Tudo sobre áudio e vídeo para toda linha C4.
brunollo
Membros
Estado: DF
Veiculo: C4 VTR

Central multimídia Caska - problemas

Mensagem por brunollo »

Galera, como vcs sabem, eu comprei há algum tempo uma central multimidia Caska. Há mais ou menos dois meses eu instalei a central, e observei característcas que acho interessante compartilhar com todos. É bom dizer que minha última central multimídia foi uma da Pioneer instalada num Vectra, que tinha quase tudo que a Caska tinha (inclusive os módulos de Ipod, GPS e TV digital da Pioneer - só não tinha leitor de SD), então minha comparação leva em consideração essa central, pra mim referência no mercado. Também levo em consideração a central multimidia Caska instalada na Toyota Hilux da minha mãe, que tem um sistema diferente. Devo dizer também que sou pouco mais que um consumidor interessado, não entendo de informática profundamente, só entendo de qualidade de produtos (sou editor e responsável por controle de qualidade, sinto cheiro de qualidade ou falta disso de longe). Finalmente, tenho que confessar que esse tópico é um pouco de um desabafo, estou p**o com minha central.
1. Hardware:
Em primeiro lugar, eu considero essa central muito lenta no processamento de cálculos em geral. Demora a inicializar. Qualquer coisa que se pede é uma eternidade, todos os comandos são muito lentos quando não travam. A troca de músicas nos CDs, por exemplo, leva mais de dois segundos. Já teve vezes em que levou dez segundos. Noutras vezes, a central simplesmente dá "stop" no disco, e você tem que chamar o controle na tela e, pelo touch screen, dar o play de novo. Nada agradável de se fazr enquanto se dirige. Em comparação, a central Pioneer parece um CD player. Apertou o botão, troca de música. A central Caska também leva mais de um segundo para, quando se engrena a ré, mostrar a imagem da cãmera de ré. Nada instantâneo, ás vezes estou manobrando, a central mostra a cãmera de ré quando eu já estou engrenando a primeira de novo. Também, algumas vezes, na inicialização, simplesmente aparece uma tela branca bizarra e ela trava. Não toca, não responde a nenhum comando, não desliga, só trava. tem que resetar a central. Ela é Windows? A central Pioneer é muito mais robusta, e mesmo a nova Caska da Toyota usa um sistema visualmente mais simples porém mais robusto.
2. Gráficos:
Essa central tem os gráficos mais feios e barangos que eu já vi! Meu Deus, o desenho do programa de CD/DVD/SD/USB é horrível! Um azul nadaver, com uma textura de colméia de abelha, putz. Pior que esconde os comandos básicos, vc tem que ficar clicando na tela o tempo todo para que apareçam os comandos do DVD. Essa central tem comando de stop no leitor de CD/DVD/SD/USB e o péssimo hábito de dar stop da cabeça dela. Pra poder dar o play de novo éum martírio, tem que carregar a régua de comandos, dar play umas três, quatro vezes e torcer para que a central responda. Se não, pode desligar, ligar de novo e torcer para que volte a tocar. O desenho do controlador de Ipod também é muito simples e pouquíssimo prático. O único jeito de escolher uma música é inserindo o número dela na sequência do Ipod. E alguém sabe qual é a sequencia numérica de uma música no Ipod? (A central Caska nova também é assim.) Eu simplesmente digito um número aleatório e torço para que caia numa música que eu goste. O menu inicial é simples e fácil de entender, bem como o controlador de rádio. Na verdade, os únicos gráficos que eu gosto (são os mais simples) são os do rádio e o do analisador de espectro. A central Caska nova possui um visual mais simples, porém é o mesmo visual para todas as funções, isso dá unidade ao comando e aumenta a intuitividade do uso. Do jeito que está, a minha central parece muito com uma gambiarra. A central Pioneer, de novo, dá show. Você pode escolher as cores dos sistemas, dos botôes, carregar as texturas que você quer, e tudo tem unidade visual. O menu do Ipod mostra o nome da música, álbum, tudo. Você opera o menu como opera o Ipod. Como as três centrais usam o mesmo software de GPS, nisso as três se equivalem. O funcionamento é rigorosamente o mesmo, o mesmo desempenho, até os tempos de carregamento são os mesmos. E outra coisa horrível. Linhas de comandos e mensagens se sobrepõem. Péssimo.
3. Comandos. Deve ter a ver com a lentidão no processamento, mas aquele touchscreen demoooora a responder, isso quando responde. Normalmente você tem que repetir o comando. Esse é o padrão, não é eventual. Repetir o comando porque não respondeu da primeira vez.
4. Qualidade da imagem, amplificação original e sinal RCA. Aí eu tenho que dar o braço a torcer. A qualidade do som é muito boa mesmo, comparável à Pioneer. Inclusive a potência RMS de cada canal é maior que a da Pioneer. A qualidade da imagem da tela é muito boa também, de novo comparável à Pioneer.
5. Outras características ou detalhes: A central impossibilita que se instale ao mesmo tempo a entrada para Ipod e a TV digital. Isso mesmo. decidiu instalar um, não dá pra instalar outro. Isso vem falando até no manual. É mole? Eu decidi pelo Ipod.

