Gostaria de externar minha indignação com a Citroen e buscar uma orientação de como proceder no caso abaixo.
Na primeira quinzena de março deste ano, eu e minha esposa adquirimos um C4 Pallas 2.0 Exclusive Automático 2010/2010, TOP do modelo. No entanto no momento da compra o vendedor nos assegurou que o carro viria com controle de estabilidade ESP e 6 air bags e que o folder com os itens de série do veículo, disponível na agência, estaria DESATUALIZADO. Para nosso espanto ele tentou nos empurar um modelo 2009/2010 em pleno mês de março a um valor próximo dos R$ 79.000,00. Depois de muito reclamar obtivemos o modelo 2010/2010 a R$ 76.300,00, porém SEM o controle de estabilidade ESP e SEM os 6 air bags. Ocorre que só dei conta da diferença ao ler o manual. Retornando à concessionária Saint Martin na Rua Uruguai, Rio de Janeiro, local onde havíamos realizado a compra, procurei o mesmo vendedor e expus o fato. Ele primeiramente ratificou a existência dos 6 air bags e do controle de estabilidade ESP e pediu que os consultores técnicos me mostrassem esses itens. Depois de ambos entrarem em contradição, cai na real e vi que o veículo não tinha o controle de estabilidade ESP e sim, apenas 2 air bags. Procurei o gerente de vendas e expus o ocorrido. Porém, o mesmo insistiu em informar que o carro tinha sim 6 air bags, embora não estivessem visíveis. Depois de muita discussão, liguei para o SAC da Citroen e me certifiquei de que fui enganado. Decepção total, pois havia adquirido um carro TOP. Ninguém da concessionária entrou em contato comigo para saber do carro, apenas uma empresa contratada pela Citroen para fazer uma pesquisa de satisfação. Foi ai eu expus todo o ocorrido e autorizei a empresa a enviar o áudio de minha resposta à concessionária. Dois dias depois recebi uma ligação de um número restrito, era o vendedor Alexandre que realizou a venda do veículo, usando de sarcasmo e me "parabenizando" pela resposta do questionário de satisfação, pois ele estava sendo demitido naquele exato momento.
Hora hora, por que será que o vendedor foi demitido? Será que foi porque ele me vendeu gato por lebre? Se a Citroen reconhece o erro de seu vendedor, por que não repõe os itens restantes ou abate do valor do veículo?
A decepção com o veículo só aumentava, pois além de consumir combustível em excesso, o mesmo começou a fazer um barulhinho como tivesse algo batendo, feito um grilo, um barulhinho de metal com metal e ainda não apaga a luz de freio, popularmente conhecida como break light quando as lanternas e faróis estão acessos. Todos sabem que este tipo de lâmpada somente é acessa no momento em que pisamos no freio. Neste carro ela fica acessa constantemente.
Retornei a concessionária no dia 29 de abril para verificar o barulhinho e o motivo da luz estar acessa e me espantei com o atendimento. Aquela gentileza toda no momento da compra, com cafezinho, água gelada, sofá confortável, simpatia ... havia desaparecido. Fui informado de que só havia disponibilidade para o dia 19 de maio, vinte dias depois.
Este carro custou mais de R$ 76.000,00 e só eu sei o que deixei de abrir mão para tê-lo. Antes eu tinha um Honda Fit e jamais, tive problema algum. Quando chegava próximo da revisão, alguém da concessionária onde eu havia comprado o carro (KIOTO na rua Mariz e Barros na Tijuca) me ligava pra agendar a revisão. Que diferença de atendimento e qualidade de veículo.
A minha decepção só tem aumentado, registrei uma reclamação com o SAC da Citroen sob o número 280037, porém não obtive um resultado satisfatório. Tenho tentado de todos os meios buscar uma solução amigável para repor a perda no momento da compra e solucionar o problema do barulho e da lâmpada acessa. Não sei mais o que fazer, visto que, não tenho como provar as palavras do vendedor no momento da compra. Não sou maluco e não reclamaria de algo que não fosse acordado no momento da venda. Gostaria de uma orientação.
Desde já, grato!
-
- Membros
- Veiculo: C4 Pallas Exclusiv Flex Automático
Re: Gato por Lebre
Meu caro,
a única saída é ingressar com uma ação de reparação de danos por meio do Juizado Especial Cível de sua cidade, em face da concessionária que lhe vendeu o automóvel.
No que refere-se a sua preocupação de que não poderá provar o alegado, tratando-se de uma relação de consumo, conforme o Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 6º, VIII, o consumidor é a parte mais vulnerável da relação de consumo, e não dispõe de informação ou de acesso aos elementos técnicos do produto. O fornecedor, de outro lado, é a parte detentora dos dados da produção do bem e que se encontra em uma melhor posição para fornecê-las ao magistrado.
