Área específica para publicação de fotos e vídeos dos carros dos membros do C4 Clube.
@Wagner
Membros
Veiculo: C4 Picasso

Re: Complemento Lanterna C4 Hatch com LED

Mensagem por @Wagner »

Olá Amigos do Clube,
Boa Noite

Depois de 1 mês.... foi mal!

Tááái as fotos da Lanterna do meu Hatch, claroooo q a idéia foi num papo com o grande Fertulha no encontro do Clube em Guarujá.

Imagem

Imagem

Abraço a Todos,
e que venha novos encontros e novas idéias!!!

fred.mourao
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Manual

Mensagem por fred.mourao »

Fertulha e Wagnerm,

Qual foi o Led utilizado?
Como fizeram a vedação dos furos?

Maldito Fertulha que me colocou uma pilha para fazer isso... =D
CAR-PC at factory!
http://www.c4clube.com/forum/viewtopic.php?f=20&t=9897

[img]http://img844.imageshack.us/img844/8201/singw.jpg[/img]

Fertulha
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 VTR
Contato:

Mensagem por Fertulha »

Leds de alto brilho de 5mm são os mais utilizados em qualquer tipo de personalização de iluminação, mas mesmo assim ainda existem leds de outros tamanhos e a principal especificação que você deverá cuidar é a medida de milicandelas do mesmo. Mas o que são milicandelas? É a medida usada para definir a potencia dos leds. A maioria dos LEDS que são vendidos hoje nos mercados nacionais (Santa Ifigênia) são de 15.000mcd ou 20.000mcd, mas existem modelos à venda de até 100.000mcd (existem com maior número de microcandelas, mas são caros e difíceis de encontrar) e creio que ficariam com muito brilho no complemento da lanterna e não ficaria bom.
O Ideal, 5mm de 15.000 à 20.000mcd
Para os leds funcionarem, eles precisam de um resistor, pois trabalham com tensões mais baixas que o normal de uso diário, como por exemplo: 12V em fontes alternativas, 220V ou 110V em casa. Já os LEDS têm a sua tensão que varia entre 1,6V a 3,3V. Por isso a vida útil de um led é 100.000 horas ou mais.
Para se calcular a resistência que deverá ser usada no led escolhido, utiliza-se a fórmula abaixo:

[Tensão de Entrada(Volts)] – [Tensão do Led(Volts)] / [Corrente do Led(Ampéres)] = [valor do Resistor(Ohms)]

Por exemplo, se formos aplicar um led de alto brilho de 5mm, que geralmente trabalha com uma corrente de 20 mA (0,02A) e a tensao de 3.2V (Leds azuis, brancos, verdes ou Ultravioleta)

Utilizei um resistor de 560 Ohms... (Isso é inversamente proporcional, quanto menor a resistencia maior vai ser a corrente ocasionando maior dissipação de calor, diminuindo a vida útil do led e a variação na iluminação é quase imperceptivel)

Mas e agora? Onde devo soldar os resistores no meu led? Confira abaixo uma representação da montagem dos leds e também dos pólos do mesmo:

Imagem

Repare no comprimento das pernas (terminais) do led e também no formato das “peças” internas do led

É importante deixar claro que para uma boa durabilidade dos leds, os mesmos devem receber uma solda rápida, pois o aquecimento gerado pelo soldador poderá diminuir a vida útil do diodo emissor de luz.

Muito bem, já sei identificar um led, o seu resistor, soldar os 2, mas e agora como eu monto algo? Muito simples, agora ligue o terminal positivo no pólo positivo de uma fonte de energia e o terminal negativo no pólo negativo. Veja abaixo um exemplo de aplicação de leds para montagem de uma barra:

Imagem

Outra questão para se destacar sobre os leds são os ângulos de emissão de luz. Dependendo a cabeça do led (e em alguns casos lentes), temos emissões de 12° até 180°. Quanto maior o ângulo, maior será a área iluminada, mas menor a intensidade da luz no foco. Portanto na hora de comprar leds, prefira leds de cabeça chata que apesar de não terem tanta intensidade de luz no foco, espalham bem mais a luz(ideal para onde estamos montando).
Não desmontei o complemento, vc somente precisa fazer furos suficientes para encaixar os leds (pode ser com a furadeira) e isolar com silicone.

