Acabei de comprar um C4 Hatch 1.6 na concecionária Bastille, em São Paulo. No momento de fechar o negócio, umas duas semanas atrás, fui informado que poderia colocar rodas de liga leve no carro por apenas + R$ 1.000,00. O problema é que o vendedor me garantiu várias vezes, com todas as palavras, que a roda seria praticamente igual às rodas que vem nos outros modelos, apenas o pneu é que seria aro 15 e não 16. Ele tinha ficado até de me mandar uma foto de um carro com essa roda, oque não aconteceu. Eu acreditei na palavra dele. Porém, ontem, quando fui buscar o carro, tive uma GRANDE DECEPÇÃO: as rodas que foram colocadas não tem nada a ver com o que me havia sido prometido (desenho quase igual ao das outras versões). É muito frustrante ficar duas semanas visualizando um carro, e receber outro. Sinto que comprei gato por lebre. O próprio vendedor admitiu que tinha se enganado. Segundo ele, a roda que ele havia me prometido não existe, ou seja, ele me vendeu algo que não existe! Será que tem algo que eu possa fazer? O problema é que para colocar as rodas que eu havia pedido, teria que colocar aro 16, aí já fica bem mais caro, com a diferença inclusive já daria pra comprar o 2.0, que já vem com essa roda...E agora??? Será que dá pra fazer alguma coisa, ou vai ficar por isso mesmo??
Ah, o carro veio sem o farol de neblina que havia pedido. Vou ter que voltar lá na semana que vem para instalar. Mas isso, perto do problema das rodas não é nada...
Se alguém puder me ajudar, por favor!! Este fórum é minha única esperança...
Obrigado!
Henrique
-
- Membros
- Mensagens: 18
- Registrado em: 06 Nov 2009, 20:43
- Veiculo: C4 Grand Picasso
- Dec0 VTR
- Moderador
- Mensagens: 1296
- Registrado em: 08 Abr 2008, 18:43
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
- Localização: São Paulo - SP
Re: Frustração na compra C4 hatch 1.6
CDC, artigo 30:
"Art. 30 - Toda informação ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado."
CDC, artigo 35:
"Art. 35 - Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha:
I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade;
II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente;
III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia e eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos."
Aplicando por analogia, jurisprudencia:
"Recurso Inominado 989090025148
Relator(a): Maria do Carmo Honorio
Comarca: São Paulo
Órgão julgador: 4ª Turma Cível
Data do julgamento: 10/03/2009
Data de registro: 23/04/2009
Ementa: ... precisa que vincula o anunciante ao cumprimento da oferta - Alegação de erro no momento da disponibilização da mercadoria no site não isenta o fornecedor de responsabilidade - Obrigação de entregar o produto pelo preço anunciado - Dano moral caracterizado pelo desrespeito ao consumidor, consistente ...
Ementa: RELAÇÃO DE CONSUMO - Compra, via internet, de um computador por preço anunciado - Cancelamento do pedido após o pagamento por ter havido falha sistêmica - Inadmissibilidade - Divulgação clara e precisa que vincula o anunciante ao cumprimento da oferta - Alegação de erro no momento da disponibilização da mercadoria no site não isenta o fornecedor de responsabilidade - Obrigação de entregar o produto pelo preço anunciado - Dano moral caracterizado pelo desrespeito ao consumidor, consistente na falta de informações claras sobre o destino de sua transação e demora para a resposta administrativa - Sentença mantida - Recurso não provido"
Não importa se a oferta dele foi "verbal", durante a negociacao, ela vincula o contrato e vira clausula contratual, devendo assim ser cumprida.
Apresente esses argumentos a concessionaria, se naum concordarem, faca uma notificacao extrajudicial, se mesmo assim naum quiserem cumprir algum dos incisos do art. 35 do CDC (a sua escolha), entre com ação no Juizado de Pequenas causas pedindo inversao do onus da prova. Com a inversao quem tem que provar que não ofereceu as rodas é a concessionária o que é muito dificil pra eles, além de ser mentira.
Espero que esteja esclarecido. Abraços.
"Art. 30 - Toda informação ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado."
CDC, artigo 35:
"Art. 35 - Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha:
I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade;
II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente;
III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia e eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos."
