Tudo sobre áudio e vídeo para toda linha C4.
elgs
Membros
Veiculo: C4 Pallas Exclusiv Flex Manual

Exagero de "bass"

Mensagem por elgs »

Terminei por decidir trocar só os alto-falantes mesmo ver meu post sobre “alto-falantes Amazon”, colocando o kit duas vias na frente e os coaxiais atrás. Sem nem sequer botar módulo. Plug n' play total, portanto.
Vou ver como fica a qualidade e depois posto aqui. Quero qualidade de som interno, não quero potência, a não ser se mais potência significar, indiretamente, mais qualidade. Por isso, por ora, não vou botar o módulo.
Aí fica uma provocação para descontrair: não quero no meu carro aquele tum tum tum de bass e mais bass exagedaradamente e artificialmente (porque não consta da música) produzidos.
Isso é para quem não gosta de música. Ou até gosta, mas para ficar tirando onda e se empolgando com o tum tum tum do carro, e com a vibração do corpo.
Até entendo alguém dirigindo, por exemplo, para ir malhar numa academia, e no caminho colocar um pancadão para ficar sentido o bass nos ossos. Ou mesmo fazer isso para ir a uma balada e chegar já a mil. Tem razão de ser isso e dou razão a quem faz.
Agora, para ouvir realmente a música. Digo, escutar apreciando a melodia, os instrumentos, esse exagero de bass só atrapalha sem menor sombra de dúvida.
É para quem não gosta de música para ouvir.
Ou não tem ouvido para a música.
Pensando bem, é como aquela história de musculação para mulheres. Elas estão ficando cada vez mais musculosos, às vezes quase másculas, e ninguém se toca de dizer que é bonito mulher malhada, com belas curvas, mas sem ser musculosa. Cria-se o consenso de que o bonito é musculosa. Toda a mídia e opinião coletiva aderem a isso. Inclusive as academias (claro).
Mesma coisa com som. Estão cada vez mais exagerando no bass, e ninguém abre a boca para fugir do consenso. A opinião coletiva é de que precisa o pancadão, como se isso fosse sinal de mulher boa, digo, som bom. Inclusive as revistas especializadas e as revendedoras de som concordam com isso (claro).
Fica aí a mensagem polêmica. E essa é a intenção mesmo, criar polêmica, para abrir uma discussão pertinente.
Everton
Pallas. preto. GLX. calota do VTR. Película Blackout.
Imagem

VTR2008
Moderador
Estado: RS
Veiculo: C4 VTR
Contato:

Re: Exagero de "bass"

Mensagem por VTR2008 »

Olha, eu botei um Sub de 6,5" da JL, um kit 2 vias na frente e manti os alto falantes originais atrás, amplifiquei o kit 2 vias e o sub, não achei exagero nenhum no som...até pq o sub é de 75w rms!

Acredito que se só trocar o kit 2 vias na frente e não fizer mais nada a diferença vai ser muito pequena, até pq o som original só manda 20W RMS, e se botar um KIT 2 vias de 65W por exemplo não vai ter um desempenho bom.
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006

www.pastorecc.com.br

Cyro
Moderador
Estado: MG
Veiculo: Outros

Mensagem por Cyro »

VTR2008 escreveu:......Acredito que se só trocar o kit 2 vias na frente e não fizer mais nada a diferença vai ser muito pequena, até pq o som original só manda 20W RMS, e se botar um KIT 2 vias de 65W por exemplo não vai ter um desempenho bom.
Exato! Meu carro está agora (temporariamente) com um 2 vias Focal na frente sem ampli, já que o DB Drive 150.4 que eu tinha no VTR preto rachou no meio com a batida e não dá conserto. O 2 vias eu tirei e passei pro VTR prata e fiz manta nas portas. Ainda não comprei ampli e deixei assim por enquanto... Realmente o som original é muito fraco então não aproveita o potencial do 2 vias. Se aumentar muito o volume, distorce como se fosse os falantes originais.
Imagem

mmbdp
Moderador
Estado: RJ
Veiculo: C4 Pallas GLX Manual

Mensagem por mmbdp »

Eu nem curto mulher musculosa, mas nem por isso deixo de gostar de mulher...

