Não aguentei e fui na Nascar fazer a reprog do C4.
Ficou muito bacana! Melhorou muito! Os gráficos no dyno "antes e depois" estão logo abaixo.
Antes que falem um monte, não confio nos números individualmente. Sempre achei e continuo achando que o dyno da Nascar é demasiadamente otimista! Por outro lado, o único ponto que me faz pensar um pouco, é que eles também fizeram reprogs de C4 VTR 143cv, e o mesmo mediu 147cv com gasolina pódium lá. Ou seja, não estou convencido que o meu C4 ficou com a potência medida (o número em si), mas também achei estranho os VTR medirem algo bem real, de acordo com o que a fábrica diz...
Enfim, independentemente do valor da potência, é interessante ver a diferença (o ganho) entre as medições (original x reprogramado) e, é lógico, o resultado na prática. Vou fazer um vídeo e depois posto aqui.
Sem mais bla´blaá..., seguem os gráficos:
ORIGINAL
![Imagem](http://img402.imageshack.us/img402/70/c4vtsorigi1.jpg)
![Imagem](http://img687.imageshack.us/img687/1562/c4vtsorigi2.jpg)
![Imagem](http://img169.imageshack.us/img169/6565/c4vtsorigi3.jpg)
REPROGRAMADO
![Imagem](http://img32.imageshack.us/img32/1412/c4vtsreprog1.jpg)
![Imagem](http://img651.imageshack.us/img651/2866/c4vtsreprog2w.jpg)
![Imagem](http://img441.imageshack.us/img441/6287/c4vtsreprog3.jpg)
COMPARAÇÃO ORIGI X REPROG
![Imagem](http://img682.imageshack.us/img682/5312/c4vtsorxreprog.jpg)
A rotação de corte foi alterada em mais 350rpm, ou seja, agora o corte está em 7700rpm.
Como podem ver, a faixa de potência aumentou agora. Era até 6600rpm e agora vai até 7200rpm. Além disso, ganhou em média 15cv em toda a faixa do rpm. A sensação ao dirigir é essa mesma!.. O motor empurra forte do começo do rpm até o fim... muito legal! O "bundômetro" indicou um ganho bacana mesmo!
O carro está com gasolina Pódium e completamente original! Tanto o escape quanto a admissão, tudo original! O trabalho da Nascar foi demorado, até por conta de nunca terem feito um motor EW10J4S antes. Não gostei do fato de ficarem por 2 horas em cima do carro, com o computador plugado e discutindo o que iam fazer, tudo longe da gente e sem dar uma única informação. Realmente, não gostei! Além disso, depois de 2 horas esperando pela decisão deles, fui perguntar para saber o que estava acontecendo, pois eu queria entender e influir nos resultados, e o pessoal disse que eu não poderia fazer isso!.. Pois não é uma questão de tirar o máximo do motor, mas de "explorar as folgas que o motor pode oferecer" sem danificar ou torná-lo utilizável para apenas um dono. Entendi o ponto de vista deles, e entendo que em sendo eles uma empresa renomada, não poderiam fazer algo que o carro só pudesse utilizar Pódium. Entendo!.. Mas, eu esperava que eles me informassem mais sobre o que estavam fazendo. Ou seja, acho que os ganhos aqui foram os mínimos possíveis, e algo mais poderia vir!...
De qualquer forma, estou feliz com os resultados! O carro está bem forte e está funcionando perfeitamente! Aliás, melhor que antes, já que com certeza tinha uma programação para uma gasosa pura e não para o nosso coquetel!..
Enfim..., o que quiserem perguntar, fiquem à vontade!
Abraços,
Rodrigo.