Aplicando por analogia, jurisprudencia:
"Recurso Inominado 989090025148
Relator(a): Maria do Carmo Honorio
Comarca: São Paulo
Órgão julgador: 4ª Turma Cível
Data do julgamento: 10/03/2009
Data de registro: 23/04/2009
Ementa: ... precisa que vincula o anunciante ao cumprimento da oferta - Alegação de erro no momento da disponibilização da mercadoria no site não isenta o fornecedor de responsabilidade - Obrigação de entregar o produto pelo preço anunciado - Dano moral caracterizado pelo desrespeito ao consumidor, consistente ...
Ementa: RELAÇÃO DE CONSUMO - Compra, via internet, de um computador por preço anunciado - Cancelamento do pedido após o pagamento por ter havido falha sistêmica - Inadmissibilidade - Divulgação clara e precisa que vincula o anunciante ao cumprimento da oferta - Alegação de erro no momento da disponibilização da mercadoria no site não isenta o fornecedor de responsabilidade - Obrigação de entregar o produto pelo preço anunciado - Dano moral caracterizado pelo desrespeito ao consumidor, consistente na falta de informações claras sobre o destino de sua transação e demora para a resposta administrativa - Sentença mantida - Recurso não provido"
Não importa se a oferta dele foi "verbal", durante a negociacao, ela vincula o contrato e vira clausula contratual, devendo assim ser cumprida.
Apresente esses argumentos a concessionaria, se naum concordarem, faca uma notificacao extrajudicial, se mesmo assim naum quiserem cumprir algum dos incisos do art. 35 do CDC (a sua escolha), entre com ação no Juizado de Pequenas causas pedindo inversao do onus da prova. Com a inversao quem tem que provar que não ofereceu as rodas é a concessionária o que é muito dificil pra eles, além de ser mentira.
Espero que esteja esclarecido. Abraços.
-
- Membros
- Mensagens: 18
- Registrado em: 06 Nov 2009, 20:43
- Veiculo: C4 Grand Picasso
Re: Frustração na compra C4 hatch 1.6
Muito obrigado pela resposta!
Acrescentando, não havia mencionado isto antes, por que só hoje no final da tarde descobri que mais uma vez fui enganado. Na semana passada, ainda antes do carro ser transferido para o meu nome, entrei em contato com o vendedor que estava me atendendo e lhe perguntei sobre o modelo 2.0 GLX mecânico, que tem uma diferença de preço muito pequena em relação ao 1.6, além de já vir com as rodas aro 16. O vendedor me afirmou que ele não tinha este carro disponível e mesmo se fizesse o pedido, iria demorar muito tempo, podendo chegar a até 90 dias para receber o carro...Palavras do vendedor: "Henrique, se você quiser entrar neste terreno, você precisa me falar logo, enquanto o carro ainda não foi transferido para o seu nome, por que depois disso não conseguimos alterar o negócio, porém lhe afirmo que eu não tenho este carro hoje. Está muito difícil de conseguir este carro, se eu fizer o pedido, não sei quando poderei lhe entregar o veículo". Mediante essa resposta, resolvi continuar com o negócio que havia começado (1.6), até então sem problemas, pois estava esperando as rodas conforme me foram prometidas...Hoje (25/11) liguei em outra concessionária, Francecar, e perguntei sobre o 2.0 GLX mecânico. O vendedor disse que, além de já ter pronta entrega (cor prata), se fizer o pedido (por exemplo: cor preta), consegue me entregar o carro em até 10 dias. Segundo ele, não há nenhum problema com disponibilidade deste veículo.
Já o vendedor da Bastille, ainda me "explicou" no dia 24/11 à tarde (quando fui retirar o carro), que a Citroen não estava fabricando muito este carro, por que tinha poucos pedidos!
Não sei se isso muda, ou acrescenta alguma coisa no caso...De qualquer forma, mais uma vez agradeço pela resposta.
