Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
OrlandonOrtiz
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 VTR

Escape Giba - alguém conhece? Já fez?

Mensagem por OrlandonOrtiz »

Pessoal;

Meu C5 está com o final do escape enferrujado e com um furo. O abafador novo, na Citroën, custa R$ 3.500 - não estou brincando! Se eu quiser o escape inteiro, do coletor pra frente, sai mais de R$ 5 mil.

Não vou levar um carro desse nível para um fuçador de escapes e também não quero refazê-lo inteiro, pois não há necessidade para tanto. Preciso apenas substituir o silencioso traseiro e um pedaço do cano, que são as partes danificadas.

Me recomendaram levar o carro até o GIBA, em São Bernardo, que dizem ser um cara capacitado: ele já trabalhou com Porsche, Ferrari, Lamborghini, Camaro, entre outros carrões de primeira linha.

Pergunta: alguém conhece? Recomenda? Confia? Alguma dica ou recomendação? A única coisa que quero realmente "mudar" é o bocal de saída, colocando uma ponteira ovalada. O C5 tem o bocal apontando para o chão, e não usa uma ponteira "de fábrica".

Abs;

RodVTS98
Moderador
Veiculo: Outros

Re: Escape Giba - alguém conhece? Já fez?

Mensagem por RodVTS98 »

Olá Orlando.

Bem, vamos por partes:

1- Conheço o Giba! Já fiz serviço lá.... Fiz escapamento totalmente novo para um carro turbo que tive. Serviço muito bom! Sabem o que fazem!... Indico!

2- Em relação à sua necessidade, a pergunta que eu faço é: Qual o motor do seu C5? 4 ou 6 cilindros?

3- Pelo o que vejo, sua necessidade é trocar o silencioso final e, já que está trocando a peça, colocar uma ponteira mais do seu gosto. Sem problema!... Se seu C5 for 4 cilindros, você pode colocar um silencioso de Tempra. Se seu C5 for o 6 cilindros, pode colocar um silencioso de Omega 6 cilindros. Quanto à ponteira, só comprar antes a que vc gosta, ou escolher uma que a loja disponha. Vai do seu gosto, interesse e disponibilidade da loja.

4- O mais importante: É uma adaptação, então vai precisar ir numa loja onde eles fazem esse tipo de serviço. Não dá pra ser em qualquer loja de escape, pois nem sempre eles fazem esse tipo de montagem. O Giba é uma opção, mas é em São Bernardo. Não sei onde vc mora, então precisa ver se logisticamente fica fácil pra vc. Outras opções são: Tarumã Escapes Especiais; Tico Escapes Especiais; Navega Escapamentos.

Em relação à Tarumã Escapes Especiais, fica na Av. Engenheiro Caetano Álvares (perto do Estado de São Paulo na Marginal Tietê) e eu já fiz o escape do meu Xsara VTS lá. Fiz completo desde o catalisador até a peça final. Também indico o serviço deles!. Entendem do negócio!

Quanto ao custo, vai depender do silencioso que vc vai conseguir e da ponteira que vc vai escolher, portanto excluíndo isso, de mão de obra vc deve gastar cerca de R$ 50,00 a R$ 100,00. Com certeza vc não vai gastar mais que R$ 500,00, só se vc escolher algum silencioso de Inox, aí a brincadeira vai pra outra esfera!... heheheh

Em geral, uma dica que eu te dou é que, a peça que vc vai colocar, já que ela não será a original, deverá ser de um carro que tenha potência equivalente ao seu carro, e que a entrada da peça seja de diâmetro equivalente também. além disso, não esqueça de pedir um SILENCIOSO!... Se pedir um abafador, podem te dar uma peça que vai deixar seu carro com ronco e etc..., não acredito que seja esse seu objetivo, pela descrição do seu problema.

Abraço e muito boa sorte!

Rodrigo.

twu_raves
Membros

Mensagem por twu_raves »

Eu ia dizer praticamente o que o RodVTS disse! Esses estagiarios sao uma mao-na-roda, literalmente! kkkkkkkkkkkk

Brincadeiras a parte, dos problemas relatados aqui no C4 clube, este eh o um dos mais simples... Como o RodVTS disse, não há muito segredo, apenas escolher uma oficina especializada em escapamentos (preferencialmente com maquinas de dobrar cano), escolher um silenciador adequado (boa dica verificar de outro carro de potencia similar), tirar o velho e instalar o novo.

Chutando alto, sem levar em conta o valor da ponteira, esse servico ficara em ate R$500,00.

Obs.: Nao ha necessidade do silenciador ser em inox, ate pq o resto do escapamento nao vai ser alterado, mas eh muito interessante que os pedacos de cano e a ponteira sejam em inox. E quanto a SOLDA, cabe uma atencao: se for eletrica, tomar o cuidado de desconectar o cabo da bateria para prevenir panes eletricas... se for a gas (eu prefiro), tomar cuidado para nao "manchar" a ponteira inox.

