Tudo sobre áudio e vídeo para toda linha C4.
boldfinger
Membros
Estado: SP
Veiculo: Citroen Aircross

BLUETOOTH C4 HATCH - STREAMING DE AUDIO - BUG Q DEU CERTO!

Mensagem por boldfinger »

Galera,

Nao sei se isso jah aconteceu com alguem aki do C4C...
Hj estava com meu C4 hatch GLX equipado com o bluetooth original..estava testando um celular nokia 5830 (acho q eh esse o modelo, eh um branco touchscreen com gps), ae jah com o celular pareado, fikei fuçando na agenda do aparelho, e de repente o celular reiniciou sozinho, e qdo voltou, nao voltou mais no modo bluetooth "viva voz", mas sim no modo de 'streaming' de audio (o tal do AD2P)...toda vez que fazia alguma operaçao q o aparelho emite um sinal ou vibra, ele passava pros falantes do carro...

Mto estranho, nao consegui mais repetir a operaçao...mas o engraçado eh que o icone da tela do computador de bordo do C4, que fika um celular com as barrinhas, mudou para um icone de um fone de ouvido! vai entender isso, nao sei agora se eh uma configuraçao que o celular 'envia' pro bluetooth ou foi o proprio bluetooth do C4 que 'reiniciou' o aparelho mudando para modo de streaming de audio.

Achei bem interessante isso, e pra quem tem nokia, segue mais uma opçao de ouvir musica via bluetooth jah que o som original nao tem entrada auxiliar qdo equipado com o bluetooth original (algo que tbem jah estou vendo uma outra alternativa! hehehe)

Se alguem teve uma experiencia dessa, ou tem nokia, por favor se manifeste rss. abs!
BOLDFINGER
- AIRCROSS EXCLUSIVE BVA c/ NAV Rneg 2012
- C4 EXCLUSIVE SPORT 2.0 BVA 2012

Imagem

Pepino_Ctba
Membros
Estado: PR
Veiculo: C4 GLX 1.6 Flex

Re: BLUETOOTH C4 HATCH - STREAMING DE AUDIO - BUG Q DEU CERTO!

Mensagem por Pepino_Ctba »

estranho...como estava a qualidade do audio?
Porque da pra fazer streaming de som sem ser A2DP...soh que a qualidade sonora eh muito baxa (64kbps).O som do A2DP é stereo e com qualidade cristalina.

feh_pexoto
Membros
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Manual

Mensagem por feh_pexoto »

é... eu ja havia feito isso
e a qualidade tinha ficado uma droga!
ficou bom aii?
abraços!
Imagem

boldfinger
Membros

Nao cheguei a testar nenhuma musica...somente verifiquei que soh com os 'cliques' na tela do celular o som jah anulava e entrava o som do celular...

Como vcs fizeram isso de modo 'consciente'??
BOLDFINGER

Imagem

Luis Goethe
Membros
Veiculo: Outros

Mensagem por Luis Goethe »

Opa isso muito me interessa.

Pesquisando pela net achei esse post, olhei no meu manual e não encontrei nada.

http://c4owners.org/plugins/forum/forum ... .php?68537

Fucei no CB na parte de BT e também nada

feh_pexoto
Membros
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Manual

Mensagem por feh_pexoto »

eeh... logo que comprei fui testar a musica e me descepcionei (pois nao tocaba musica) e testei a opcao de usa-lo como voce fez
mas ficou muuito ruim a qualidade, mas funcionou. nao achei funcional isso, mas funcionou haha
testa aí! depois compartilha aqui!
abraços!
Imagem

sknr
Membros
Estado: PE
Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Automático

Mensagem por sknr »

Descobri como funciona!

Foi por acaso, agora de manhã... e como foi por acaso, vou contar a história toda.

Tenho um Motorola ZN5, o OS dele é Linux. Por ser Linux, permite se fazer modificações, criar (pra quem é programador) e adicionar aplicativos, etc. Bem, eu fiz algumas modificações no meu, e uma delas deu um bug nele que ele abre o player sozinho as vezes.

Estava eu agora de manhã vindo pro trabalho lindo e serelepe, o som tava tocando um cd, quando me deu na telha tirar o cd e colocar na radio. Apertei o Source uma vez, apareceu 'auxiliar'. Apertei de novo, apareceu 'sknr'. Apertei de novo e foi pra radio. Epa, peraí! Como assim 'sknr'? Esse é meu nome no bluetooth! Source Source Source... eahuehuea

Final das contas, cheguei no 'sknr' de novo e comecou a rolar no som do carro um cd do metallica que só tenho no celular. Aí foi que tirei-o do bolso e vi que o player tinha aberto sozinho, e como o bluetooth estava pareado com o carro, ficou tocando no 'fone de ouvido bluetooth'.