Henrique
Acrescentando, não havia mencionado isto antes, por que só hoje no final da tarde descobri que mais uma vez fui enganado. Na semana passada, ainda antes do carro ser transferido para o meu nome, entrei em contato com o vendedor que estava me atendendo e lhe perguntei sobre o modelo 2.0 GLX mecânico, que tem uma diferença de preço muito pequena em relação ao 1.6, além de já vir com as rodas aro 16. O vendedor me afirmou que ele não tinha este carro disponível e mesmo se fizesse o pedido, iria demorar muito tempo, podendo chegar a até 90 dias para receber o carro...Palavras do vendedor: "Henrique, se você quiser entrar neste terreno, você precisa me falar logo, enquanto o carro ainda não foi transferido para o seu nome, por que depois disso não conseguimos alterar o negócio, porém lhe afirmo que eu não tenho este carro hoje. Está muito difícil de conseguir este carro, se eu fizer o pedido, não sei quando poderei lhe entregar o veículo". Mediante essa resposta, resolvi continuar com o negócio que havia começado (1.6), até então sem problemas, pois estava esperando as rodas conforme me foram prometidas...Hoje (25/11) liguei em outra concessionária, Francecar, e perguntei sobre o 2.0 GLX mecânico. O vendedor disse que, além de já ter pronta entrega (cor prata), se fizer o pedido (por exemplo: cor preta), consegue me entregar o carro em até 10 dias. Segundo ele, não há nenhum problema com disponibilidade deste veículo.
Já o vendedor da Bastille, ainda me "explicou" no dia 24/11 à tarde (quando fui retirar o carro), que a Citroen não estava fabricando muito este carro, por que tinha poucos pedidos!
Não sei se isso muda, ou acrescenta alguma coisa no caso...De qualquer forma, mais uma vez agradeço pela resposta.
Henrique
- Dec0 VTR
- Moderador
- Mensagens: 1296
- Registrado em: 08 Abr 2008, 18:43
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
- Localização: São Paulo - SP
Re: Frustração na compra C4 hatch 1.6
hpassanezi escreveu:Muito obrigado pela resposta!
Acrescentando, não havia mencionado isto antes, por que só hoje no final da tarde descobri que mais uma vez fui enganado. Na semana passada, ainda antes do carro ser transferido para o meu nome, entrei em contato com o vendedor que estava me atendendo e lhe perguntei sobre o modelo 2.0 GLX mecânico, que tem uma diferença de preço muito pequena em relação ao 1.6, além de já vir com as rodas aro 16. O vendedor me afirmou que ele não tinha este carro disponível e mesmo se fizesse o pedido, iria demorar muito tempo, podendo chegar a até 90 dias para receber o carro...Palavras do vendedor: "Henrique, se você quiser entrar neste terreno, você precisa me falar logo, enquanto o carro ainda não foi transferido para o seu nome, por que depois disso não conseguimos alterar o negócio, porém lhe afirmo que eu não tenho este carro hoje. Está muito difícil de conseguir este carro, se eu fizer o pedido, não sei quando poderei lhe entregar o veículo". Mediante essa resposta, resolvi continuar com o negócio que havia começado (1.6), até então sem problemas, pois estava esperando as rodas conforme me foram prometidas...Hoje (25/11) liguei em outra concessionária, Francecar, e perguntei sobre o 2.0 GLX mecânico. O vendedor disse que, além de já ter pronta entrega (cor prata), se fizer o pedido (por exemplo: cor preta), consegue me entregar o carro em até 10 dias. Segundo ele, não há nenhum problema com disponibilidade deste veículo.
Já o vendedor da Bastille, ainda me "explicou" no dia 24/11 à tarde (quando fui retirar o carro), que a Citroen não estava fabricando muito este carro, por que tinha poucos pedidos!
Não sei se isso muda, ou acrescenta alguma coisa no caso...De qualquer forma, mais uma vez agradeço pela resposta.
Henrique
Isso nao é enganacao, eh apenas um fato de mercado.
Veja bem, para a concessionaria "A" que nao tinha o carro em estoque (pronta entrega), nem encomendado para o estoque, um novo pedido levaria 90 dias, o vendedor nao mentiu, apenas dizendo a verdade omitiu o fato de que outras concessionarias poderiam ter o mesmo modelo a pronta entrega. (nao é obrigacao dele dizer a voce para que procurasse em outra concessionaria a disponibilidade do modelo)
Já você ligou na concessionaria "B" apenas depois de ter o negocio fechado, quando na verdade, deveria (se quisesse memso optar pelo 2.0) ter feito essa pesquisa antes.
