Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
hugohenri
Membros
Veiculo: C4 Pallas GLX Flex Manual

Amaciar Motor! Verdade ou Mito?

Mensagem por hugohenri »

Galera,

Acabei de comprar um C4 Pallas GLX Mecânico 0 KM "Perla Nera", a minha principal preocupação é:

"Amaciar o Motor!" Verdade ou Mito?

Em todo lugar que eu procurei falam uma coisa diferente, alguém sabe me dizer ao certo o que é ou não correto! Ou seja, o que faz o carro ficar mais esperto de verdade ou o que danifica o motor de verdade...

Pessoal detalhe o meu carro ainda não chegou...hehehe estou super ansioso...Pra pegar o carrão em todos os sentidos, e o pior é que com o fim do IPI as concessionárias venderam mais do que tinham em estoque ou seja vou passar o mês de Abril inteirinho na fila de espera... Uma vez que comprei via "Vendas Especiais" ... Frotista...

Grande abraço a todos...

matheoscp
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 VTR

Re: Amaciar Motor! Verdade ou Mito?

Mensagem por matheoscp »

pelo que eu entendi, depois de pesquisar sobre isso um tempo atras, existe sim um ganho no desempenho do seu carro ao longo do tempo, porem isso independe do seu modo de andar...
segundo a fonte(que estou tentando lembrar qual foi) os carros de hoje nao ficam amarrados se voce andar na tranquilidade com eles.
mas na duvida, como nao custa muito fazer isso, da uma amaciada sei la...
agora essa questao realmente eh muito controversia.

abraco

FrEaKaZoiD:.
Membros
Estado: SP

Mensagem por FrEaKaZoiD:. »

Por mais q existam N tecnologias nos motores novos, as peças ainda sao feitas de metal e o processo de fundição dessas peças ainda continua o mesmo.
Por melhor q seja o polimento das peças metalicas do motor, o contato uma com as outras em altas temperaturas gera um acomodamento entre elas.

Trocando em miudos pra encurtar a história: amaciar o motor é fundamental

Põe o giro lá no alto e seja feliz!

ABS

bruno figueiredo
Moderador
Veiculo: Outros
Contato:

Mensagem por bruno figueiredo »

hugohenri escreveu:Galera,

Acabei de comprar um C4 Pallas GLX Mecânico 0 KM "Perla Nera", a minha principal preocupação é:

"Amaciar o Motor!" Verdade ou Mito?

Em todo lugar que eu procurei falam uma coisa diferente, alguém sabe me dizer ao certo o que é ou não correto! Ou seja, o que faz o carro ficar mais esperto de verdade ou o que danifica o motor de verdade...

Pessoal detalhe o meu carro ainda não chegou...hehehe estou super ansioso...Pra pegar o carrão em todos os sentidos, e o pior é que com o fim do IPI as concessionárias venderam mais do que tinham em estoque ou seja vou passar o mês de Abril inteirinho na fila de espera... Uma vez que comprei via "Vendas Especiais" ... Frotista...

Grande abraço a todos...
Como esta é a sua 1ª mensagem, não deixe de passar em "Novos Membros" e fazer a sua apresentação.

Abs.
Bruno Figueiredo.

El Guapo
Membros
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Manual

Mensagem por El Guapo »

Forçando mais seu carro vai andar mais, mas vai durar menos....na decáda de 70 o Nelson Piquet ganhava todas na tal formula super V, que usava mecânica Volks refrigerada a ar...o segredo era que o motor que ele usava no carro era instalado em uma kombi de entregas em São Paulo que fazia o serviço de "amaciamento" do motor, o resultado era que ele sempre andava mais que os outros mas em compensação o motor não aguentava mais que algumas poucas corridas, seria bom pensar nisso.

Nico
Moderador
Estado: BA

Mensagem por Nico »

Hugo,

Quando voce pegar o carro, de uma olhada no manual do proprietário e lá tem um pequeno comentário sobre esse assunto. Não lembro exatamente o que está escrito mas resumidamente é que deve-se maneirar nos primeiros 1000 Km e dos 1000 aos 3000 Km ir aumentando a rotaçao progressivamente. Depois disso é só alegria. Lembrado em respeitar a rotaçao máxima de giro, ou seja não ficar extrapolando o limite do carro toda hora.
Nico
VTR e Hatch 1.6 (Patroa)
Multimedia/Rodas 20"/Pneus MAXX 225/35/20
Kit RF T162S/Amp Clarion APX4361/SUB Clarion SRW1052
Moto Buell Ulysses Preta

Imagem

jfcastron
Membros
Estado: MA
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Manual

Mensagem por jfcastron »

O meu eu cuidava só pra não judiar, andava nos 100-110km/h, as vezes 120km/h, e só. Só não exigir demais do motor, andar com ele dentro do limite. Sempre fiz assim, e deu certo, nunca nenhum carro em casa ficou amarrado por isso.
Isso é mito, de amaciar no pau. Um colega meu tinha um Gol 16v amaciado no pau. E na mesma época tive um também, amaciado na maciota. Uma vez bancamos os irresponsáveis e fomos ver quem andava mais, até os 120km/h. O meu chegou na frente.
C4P Exclusive manual 07/08
JBL 12" + Roadstar 4510 + Bravox C60B 2vias + DB Audio coaxial

dricco
Membros
Veiculo: C4 Pallas GLX Flex Automático

Mensagem por dricco »

Não tem experiência, casos antigos, conceitos renovados e etc nessa situação. A regra é simples: seguir a orientação do fabricante do motor. Ninguém, ninguém sabe melhor que ele como deve ser o critério de uso do motor.

Veja o manual e siga.

Agora, esse papo de amaciar no giro alto pro motor ficar mais solto é lenda. Não há tese científica que consiga explicar esse benefício de forma comprovada. Ou é pior, ou a mesma coisa.

Abs!

sergioicb
Membros
Veiculo: C4 Picasso

Mensagem por sergioicb »

Bom dia moçada!!
Como o NICO já disse, "... de uma olhada no manual do proprietário e lá tem um pequeno comentário sobre esse assunto. Não lembro exatamente o que está escrito mas resumidamente é que deve-se maneirar nos primeiros 1000 Km e dos 1000 aos 3000 Km ir aumentando a rotaçao progressivamente."

Tem uma página sobre amaciamento no MANUAL.

Basta seguir.

Abraços!!!

doddy3
Membros
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Manual

Mensagem por doddy3 »

O manual diz: não ultrapassar os 3mil giros nos primeiros 1000 km e depois usar todas as faixas de giro do motor ate 3 mil km. Pronto! o motor estará amaciado.

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais”