Serviço das autorizadas - Absurdo!! Citroen Lyon
Boa tarde,
Gostaria de compartilhar com vocês a experiência que tive na semana de 15 de março de 2010 e, talvez, contribuir para que alertem aos demais consumidores da marca Citroen,
Possuo um Citroen C4 VTR ano 2007 que já havia apresentado problemas com dois meses de uso e precisos 800 km rodados. Nessa ocasião foram trocados os 4 bicos injetores e o módulo que injeta gasolina nos bicos. Meu carro ficou parado um mês na concessionária Citroen Lyon em São Paulo até que diagnosticassem o problema e conseguissem as peças necessárias.
Passados um ano e dois meses (11.000km rodados), acendeu uma luz no painel de falha do sistema antipoluidor, a mesma luz que acendera na ocasião anterior, e o carro apresentou perda de potência e trepidações em repouso. Ao levá-lo mais uma vez na concessionária Citroen Lyon, recebi o orçamento em anexo, o qual sugere, novamente, as trocas dos bicos injetores cuja garantia era de apenas 8 meses. O orçamento dos serviços ficou em R$ 3.400,00 reais, sendo que R$ 190,00 por hora a título de mão de obra. Além dos bicos injetores, também fui informado que seria necessário trocar a sonda de oxigênio antipoluição, a caixa d’água, a correia dentada e o rolamento da correia.
Além do preço por hora da mão de obra ser extremamente elevado para o mercado, fiquei fortemente decepcionado com a falta de concessão de descontos ou facilidades de pagamento, mesmo tendo argumentado que a troca dos bicos fora efetuada em fevereiro de 2009 e que a recente revisão dos 10.000km que fizera com eles nada acusou. Fato é que, ao ameaçar retirar o carro da autorizada, a consultora que me atendia pediu um momento ao telefone e então, passados dois minutos, retornou afirmando que conseguira um desconto e o preço final seria de R$ 2.600,00.
Entretanto, fui aconselhado a buscar uma segunda opinião em uma não autorizada. Para minha surpresa, após avaliação do carro, o diagnóstico final foi de que eu estava rodando com gasolina adulterada, eis o motivo da perda de potencia e trepidações, e, após substituição da gasolina, o carro não apresentou qualquer problema e estou até hoje rodando com ele em perfeitas condições. Os demais itens que a concessionária disse ser necessária a troca também foram avaliados e nenhum deles apresentava qualquer defeito ou necessidade de troca.
Não quero afirmar nada, pois não tenho provas concretas, mas quando falei ao telefone com a autorizada, foi-me dito que a troca dos bicos injetores seria necessária, pois a limpeza nos 4 bicos já havia sido feita e o problema não havia sido solucionado. Segundo me informou o mecânico que averiguou meu carro em seguida, não foram encontradas quaisquer resinas nos bicos, o que indicaria a não realização da limpeza. E, para concluir, ao retirar o carro da concessionária, ele estava com um bilhete com os seguintes dizeres: “Seu Citroen está pronto para você”.
Pergunto-me até que ponto o dinheiro que eu pagaria seria de fato usado para a troca de peças (alegadamente) defeituosas por peças novas? Além do preço abusivo cobrado nas concessionárias Citroen, meu carro foi avaliado de forma insensata e não tenho a garantia de que o serviço foi, de fato, realizado.
Minha intenção é publicar este texto nos principais veículos de mídia de São Paulo. Sei que muitos aqui estão neste fórum porque gostam de seus carros e da marca. Mas infelizmente, não podemos fazer vista grossa para acontecimentos como esse. Por se tratar de uma marca de peso e pelo alto investimento que fiz em meu carro, o fato acima é inadimicível.
Gostaria de pedir auxilio e sugestão de como proceder para ter meu texto divulgado no intuito de, quem sabe, melhorar o serviço nas autorizadas ou previnir que consumidores caiam no mesmo golpe que eu quase caí.
