Re: Enquete: Qual o Consumo do seu C4 Hatch 2.0 na Cidade?
Arr, muito obrigada pela ajuda!
Hoje a noite então vou zerar um dos parciais.
E vc sabe para que serve inserir uma quilometragem até o destino? tem alguma coisa a ver com a medição parcial do CB?
Sobre o uso do câmbio automático.... para o Heron e os demais interessados:
Não sei se tem algum tópico no fórum que já tenha discutido exclusivamente esse assunto, vou procurar. Mas o fato é que fiz uma pesquisa e as dicas de manutenção realmente apontam para o uso no D, sem fazer as trocas para o N, para preservar o conjunto.
A maioria dos sites que eu pesquisei aconselha manter o câmbio automático no drive. "Principalmente no anda-e-pára do trânsito das grandes cidades, evite trocar constantemente a posição do câmbio automático de drive para neutro e vice-versa. Aquele tranco percebido no engate da marcha prejudica a parte interna da caixa de transmissão".
Afinal, ele foi feito para isso mesmo!!
Algumas fontes para consulta:
http://bit.ly/8Xxwz7
http://bit.ly/aKACOh
Agora uma dúvida: recomenda-se também colocar o câmbio em "1" ou "L" para fortes subidas, para aumentar o torque... no caso dos C4 não tem essa opção. O fato é: ele entenderia sozinho que não é para mudar para 2ª nesses casos? ou a solução seria o tiptronic? mas e quem não usa o tiptronic, e vai direto no drive?
Se alguém tiver mais fontes e opiniões sobre o assunto... esperamos as contribuições.
Abs
E vc sabe para que serve inserir uma quilometragem até o destino? tem alguma coisa a ver com a medição parcial do CB?
Sobre o uso do câmbio automático.... para o Heron e os demais interessados:
Não sei se tem algum tópico no fórum que já tenha discutido exclusivamente esse assunto, vou procurar. Mas o fato é que fiz uma pesquisa e as dicas de manutenção realmente apontam para o uso no D, sem fazer as trocas para o N, para preservar o conjunto.
A maioria dos sites que eu pesquisei aconselha manter o câmbio automático no drive. "Principalmente no anda-e-pára do trânsito das grandes cidades, evite trocar constantemente a posição do câmbio automático de drive para neutro e vice-versa. Aquele tranco percebido no engate da marcha prejudica a parte interna da caixa de transmissão".
Afinal, ele foi feito para isso mesmo!!
Algumas fontes para consulta:
http://bit.ly/8Xxwz7
http://bit.ly/aKACOh
Agora uma dúvida: recomenda-se também colocar o câmbio em "1" ou "L" para fortes subidas, para aumentar o torque... no caso dos C4 não tem essa opção. O fato é: ele entenderia sozinho que não é para mudar para 2ª nesses casos? ou a solução seria o tiptronic? mas e quem não usa o tiptronic, e vai direto no drive?
Se alguém tiver mais fontes e opiniões sobre o assunto... esperamos as contribuições.
Abs
-
- Membros
- Estado: SP
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
hummm, nunca usei.... mas acho que serve só para indicar o quanto falta de viagem.Mariana escreveu:Arr, muito obrigada pela ajuda!
No anda e para não se deve mesmo colocar no N, a não ser que se vá ficar cerca de 1,5 ou 2 minutos pelo menos parado. Neste caso o desgaste de se colocar em N eventualmente não vai afetar a vida útil do câmbio.Mariana escreveu: Sobre o uso do câmbio automático.... para o Heron e os demais interessados:
Essa dica é para bloquear o conversor de torque e evitar as patinadas em ladeira. No C4 seria colocar 1ª no tiptronic. Mas isso só vale pra velocidades bem baixas. Acima de 25-30km/h o C4 sobe qualquer ladeira em segunda sem pestanejar.Mariana escreveu: Agora uma dúvida: recomenda-se também colocar o câmbio em "1" ou "L" para fortes subidas, para aumentar o torque... no caso dos C4 não tem essa opção. O fato é: ele entenderia sozinho que não é para mudar para 2ª nesses casos? ou a solução seria o tiptronic? mas e quem não usa o tiptronic, e vai direto no drive?
Fica a critério do motorista e da ocasião usar no D ou no tiptronic. Se você está subindo na boa e quer evitar que o carro passe marcha e perca força, use o tiptronic. No D tem de controlar isso exclusivamente com a pressão no acelerador.
-
- Membros
- Veiculo: C4 Pallas GLX Flex Automático
Não concordo muito com o Handtecar (achei até um pouco "desencontrada" a informação), mas agradeço a intenção de ajudar.Mariana escreveu:Sobre o uso do câmbio automático.... para o Heron e os demais interessados:
Obrigado.