Não curto (mais) o grave pra balançar o carro, mas o grave amplificado e reproduzido por um bom sub toca as freqüencias a partir de 20Hz que o kit duas vias não vai tocar.

Posso não curtir (mais) o grave muito intenso, mas continuo a gostar de graves...

E tem outra coisa que o Cyro nem falou, meus ouvidos NUNCA curtiram som baixo, principalmente rock, mas não ouvir o contrabaixo do Iron Maiden, do Led, do Metallica e outros tantos é até pecado.

Até mesmo o roqueiro da sinfônica - o surdinho Beethoven, é pra curtir BEEEEEMMMM alto. A sensação é outra.

Mas gosto é que nem bund@, cada um curte ... (quer dizer, tem gente que não, hahahahaha)

elgs
Membros

Mensagem por elgs »

Cyro escreveu:
VTR2008 escreveu:Se aumentar muito o volume, distorce como se fosse os falantes originais.
Pois é, minha dúvida era justamente essa. Saber se o sinal encaminhado pelo toca-cd às caixas pioneer distorcerá.
Se isso ocorrer, terei mesmo que colocar o amplificador. Não pela potência em si, mas pela qualidade do som.
Everton
Imagem

Lermam
Membros
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Aut.

Mensagem por Lermam »

mmbdp escreveu:Eu nem curto mulher musculosa, mas nem por isso deixo de gostar de mulher...

Não curto (mais) o grave pra balançar o carro, mas o grave amplificado e reproduzido por um bom sub toca as freqüencias a partir de 20Hz que o kit duas vias não vai tocar.

Posso não curtir (mais) o grave muito intenso, mas continuo a gostar de graves...

E tem outra coisa que o Cyro nem falou, meus ouvidos NUNCA curtiram som baixo, principalmente rock, mas não ouvir o contrabaixo do Iron Maiden, do Led, do Metallica e outros tantos é até pecado.

Até mesmo o roqueiro da sinfônica - o surdinho Beethoven, é pra curtir BEEEEEMMMM alto. A sensação é outra.

Mas gosto é que nem bund@, cada um curte ... (quer dizer, tem gente que não, hahahahaha)

MMBDP,

peço a sua ajuda e de quem mais quiser opinar/ajudar.

Gosto muito de música, principalmente rock, como você - Led minha banda preferida. Quero melhorar o som do meu carro, porém NÃO entendo NADA de som, 2 vias, 20 vias, enfim, nada.

Então o que eu compro/instalo para deixar um som legal para ouvir um rock sem distorcer, bass legal (nao exagerado).

Comprei a central multimedia da redefast e semana que vem chegará se os correios não demorarem.

Quero muita a ajuda de vocês, pois não tenho noção do que comprar, quanto gastar etc...

Fui em uma loja de som famosa na minha cidade, São José do Rio Preto-SP, e o cara ja quis colocar modulo, sub, uns cabos chamados RCA ( pelo que eu me lembre 120 reais ) e não tenho a mínima noção do que preciso e quanto custa.

Enfim, o que poderia mudar para melhorar o som, grave, que realmente vai deixar o som legal e não irei gastar muito???

abraços e bom fim de semana, pois já é sexta eheh

VTR2008
Moderador
Estado: RS
Veiculo: C4 VTR
Contato:

Mensagem por VTR2008 »

Então, pra usar o módulo (amplificador) você vai precisar de cabos RCA, acredito que esse Kit Multimidia da Rede Fast já venha com saída RCA! Bom cabos RCA custam pelo menos isso (R$120,00)...tem marcas boas que você pode procurar - Audiophonic, Monster Cable, Uniq Cable, MTX StreetWires, JL, etc... qualquer um desses você estará bem servido, aí tem de vários valores, se você é meio leigo como eu, acho que vale a pena gastar no máximo esses R$ 120,00 nos cabos RCA de 4 Canais!

- Amplificadores: Eu acabei comprando um Blaupunkt de 4 Canais um GTO480 paguei R$ 300,00 comprei pelo preço e por saber que Blaupunkt é uma marca confiável. Existem outros custo-benefícios interessantes principalmente os Audiophonic que li críticas muito boas sobre eles!