Obrigado
Abraços a todos
Gostaria de compartilhar com vocês a experiência que tive na semana de 15 de março de 2010 e, talvez, contribuir para que alertem aos demais consumidores da marca Citroen,
Possuo um Citroen C4 VTR ano 2007 que já havia apresentado problemas com dois meses de uso e precisos 800 km rodados. Nessa ocasião foram trocados os 4 bicos injetores e o módulo que injeta gasolina nos bicos. Meu carro ficou parado um mês na concessionária Citroen Lyon em São Paulo até que diagnosticassem o problema e conseguissem as peças necessárias.
Passados um ano e dois meses (11.000km rodados), acendeu uma luz no painel de falha do sistema antipoluidor, a mesma luz que acendera na ocasião anterior, e o carro apresentou perda de potência e trepidações em repouso. Ao levá-lo mais uma vez na concessionária Citroen Lyon, recebi o orçamento em anexo, o qual sugere, novamente, as trocas dos bicos injetores cuja garantia era de apenas 8 meses. O orçamento dos serviços ficou em R$ 3.400,00 reais, sendo que R$ 190,00 por hora a título de mão de obra. Além dos bicos injetores, também fui informado que seria necessário trocar a sonda de oxigênio antipoluição, a caixa d’água, a correia dentada e o rolamento da correia.
Além do preço por hora da mão de obra ser extremamente elevado para o mercado, fiquei fortemente decepcionado com a falta de concessão de descontos ou facilidades de pagamento, mesmo tendo argumentado que a troca dos bicos fora efetuada em fevereiro de 2009 e que a recente revisão dos 10.000km que fizera com eles nada acusou. Fato é que, ao ameaçar retirar o carro da autorizada, a consultora que me atendia pediu um momento ao telefone e então, passados dois minutos, retornou afirmando que conseguira um desconto e o preço final seria de R$ 2.600,00.
Entretanto, fui aconselhado a buscar uma segunda opinião em uma não autorizada. Para minha surpresa, após avaliação do carro, o diagnóstico final foi de que eu estava rodando com gasolina adulterada, eis o motivo da perda de potencia e trepidações, e, após substituição da gasolina, o carro não apresentou qualquer problema e estou até hoje rodando com ele em perfeitas condições. Os demais itens que a concessionária disse ser necessária a troca também foram avaliados e nenhum deles apresentava qualquer defeito ou necessidade de troca.
Não quero afirmar nada, pois não tenho provas concretas, mas quando falei ao telefone com a autorizada, foi-me dito que a troca dos bicos injetores seria necessária, pois a limpeza nos 4 bicos já havia sido feita e o problema não havia sido solucionado. Segundo me informou o mecânico que averiguou meu carro em seguida, não foram encontradas quaisquer resinas nos bicos, o que indicaria a não realização da limpeza. E, para concluir, ao retirar o carro da concessionária, ele estava com um bilhete com os seguintes dizeres: “Seu Citroen está pronto para você”.
Pergunto-me até que ponto o dinheiro que eu pagaria seria de fato usado para a troca de peças (alegadamente) defeituosas por peças novas? Além do preço abusivo cobrado nas concessionárias Citroen, meu carro foi avaliado de forma insensata e não tenho a garantia de que o serviço foi, de fato, realizado.
Minha intenção é publicar este texto nos principais veículos de mídia de São Paulo. Sei que muitos aqui estão neste fórum porque gostam de seus carros e da marca. Mas infelizmente, não podemos fazer vista grossa para acontecimentos como esse. Por se tratar de uma marca de peso e pelo alto investimento que fiz em meu carro, o fato acima é inadimicível.
Gostaria de pedir auxilio e sugestão de como proceder para ter meu texto divulgado no intuito de, quem sabe, melhorar o serviço nas autorizadas ou previnir que consumidores caiam no mesmo golpe que eu quase caí.
Obrigado
Abraços a todos
- VTR2008
- Moderador
- Mensagens: 3957
- Registrado em: 17 Jun 2008, 10:34
- Estado: RS
- Cidade: Bento Gonçalves
- Veiculo: C4 VTR
- Localização: BG
- Contato:
Re: Serviço das autorizadas - Absurdo!! Citroen Lyon
Eu abriria uma reclamação no 0800 da Citroën, não sei se vai resolver algo, mas pelo menos fica o registro lá, se acontecer outros problemas parecidos na mesma concessionária, acredito que a Citroën tome algumas providências.
