O modelo da K&N é constituído pelos materiais abaixo:
![Imagem](http://img97.imageshack.us/img97/4674/filtro1gl.jpg)
A instalação é bastante simples, necessitando apenas uma abertura na parte inferior do carro:
![Imagem](http://img85.imageshack.us/img85/368/filtro2.jpg)
![Imagem](http://img20.imageshack.us/img20/9625/filtro3v.jpg)
Baseado neste esquema, peguei um filtro de ar duplo fluxo Simota e criei uma CAI semelhante:
O filtro Simota montado, já com adaptador para encaixe no sistema original. Usei um pedaço de escapamento 2,5 polegadas cortado em uns 10 cm:
![Imagem](http://img35.imageshack.us/img35/3783/dsc6794.jpg)
![Imagem](http://img690.imageshack.us/img690/4375/dsc6793s.jpg)
Barra em Z para a fixação do filtro Simota, presa no local de fixação da tubulação original:
![Imagem](http://img824.imageshack.us/img824/3363/dsc6796u.jpg)
A mangueira que comprei é de 2,5 polegadas, flexível e resistente a calor e pressão. Na prática uma tubulação mais simples poderia ser usada, pois não necessita resistência a pressão e a temperatura é moderada, já que a colocação deve evitar calor. Comprei 4 metros de mangueira, mas 3,5 metros irão dar e sobrar:
![Imagem](http://img37.imageshack.us/img37/2132/dsc6786f.jpg)
Pintura da mangueira pronta pra instalação:
![Imagem](http://img263.imageshack.us/img263/7154/dsc6803.jpg)
Retirei totalmente o sistema original, incluindo toda a tubulação, para criar espaço para passagem dos tubos pelos mesmos locais do original:
![Imagem](http://img823.imageshack.us/img823/1213/dsc6791.jpg)
![Imagem](http://img149.imageshack.us/img149/3274/dsc6789x.jpg)
![Imagem](http://img121.imageshack.us/img121/3863/dsc6788f.jpg)
Lateral esquerda inferior sem a tubulação original: espaço de sobra para passar a tubulação programada:
![Imagem](http://img841.imageshack.us/img841/1638/dsc6792.jpg)
Passando o tubo em teste para a medida de tamanho e trajeto a ser feito:
![Imagem](http://img193.imageshack.us/img193/5426/dsc6798v.jpg)
Descendo o tubo pelo caminho do sistema original, dá pra passar facilmente 2 vias de tubo sem nenhum tipo de corte nas estruturas originais. A fixação de todos os pontos dos tubos foi feita com tira de nylon, que precisa ser tamanho grande para poder envolver os tubos.
2 tubos passados e cortados no padrão definitivo (antes da pintura):
![Imagem](http://img193.imageshack.us/img193/4510/dsc6802.jpg)
Passando os tubos definitivos:
![Imagem](http://img32.imageshack.us/img32/4411/dsc6804l.jpg)
Os tubos foram passados para ficarem na lateral da área de tomada de ar do parachoque, de forma a não interferir na refrigeração normal do radiador.
Aspecto dos tubos saindo junto ao filtro de ar. Usei as estruturas do carro e a própria base do filtro para fixar os tubos:
![Imagem](http://img443.imageshack.us/img443/482/dsc6808k.jpg)
![Imagem](http://img230.imageshack.us/img230/1610/dsc6806.jpg)
Após a montagem do parachoque a entrada dos tubos passa praticamente desapercebida sob o parachoque:
![Imagem](http://img843.imageshack.us/img843/9349/dsc6812.jpg)
Close da tomada de ar (OBS: foto feita abaixado, para detalhar):
![Imagem](http://img836.imageshack.us/img836/9508/dsc6813k.jpg)
O aspecto do carro visto de frente, sem que se veja praticamente a entrada de ar:
![Imagem](http://img713.imageshack.us/img713/7162/dsc6811.jpg)