Enquetes relacionadas ao consumo de combustível do seu C4 e outros assuntos.

Qual o Consumo do seu C4 Hatch 1.6 na Cidade?

04 a 05 km/l
34
8%
05 a 06 km/l
78
18%
06 a 07 km/l
92
21%
07 a 08 km/l
76
17%
08 a 09 km/l
77
18%
09 a 10 km/l
44
10%
10 a 11 km/l
23
5%
11 a 12 km/l
9
2%
12 a 13 km/l
7
2%

Total de votos: 440

Marcostk
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual

Re: Enquete: Qual o Consumo do seu C4 Hatch 1.6 na Cidade?

Mensagem por Marcostk »

Olá, sou novo aqui no forum, e acho que a minha experiência pode interessar a muitos.

Eu comprei meu C4 1.6 na troca de um Peugeot 206 SW que possuía o mesmo motor (afinal Citroën e Peugeot são a mesma empresa, a PSA Peugeot - Citroën). Com o 206 eu fazia na cidade de São Paulo, entre 7,5 e 8,5km/l, sempre com o ar ligado. Com o C4 tenho feito de 5,5 a 6,5km/l, também com ar. Isso tudo no álcool, pois ainda não tive coragem de abastecer 60 litros de gasolina no C4, nem parei pra fazer as contas pra saber quanto isso daria. Mas o Peugeot fazia de 10 a 11km/l na cidade na gasola!

Essa diferença não me surpreendeu, pois, se compararmos os dois carros, veremos que o C4 pesa vazio 50 quilos a mais que o 206 SW, ou seja, agora quando eu estou andando sozinho, virtualmente eu tenho a companhia da minha mãe que pesa 57, pois além dessa gordurinha a mais, o tanque dele leva mais 7 quilos de combustível que o 206 quando cheio.

E pra "piorar"(na questão de consumo), pro carro parecer mais potente, eles encurtaram a relação da transmissão do C4 em relação ao 206. Ele sai bem mais forte no semáforo que o 206, mas, logicamente, não consegue ser mais econômico. Eu pude testá-lo na estrada e senti uma diferença de 500RPM entre o C4 e o 206 à 120km/h. São quinhentas rotações a mais por minuto do mesmo motor. Calcule então em uma hora quantas voltas a mais o motor do C4 vai dar em relação ao motor do Peugeot (500*60=30000 voltas a mais). Apesar que o coeficiênte aerodinâmico do nosso queridinho é o melhor do Brasil, mas eu não pude testar realmente a economia dele pois estava mais interessado em testar o Cruise Control, que aliás, só é bom quando a gente está cansado e não precisa se preocupar com consumo, pois esse sistema ajuda o carro a gastar bem mais do que deve. É um sistema anti-ecológico. Mas é um barato!

Bom, resumindo (o texto já tá enorme), já era de se esperar um consumo desses, apesar de o meu ainda estar com 2100km. E outra, quem compra um carro acima de cinqüenta mil, não deveria estar mais preocupado com o bolso na hora de abastecer, certo? E se estiver, manera no pé, usa o limitador de velocidade, que eu provei que ajuda a economizar, mistura de cinco a dez litros de gasolina no álcool, compra um Smart for two usado pelo mesmo preço, sei lá.

Valeu

P. S.: O pé conta muuuuuuito. Minha esposa fazia de 6,5 a 7km/l com o 206. Agora ela faz de 4 a 5 com o C4!

Baboo2000
Membros

Mensagem por Baboo2000 »

Muito Legal a sua experiencia e ANALISE Detalhada entre os veiculos...ShoW!

Duvida: Ele tem o msm motor do 206 SW?

Agora eu sei porque o meu C4 esta com ALTO CONSUMO, estou com 110kg....Putz...ta explicado...hehe

Sempre que posso utilizando o Piloto automatico para economizar gasolina...além de tirar o Pé....ainda por cima com o Ar desligado já que o meu não esta funcionando ainda como deveria...deixo logo desligado.

Valeu.

