- Lucas Lopes
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Re: Óleo Shel Helix Ultra 5W40
5w40???
Meu VTR é 2006 e sempre foi usado 15W50!
Qual o perigo disso???
Se não estou enganado o meu manual indica esse, eu conferi quando fui trocar.
Abraços
Meu VTR é 2006 e sempre foi usado 15W50!
Qual o perigo disso???
Se não estou enganado o meu manual indica esse, eu conferi quando fui trocar.
Abraços
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Re: Óleo Shel Helix Ultra 5W40
AdemirPinto escreveu:Vi falar que o 10W-40 é mais viscoso que o 5W-40, isto é verdade? Isso não pode dar algum problema no meu carro?
Tod mundo aqui fala que usaram o 5W-40 nas suas trocas.
Grato
Ademir - BH
Se estiver de acordo com as recomendações/especificações do fabricante, NÃO.
O óleo mais fino (5W) chega masi rápido à todas as partes do motor na partida que um mais grosso (20W), e isso gera um pouco mais de desgaste. Mas de 5 para 10W, a diferença é mínima, pois são dois óleos finos. Mas nem sempre o mais fino é o mais indicado pro seu veículo, se fosse assim usaríamos o Castrol SLX
Siga as recomendações do fabricante e seja feliz
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Re: Óleo Shel Helix Ultra 5W40
Isso não é verdade. Olhem no manual, os números indicam a capacidade do óleo em manter suas características nos limites de temperatura. O 10W40 deve servir, veja os limites no manual...AdemirPinto escreveu:Vi falar que o 10W-40 é mais viscoso que o 5W-40, isto é verdade? Isso não pode dar algum problema no meu carro?
Tod mundo aqui fala que usaram o 5W-40 nas suas trocas.
Grato
Ademir - BH
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Re: Óleo Shel Helix Ultra 5W40
Tenho uma cópia em PDF de um guia da Citroen com explicações detalhadas sobre lubrificantes: "PSA Lubricant Guide: C4 - E4AB0MP0 - Maintenance - Recommended ingredients". Tem 11 páginas e está em inglês. Quem estiver interessado no assunto, me envie uma MP com o endereço de e-mail que mando o arquivo.
Reprodução de parte do guia de lubricação da Citroen (sem gráficos e figuras):
Reprodução de parte do guia de lubricação da Citroen (sem gráficos e figuras):
(...)
1. Standards in force
The classification of the engine oils is established by the following recognised bodies :
S.A.E. : Society of Automotive Engineers
API : American Petroleum Institute
ACEA : Association des Constructeurs Europeens d'Automobiles
2. S.A.E. standards
2.1. The choice of engine oil grade depends on the climate of the country .
2.2. Recommended viscosity grades
The choice of the various viscosity grades is again linked with a use which conforms to the types of climate. For example, the use of grade 10W 40 is limited to temperate countries (from -17 °C to +37 °C) or countries which have a hot climate .
3. ACEA standards
3.1. Petrol and diesel mixed oils recommended by PSA
The meaning of the first letter does not change, it always refers to the engine type:
A = Petrol and petrol/LPG dual fuel engines
B = Diesel engines
Types of oil :
3 = High performance oils
4 = Oils specific to certain direct injection diesel engines
5 = Oils with very high performance, favouring lower fuel consumption
Examples :
ACEA A3/B3 : High performance and petrol/LPG dual fuel mixed oils
ACEA A5/B5 : Blended oils with very high performance, for all engines, favouring fuel economy
CAUTION : Since 2004, the ACEA has imposed mixed oils : A1/B1 , A3/B3, A3/B4, A5/B5 . Therefore, all
lubricants recommended by PSA are mixed ; There are no longer any specific petrol or diesel oils .
3.2. Introduction of oils which have a low ash content ( LOW SAPS )
Oils which have a low ash content permit limiting of the ash at the exhaust and therefore contribute to increasing the service life of the particle filter. The ash content changes from 1,3 % in current oils to 0,8 % in these new oils (maximum authorised values) .
New ACEA specifications
C3 : Moderate ash content
C2 : Moderate ash content and fuel economy
C1 : Very low ash content and fuel economy
The C2 oil, specific to PSA, corresponds to a request to reduce ash within a reasonable cost limit while retaining the required fuel economy. The C2 oil is a petrol and diesel mixed oil with fuel economy most particularly suited to engines fitted with a particle filter .
4. API oil standards
The meaning of the first letter does not change, it always refers to the engine type :
S = Petrol and petrol/LPG dual fuel engines
C = Diesel engines
The second letter corresponds to the evolution level of the oil (in rising order).