Como você acabou por não fazer o serviço na concessionária, não sei se mandando pra algum meio de comunicação vá surgir algum efeito...
Olha eu realmente acho muito caro os serviços nas autorizadas Citroën, quandot inha meu C3 na revisão de 15 mil km deu R$ 900,00...achei um absurdo um carro compacto ter uma revisão tão cara...soltei foguete quando veio a tal revisão tabelada...mas sei que quando precisar de peças vou correndo pro mecânico de confiança!
Como você acabou por não fazer o serviço na concessionária, não sei se mandando pra algum meio de comunicação vá surgir algum efeito...
Olha eu realmente acho muito caro os serviços nas autorizadas Citroën, quandot inha meu C3 na revisão de 15 mil km deu R$ 900,00...achei um absurdo um carro compacto ter uma revisão tão cara...soltei foguete quando veio a tal revisão tabelada...mas sei que quando precisar de peças vou correndo pro mecânico de confiança!
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006
www.pastorecc.com.br
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006
www.pastorecc.com.br
Re: Serviço das autorizadas - Absurdo!! Citroen Lyon
Mas ai que está o problema amigo. As concessionarias Citroen estão todas na mão de um unico cara! Por isso meu receio de que esta palhaçada não seja exclusiva da Citroen Lyon. É muito fácil fazer um esquema de avisar todas as autorizadas, por exemplo: Eu vou na Citroen Lyon e eles me dão este orçamento mirabolante, ai jogam no sistema deles que o carro de placa tal, tem tais problemas. Ai eu vou orçar em outra concessionaria e eles me dão o mesmo orçamento.
Além do o fato de que as peças, estão tambem na mão deste mesmo cara. As não autorizadas, se forem comprar originais, irão comprar da propria Citroen, que pra vender por fora, deve elevar o preço lá em cima. Conclusão: Ou pagamos os preços abusivos da mao de obra nas autorizadas (correndo o risco de sermos enganados), ou pagamos preços abusivos nas não-autorizadas por causa das peças que serão vendidas caras ou corremos o risco de fazermos o serviço nas não-autorizadas e eles usarem peças não originais... deixando o serviço mais em conta.
Me corrijam se eu estiver errado.
Além do o fato de que as peças, estão tambem na mão deste mesmo cara. As não autorizadas, se forem comprar originais, irão comprar da propria Citroen, que pra vender por fora, deve elevar o preço lá em cima. Conclusão: Ou pagamos os preços abusivos da mao de obra nas autorizadas (correndo o risco de sermos enganados), ou pagamos preços abusivos nas não-autorizadas por causa das peças que serão vendidas caras ou corremos o risco de fazermos o serviço nas não-autorizadas e eles usarem peças não originais... deixando o serviço mais em conta.
Me corrijam se eu estiver errado.
- marcusthedriver
- Membros
- Mensagens: 480
- Registrado em: 06 Jun 2008, 23:24
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Veiculo: Outros
- Localização: São Paulo, SP
Re: Serviço das autorizadas - Absurdo!! Citroen Lyon
Já ouvi várias reclamações da Lyon.
Realmente todas as concessionárias de SP por enquanto pertencem ao grupo SHC e não prestam no pós venda.
Como medida paleativa, podemos procurar a Louvre em Guarulhos, e litoral sul. Conheço os serviços também da Notre Dame em sorocaba.
Mas fica o aviso, fujam com todas as forças das concessionárias do Grupo SHC eles são o cancer do pós venda Citroen nas praças onde eles atuam (que são as principais, SP, RJ, Curitiba...)
Realmente todas as concessionárias de SP por enquanto pertencem ao grupo SHC e não prestam no pós venda.
Como medida paleativa, podemos procurar a Louvre em Guarulhos, e litoral sul. Conheço os serviços também da Notre Dame em sorocaba.