Desta feita, fiz mais 5 descobertas:
1. Enquanto a música tá rolando no celular e ele está pareado com o bluetooth, vc pode mexer no rádio do carro e botar pro cd, rádio, auxiliar, etc. A música vai continuar rolando no celular, e quando vc colocar o source no bluetooth de novo, vai voltar a tocar de onde estiver tocando no celular. Por exemplo, se tá tocando a música 1 e vc coloca no rádio, e uns 10min depois vc volta pro bluetooth, vai voltar tocando na musica 2, 3, sei la. Ou se a música 1 for muito longa, vai voltar no final dela. Deu pra entender.

2. Quando descobri isso, tava me dirigindo a um posto pra calibrar. Ao parar pra calibrar, desliguei o carro, e consequentemente o bluetooth despareou. Calibrei os pneus, e ao sentar de novo no carro e ligá-lo, fiquei apertando o source desesperadamente e nao encontrava mais meu celular. Tirei o celular do bolso e vi que não tava pareado ainda. Quando pareou, apertei o source de novo e nada. Foi aí que descobri como realmente funciona o streaming:
Depois que parear, vc tem que abrir o player no celular, colocar pra tocar a música, e só então procurar o celular no source!

3. Neste momento em que desliguei o carro pra calibrar, quando despareou o bluetooth, a música passou automaticamente do 'fone de ouvido bluetooth' pro alto-falante do celular.
Caso haja um despareamento repentino, vc vai notar, pq a música vai tocar no alto-falante do celular

4. Depois disso, rolando o som, vi que tava muito baixo. Aumentei bastante o volume do carro, tava perto do maximo, mas tava bem fraquinho. Vi que tinha alguma coisa errada, pq o som naquela intensidade deveria estar bem alto. Aí me veio o insight de mexer no volume do player no celular:
O volume do player do celular influencia no volume da música no carro!

5. Aí, é claro, foi meu deleite: música boa, volume bom, sorriso na cara, me deu na telha testar se o comando de 'next' no volante funciona. Sorrisão na cara :DDD
Os controles do volante funcionam perfeitamente quando usados com o streaming por bt!

Resumindo, o passo-a-passo:

1. Entre no carro e aguarde o celular parear o bluetooth. Pra quem nunca usou o bluetooth no carro, deve-se fazer o procedimento de pareamento descrito no manual do carro e em outros tópicos aqui do fórum;

2. Abra o player no celular e coloque pra tocar alguma música.

3. Aperte o botão 'source' no som do carro até chegar ao nome do seu celular.

Simples assim. Acho que em alguns celulares, depois que abrir o player e colocar pra tocar a música, tem que ir nas opções de reprodução e colocar pra reproduzir no fone bluetooth.

Espero que a contribuição sirva a todos, aguardo relato da experiência de vcs.

Edit: Acho que ficou em A2DP pq a qualidade estava decente, mas vou testar com mais propriedade mais tarde.

boldfinger
Membros

sknr, fantastica descoberta! vou testar hj mesmo isso! espero q seja uma operacao padrao pra todas as versoes de modulos bt da citroen, e q tbem seja compativel em qq celular!
parabens pela descoberta!
BOLDFINGER

Imagem

Luis Goethe
Membros
Veiculo: Outros

Mensagem por Luis Goethe »

Eu já tinha tentado isso depois de ler o post que eu repliquei, aqui pelo menos não funfa.

iPhone 4 devidamente pareado, tocando MP3 deveria constar um ícone de Bluetooth do lado do slider de volume.

Além de não aparecer as mudanças de source vão do rádio para o CD só, não consta nada extra.

Ou isso tem haver com alguma saída auxiliar (porque isso nunca apareceu aqui) ou só rola em modelo mais novo.

E olha que o meu é de Nov/09 supostamente mod 2010..

Ia ser um baita esquema para ligar o som do iPad no carro sem USB-BOX mas to achando que não foi dessa vez.... :-(

[]s

Pepino_Ctba
Membros
Estado: PR
Veiculo: C4 GLX 1.6 Flex

Mensagem por Pepino_Ctba »

nao tenho como testar no meu iphone 3gs pq meu som foi roubado :/ mas assim q eu comprar outro vou testar pra ver se eh a2dp!

Responder

Voltar para “Som & Multimedia”