Isso caracteriza uma figura juridica chamada "dolus bonus" e que não é passivel de qlq tipo de indenizacao (é pratica comercial tolerável, pois a cautela de pesquisa deveria ter vindo em 1o lugar da sua parte)
Abraços.
-
- Membros
- Mensagens: 18
- Registrado em: 06 Nov 2009, 20:43
- Veiculo: C4 Grand Picasso
Re: Frustração na compra C4 hatch 1.6
Ok, obrigado!
-
- Membros
- Mensagens: 16
- Registrado em: 03 Dez 2009, 23:44
- Estado: RS
- Cidade: Marau
- Veiculo: C4 GLX 1.6 Flex
- Localização: Marau/RS
Re: Frustração na compra C4 hatch 1.6
Gente, isso é FATO:
1.6 vem roda 15" ferro com calotas.
2.0 GLX ou EXCLUSIVE vem com as rodas 16" "ventilador" (apelido meu).
As rodas 16 são muito lindas. Mas eu comprei o 1.6 que tinha na loja e o vendedor - meu amigo - colocou as 15" do VTR (aquelas parecidas com o do Pallas só que com cortes, que vem no C3 top e no C4 VTR).
Descobri que as primeiras versões do 1.6 vinham com rodas iguais as do 2.0, mas sem Bluetooth. Ai a Citroën trocou o BT pelas rodas. Houveram poucas versões onde havia tanto o BT como as rodas 16".
Provavelmente o vendedor se enganou, mas isso não o exime do erro.
1.6 vem roda 15" ferro com calotas.
2.0 GLX ou EXCLUSIVE vem com as rodas 16" "ventilador" (apelido meu).
As rodas 16 são muito lindas. Mas eu comprei o 1.6 que tinha na loja e o vendedor - meu amigo - colocou as 15" do VTR (aquelas parecidas com o do Pallas só que com cortes, que vem no C3 top e no C4 VTR).
Descobri que as primeiras versões do 1.6 vinham com rodas iguais as do 2.0, mas sem Bluetooth. Ai a Citroën trocou o BT pelas rodas. Houveram poucas versões onde havia tanto o BT como as rodas 16".
Provavelmente o vendedor se enganou, mas isso não o exime do erro.
-
- Membros
- Mensagens: 3
- Registrado em: 10 Ago 2010, 10:52
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Re: Frustração na compra C4 hatch 1.6
Pessoal,
eu sei que esse post é antigo, mas como estava negociando meu C4, aprendi algo sobre a Citroën... Não estou certo de como ela funciona em outras cidades, mas em SP ela é uma única rede de concessionários, administradas por um tal grupo SHC.... Por isso, o vendedor da Bastille não foi correto ao dizer que o modelo GLX não estava disponível, pois o estoque de todas as lojas da Citroën é único. Prova disso é que estava negociando meu C4 na Normandy, e como a gerente não chegou no preço que queria, procurei a Bastille, e eles tinham o preço mínimo que o pessoal da Normandy me haviam feito. Também lembro de ver o sistema de estoque deles, e o mesmo carro que estava disponível na Normandy, estava na Bastille. Exatamente o mesmo carro. Além disso, os vendedores confirmaram que se trata de um único estoque para toda a rede....
Em resumo, o vendedor da Bastille pisou na bola com o amigo ao dizer que não tinham o carro....
Abs,
Alexandre
eu sei que esse post é antigo, mas como estava negociando meu C4, aprendi algo sobre a Citroën... Não estou certo de como ela funciona em outras cidades, mas em SP ela é uma única rede de concessionários, administradas por um tal grupo SHC.... Por isso, o vendedor da Bastille não foi correto ao dizer que o modelo GLX não estava disponível, pois o estoque de todas as lojas da Citroën é único. Prova disso é que estava negociando meu C4 na Normandy, e como a gerente não chegou no preço que queria, procurei a Bastille, e eles tinham o preço mínimo que o pessoal da Normandy me haviam feito. Também lembro de ver o sistema de estoque deles, e o mesmo carro que estava disponível na Normandy, estava na Bastille. Exatamente o mesmo carro. Além disso, os vendedores confirmaram que se trata de um único estoque para toda a rede....
Em resumo, o vendedor da Bastille pisou na bola com o amigo ao dizer que não tinham o carro....
Abs,
Alexandre