Tudo sobre áudio e vídeo para toda linha C4.
Hunter
Membros
Veiculo: C4 Pallas GLX Manual
Contato:

Modo de economia de energia

Mensagem por Hunter »

Bom dia a todos.

Pesquisei e não achei nenhum tópico referente a este assunto, então, vamos lá...

Estou pensando em montar um projeto de som no carro e tem esse tal "modo de economia de energia" que desliga o som automaticamente após uns minutos quando o carro está desligado.

As dúvidas são:

1 - Dá pra desativar esse modo de economia de energia? Pois será mto desconfortável ter que ligar o carro a cada 5 minutos com o som ligado.

2 - Ao desligar, é arriscado desconfigurar o sistema elétrico do carro ?

Desde já, parabenizo a todos pelo fórum e agradeço

Um grande abraço
Projeto de som >> viewtopic.php?f=19&t=3890

El Guapo
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Manual

Re: Modo de economia de energia

Mensagem por El Guapo »

Hunter escreveu:Bom dia a todos.

Pesquisei e não achei nenhum tópico referente a este assunto, então, vamos lá...

Estou pensando em montar um projeto de som no carro e tem esse tal "modo de economia de energia" que desliga o som automaticamente após uns minutos quando o carro está desligado.

As dúvidas são:

1 - Dá pra desativar esse modo de economia de energia? Pois será mto desconfortável ter que ligar o carro a cada 5 minutos com o som ligado.

Um grande abraço
1. Talvez seja possível via LEXIA / PROXIA que as concessionárias possuem, teria que consultar para ver essa possibilidade.

2. Geralmente as centrais eletrônicas não funcionam com voltagens inferiores a 10V ( o carro só pega com a chamada "chupeta" ) e há a possibilidade de desprogramação do rádio e computador de bordo. O modo de economia de energia existe justamente para isso, uma vez desligado vc está assumindo este risco.

Acredito que ligando o som direto da bateria para tentar "burlar" o modo de economia não adiante, acho que o sistema monitore a tensão da bateria e não seja por "tempo" pré-determinado, mas não custa fazer um teste.

Hunter
Membros
Contato:

Mensagem por Hunter »

El Guapo escreveu:
Hunter escreveu:Bom dia a todos.

As dúvidas são:

Um grande abraço
1. Talvez seja possível via LEXIA / PROXIA que as concessionárias possuem, teria que consultar para ver essa possibilidade.

2. Geralmente as centrais eletrônicas não funcionam com voltagens inferiores a 10V ( o carro só pega com a chamada "chupeta" ) e há a possibilidade de desprogramação do rádio e computador de bordo. O modo de economia de energia existe justamente para isso, uma vez desligado vc está assumindo este risco.

Acredito que ligando o som direto da bateria para tentar "burlar" o modo de economia não adiante, acho que o sistema monitore a tensão da bateria e não seja por "tempo" pré-determinado, mas não custa fazer um teste.
Muito obrigado pela ajuda

Falei com um amigo que tem um C4 Picasso, o carro dele tem o mesmo "problema" (todos citroen devem ter) e ele me aconselhou utilizar uma fonte externa de energia toda vez q for ouvir o som por mais tempo com o carro desligado.

Aquelas fontes automotivas que se liga na tomada. Será q dá certo e "burla" esse mecanismo ?

Abraço

mmbdp
Moderador
Estado: RJ

Mensagem por mmbdp »

Não há como desligar o modo economia de energia usando o Lexia/Proxia. Pode ser prolongado o tempo de uso da bateria, mas não infinitamente.

Usando fonte externa o modo economia continua ativo e desliga assim mesmo. Ele não funciona com sensor de queda de amperagem ou voltagem, mas com temporizador. Já testamos isso no extreme.

Ligando o som original, kit ou amplificador direto na bateria o modo economia não desligará esses aparelhos, mas se a bateria descarregar somente com outra ligada a ela será possível religar o carro. Após muito tempo sem carga ou se a descarga for muito severa, poderá ser perdida toda a programação do carro, aí só reboque e concessionária resolvem.

Tem um tópico sobre positivo direto da bateria, mas seu uso é de responsabilidade do dono do carro...

Hunter
Membros
Contato:

Mensagem por Hunter »

mmbdp escreveu:Não há como desligar o modo economia de energia usando o Lexia/Proxia. Pode ser prolongado o tempo de uso da bateria, mas não infinitamente.

Usando fonte externa o modo economia continua ativo e desliga assim mesmo. Ele não funciona com sensor de queda de amperagem ou voltagem, mas com temporizador. Já testamos isso no extreme.

Ligando o som original, kit ou amplificador direto na bateria o modo economia não desligará esses aparelhos, mas se a bateria descarregar somente com outra ligada a ela será possível religar o carro. Após muito tempo sem carga ou se a descarga for muito severa, poderá ser perdida toda a programação do carro, aí só reboque e concessionária resolvem.

Tem um tópico sobre positivo direto da bateria, mas seu uso é de responsabilidade do dono do carro...
Kramba, eu pensava que esse problema era uma coisa simples de se resolver mas vejo q ñ é tanto assim. Obrigado pelos esclarecimentos.

alexfsa
Membros
Estado: BA
Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6

Mensagem por alexfsa »

To passando pelo mesmo problema, instalei 2 cornetas de trio selenium 350, 2 pionner de 12¨ 1200, 1 roadstar power one, 1 roadstar digital 1200 e 1 crossover e com pouco tempo corta a bateria, já levei na concessionária que diz ter desinstalado este modo, mas o problema persiste, tentarei instalar uma bateria apropriada para som para ver se minimiza estes transtornos, se alguem souber de outra solução fico grato.

bergnascimento
Membros
Estado: PR
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por bergnascimento »

O que eu fiz...
Botei um botãozinho abaixo do volante, que liga o som na mala.
liga direto na bateria.
Ai pode dar modo de economia de energia o q for, q não desliga o som. :D
Ah.. troquei a bateria por uma propria pra som de amperagem maior.
Berg Matuto

Hunter
Membros
Contato:

Mensagem por Hunter »

bergnascimento escreveu:O que eu fiz...
Botei um botãozinho abaixo do volante, que liga o som na mala.
liga direto na bateria.
Ai pode dar modo de economia de energia o q for, q não desliga o som. :D
Ah.. troquei a bateria por uma propria pra som de amperagem maior.
Meu medo é ligar direto, a bateria acabar e desprogramar o carro =/

Hunter
Membros
Contato:

Mensagem por Hunter »

Esse modo me deixou sem som sexta feira. Confiei nele em tocar o som com o carro desligado, ele ñ funcionou e a bateria arreou.

Tive que fazer chupeta pra ligar o carro novamente mas o capacitor descarregou e tive q levar no instalador pra poder ligar o som novamente.

Portanto, ñ confio mais nisso ... som ligado = carro ligado sempre !

ArmandoMadureira
Membros
Veiculo: Outros

Mensagem por ArmandoMadureira »

Estou com 360ah de baterias no carro e mais uma fonte de 120ah e mesmo assim, em alguns minutos, o sistema ativa a economia de energia.
Já monitorei a tensão ("voltagem") da bateria, mesmo com elas em 12,6v o sistema corta. Resumindo, isso é um temporizador. Para utilizar com o carro desligado, tô utilizando um player externo.

Abraços.

Responder

Voltar para “Som & Multimedia”