Posto isso, ocorrerá a inversão do ônus da prova, o qual a obrigação de provar o ocorrido é da concessionária, mas a priori seria interessante analizar o contrato o qual vc assinou, o qual identifica o modelo escolhido no ato da compra, essa é a prova cabal para o sucesso da ação, seja a seu favor ou ao contrário.
Boa Sorte!!!
a única saída é ingressar com uma ação de reparação de danos por meio do Juizado Especial Cível de sua cidade, em face da concessionária que lhe vendeu o automóvel.
No que refere-se a sua preocupação de que não poderá provar o alegado, tratando-se de uma relação de consumo, conforme o Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 6º, VIII, o consumidor é a parte mais vulnerável da relação de consumo, e não dispõe de informação ou de acesso aos elementos técnicos do produto. O fornecedor, de outro lado, é a parte detentora dos dados da produção do bem e que se encontra em uma melhor posição para fornecê-las ao magistrado.
Posto isso, ocorrerá a inversão do ônus da prova, o qual a obrigação de provar o ocorrido é da concessionária, mas a priori seria interessante analizar o contrato o qual vc assinou, o qual identifica o modelo escolhido no ato da compra, essa é a prova cabal para o sucesso da ação, seja a seu favor ou ao contrário.
Boa Sorte!!!
malf27
Citroën C4 VTR 2.0 16V - 06/07 - 143hp - Noir Obsidian

Citroën C4 VTR 2.0 16V - 06/07 - 143hp - Noir Obsidian
-
- Membros
- Estado: RJ
- Veiculo: C4 Pallas Exclusive Manual
Pelo valor que vc pagou no carro (em torno de 76.000,00 ) ele teria que ter vindo com o Pack ( alarme+airbags (4)+ESP ) o valor de tabela do Exclusive sem o Pack é R$ 69.930,00, isso já serve de prova para o caso de uma ação na justiça e caracterizaria a má fé do vendedor e da concessionária.
De posse deste dado eu tentaria primeiramente de maneira amigável junto a Diretoria da concessionária uma solução, neste caso seria bom abrir uma reclamação no 0800 da Citroen, para que a fábrica tivesse ciência do fato e pediria a substituição do veículo por outro com o Pack ou a diferença do valor e vc pagou a mais pelo carro, somente depois de esgotado as possibilidades de resolver a questão amigávelmente eu partiria para uma ação na justiça, que todos sabemos é cara e muito lenta.
De posse deste dado eu tentaria primeiramente de maneira amigável junto a Diretoria da concessionária uma solução, neste caso seria bom abrir uma reclamação no 0800 da Citroen, para que a fábrica tivesse ciência do fato e pediria a substituição do veículo por outro com o Pack ou a diferença do valor e vc pagou a mais pelo carro, somente depois de esgotado as possibilidades de resolver a questão amigávelmente eu partiria para uma ação na justiça, que todos sabemos é cara e muito lenta.
-
- Membros
- Veiculo: C4 Pallas GLX Flex Automático
Tem razão. Isso já é um bom argumento.El Guapo escreveu:Pelo valor que vc pagou no carro (em torno de 76.000,00 ) ele teria que ter vindo com o Pack ( alarme+airbags (4)+ESP ) o valor de tabela do Exclusive sem o Pack é R$ 69.930,00, isso já serve de prova para o caso de uma ação na justiça e caracterizaria a má fé do vendedor e da concessionária.
Só faltou acrescentar os R$ 950,00 da pintura.
Heron
- bruno figueiredo
- Moderador
- Estado: RJ
- Veiculo: Outros
- Contato:
Só a título de esclarecimento, o Pack Teck contem:
- Xenon direcional
- Controle de tração
- Controle de estabildade
- Banco do motorista com comandos elétricos
- Alarme anti-intrusão
- Chave reserva com controle igual a cheve principal
Quanto aos air bags, todas as versões Exclusive estão vindo com 6 air bags, talvez o CT não tenha sabido aonde eles estão colocados, para mostrar ao cliente.
Abs.
- Xenon direcional
- Controle de tração
- Controle de estabildade
- Banco do motorista com comandos elétricos
- Alarme anti-intrusão
- Chave reserva com controle igual a cheve principal
Quanto aos air bags, todas as versões Exclusive estão vindo com 6 air bags, talvez o CT não tenha sabido aonde eles estão colocados, para mostrar ao cliente.
Abs.
Bruno Figueiredo.
-
- Membros
- Estado: DF
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Manual
Vc fez bem, cara mentiroso e desonesto tem que ir pro olho da rua mesmo !
Chega de ser o "país de Gerson" !!
Chega de ser o "país de Gerson" !!