sumindo
Trocamos a válvula termostática, pois estava trancada! Agora está vazando água quente debaixo do painel, do ar quente... mas já arrumamos, amanhã vamos buscar o carro e ver como ficou!
- brunollo
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Re: VRT 2006 esquentando e óleo sumindo
Morestoni, só uma dica:
quando você for testar alguma coisa no motor, em que a falta de óleo seja um componente, NÃO LIGUE O MOTOR. VOCÊ PODE DESTRUIR O MIOLO EM SEGUNDOS. Se vocÊ quiser testar o sistema de lubrificação do motor e a pressão de óleo, pode fazer em ponto morto. O fluxo de óleo não se relaciona com a carga aplicada ao motor. Está diretamente ligado a três componentes: a pressão produzida pela bomba, a fluidez e a temperatura do óleo.
Em nenhuma circunstância um carro defeituoso deve ser testado a 170km/h. Se um componente vital quebrasse, você, na melhor das hipóteses, vai ter o motor e o câmbio moídos. Na pior das hipóteses vc vai ter o eixo dianteiro travado a 170km/h e um carro desgovernado.
Testar qualquer componente mecânico de um carro a essa velocidade não é técnica, é burrice. VC só guia um carro a essa velocidade se tem certeza que ele tem condições de rodar assim em segurança, e não vai desmontar nada quando você tentar frear. Outra coisa: você também tem que saber o que está fazendo a essa velocidade.
Afinal, o carro com problemas é um Hatch 2.0 ou um VTR?
quando você for testar alguma coisa no motor, em que a falta de óleo seja um componente, NÃO LIGUE O MOTOR. VOCÊ PODE DESTRUIR O MIOLO EM SEGUNDOS. Se vocÊ quiser testar o sistema de lubrificação do motor e a pressão de óleo, pode fazer em ponto morto. O fluxo de óleo não se relaciona com a carga aplicada ao motor. Está diretamente ligado a três componentes: a pressão produzida pela bomba, a fluidez e a temperatura do óleo.
Em nenhuma circunstância um carro defeituoso deve ser testado a 170km/h. Se um componente vital quebrasse, você, na melhor das hipóteses, vai ter o motor e o câmbio moídos. Na pior das hipóteses vc vai ter o eixo dianteiro travado a 170km/h e um carro desgovernado.
Testar qualquer componente mecânico de um carro a essa velocidade não é técnica, é burrice. VC só guia um carro a essa velocidade se tem certeza que ele tem condições de rodar assim em segurança, e não vai desmontar nada quando você tentar frear. Outra coisa: você também tem que saber o que está fazendo a essa velocidade.
Afinal, o carro com problemas é um Hatch 2.0 ou um VTR?
Minha tolerância anda negativa com asneiras...