Espero ter ajudado um pouco mais aos interessados em fazer essa mod... Aos com mais conhecimento em eletronica favor corrigir qualquer informação inválida!

Abraço!
C4
Imagem

Fertulha
Membros
Contato:

Mensagem por Fertulha »

Pessoal tomem cuidado na hora de ligar, o LED é traduzindo: Diodo Emissor de Luz e por se tratar de diodo ele tem polaridade... (positivo e negativo) se essa polaridade não for respeitada... ele não funcionará e voce terá de refazer seu trabalho!
C4
Imagem

fred.mourao
Membros
Estado: RJ

Mensagem por fred.mourao »

Encomendei um pacote Chines dos leds, vamos ver no que dá.
http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.1106

Sobre a instalação, os leds pode ser colocados em serie também, mas o "calculo do resistor" muda. Vou procurar uma placa de testes antes de montar tudo no carro para validar brilho, mas acho que 12 Volts alimenta 4 leds (3 Volts / 0,18ma) em serie sem resistor. Se é que me lembro algo das aulas de engenharia., lá vou eu desenterra os livros.

Como você tinha me dito o fio foi puxado diretamente da alimentação da lanterna, correto?
CAR-PC at factory!
http://www.c4clube.com/forum/viewtopic.php?f=20&t=9897

[img]http://img844.imageshack.us/img844/8201/singw.jpg[/img]

Fertulha
Membros
Contato:

Mensagem por Fertulha »

fred.mourao escreveu: Como você tinha me dito o fio foi puxado diretamente da alimentação da lanterna, correto?
Positivo!

Em relação à ligar em paralelo ou em série, realmente é possivel, vc terá que fazer os calculos...
No meu caso liguei em paralelo e utilizei resistores...
Abraço!
C4
Imagem

BICUDO
Moderador
Veiculo: C2 VTS do Bicudo

Mensagem por BICUDO »

E ai Wagner agora que vi o poste do seu carro....nossa ficu show....gostei muito do visual do carro do fertulha na estrada....fica show....agora quero ver os seus....pode deixar que logo a gente vai marcar aquele encontro

Abraço

betoassuncao
Membros

Mensagem por betoassuncao »

E ai Wagner e Fertulha, nao vai rolar nenhum DIY? Abraçao

andersonamorim
Membros
Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual

Mensagem por andersonamorim »

fred.mourao escreveu:Encomendei um pacote Chines dos leds, vamos ver no que dá.
http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.1106

Sobre a instalação, os leds pode ser colocados em serie também, mas o "calculo do resistor" muda. Vou procurar uma placa de testes antes de montar tudo no carro para validar brilho, mas acho que 12 Volts alimenta 4 leds (3 Volts / 0,18ma) em serie sem resistor. Se é que me lembro algo das aulas de engenharia., lá vou eu desenterra os livros.

Como você tinha me dito o fio foi puxado diretamente da alimentação da lanterna, correto?
Não teria como usar FITAS LED? Como a gente tem feito na dianteira do C4?
Como por exemplo este: http://cgi.ebay.com/ebaymotors/_W0QQcmd ... MEWNXQ3aIT

Ou este: http://www.dealextreme.com/p/waterproof ... r-5m-81718

Esses em fita da para cortar em cada ponto de conexão.. deve dar uns 5cm ou menos.
Abraço,
Anderson Amorim

Meu C4: viewtopic.php?f=26&t=10911

Imagem

[ abarth ]
Membros
Estado: BA
Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual

Mensagem por [ abarth ] »

O criador da idéia ainda não colocou foto (em boa resolução) do carro dele... abandono total!!!
Imagem

Responder

Voltar para “Fotos & Videos”