PS: Só mais uma orientação para alimentar a discussão do assunto: http://www2.uol.com.br/bestcars/ct-automat.htm
Heron
Obrigada pelas boas dicas, Arr!
Heron, espero ter realmente ajudado em alguma coisa, sou nova aqui, nova de C4 e sobretudo nova de câmbio automático, sei que vc sabe bem mais que eu... mas quis apenas repassar essa informação para vcs refletirem sobre o uso frequente da alavanca.
Mas é mesmo doloroso ficar engarrafadíssima em SP no D... hehehe
Heron, espero ter realmente ajudado em alguma coisa, sou nova aqui, nova de C4 e sobretudo nova de câmbio automático, sei que vc sabe bem mais que eu... mas quis apenas repassar essa informação para vcs refletirem sobre o uso frequente da alavanca.
Mas é mesmo doloroso ficar engarrafadíssima em SP no D... hehehe
-
- Membros
Na verdade, também é meu primeiro carro com câmbio automático (definitivamente, não sei mais do que vc e ainda estou aprendendo também).Mariana escreveu:Heron, espero ter realmente ajudado em alguma coisa, sou nova aqui, nova de C4 e sobretudo nova de câmbio automático, sei que vc sabe bem mais que eu... mas quis apenas repassar essa informação para vcs refletirem sobre o uso frequente da alavanca.
Essa informação que vc passou é válida e a discussão é bastante sadia.
Voltando à questão do consumo, ele tende a melhorar à medida que o motor vai amaciando (depois de uns 5.000 Km, vc vai notar a diferença). Aqui em Brasília, com trânsito de razoável a bom, tenho conseguido médias de até 8 Km/L de álcool, o que considero bom para um 2.0 automático de mais de 1.400 Kg (Pallas).
Com relação às suas dúvidas, concordo com o Arr nas respostas. A única diferença é que costumo colocar o câmbio em Neutro a cada parada de semáforo (algumas durando menos que 1 min, confesso).
No mais, seja bem vinda ao C4Clube.
Heron
Obrigada, Heron!!
Nossa, 8km/l é muito bom!
Acredite se quiser, nem mesmo o meu C3 1.4 manual fazia essa média... não sei se é SP ou se era gastão fora do normal mesmo.
Bom, vou esperar amaciar... mas de qualquer forma não acho ruim os 4.5km/l para o porte do carro. Achei que pudesse ser pior.
Abs
Nossa, 8km/l é muito bom!
Acredite se quiser, nem mesmo o meu C3 1.4 manual fazia essa média... não sei se é SP ou se era gastão fora do normal mesmo.
Bom, vou esperar amaciar... mas de qualquer forma não acho ruim os 4.5km/l para o porte do carro. Achei que pudesse ser pior.
Abs
-
- Membros
Acho que é uma junção de nível de congestionamento do trânsito com topografia da cidade (dentre outros fatores).Mariana escreveu:Acredite se quiser, nem mesmo o meu C3 1.4 manual fazia essa média... não sei se é SP ou se era gastão fora do normal mesmo.
Aqui em Brasília, apesar do trânsito não ser uma maravilha, particularmente nos horários de almoço e no início da noite, há várias vias de trânsito rápido que cruzam a cidade, e isso facilita bastante. Além disso, a cidade é bastante plana. Juntando tudo isso, é normal ver alguém daqui conseguir andar quase o dobro com um litro de combustível do que o pessoal de SP.
Por outro lado, há uma outro questão que é o deslocamento médio (nesse critério Brasília perde de SP). Quem mora em cidades pequenas (ou de médio porte), mesmo com trânsito bom e topografia plana, normalmente não consegue boas médias de consumo, pois os deslocamentos, de um modo geral, são muito pequenos (menor que 8 Km), não dando tempo de o motor aquecer e atingir seu melhor rendimento.
Bem, é isso.
Abs.
Heron
Olha só, não sabia disso!
Bom, temos que sair ganhando em alguma coisa, né... já não basta o trânsito! hehehe
Tô assustada, hoje ele está marcando 3.9km/l - abasteci na quarta-feira e já está na metade do tanque. afffff....
Bom, temos que sair ganhando em alguma coisa, né... já não basta o trânsito! hehehe
Tô assustada, hoje ele está marcando 3.9km/l - abasteci na quarta-feira e já está na metade do tanque. afffff....
C4 Hatch 2.0 Manual
Cidade Pouco Transito 600Km 50l 12.0 Km/l
Cidade Mto Transito 510Km 50l 10.2 Km/l
luisfcs escreveu:C4 Hatch 2.0 Manual
ahhh
gasolina!