Sds.
[b]C4 Hatch GLX 1.6 16V Rouge[/b]
[b]FORD XR3 Cabriolet Vermelho (Suspensão a Ar)[/b]

[img]http://www.webmotors.com.br/webmotors/ssRevista/_fotos/9-Citroen-C4_grande.jpg[/img]

Marcostk
Membros

Mensagem por Marcostk »

Baboo2000 escreveu:Muito Legal a sua experiencia e ANALISE Detalhada entre os veiculos...ShoW!

1 - Duvida: Ele tem o msm motor do 206 SW?

2 - Agora eu sei porque o meu C4 esta com ALTO CONSUMO, estou com 110kg....Putz...ta explicado...hehe

3 - Sempre que posso utilizando o Piloto automatico para economizar gasolina...além de tirar o Pé....ainda por cima com o Ar desligado já que o meu não esta funcionando ainda como deveria...deixo logo desligado.

Valeu.

Sds.
Oi, Baboo2000. Enumerei seus comentários para facilitar os meus.

1 - Sim, o motor 1.6 16V do C4 Hatch é exatamente o mesmo motor 1.6 16V dos 206, 207 e 307. Citroën e Peugeot são como a Toyota com a Lexus, a Nissan com a Infinity, a Volkswagen com a Audi, enfim, são a mesma empresa. A Citroën, no caso, é a divisão de carros de luxo da Peugeot. Nunca reparou que o volante dos 20X é igual ao do C3? Só muda o logotipo. O mesmo para os retrovisores e os comandos do ar condicionado. Ah, o 307 é o irmão pobre do nosso querido C4 Hatch, ou seja, são produzidos sobre a mesma plataforma.

2 - O peso influi muito no consumo de um veículo. Se puder evitar carregar pesos desnecessários, é melhor. Mas o que influenciou mais na diferença de consumo entre os dois, foi a relação de marchas mais curta no C4. Quanto mais baixa a rotação do motor, mais econômico. E com uma relação de transmissão mais curta, os regimes mais altos de rotação são inevitáveis. Não precisa fazer regime pra economizar combustível, não. Faça regime se você estiver pensando em melhora em sua saúde.

3 - O "Piloto Automático" só é bom pra quem tem o pé pesado e gosta de abusar da velocidade. Com ele configurado para a velocidade limite da estrada, a direção se torna mais segura, e evitam-se as multas. O ar condicionado eu não economizo mais, não sei viver sem ele. Uso no verão e no inverno, uso para desembassar os vidros e pra congelar caronas indesejáveis. Em São paulo é ítem de segurança.

Abraço

HERON
Membros
Veiculo: C4 Pallas GLX Flex Automático

Mensagem por HERON »

Marcostk escreveu:Apesar que o coeficiênte aerodinâmico do nosso queridinho é o melhor do Brasil, mas eu não pude testar realmente a economia dele pois estava mais interessado em testar o Cruise Control, que aliás, só é bom quando a gente está cansado e não precisa se preocupar com consumo, pois esse sistema ajuda o carro a gastar bem mais do que deve. É um sistema anti-ecológico. Mas é um barato!
Também acho um "barato", só tenho que discordar com relação ao aumento consumo. Acredito que o regulador de velocidade ajude a economizar combustível, na medida em que diminui sobremaneira as oscilações de velocidade e de rotação em torno da velocidade que se pretende manter durante um deslocamento.
Heron

HERON
Membros

Mensagem por HERON »

