Tudo relacionado a personalização da linha C4.
brunollo
Membros
Estado: DF
Veiculo: C4 VTR

Re: Tamanho de aro ideal para C4

Mensagem por brunollo »

NIelson, uma roda de offset muito mais alto que o original (que ficaria "pra dentro" do carro em relação à original) vai causar alguns problemas de estabilidade direcional relacionada ao aumento do raio de rolagem negativo, como por exemplo puxar mais em desníveis de pista, ou mesmo inclinação da pista. As réplicas de 17 que foram postadas na fotografia anterior possuem o offset correto para o C4 e ainda pesam relativamente pouco (11kg). São uma boa pedida em rodas esportivas. Depois poste fotos!
Minha tolerância anda negativa com asneiras...

mmbdp
Moderador
Estado: RJ
Veiculo: C4 Pallas GLX Manual

Mensagem por mmbdp »

Cuidado com essas réplicas de rodas de C4, a TSW por exemplo andou fabricando rodas supostamente com o offset correto e arrastavam nas pinças e ficavam "pra dentro" em relação as originais citröen e peugeot. Já reconheceram o erro, devolveram dinheiro e, em vez de tirar do mercado, abaixaram o preço. Roubada total.

brunollo
Membros

Mensagem por brunollo »

Hmmm.
Taí uma informação que eu não sabia. Quando uma empresa como a TSW faz uma cagada dessas, realmente é de se preocupar. Existe uma maneira de se medir o offset da roda, mas é trabalhosa. Consiste nas seguintes etapas:
1. Desmonte a roda do pneu;
2. Meça a largura da roda em milímetros. Divida esse valor por 2. Esse valor é, obviamente a metade da largura da roda, também conhecida por centerline (literalmente, linha de centro).
3. Com a face externa da roda virada para cima, numa superfície plana, meça a altura da face de montagem do cubo até o chão. Essa medida é chamada de backspacing (espaço de trás).
4. Subtraia do valor do backspacing o valor do centerline. Esse é o offset (ou profundidade de montagem). Se for maior que zero, o offset é positivo. Se for menor que zero, é negativo.
Como pode-se observar, quanto menor o valor do offset, mais pra fora a roda fica. Para ver se o valor atestado pela fábrica é correto, observe na parte de trás da roda a sigla ET ("EinpressTiefe" ou profundidade de inserção) e o número dado (por exemplo 45).
Marcelo, estou curioso. Eu gostaria de adquirir um jogo de Atacamas, mas estou em Brasília. Onde vocês compraram? Qual o valor? Se vc quiser ou as normas do forum exigirem, poderia me enviar esses dados por MP. Obrigado!

VTR2008
Moderador
Estado: RS
Contato:

Mensagem por VTR2008 »

Bom, ...

Atacamas R18 - C4
Imagem

Imagem

Atlantique R18 - C5

Imagem

C4 Pallas + Atacamas R18

Imagem

Imagem
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006

www.pastorecc.com.br

brunollo
Membros

Mensagem por brunollo »

Matou a pau, cara. Eu achava que as rodas do C5 também chamavam Atacamas. Muda basicamente o miolo da roda, em que os parafusos são aparentes, mas se a Citro acha que isso já é suficiente para mudar o nome, que seja...
MAAAAASSSSSS.... $$$$$???

VTR2008
Moderador
Estado: RS
Contato:

Mensagem por VTR2008 »

Se for analisar bem, não é só o miolo não que é diferente, mas são bem parecidas mesmo! Abs
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006

www.pastorecc.com.br

Cyro
Moderador
Estado: MG
Veiculo: Outros

Mensagem por Cyro »

Completando o que o Brunollo postou, sobre offset, muita gente confunde, achando que o offset 40 a roda estará mais para fora que o 25. É o contrário! Num offset 25 (original C4) a roda estará mais pra fora no conjunto, pois é o centro da roda que está mais pra dentro, deslocando o aro para fora, já que a aposição de fixação dos parafusos é fixa.

Veja o esquema e entenda que quanto mais positivo o offset, masi deslocado para fora da roda estará o miolo e consequentemente o aro mais deslocado para dentro:

Imagem
Imagem

mmbdp
Moderador
Veiculo: C4 Pallas GLX Manual

Mensagem por mmbdp »

Marcelo, estou curioso. Eu gostaria de adquirir um jogo de Atacamas, mas estou em Brasília. Onde vocês compraram? Qual o valor? Se vc quiser ou as normas do forum exigirem, poderia me enviar esses dados por MP. Obrigado!
Citroën Notre Dame

Sorocaba Rod. Raposo Tavares KM 102B
Tel: 15 3229.3333

Fale com o ANDRÉ. Enviam via transportadora (Prá mim fizeram a R$ 3700,00) o bold acho que pagou mais barato ainda, sabe como é, o japa é fod@.

bruno figueiredo
Moderador
Veiculo: Outros
Contato:

Mensagem por bruno figueiredo »

Cyro escreveu:Completando o que o Brunollo postou, sobre offset, muita gente confunde, achando que o offset 40 a roda estará mais para fora que o 25. É o contrário! Num offset 25 (original C4) a roda estará mais pra fora no conjunto, pois é o centro da roda que está mais pra dentro, deslocando o aro para fora, já que a aposição de fixação dos parafusos é fixa.

Veja o esquema e entenda que quanto mais positivo o offset, masi deslocado para fora da roda estará o miolo e consequentemente o aro mais deslocado para dentro:

Imagem
Apenas para dar um exemplo prático do que foi muito bem dito pelo Brunolo e pelo Cyro. Quando troquei as minhas rodas originais com off set 25, por outras de off set 38. Deveria colocar um anél espaçador de 13mm, para traze-las ao mesmo nível das originais (38 - 25 = 13). Como queria que elas ficassem mais para fora, para ficarem com um ar mais esportivo, mandei fazer adaptadores de 30mm, o que jogou as novas rodas, 17mm para fora (30 - 13 = 17), em ralação as originais.

Abs.
Bruno Figueiredo.

DigaoBH
Membros
Estado: MG

Mensagem por DigaoBH »

Putz, nunca consigo falar com o André!

Alguem sabe o preço da Resolfen?

T+
Imagem