OrlandonOrtiz
Membros

Opa! Muito obrigado a todos pelas respostas.

Meu C5 é um 3.0 V6, ano 2002.

O ideal não é ter ronco, e sim trocar as peças com problemas por outras novas e de qualidade igual ou superior, além de instalar uma ponteira bonita.

Amanhã vou buscar meu carro na Bosch -- tive um imprevisto e tive de trocar o kit de mangueiras dianteiras da suspensão, além de um cilindro e todo o óleo especial.

Sobre a parte logística: o GIBA não é o mais próximo (estou em Perdizes), mas ouvi tantos elogios e vi tantos carros caríssimos que ele mexeu, que acredito ser "de confiança".

Uma dúvida: esse silencioso do Omega V6 cabe direitinho? O formato do meu é meio esquisito, não é bem uma "marmita" como na maioria dos carros...

Bom, é isso.

Abs!

FrEaKaZoiD:.
Membros

Mensagem por FrEaKaZoiD:. »

O giba é de confiança sim. Ponta firme, sem trocadilhos, rsrsrsrsrs
Mas existem várias outras oficinas especializadas em escapamento por aí que fazem um serviço tão capacitado quanto o do Giba e cobram até menos. Hj o giba ja tem um "nome" e vc acaba pagando por isso tb.

Eu recomendo a Pink Panther no Alto da Lapa (rua cerro corá, próximo ao cemitério e a av. diógenes ribeiro de lima).
Eles trabalham com escapes de antigos e restaurações além de carros turbinados e de alta potencia tb.

Como o Mr. Raves comentou, a Pink Panther tem a maquina de dobradura de tubos tb.

Nada justifica esse preço da Citroen... assalto a mão armada chamando a gente de palhaço !
Procura uma dessas oficinas q vc vai gastar MUITO menos e vai ter um escape MUITO melhor !

Sorte e ABS

RodVTS98
Moderador
Veiculo: Outros

Mensagem por RodVTS98 »

Orlando,

Quanto ao formato da marmita traseira do seu C5, realmente isso pode ser um problema. Não tem outro jeito, e ir na loja e experimentar peças adequadas para ver se o formato é passível de ser encaixado no seu carro ou não!

Sobre o Giba eu só queria ressaltar uma coisa. Ele faz um escape hoje em dia que, pelo o que sei, ninguém mais faz, mas custa um dinheiro pesado!.... hehehhe .... Ele faz o silencioso em inox com um sistema que, de dentro do carro, vc pode alternar entre ronco original e esportivo, apenas com o toque de um botão. É um sistema SHOW de bola, que o seu carro fica com ronco invocado mesmo!... Nada de barulho de escape furado.... O custo deve estar em torno dos R$ 2.000,00 ~R$ 3.000,00, mas o resultado vale.... Pra quem gosta, é claro!...

Portanto, se vc quiser fazer algo desse tipo, pesquise no Youtube!.. Tem alguns Vídeos lá.... Coloque no Youtube: "Fusion Giba" e assista ao vídeo!... Simplesmente fantástico!...

Se não for essa sua idéia, escolha uma das empresas aqui apontadas pelo pessoal, e veja a melhor adaptação para o seu C5. Com certeza vc vai encontrar alguma peça e vai gastar bem menos!... Apenas atente que seu carro tem 210cv de potência!... Tem que ser uma peça de motor V6!.... Talvez de um Omega V6.... ou algum outro carro desse tipo. Isso porque vc não pode colocar uma peça que restrinja o fluxo de saída dos gases, senão teu carro não vai andar na estrada!... hehehhe...

Boa sorte e poste aqui os resultados depois de fazer o que decidir!

Abraço,
Rodrigo.

OrlandonOrtiz
Membros

Muitissimo obrigado a todos pelas ideias e comentarios. Eu adoraria colocar peças de inox, pela qualidade, ja que ronco forte não é exatamente o que eu procuro. Vou ver mais videos, pensar a respeito e fazer alguns orçamentos. Quando tiver novidades, posto aqui com informacoes e fotos.

Abs!

b00m
Membros

Mensagem por b00m »

Eu tenho um accord 93 aqui em casa, de estimação, que apodreceram os canos todos, pois roda muito pouco. Levei no GIBA (e eu sou do interior), justamente pela credibilidade, pois até então nunca tinha ido lá. Refiz todos os canos em inox, abafador e silencioso em inox, e está tudo perfeito até hoje (faz uns 5 anos).
Na época ficou em torno de 1000 reais, mas fiz desde o coletor até a ponteira, com os canos na medida original e com as mesmas curvas, até as latinhas de proteção estão no lugar.
Ele mesmo confecciona o silencioso, basta deixar o carro lá, com o original podre pra molde do formato externo, que ele desenvolve e fabrica outro em inox, igualzinho o original, com os mesmos encaixes, e o mesmo funcionamento.
Vale muito a pena.
Melhor que pagar os 3.000 que me pediram na época pelo escape original em cano galvanizado. ..=)
abrax

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”