- brunollo
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Válvula termostática
Bom, galera, meu VTR começou a esquentar bastante, dava nas seis barrinhas e o maldito "Stop" acendia, resolvi meter os peitos e consertar. Fui analisar o que estava acontecedendo. O comportamento do carro era o seguinte. Esquentava até o topo, durnte alguns segundos, e caía e ficava normal o resto do tempo. isso indicava uma válvula termostática que estava começando a travar fechada. Um perigo para o superaquecimento.
Desmontei a danada. Qual não foi minha surpresa ao descobrir que o elemento termoelástico da válvula estava completamente comprometido, não abria mais. Então, descobri também que a válvula termostática do C$ tem também um acionamento eletromecânico, que entra em ação quando o acionamento térmico falha. Como esse acionamento mecânico demora um pouco pra atuar, a válvula esquentava o motor.
Bem. Fui atrás na concessionária de uma válvula nova. A Citroën por padrão não vende apenas o reparo termoelástico, e sim a válvula inteira com o acionamento termomecânico junto. MAAAAAASSSSS...
Qual não foi minha surpresa ao ser oientado por um mecânico amigo meu que trabalha na Saint Moritz que eles estão substituindo todas as valvulas com acionamento termomecânico por válvulas mais simples, com apenas o elemento termoelástico, do EW10 da Xsara Picasso. Em seguida eles mantém o conector do sensor de acionamento mecânico (que vai dentro da termostática) isolado. Não é cortado, apenas isolado (pode ser com fita isolante e tal).
Bom.
Nunca antes tinha visto válvula termostática com acionamento mecânico tb. Achei uma ideia legal, mas um tanto quanto overkill, já que a maioria dos motores funciona muito bem sem esse acionamento mecânico. Montei a válvula da Xsara Picasso. O carro voltou a funcionar superbem, como um relógio. Interessante também foi observar que agora o comportamento da temperatura da água está mais homogêneo que antes. Não sei se por causa da válvula funcionando, ele não esquenta mais, e trabalha como um relógio, ou se é mesmo porque o termoelástico da Xsara Picasso pode abrir um poucquinho mais frio. De qualquer forma, o motor está trablhando mais homogêneo e mais frio. Não o suficiente pra sair dos 3 pauzinhos em funcionamento normal, mas também naõ sobe para quatro pauzinhos. Tive a oportunidade de medir a temperatura do motor com um termômetro de laser (muito legal o aparelho do cara da casa de radiadores, quero um pra mim!) temperatura média de funcionamento baixou de 98/99 para 93/94. Motor trabalhando ligeiramente mais frio = ponto mais adiantado = mais potÊncia. Sim, o carro ficou um pouquinho mais esperto.
O mecânico da Citro disse que esse procedimento virou padrão da fábrica depois que várias dessas válvulas de acionamento mecânico deram problema e não abriram, ou deixaram o carro ferver. Retrofit da válvula mais simples que sempre funcionou bem. KISS concept. TESTADO E APROVADO!
Tem dois códigos da válvula na nota fiscal: 1338A0 e 84818099. Alguém que tem intimidade com o catálogo da CItroen consegue identificar qual é o da Xsara Picasso?
Desmontei a danada. Qual não foi minha surpresa ao descobrir que o elemento termoelástico da válvula estava completamente comprometido, não abria mais. Então, descobri também que a válvula termostática do C$ tem também um acionamento eletromecânico, que entra em ação quando o acionamento térmico falha. Como esse acionamento mecânico demora um pouco pra atuar, a válvula esquentava o motor.
Bem. Fui atrás na concessionária de uma válvula nova. A Citroën por padrão não vende apenas o reparo termoelástico, e sim a válvula inteira com o acionamento termomecânico junto. MAAAAAASSSSS...
Qual não foi minha surpresa ao ser oientado por um mecânico amigo meu que trabalha na Saint Moritz que eles estão substituindo todas as valvulas com acionamento termomecânico por válvulas mais simples, com apenas o elemento termoelástico, do EW10 da Xsara Picasso. Em seguida eles mantém o conector do sensor de acionamento mecânico (que vai dentro da termostática) isolado. Não é cortado, apenas isolado (pode ser com fita isolante e tal).
Bom.
Nunca antes tinha visto válvula termostática com acionamento mecânico tb. Achei uma ideia legal, mas um tanto quanto overkill, já que a maioria dos motores funciona muito bem sem esse acionamento mecânico. Montei a válvula da Xsara Picasso. O carro voltou a funcionar superbem, como um relógio. Interessante também foi observar que agora o comportamento da temperatura da água está mais homogêneo que antes. Não sei se por causa da válvula funcionando, ele não esquenta mais, e trabalha como um relógio, ou se é mesmo porque o termoelástico da Xsara Picasso pode abrir um poucquinho mais frio. De qualquer forma, o motor está trablhando mais homogêneo e mais frio. Não o suficiente pra sair dos 3 pauzinhos em funcionamento normal, mas também naõ sobe para quatro pauzinhos. Tive a oportunidade de medir a temperatura do motor com um termômetro de laser (muito legal o aparelho do cara da casa de radiadores, quero um pra mim!) temperatura média de funcionamento baixou de 98/99 para 93/94. Motor trabalhando ligeiramente mais frio = ponto mais adiantado = mais potÊncia. Sim, o carro ficou um pouquinho mais esperto.