- Sub: como você curte bastante Rock coloque no máximo um Sub de 10" da JL ou NAR com uma potência de 180W RMS. Mas que isso vai ficar muita "pancadaria" Eu optei por um Sub JL de 6,5" com 75W RMS ...gostei do resultado. É aquele negócio gosto é gosto, e pelo meu nível de conhecimento ficou legal.

- O principal: KIT 2 VIAS, você tem que nvestir num kit 2 vias legal pra ter um som de qualidade boa, então aí o preço varia muito mesmo. Marcas bem boas que o pessoal comenta é Focal e Morel que seus kits iniciais custam uns R$ 600,00 em média. Se quiser gastar menos acredito que a linha bravox de Kevlar que custa a metade disso já vai dar uma melhora bem grande se comparando com os kit originais. Ah vai precisar amplificar esse Kit 2 Vias !! por isso o módulo e os cabos RCA.

Eu gastei menos de R$ 2 mil com Kit 2 Vias, Sub, Cabos, Amplificador, Fiação e Mão de Obra: Achei que o investimento valeu muito a pena!
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006

www.pastorecc.com.br

Lermam
Membros
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Aut.

Mensagem por Lermam »

Muito obrigado!

guardarei um pouco de grana então para fazer isso tudo, pois ja investi 2300,00 na central uhahuaha

vlw abracos!

mmbdp
Moderador
Estado: RJ
Veiculo: C4 Pallas GLX Manual

Mensagem por mmbdp »

Lermam escreveu:Muito obrigado!

guardarei um pouco de grana então para fazer isso tudo, pois ja investi 2300,00 na central uhahuaha

vlw abracos!
Já que vc já tem a central multimedia, provavelmente poderá usar as saídas RCA dela ligando direto no amp. usando para isso os cabos que o VTR2008 já colocou aí.

Quanto às saídas RCA, já ouvi 2 relatos delas com defeito - falta de potência - daí mesmo ligadas no módulo não tocavam direito, como já dissequei uns DVD's xing ling, acredito que seja má soldagem nas fêmeas (ou mesmo TPM, rs), e, nesse caso a solução é usar as saídas amplificadas.

Se possível, previna-se comprando um amp com entradas alta e baixa (a alta para as saídas amplificadas - aquelas que ligam direto nos falantes - e a baixa em RCA, só sinal de audio).

Eu, provavelmente pelos zuvidos já gastos, não vi diferença entre os MONSTER CABLE (instalados em carros com som top) e os XING CABLE (instalados em carros humildes como o meu), já ouvi monster com interferência e cabinho RCA feito em casa com som limpo), no caso do C4 - cheio de centrais eletrônicas - vai mais de instalação do que de qualidade de cabo. Tá bom, a galera vai cair de pau, mas dane-se o representante dos monster...

Outro detalhe: saídas amplificadas dizem que não possuem a mesma qualidade de som, mas tanto o RD4 original quanto as centrais não têm lá tanta qualidade de reprodução que justifique tanto gasto em cabos, amps e falantes. Eu uso as saídas amplificadas do RD4 na entrada alta do amp DTI e gosto muito. SAídas amplificadas dificilmente captam ruídos, daí o "fiosinho" original já basta, sem monstros!!!!

Já o kit 2 vias - nome BUNITCHU pra um alto falante de médios e médios graves e um tweeter separado pros agudos. O primeiro vai na porta e o segundo no painel, dando o efeito palco que é uma alusão à sensação de se estar em frente a um palco com a música vindo da frente e não de trás, como nos trios elétricos.

Tenha em mente em relação aos kits 2 vias: vale muito mais um kit de média prá ótima qualidade de um fabricante tipo bravox do que um kit de entrada (aqueles mais baratos) de marca top. Prefira os que possuem um cone de voz no mid bass, pq vão reproduzir melhor os médios, não deixando um buraco de frequencia. Eu estou MUITO satisfeito com os DB Drive pt 6.2, mas hoje poria um bravox kevlar facilmente.

Como os zuvidos não são na nuca, bem melhor o tal kit duas vias que uma caixa na mala, isso pra ouvir dentro do carro, prá fora tem que ser pancada, tipo o do MEGATRON (o quebra CD's do clube).