Mas fica o aviso, fujam com todas as forças das concessionárias do Grupo SHC eles são o cancer do pós venda Citroen nas praças onde eles atuam (que são as principais, SP, RJ, Curitiba...)
Marcusthedriver - Agora de Japonês (sacrilégio eu sei rs) Nissan March SV 1.6 16v
-
- Membros
- Mensagens: 104
- Registrado em: 09 Fev 2010, 00:50
- Estado: RJ
- Cidade: Rio de Janeiro
- Veiculo: C4 Pallas GLX Flex Automático
Re: Serviço das autorizadas - Absurdo!! Citroen Lyon
Tem alguma que não seja SHC no Rio ? Qual ?
Abs.
Abs.
-
- Membros
- Mensagens: 362
- Registrado em: 02 Set 2009, 20:07
- Veiculo: C4 Pallas GLX Flex Automático
- Localização: Brasília - DF
Re: Serviço das autorizadas - Absurdo!! Citroen Lyon
Siga em frente. Uma coisa é o carro, outra coisa é o fabricante e outra é a concessionária.AM. escreveu:Minha intenção é publicar este texto nos principais veículos de mídia de São Paulo. Sei que muitos aqui estão neste fórum porque gostam de seus carros e da marca. Mas infelizmente, não podemos fazer vista grossa para acontecimentos como esse. Por se tratar de uma marca de peso e pelo alto investimento que fiz em meu carro, o fato acima é inadimicível.
Esta última normalmente é quem deixa mais a desejar.
Se ela te lesou (ou demonstrou intenção), detone ela primeiramente no 0800 da Citroën e depois em todas as revistas especializadas e sites de reclamação.
A 4Rodas tem uma série de artigos chamado "Auto-defesa"(http://quatrorodas.abril.com.br/QR2/aut ... utodefesa/), a Autoesporte tem a "Avaliação do dono" (http://revistaautoesporte.globo.com/Rev ... 38,00.html), a BCWS tem o "Canal Direto" (http://www2.uol.com.br/bestcars/canal.htm) e o "Teste do Leitor" (http://www2.uol.com.br/bestcars/testlei2.htm). Tem ainda o site Reclame Aqui (http://www.reclameaqui.com.br/) e diversos outros meios de divulgação.
Concordo contigo, não dá pra fazer vista grossa.
Heron
-
- Membros
- Mensagens: 551
- Registrado em: 16 Fev 2009, 21:16
- Estado: RJ
- Cidade: Rio de Janeiro
- Veiculo: C4 Pallas Exclusive Manual
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: Serviço das autorizadas - Absurdo!! Citroen Lyon
Essa saiu no Fantástico a alguns anos, um reporter pegou um Vectra quase zero, desconectou um cabo de vela e passou em 5 autorizadas, somente UMA detectou o problema e não cobrou nada, nas demais o orçamento variou de R$ 500,00 a R$ 1.000,00 reais para "consertar" o problema.
Por esse motivo e outros casos que vivenciei pessoalmente, não me causou qualquer surpressa o que ocorreu com vc, a recomendação que passo é a seguinte:
1° - Procure entender de mecânica, é notório quando um mecânico desonesto percebe que vc não é totalmente "leigo" no assunto a atitude muda, assim como vc vai perceber quando alguém estiver tentando te "enrolar";
2° - Procure acompanhar pessoalmente todo e qualquer serviço executado em seu carro, fique sempre junto;
3° - Não vá na onda da "empurroterrapia", autorize somente o necessário, na dúvida consulte o manual do seu carro e veja o que tem que ser verificado e trocado nas revisões;
3° - Desconfie e questione sempre;
4° - No caso de dúvida, peça uma segunda opnião; e
5° - Passe longe das concessionárias quando a garantia do seu carro acabar.
Como não tenho mecânico de confiança e até achar um sigo a risca esta cartilha, infelizmente é o que pode ser feito para quem não quiser ser "assaltado" quando tiver que mandar seu carro para conserto.