Marcostk escreveu:1 - Sim, o motor 1.6 16V do C4 Hatch é exatamente o mesmo motor 1.6 16V dos 206, 207 e 307. Citroën e Peugeot são como a Toyota com a Lexus, a Nissan com a Infinity, a Volkswagen com a Audi, enfim, são a mesma empresa. A Citroën, no caso, é a divisão de carros de luxo da Peugeot. Nunca reparou que o volante dos 20X é igual ao do C3? Só muda o logotipo. O mesmo para os retrovisores e os comandos do ar condicionado. Ah, o 307 é o irmão pobre do nosso querido C4 Hatch, ou seja, são produzidos sobre a mesma plataforma.
Que são o mesmo motor, concordo.
Que "Citroën e Peugeot são como a Toyota com a Lexus, a Nissan com a Infinity, a Volkswagen com a Audi", concordo que formam a mesma empresa (ou uma maior que comprou uma menor e formaram um mesmo grupo), mas que "A Citroën, no caso, é a divisão de carros de luxo da Peugeot", e que " o 307 é o irmão pobre do nosso querido C4 Hatch", acho que vc exagerou um pouco.
Entre a Volkswagen com a Audi, por exemplo, existe uma diferença muuuiiito maior que entre Peugeot e Citroën.
Além disso, é a primeira vez que vejo alguém dizer que a Citroën é marca de luxo.
Que ela se destaca pelo design e pela tecnologia embarcada, sem dúvida. Mas marca de luxo (como as citadas Audi, Infinity e Lexus)?
E o 307, é inferior ao C4?
Por questões de mercado, o C4 está um pouco mais caro que o 307, mas é só isso.
Gosto muito da linha C4 (desde o VTR até o Pallas, por isso comprei este último).
No entanto, não comprei achando que era carro de luxo e, sendo mais específico e pegando os sedãs por exemplo, não acho que o Pallas seja melhor que o 307 sedã, exceto quanto a desing (o motor é igual, o câmbio é igual e o nível de equipamentos é similar).
Desculpe te contrariar, e não quero que vc se ofenda, mas esta é minha opinião e senti a necessidade de emití-la para evitar uma distorção.
Heron

bruno figueiredo
Moderador
Estado: RJ
Veiculo: Outros
Contato:

Mensagem por bruno figueiredo »

Pessoal, este Tópico é para tentar definir o consumo médio do C4 Hatch 1.6 na cidade. Favor não começar nenhum debate sobre temas diferentes daquele proposto no título do Tópico. Obrigado.

Abs.
Bruno Figueiredo.

HERON
Membros

Mensagem por HERON »

bruno figueiredo escreveu:Pessoal, este Tópico é para tentar definir o consumo médio do C4 Hatch 1.6 na cidade. Favor não começar nenhum debate sobre temas diferentes daquele proposto no título do Tópico. Obrigado.
OK, Bruno. Tem razão.
Favor apagar minha mensagem.
Heron

Mamartorelli
Membros
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Manual

Mensagem por Mamartorelli »

leandrod escreveu:Galera, estou interessado em comprar um C4 Hatch 2.0 automático e completo. Porém estou assustado com o consumo que vocês estão conseguindo com o 1.6. Como anda a situação? Conseguiram melhorar?
Se o 1.6 já tem essas médias baixas, nem imagino como seria o 2.0. Alguém tem um para me dizer como é?

A linha C4 hatch é muito boa, deixa a concorrência para trás com tantos ítens de conforto e segurança; mas com esse consumo, estou quase desistindo da compra.

Abraços

Caro, tenho um C4 2.0 mec., só rodei 170 km na cidade (SP/SP) e só usei 5ª uma vez na marginal (ÊTA TRÂNSITO MARDITO!!!). O pessoal do outro fórum (C4 auto), têm a mesma taxa de consumo! O bixo é bacanudo, mas bebe SEM DÓ!
Carrão para andar em 1ª/2ª/3ª é isso aí, dói no bolso!
MarcãoSP

machadovitor
Membros
Veiculo: C4 Grand Picasso

Mensagem por machadovitor »

Comprei meu carro há uma semana, rodei 600km e a média (só com álcool) está em 5.6km/l. Não ando esticando as marcas, aliás, ando só na maciota. Tá normal, é isso mesmo?

bruno figueiredo
Moderador
Estado: RJ
Veiculo: Outros
Contato:

Mensagem por bruno figueiredo »

machadovitor escreveu:Comprei meu carro há uma semana, rodei 600km e a média (só com álcool) está em 5.6km/l. Não ando esticando as marcas, aliás, ando só na maciota. Tá normal, é isso mesmo?
Antes de qualquer coisa passe em "Novos membros"e faça a sua apresentação.

Abs.
Bruno Figueiredo.

Responder

Voltar para “Enquetes”