Criou alguma Modificação no seu C4? Acrescentou algo que não veio de Série? Publique aqui e Ensine Como! Tem alguma Idéia mas não sabe Executar? Pergunte aqui!
mestremassula
Membros
Estado: MG
Veiculo: C4 VTR

[PONTEIRA CROMADA] Cortando o parachoque traseiro

Mensagem por mestremassula »

Finalmente comprei minha ponteira VTS Style. Sem noção, a traseira do carro muda muito, fica muito mais esportivo. Antes de levar para soldar tivemos que cortar o para-choques aqui em casa mesmo.

Algumas dicas:
-> Cuidado na hora de tirar a parte de plástico, tem várias mini-presilhas. O ideal é fazer o serviço de dia e enfiar a cabeça debaixo do carro mesmo!
-> Cuidado com a fiação do sensor de estacionamento, fica a poucos centímetros!
-> Depois de cortar a quente (pode ser na faca como eu fiz), use uma lixa grossa para iniciar o acabamento das bordas, e finalmente uma lixa mais fina (aquelas "lixa d'água" que são boas) para o acabamento final.

Segue abaixo as fotos que falam por si só.

Depois de feitas as medidas começamos a cortar. Calculamos 0,5cm de espaçamento entre a ponteira e a borda:
Imagem

Faca sacrificada:
Imagem

Cortando:
Imagem

Testando sem acabamento:
Imagem

O corte:
Imagem

Testando:
Imagem

Resultado final:
Imagem

Resultado final:
Imagem

Como o desenho do para-choques é meio curvo, fica uma pequena diferença na distância que fica pra fora. Normal. Outra opção era colocar a ponteira curvada, mas não gostei. Assim ficou melhor:
Imagem

Falta dar uma lavada/lustrada nela. Mas dá pra ter uma idéia do resultado.

Custei a achar essa ponteira VTS Style. Encontrei uma loja de escapamento aqui em BH perto da minha casa que tem umas 50 dela, tudo parado, não sei porque. Quem tiver com dificuldades de achar eu posso comprar e mandar via correios (também tem um correio enfrente a minha casa :0)

Valew galera!!
[img]http://img833.imageshack.us/img833/5541/assina.jpg[/img]

Cyro
Moderador
Veiculo: Outros

Re: [PONTEIRA CROMADA] Cortando o parachoque traseiro

Mensagem por Cyro »

Muito legal o DIY. 100% claro e objetivo. Parabéns.

O resultado ficou perfeito. Também acho que uma ponteira exteriorizada no VTR casa muito bem com o estilo esportivo do carro. Não dá pra entender porque o Pallas que tem um perfil mais sóbrio tem ponteira e o VTR não tem.

Tenho um projeto (arquivado por enquanto) de colocar 2 ponteiras na traseira, e obviamente conectadas ao sistema de escape do carro. A ideia é trocar todo o escape e fazê-lo com saída dupla, mas essa fase que inclui motor é mais pra frente, depois do visual externo (que tá em fase final) e do som (que tá começando).
Imagem

Romero
Moderador
Estado: RJ

Mensagem por Romero »

muito bom ! show o topico.

o carromuda mesmo....a minha tem um ano e meio e e' de aluminio, pq se fosse cromada meu.....JA ERA ! praia nao seugura meeesmo..

abs !
Imagem
VTRomero® - THE ONE
Serviço LED viewtopic.php?f=45&t=12673
Mod's: viewtopic.php?f=26&t=10037

03 ANOS DE VTR E C4C

fabio_sd
Moderador
Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6 Pack Select

Mensagem por fabio_sd »

Um detalhe importante é fazer a marcação adequada da posição e da projeção do tubo de escape em relação a parte preta do parachoques, como se ele estivesse saindo reto e não para baixo. Fizemos isto usando uma lâmina de serra como guia e marcando por dentro do parachoque 3 pontos: dois laterais e um superior. O de baixo não tem como marcar em função da curvatura para o chão do bocal de saída. Com estes 3 pontos marcados como guia, posicionamos a nova ponteira por dentro e fizemos o contorno da ponteira usando uma caneta de escrever em CD. Daí foi só desenhar o contorno do corte dando a folga necessária e lembrando que ainda haveria um pouco de perda de material com o acabamento. Pra cortar tem que esquentar a faca no fogão até ficar vermelha e ir cortando aos poucos, reaquecendo a faca de vez em quando. Facilita bastante fazer as partes retas primeiro e depois as curvas. Lembrem-se que a faca é PT mesmo e não tem como usar ela depois na mesa... Ela fica preta pelo aquecimento e totalmente impregnada com plastico derretido e queimado. O acabamento foi feito raspando as rebarbas com faca e depois com lixa d'agua 60. O acabamento final é feito com lixa mais fina, 100 ou 200. Fica perfeito.

Imagem

Imagem

O último passo é levar o carro para soldar a ponteira, tomando bastante cuidado para que ele fique bem alinhada e nivelada. O ideal é usar solda elétrica MIG/MAG que tem melhor qualidade e acabamento, além de reduzir o risco de danificar o cromado da ponteira.
Fabio_SD

johnny17
Membros
Estado: SP

Mensagem por johnny17 »

Mt legal, ñ sei se repararam mas tem uma marcação nesse plástico como se fosse o guia de corte da ponteira do VTS. Reparei isso qd coloquei o escape.
Parabéns novamente pelo carro!
abrxx!
VTR Gris Aluminium, 225/45R18, Aero by Bold. Koyama 8000K H11, Sonar Chrome,DVD Pioneer 5980, Audiophonics 1500w sub 600W, Aux. Ipod RCA - Black vinil roof by Oracal - NASCAR chips, duplo fluxo SIMOTA, abafador by 4D Garage 170cv, Eibach

Arr
Membros
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Mensagem por Arr »

Uma dica para facilitar o corte é: depois de aquecer, lubrificar a lâmina da faca com óleo. Pode ser óleo de motor, óleo de cozinha mesmo ou até spray WD40. Facilita bastante.

fabio_sd
Moderador

Mensagem por fabio_sd »

johnny17 escreveu:Mt legal, ñ sei se repararam mas tem uma marcação nesse plástico como se fosse o guia de corte da ponteira do VTS. Reparei isso qd coloquei o escape.
Parabéns novamente pelo carro!
abrxx!
Sim, tem uma marcação lá. Mas avaliamos que se cortasse nesta marcação iria ficar um buraco muito grande e muito folgado para a ponteira. Avaliamos melhor e optamos por fazer um corte mais justo, sob medida.
Fabio_SD

b00m
Membros

Mensagem por b00m »

fabio, quanto custou esta ponteira?
Eu achei uma da raceway em inox aqui em ribeirao, que parece muito com esta, só não tem a borda arredondada pra dentro.
abrax

fabio_sd
Moderador

Mensagem por fabio_sd »

b00m escreveu:fabio, quanto custou esta ponteira?
Eu achei uma da raceway em inox aqui em ribeirao, que parece muito com esta, só não tem a borda arredondada pra dentro.
abrax
Acho que foi 60 ou 65 reais. Nao sei direito. O Fabricio é quem sabe. Vamos esperar ele responder.
Fabio_SD

rsbuz
Membros
Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático

Mensagem por rsbuz »

Só uma pergunta: teria como fazer essa mesma adaptação no C4 Hatch ?

Obrigado

Abraços
[color=#0000FF][b]C4 2.0 Exclusive BVA + Pack Tech + Chrome Fog Lights + Side and Rear Steel Trims + Multimedia + GPS + Rear Camera[/b][/color]

Responder

Voltar para “DIY - Faça Você Mesmo”