Por esse motivo e outros casos que vivenciei pessoalmente, não me causou qualquer surpressa o que ocorreu com vc, a recomendação que passo é a seguinte:
1° - Procure entender de mecânica, é notório quando um mecânico desonesto percebe que vc não é totalmente "leigo" no assunto a atitude muda, assim como vc vai perceber quando alguém estiver tentando te "enrolar";
2° - Procure acompanhar pessoalmente todo e qualquer serviço executado em seu carro, fique sempre junto;
3° - Não vá na onda da "empurroterrapia", autorize somente o necessário, na dúvida consulte o manual do seu carro e veja o que tem que ser verificado e trocado nas revisões;
3° - Desconfie e questione sempre;
4° - No caso de dúvida, peça uma segunda opnião; e
5° - Passe longe das concessionárias quando a garantia do seu carro acabar.
Como não tenho mecânico de confiança e até achar um sigo a risca esta cartilha, infelizmente é o que pode ser feito para quem não quiser ser "assaltado" quando tiver que mandar seu carro para conserto.
-
- Membros
- Mensagens: 104
- Registrado em: 09 Fev 2010, 00:50
- Estado: RJ
- Cidade: Rio de Janeiro
- Veiculo: C4 Pallas GLX Flex Automático
Re: Serviço das autorizadas - Absurdo!! Citroen Lyon
Nessa eu estou com o Heron.
Três coisas bem distintas, carro, montadora e concessionária. Os dois últimos fazem o produto chegar até nossas mãos, há que se ver com olho clínico essa rede.
O carro é Citroen. Representa a engenharia, tecnologia, pesquisa, qualidade, tradição, nome e o peso de uma marca sólida presente quase em todo planeta.
Não existe C4 argentino. Existe C4 montado na Argentina, assim como existe C3 montado no Brasil. Não são carros projetados e desenvolvidos aqui ou lá. Vem tudo da França, da Citroen. Usa-se matéria prima local, que normalmente é a mesma que se exporta para usar na Europa. Quando muito utilizam miudezas de produtos fabricados localmente, como por exemplo os alto-falantes va-ga-bun-dos que a PSA coloca nos carros na planta da Argentina, extintores de incêndio, essas coisas que qualquer republiqueta de banana produz. Nesse caso o que pode atrapalhar é o controle de qualidade da montadora. Apesar de seguir as orientações da matriz certamente passa por uma série de adaptações a cultura, costumes e etc das pessoas que trabalham lá.
As concessionárias. Antes de falar especificamente do tópico assistido, vamos colocar o pé no chão e pensar. Alguém aqui conhece alguma marca que possua uma rede de concessionária que os usuários são satisfeitos ? Que não sejam careiros ? Só se for Porshe ou BMW, porque das grandes montadoras (volume de vendas) todas tem os mesmos problemas: pós venda ruim, preços exorbitantes (da mão de obra a peças) e atendimento despreparado. Já tive Fiat, Volkswagen e GM, e no quesito concessionária todos eram muito ruins. Menção honrosa pra Fiat que era essencialmente ruim em tudo, do carro a concessionária desonesta e fraudulenta, desses caras não quero carro nem de graça, me dá o dinheiro. Malandragem para cobrar mais do que precisava ou do que tinha sido feito, enfrentei em todas as elas. E não foi em uma ou duas, foi em todas. Nem todas foram desonestas, é verdade, mas todas foram careiras e se deixasse vendiam gato por lebre.
No caso específico dessa loja em SP, só ouvi reclamações até hoje. Logo, acredito que haja algo de podre. Você deve ligar no 0800 da Citroen, site institucional, site meuCitroen, reclameaqui, foruns de Citroen e PSA, twitter da Citroen e contar para todo mundo qual é a prática desses caras. É a única maneira, atingir onde dói mais. Cria um tópico na área de concessionárias, coloca a boca no trombone e previne quem vai precisar e também que vai comprar.
Três coisas bem distintas, carro, montadora e concessionária. Os dois últimos fazem o produto chegar até nossas mãos, há que se ver com olho clínico essa rede.