Example : The standard SL is stricter than the standard SJ and corresponds to an improved level of performance.
5. Quality of the engine oils
The engine lubrication oils are classified in line with 3 quality levels :
Mineral oil or level 1 PSA
Semi-synthetic oil or level 2 PSA
Synthetic oil or level 3 PSA
(...)
Fabio_SD
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Re: Óleo Shel Helix Ultra 5W40
Só para constar!
No Manual do meu VTR tem dois óleos "recomendados"
TOTAL QUARTZ 7000 15W-50 SL/CF
TOTAL QUARTZ 9000 5W-40 SL/CF
Mas logo abaixo tem uma tabela com outros e diz que é para escolher de acordo com as condições climáticas do país!
Então na verdade existem várias possibilidades de óleos para usar na linha C4 desde que esses atinjam as normas API e ACEA.
No Manual do meu VTR tem dois óleos "recomendados"
TOTAL QUARTZ 7000 15W-50 SL/CF
TOTAL QUARTZ 9000 5W-40 SL/CF
Mas logo abaixo tem uma tabela com outros e diz que é para escolher de acordo com as condições climáticas do país!
Então na verdade existem várias possibilidades de óleos para usar na linha C4 desde que esses atinjam as normas API e ACEA.
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006
www.pastorecc.com.br
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Re: Óleo Shel Helix Ultra 5W40
É isso aí, o importante do "xxWyy" é que o intervalo de temperatura esteja adequado à região de uso. O manual exemplifica bem isso.
Agora, ele não menciona se é mais indicado o uso do 7000 (semi-sintético) ou 9000 (sintético), nem fala qual vem com o carro. Já li que é perigoso misturar óleo, então só completo nível depois de fazer uma troca completa, pois saberei qual é o óleo que está lá. Felizmente não precisei ainda.
Quando trocar, vou para um sintético 5W40 (Castrol, Mobil, BR... o que for mais barato) e manterei um litro no porta-malas como precaução.
Agora, ele não menciona se é mais indicado o uso do 7000 (semi-sintético) ou 9000 (sintético), nem fala qual vem com o carro. Já li que é perigoso misturar óleo, então só completo nível depois de fazer uma troca completa, pois saberei qual é o óleo que está lá. Felizmente não precisei ainda.
Quando trocar, vou para um sintético 5W40 (Castrol, Mobil, BR... o que for mais barato) e manterei um litro no porta-malas como precaução.
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Re: Óleo Shel Helix Ultra 5W40
A numeração do óleo lubrificante deve ser lida da seguinte forma:
5W40: quer dizer que no inverno (winter), ou motor frio, a viscosidade dele é 5, e ao esquentar, ele se torna viscosidade 40, isso é uma característica do óleo multiviscoso.
Existe ainda no mercado óleo monoviscoso, SAE 40, 50, etc. Mas para os carros modernos seu uso é totalmente contra-indicado.
Para o clima brasileiro, que raramente varia para menos de 0 grau e mais de 50 graus celsius, pode usar os 10W40, 15W50, etc sem problema algum. O 5W40 seria dinheiro jogado fora, caso fosse levada em conta apenas a viscosidade, afinal ninguém vai dar partida no carro com temperatura a 20 graus negativos aqui no BR hehehe...
Veja bem, SERIA um desperdício, se não fosse uma coisa: O óleo 5W40 é 100% sintético, e o 10W40 é semi sintético. Na prática, isto quer dizer que o semi sintético tem uma parcela do seu conteúdo sintética, feita em laboratório mesmo, a grande parte dele é óleo retirado do petróleo mineral.
A vantagem do óleo sintético é imensa. Como ele é um produto criado do zero, com um controle de qualidade rigoroso, ele é uma peça de engenharia. É como comparar um lobo domesticado com um poodle. O óleo mineral, apesar de ser analisado e bem refinado, é um tanto "selvagem", não dá pra prevenir seu comportamento futuro com total segurança. Já o sintético dá.
A consequência disso é que o mineral costuma perder suas propriedades lubrificantes ao longo do uso, de maneira desigual, gerando a famigerada "borra" de carbonização, que não combina muito com o sistema de recirculação de gases utilizado em praticamente todos os carros atuais. Já o sintético, dá pra prever com certeza seu funcionamento perfeito por X kilometros, sendo que depois de determinado prazo ele perderá suas propriedades, mas só a partir de então.
Além de que pelo fato do sintético ser um produto de engenharia, ele permite um funcionamento adequado da lubrificação, gerando economia de combustível, diminuição de ruídos, maior durabilidade, etc.