O mecânico da Citro disse que esse procedimento virou padrão da fábrica depois que várias dessas válvulas de acionamento mecânico deram problema e não abriram, ou deixaram o carro ferver. Retrofit da válvula mais simples que sempre funcionou bem. KISS concept. TESTADO E APROVADO!
Tem dois códigos da válvula na nota fiscal: 1338A0 e 84818099. Alguém que tem intimidade com o catálogo da CItroen consegue identificar qual é o da Xsara Picasso?
Minha tolerância anda negativa com asneiras...
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Re: Válvula termostática
kramba brunollo....o meu ontem ficou assim o dia todo..tava preocupado, pois a agua esta ok, ventoinha funcionando e a temp ficando em 4pauzinhos e subindo pra 6...quando aumentava a velo e tal, voltava pra 3 e depois normal 4 e seguida 6 e ficava nisso...amanha vou encostar pra ver isso e , BINGO..seu topico...
vou direto nisso...agora me fala..vc nao trocou na citro ne ? vc comprou a valvula da xsara picasso, mas deu 2 codigos...qual comprou ou os 2 ? qto ficou com a mao de obra ? vlw...
ah, como trabalho com valvulas, mas pra petroleo, o numero 84818099 e' a classificacao fiscal da valvula termstatica,sobrando o codigo dela mesmo.
abs
vou direto nisso...agora me fala..vc nao trocou na citro ne ? vc comprou a valvula da xsara picasso, mas deu 2 codigos...qual comprou ou os 2 ? qto ficou com a mao de obra ? vlw...
ah, como trabalho com valvulas, mas pra petroleo, o numero 84818099 e' a classificacao fiscal da valvula termstatica,sobrando o codigo dela mesmo.
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Re: Válvula termostática
uhauahu...valvula termostatica que nada...rsrs
brunollo, o meu estava fazendo um barulho qdo ligava e tava parecendo uma FRONTIER..hehe achava que eram os rolamentos da poli v ou da dentada e talz...fui ver o lance da temp. ja previsto pra hj, pois comecou a subir a temp. sabado e o veredito e':
barulho e' da bomba d'gua, ou seja, aproveitando tambem estou trocando:
- bomba d'gua , mesma do 307 R$ 143,00;
- correia poli v R$ 45,00 + os 2 rolamentos R$ 59,00 / R$ 61,00;
- kit correia dentada + tensor e apoio R$ 372,00;
- aditivo avermelhado sintetico R$ 27,00 litro;
menos 10%, na NIVEL A em Santos.
Cotei na toulouse, na parts & parts, koga koga, e na media e' isso. Lembrando que teria que pedir para meu irmao ir la' buscar em SP, pagar, mandar via correio pra mim em Santos, depois rembolsa-lo.....ou seja, melhor custo / beneficio pra mim comprar aqui. saiu uns reales mais caro apenas, mas as pecas chegaram na mao do cara em 15 minutos e o carro fica pronto no final do dia.
ah, a valvula termostatica esta boa.
abs !
brunollo, o meu estava fazendo um barulho qdo ligava e tava parecendo uma FRONTIER..hehe achava que eram os rolamentos da poli v ou da dentada e talz...fui ver o lance da temp. ja previsto pra hj, pois comecou a subir a temp. sabado e o veredito e':
barulho e' da bomba d'gua, ou seja, aproveitando tambem estou trocando:
- bomba d'gua , mesma do 307 R$ 143,00;
- correia poli v R$ 45,00 + os 2 rolamentos R$ 59,00 / R$ 61,00;
- kit correia dentada + tensor e apoio R$ 372,00;
- aditivo avermelhado sintetico R$ 27,00 litro;
menos 10%, na NIVEL A em Santos.
Cotei na toulouse, na parts & parts, koga koga, e na media e' isso. Lembrando que teria que pedir para meu irmao ir la' buscar em SP, pagar, mandar via correio pra mim em Santos, depois rembolsa-lo.....ou seja, melhor custo / beneficio pra mim comprar aqui. saiu uns reales mais caro apenas, mas as pecas chegaram na mao do cara em 15 minutos e o carro fica pronto no final do dia.
ah, a valvula termostatica esta boa.