O carro é Citroen. Representa a engenharia, tecnologia, pesquisa, qualidade, tradição, nome e o peso de uma marca sólida presente quase em todo planeta.
Não existe C4 argentino. Existe C4 montado na Argentina, assim como existe C3 montado no Brasil. Não são carros projetados e desenvolvidos aqui ou lá. Vem tudo da França, da Citroen. Usa-se matéria prima local, que normalmente é a mesma que se exporta para usar na Europa. Quando muito utilizam miudezas de produtos fabricados localmente, como por exemplo os alto-falantes va-ga-bun-dos que a PSA coloca nos carros na planta da Argentina, extintores de incêndio, essas coisas que qualquer republiqueta de banana produz. Nesse caso o que pode atrapalhar é o controle de qualidade da montadora. Apesar de seguir as orientações da matriz certamente passa por uma série de adaptações a cultura, costumes e etc das pessoas que trabalham lá.
As concessionárias. Antes de falar especificamente do tópico assistido, vamos colocar o pé no chão e pensar. Alguém aqui conhece alguma marca que possua uma rede de concessionária que os usuários são satisfeitos ? Que não sejam careiros ? Só se for Porshe ou BMW, porque das grandes montadoras (volume de vendas) todas tem os mesmos problemas: pós venda ruim, preços exorbitantes (da mão de obra a peças) e atendimento despreparado. Já tive Fiat, Volkswagen e GM, e no quesito concessionária todos eram muito ruins. Menção honrosa pra Fiat que era essencialmente ruim em tudo, do carro a concessionária desonesta e fraudulenta, desses caras não quero carro nem de graça, me dá o dinheiro. Malandragem para cobrar mais do que precisava ou do que tinha sido feito, enfrentei em todas as elas. E não foi em uma ou duas, foi em todas. Nem todas foram desonestas, é verdade, mas todas foram careiras e se deixasse vendiam gato por lebre.
No caso específico dessa loja em SP, só ouvi reclamações até hoje. Logo, acredito que haja algo de podre. Você deve ligar no 0800 da Citroen, site institucional, site meuCitroen, reclameaqui, foruns de Citroen e PSA, twitter da Citroen e contar para todo mundo qual é a prática desses caras. É a única maneira, atingir onde dói mais. Cria um tópico na área de concessionárias, coloca a boca no trombone e previne quem vai precisar e também que vai comprar.
-
- Membros
- Mensagens: 362
- Registrado em: 02 Set 2009, 20:07
- Veiculo: C4 Pallas GLX Flex Automático
- Localização: Brasília - DF
Re: Serviço das autorizadas - Absurdo!! Citroen Lyon
É isso aí. Ferir a reputação e alertar consumidores em potencial.dricco escreveu:No caso específico dessa loja em SP, só ouvi reclamações até hoje. Logo, acredito que haja algo de podre. Você deve ligar no 0800 da Citroen, site institucional, site meuCitroen, reclameaqui, foruns de Citroen e PSA, twitter da Citroen e contar para todo mundo qual é a prática desses caras. É a única maneira, atingir onde dói mais. Cria um tópico na área de concessionárias, coloca a boca no trombone e previne quem vai precisar e também que vai comprar.
Heron
-
- Membros
- Mensagens: 1243
- Registrado em: 31 Dez 2009, 11:10
- Estado: SP
- Cidade: Itapecerica da Serra
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Re: Serviço das autorizadas - Absurdo!! Citroen Lyon
Tive um amigo que era chefe de oficina de uma grande concessionária em São Paulo e me disse o seguinte:dricco escreveu:Nessa eu estou com o Heron.
Já tive Fiat, Volkswagen e GM, e no quesito concessionária todos eram muito ruins. Menção honrosa pra Fiat que era essencialmente ruim em tudo, do carro a concessionária desonesta e fraudulenta...
(Não vou citar nome nem marca, mas começa com "F" e termina com "iat" hehehe )
"Nunca leve seu carro para arrumar numa concessionária se não tiver alguém conhecido lá dentro. Nas revisões a gente troca o óleo e olhe lá! Isso quando dá tempo."