Sub - extremamente necessário pra quem quer um som com reprodução de freqüencias mais graves (a partir de 20 Hz). Os mid bass dos kits two way (gastei agora no ingrês) reproduzem a partir de 60 a 70 Hz. Por isso se combinam perfeitamente.

Mais uma vez o VTR2008 está certo. Prá rock não precisa nada acima de 10 pol. Caixa selada. Se for um pequeno ou slim (o meu é o FLT BRAVOX) cabe dentro do carro, daí não fica longe dos ouvidos e do corpo, rendendo melhor e gastando menos potência.

Fiz esse POSTÃO aqui pra dar minha opinião e abrir um leque de opções pra que vc não ache que melhorar o som é caríssimo e que essas marcas extra-top vão te dar uma qualidade infinitamente melhor do que as outras, até porque pra curtir essas marcas vc teria que ter uma fonte (DVD, central multimedia, etc) MUITO melhor do que o original ou todas as centrais disponíveis pra C4 (coisa de alpine com crossover ativo prá cima), e, PRINCIPALMENTE, ouvidos de audiófilo, treinados pra ouvir som de qualidade. Ainda não conheci um desses pessoalmente, mas não ouvi relato de algum deles gostar de Led Zeppelin ou mesmo que curta rock alto.

Já falei isso aki no clube: os caras gastam um monte de dinheiro em efeitos prá distorcer a guitarra e vêm falar comigo em som sem distorção, AC~DC ao vivo sem ruído, hahahahahaha.

Tudo vai muito de o que e como vc vai ouvir, o resto é encher o bolso do vendedor sem proveito.

elgs
Membros

Mensagem por elgs »

Som pesado tem que ter potência mesmo, mas nada que triaxiais ou esses kits duas vidas amplificados não resolvam.
Led Zepellin é som de jovem que não era nem nascido na época e que tem saudade de uma época que não viveu (brincadeira.... só para zoar com vocês, faz parte. Mas que é verdade é... RISOS).
Bota um som de verdade, baixa Raised Fist, Satanic Surfers (os cds até 2001), Goober Patrol, No Brains, e bota num bom som com força, em um carro com boa acústica... aí tu vai ver, ou ouvir, o que é música.
Ao meu ver, para escutar Chico Buarque ou qualquer som lento não se precisa de qualidade de som. Já música pesada precisa muito de uma aparelhagem de boa qualidade, já que as frequências se misturam com mais facilidade. É preciso mais qualidade ao se ouvir som pesado, para se poder extrair a ordem de dentro do caos.
Não levem a mal a brincadeira com o Led Zeppelin, não se trata de querer ofender. É na brincadeira mesmo. Vamos ter cuidado para não baixarmos o nivel. Mas um pouco de provocação não faz mal a ninguém.
Mas, sério, quem gostar de som pesado mesmo, meio doom, mas com letras que não são sombrias, rápido mas sem sem hardcore-melódico... um vocal gritado mas grave... pesado mesmo... baixem Raised Fist....
Abraços, moçada, boas músicas! Inclusive Sandy e Júnior que é a trilha sonora da maioria de vocês...
Brincadeira moçada... só tirando onda....
Vamos curtir cada um nossos sons...
E, lógico, um sub oferta frequências que os altos não alcançam. Quando bem dosado, melhora o som certeza.
E som potente é bom realmente, o problema é apenas aqueles que só tem sub, sai termendo no carro de forma toda descompensada. Nesses caso, o sub atrapalha mesmo.
Quanto ao Led Zepellin, é um bom som mesmo, é até uma loira que canta não é, a mesma vocalista da Calypso... brincadeira... brincadeira.... eu gosto tanto do Led que sei tocar aquela música deles dedilhada no violão, juro que sei... aquela que ninguém sabe....
Brincadeira, negada, o Led tem um papel crucial na música... é uma banda de grande relevancia... e praticamente todos meus amigos adoram...
Tá certo, led eu engulo, tem seu valor... mas U2 não, por favor... U2 não!!!
Abraços... Risos, para descontrair... gosto é aquele negócio.... cada um tem o seu...
mas U2 não!!!!
Everton
Imagem

Responder

Voltar para “Som & Multimedia”