Agora, porque eles fazem o sintético só com especificação pra frio? (0W30, 5W40, etc) - Porque nos países que usam estes óleos faz muito frio geralmente, e o óleo mineral degrada facilmente nessas condições extremas. Se o BR fosse o dono do mundo como os EUA, teríamos 20W60 sintético hehe...
Resumindo:
Qualquer óleo com viscosidade frio menor que 10 para o BR é bobagem.
Ao comprar o 5W40 vc está pagando pela não formação de borra, e não pela proteção durante a partida a frio (já que aqui não faz frio).
Espero que isso esclareça na hora de qual óleo comprar, pois eu vivia com essa dúvida também. =)
Segue uma tabela que achei sobre a viscosidade versus temperatura:
abrax
5W40: quer dizer que no inverno (winter), ou motor frio, a viscosidade dele é 5, e ao esquentar, ele se torna viscosidade 40, isso é uma característica do óleo multiviscoso.
Existe ainda no mercado óleo monoviscoso, SAE 40, 50, etc. Mas para os carros modernos seu uso é totalmente contra-indicado.
Para o clima brasileiro, que raramente varia para menos de 0 grau e mais de 50 graus celsius, pode usar os 10W40, 15W50, etc sem problema algum. O 5W40 seria dinheiro jogado fora, caso fosse levada em conta apenas a viscosidade, afinal ninguém vai dar partida no carro com temperatura a 20 graus negativos aqui no BR hehehe...
Veja bem, SERIA um desperdício, se não fosse uma coisa: O óleo 5W40 é 100% sintético, e o 10W40 é semi sintético. Na prática, isto quer dizer que o semi sintético tem uma parcela do seu conteúdo sintética, feita em laboratório mesmo, a grande parte dele é óleo retirado do petróleo mineral.
A vantagem do óleo sintético é imensa. Como ele é um produto criado do zero, com um controle de qualidade rigoroso, ele é uma peça de engenharia. É como comparar um lobo domesticado com um poodle. O óleo mineral, apesar de ser analisado e bem refinado, é um tanto "selvagem", não dá pra prevenir seu comportamento futuro com total segurança. Já o sintético dá.
A consequência disso é que o mineral costuma perder suas propriedades lubrificantes ao longo do uso, de maneira desigual, gerando a famigerada "borra" de carbonização, que não combina muito com o sistema de recirculação de gases utilizado em praticamente todos os carros atuais. Já o sintético, dá pra prever com certeza seu funcionamento perfeito por X kilometros, sendo que depois de determinado prazo ele perderá suas propriedades, mas só a partir de então.
Além de que pelo fato do sintético ser um produto de engenharia, ele permite um funcionamento adequado da lubrificação, gerando economia de combustível, diminuição de ruídos, maior durabilidade, etc.
Agora, porque eles fazem o sintético só com especificação pra frio? (0W30, 5W40, etc) - Porque nos países que usam estes óleos faz muito frio geralmente, e o óleo mineral degrada facilmente nessas condições extremas. Se o BR fosse o dono do mundo como os EUA, teríamos 20W60 sintético hehe...
Resumindo:
Qualquer óleo com viscosidade frio menor que 10 para o BR é bobagem.
Ao comprar o 5W40 vc está pagando pela não formação de borra, e não pela proteção durante a partida a frio (já que aqui não faz frio).
Espero que isso esclareça na hora de qual óleo comprar, pois eu vivia com essa dúvida também. =)
Segue uma tabela que achei sobre a viscosidade versus temperatura:
abrax
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Re: Óleo Shel Helix Ultra 5W40
Poodles (ou melhor cachorrinho do capeta) podem ser perigosos sim! aehuieueauie
tinha um na casa da minha avó que era quse um lobo selvagem rs
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March SR 2013 com H&R =)
Re: Óleo Shel Helix Ultra 5W40
Olá,
Bem me lembro que quando fui pesquisar sobre isso tempos atrás descobri a recomendação de usar óleo 15w50 para motores mais potentes, creio que um motor de 143 cv enquadre-se nesta categoria.
Para quem quiser comprar o óleo da Total, recomendo em SP o Rei do óleo, eles tem toda a gama de produtos Total a preços muito bons.
Valeu!
Bem me lembro que quando fui pesquisar sobre isso tempos atrás descobri a recomendação de usar óleo 15w50 para motores mais potentes, creio que um motor de 143 cv enquadre-se nesta categoria.
Para quem quiser comprar o óleo da Total, recomendo em SP o Rei do óleo, eles tem toda a gama de produtos Total a preços muito bons.
Valeu!
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Re: Óleo Shel Helix Ultra 5W40
E em BSB, alguma recomendação de onde comprar ??