- pawel
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Re: Velas
É só tirar aquela tampa plástica do motor, que é de encaixe, e, depois, a bobina de ignição, presa por dois parafusos (se não me engano). As velas ficam por baixo dessa peça.
A troca é um pouco trabalhosa, pois o espaço para fazer o serviço é muito apertado... Tem que deixar o carro esfriar.
De resto, não tem segredo.
[]'s
A troca é um pouco trabalhosa, pois o espaço para fazer o serviço é muito apertado... Tem que deixar o carro esfriar.
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Re: Velas
Eu cheguei a tirar a parte de plástico que cobre o motor, mas não achei nada. Aonde fica a bobina de ignição? É na lateral?
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Re: Velas
Tem que tirar a tampa chata que fica ENTRE os dois comandos de válvulas.
Na foto que postou, seria atrás da tampa em alumínio com as setinhas.
Conforme o pawel já disse acima, o acesso alí é meio chato, já fica quase embaixo do parabrisa, então dependendo das ferramentas que tiver à mão, pode ser preciso remover aquela haste que atravessa o cofre para ter mais espaço.
PS: Eu nunca troquei eu mesmo as velas, mas já ví o motor desmontado.
Na foto que postou, seria atrás da tampa em alumínio com as setinhas.
Conforme o pawel já disse acima, o acesso alí é meio chato, já fica quase embaixo do parabrisa, então dependendo das ferramentas que tiver à mão, pode ser preciso remover aquela haste que atravessa o cofre para ter mais espaço.
PS: Eu nunca troquei eu mesmo as velas, mas já ví o motor desmontado.
- fmiglior
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Re: Velas
marcos, é como o Arr falou, atras dessa parte de aluminio fica a bobina, ja embaixo da grelha q tem entre o parabrisa e o capo, não é dificil de tirar (pra quem ja tem pratica) quando levei pra dar uma olhada o mecanico tirou a bobina rapidinho e sem trabalho, ela é presa por 3 parafusos se não me engano e com aquelas chaves com catraca e o plug de vela tirou a vela facil tb, acho que não precisou de extensor não lembro.
abraço.
abraço.
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Re: Velas
Ih, eu já "acompanhei" a troca das velas do pallas, é exatamente ali onde o Arr falou. Usa-se uma chave catraca com haste pequena, outra não cabe ali. A bobina é uma peça preta que ocupa vai duma extremidade à outra e cobre todas as velas, pois não há cabos, o contato da bobina é direto na vela.
Só não sei o tamanho da chave, mas pelas velas novas dá prá saber.
Boa sorte aí e poste umas fotos do processo prá ficarem de guia pros demais.
Só não sei o tamanho da chave, mas pelas velas novas dá prá saber.
Boa sorte aí e poste umas fotos do processo prá ficarem de guia pros demais.
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Re: Velas
Para trocar as velas do meu Pallas recorri a um mecânico de confiança, comprei as velas e as levei para ele executar o serviço. Aproveitei e tirei fotos do processo que com certeza valeu os R$ 40,00. Achei bem difícil conseguir fazer em casa sozinho, ou por falta de pratica ou por falta de ferramentas adequadas.
- O primeiro passo foi retirar a tampa plastica que recobre o motor, ele é encaixada em 4 pontos: 2 na frente e 2 atrás. Puxando a parte da frente para cima e a de trás para frente a tampa sai.
Nas 2 fotos seguintes são mostrados os encaixes da tampa:
Em seguida ele retirou o conector elétrico da bobina, fica na direita do motor.
Depois a parte chata, enfiar as mãos e as ferramentas praticamente embaixo da grelha para alcançar os 3 parafusos que prendem a bobina.
Os parafusos e a bobina (flauta)
Retirados os parafusos é só puxar a bobina
Depois disso o processo de retirada das velas é como em qualquer outro carro. No caso do meu mecânico ele usou uma parafusadeira pneumática para retirar as velas antigas e colocar as novas, em nenhum momento tive contato visual com as velas no local da instalação, e quase todo processo ele foi praticamente pelo tato, pois como já disse o local do motor é bem difícil de trabalhar.
Não é o melhor tutorial do forum, mas espero ter ajudado um pouco.
Abraços a todos.
- O primeiro passo foi retirar a tampa plastica que recobre o motor, ele é encaixada em 4 pontos: 2 na frente e 2 atrás. Puxando a parte da frente para cima e a de trás para frente a tampa sai.
Nas 2 fotos seguintes são mostrados os encaixes da tampa:
Em seguida ele retirou o conector elétrico da bobina, fica na direita do motor.
Depois a parte chata, enfiar as mãos e as ferramentas praticamente embaixo da grelha para alcançar os 3 parafusos que prendem a bobina.
Os parafusos e a bobina (flauta)
Retirados os parafusos é só puxar a bobina
Depois disso o processo de retirada das velas é como em qualquer outro carro. No caso do meu mecânico ele usou uma parafusadeira pneumática para retirar as velas antigas e colocar as novas, em nenhum momento tive contato visual com as velas no local da instalação, e quase todo processo ele foi praticamente pelo tato, pois como já disse o local do motor é bem difícil de trabalhar.
Não é o melhor tutorial do forum, mas espero ter ajudado um pouco.
Abraços a todos.