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Re: Válvula termostática
O meu ta travando a ventoinha ligada. Aconteceu 2 vezes de eu desligar o carro e a ventoinha não parar de funcionar. Na primeira vez descarregou a bateria, na segunda eu tava esperto e puxei o cabo da bateria. Tem algum sensor que ta estranho, que mesmo com o carro desligado ele continua informando a necessidade da ventoinha .
07 VTR - 17'' Wolf Wheels / H&R Springs / Koni Adjustables / Raceway Exhaust / Full VTS interior trim / 6000K Xenon Headlights /3000k Xenon Fog Lights / Aero /My Way-RNEG / USB Box
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Re: Válvula termostática
Pedro, pode ir na concessionaria, pois o que ta acontecendo com seu carro e' que tem um rele da caixa de servicos do motor que "cola" e promove essa descarga e tem q trocar e dar uma recarga na sua bateria. Isso e' problema de rele do fabricante, entao nao pague por isso se a conces. quiser te cobrar.Pedro H escreveu:O meu ta travando a ventoinha ligada. Aconteceu 2 vezes de eu desligar o carro e a ventoinha não parar de funcionar. Na primeira vez descarregou a bateria, na segunda eu tava esperto e puxei o cabo da bateria. Tem algum sensor que ta estranho, que mesmo com o carro desligado ele continua informando a necessidade da ventoinha .
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Re: Válvula termostática
Maneiro Bruno, só uma pergunta, quanto custou essa válvula de xsara?
PS.: espero não precisar, mas sabe como é...
PS.: espero não precisar, mas sabe como é...
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Re: Válvula termostática
Romero, sabe informar se esse rele fica dentro daquela caixa do lado da bateria?Romero escreveu:Pedro, pode ir na concessionaria, pois o que ta acontecendo com seu carro e' que tem um rele da caixa de servicos do motor que "cola" e promove essa descarga e tem q trocar e dar uma recarga na sua bateria. Isso e' problema de rele do fabricante, entao nao pague por isso se a conces. quiser te cobrar.Pedro H escreveu:O meu ta travando a ventoinha ligada. Aconteceu 2 vezes de eu desligar o carro e a ventoinha não parar de funcionar. Na primeira vez descarregou a bateria, na segunda eu tava esperto e puxei o cabo da bateria. Tem algum sensor que ta estranho, que mesmo com o carro desligado ele continua informando a necessidade da ventoinha .
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Re: Válvula termostática
pedro, se nao me engano e' sim...o fabricante do rele e' siemens.Pedro H escreveu:Romero, sabe informar se esse rele fica dentro daquela caixa do lado da bateria?Romero escreveu:Pedro, pode ir na concessionaria, pois o que ta acontecendo com seu carro e' que tem um rele da caixa de servicos do motor que "cola" e promove essa descarga e tem q trocar e dar uma recarga na sua bateria. Isso e' problema de rele do fabricante, entao nao pague por isso se a conces. quiser te cobrar.Pedro H escreveu:O meu ta travando a ventoinha ligada. Aconteceu 2 vezes de eu desligar o carro e a ventoinha não parar de funcionar. Na primeira vez descarregou a bateria, na segunda eu tava esperto e puxei o cabo da bateria. Tem algum sensor que ta estranho, que mesmo com o carro desligado ele continua informando a necessidade da ventoinha .
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Re: Válvula termostática
Amigos, meu VTR apresenta um problema desde que eu o adquirí: ligado o motor invariavelmente após uns 5 minutos aproximadamente, portanto ainda com o motor frio (não importa se frio ou quente), ele acusa superaquecimento por alguns segundos, voltando para ao normal a seguir e dali pra frente sempre ok - com duas barrinhas. Só volta a apresentar a ocorrência se voltar a desligar a ignição. Aparentemente é um problema eletrônico. Segundo o antigo dono, informaram (atendimento citroen) que bastaria passar o veículo naquele computador das concessionárias que checa e revisa todo o veículo, não sendo portanto um problema grave. O que vcs me dizem a respeito?
- Romero
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Re: Válvula termostática
cara, se isso so acontece so' qdo liga a ignicao e andando nao aquece, mantem, entao desencana. As vezes ligo a ignicao do meu, ele pica 02 vezes as 6 barras mas volta ao normal, como acende todos os sensores...normal. Se nao esquenta, entao 'nao esquenta'.ALTAMAR escreveu:Amigos, meu VTR apresenta um problema desde que eu o adquirí: ligado o motor invariavelmente após uns 5 minutos aproximadamente, portanto ainda com o motor frio (não importa se frio ou quente), ele acusa superaquecimento por alguns segundos, voltando para ao normal a seguir e dali pra frente sempre ok - com duas barrinhas. Só volta a apresentar a ocorrência se voltar a desligar a ignição. Aparentemente é um problema eletrônico. Segundo o antigo dono, informaram (atendimento citroen) que bastaria passar o veículo naquele computador das concessionárias que checa e revisa todo o veículo, não sendo portanto um problema grave. O que vcs me dizem a respeito?
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