Eu venho então pedir ajuda a vocês. Tem algum update de software para melhorar o desempenho da minha central? Algo mais leve, sei lá? Ou devo simplesmente agradecer pela minha central não ser a da fadinha?
Minha tolerância anda negativa com asneiras...

El Guapo
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Manual

Re: Central multimídia Caska - problemas

Mensagem por El Guapo »

Pionner é sinônimo de som de primeira linha, comparar com as centrais xingling é até covardia, eu comprei uma central da Witson e vejo que em linhas gerais tem os mesmos problemas das central da Caska.
Eu tenho um ponto de vista talvez diferente do seu em relação a este assunto, uma central da Pionner seria perfeito mas não há nenhuma para o C4 além de custar bem mais que paguei pela minha Xing Ling, então não dá pra reclamar muito, com certeza eu estaria P. da vida se tivesse pago os R$ 6.000,00 que as concessionárias cobram pelas Xing Lings, mas a minha custou R$ 1.450,00 com TV digital, isso é a metade que custa uma Pionner e acredito ser o justo pelo que ela oferece.

Cyro
Moderador
Estado: MG
Veiculo: Outros

Mensagem por Cyro »

Acho que dá pra conciliar o melhor de dois mundos... O meu projeto de som em andamento vai contar com uma unidade de som principal de primeira linha (Alpine 9887) que receberá pela entrada auxiliar a central XIng Ling PO que eu comprei. Essas centrais são tudo isso que o Brunollo falou mesmo. Resvalam no tosco em qualidade de todos os aspectos, em especial de qualidade sonora e em segundo lugar (para minha tolerância) em demora a carregar os sistemas. A minha nem Caska não é, que teoricamente é a melhor das Xing Ling. A minha é Witson mas como comentou o El Guapo, o custo benefício compensa.

Fica a idéia pra quem possuir ou desejar uma unidade principal de qualidade. Colocar a central multimídia como secundária pela auxiliar (a maioria dos aparelhos atuais tem entrada) e deixar a central apenas pra GPS e DVD, controlando o som e a qualidade do mesmo pela unidade principal.

PS: pra quem realmente curte som automotivo, Pioneer (assim como Kenwood, Sony e tais) é uma linha intermediária e não um highend. Top é Alpine, Clarion (dependendo do modelo) e outras mais desconhecidas.
Imagem

bruno figueiredo
Moderador
Estado: RJ
Contato:

Mensagem por bruno figueiredo »

Eu tenho uma Central Caska instalada no meu carro há quase 2 anos, e não tenho nenhum destes problemas com a minha. O Cyro, o Bicudo e principalmente o Marcello (mmbdp), conhecem muito bem esta Central, pois já estiveram comigo no carro em várias ocasiões, e podem atestar. Talvez a sua Central tenha vindo com estes problemas de Fábrica, mas como vc não comprou ela zero, não dá pra saber. Sei que elas tem garantia de 1 ano, e quando são compradas na Cargps direto, ou em alguma autorizada, eles trocam quando aparece algum problema. A única coisa que gostaria de melhora na minha, seriam as telas, que pra mim, não são um primor de visual.

Abs.
Bruno Figueiredo.

brunollo
Membros
Estado: DF
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por brunollo »

Bom, tenho que concordar com o Cyro no quesito qualidade sonora. Realmete, os aparelhos da Clarion e os Alpine são espetaculares no quesito qualidade sonora. O que eu levanto é que a qualidade do projeto em geral da central Pioneer é muito alta. A minha central é muito lenta. O interessante dela é que a qualidade sonora dela é boa, comparável à Pioneer e muito melhor que a do som original. Só por isso ainda estou aturando ela aqui. Se eu tivesse certeza que a telinha dela é compatível com alguma central Pioneer ou Alpine, eu já teria feito a troca. Inclusive os aparelhos da Pioneer já possuem o adaptador para o controle de volante do C4, não?
El GUapo, minha central Caska não foi barata. Ela saiu na verdade mais cara que a Pioneer.
Bom, agora é tentar aliviar minha raiva finalizando meu projeto com um pequeno sub numa caixa de fibra moldada. Provavelmente eu vou usar um Pioneer daqueles slim, que é magrinho e tem boa qualidade pra som interno. Amplificação ainda tenho que escolher, mas já me decidi em amplificar apenas o sub. Alguém tem uma boa opção de amplificador pequeno, com uns 150w RMS pra empurrar esse sub? Aceito a opção até de um de 4 canais pra que eu possa ativar apenas 2 em bridge pra empurrar o sub. Depois, se eu animar, ligo os outros dois num kit dianteiro.
Minha tolerância anda negativa com asneiras...

Cyro
Moderador
Estado: MG

Mensagem por Cyro »

Dá uma olhada nos amplificadores da DTI e da Audiophone. Tem boa relação custo benefício. Eu te sugiro um Audiophonic Club 5.1 que te dará inúmeras possibilidades de ups futuros. De cara liga o sub na saída específica que tem 250 Watts (em 4 Ohm) e as 4 de 85 Watts pode ou não ligar nos falantes originais pra depois trocar. Se pegar o Pioneer TS-SW841D ele dá 150W de potência nominal ai fica show neste ampli.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... gratis-_JM

OBS: eu já comprei com esse pessoal e recomendo. Ganha de brinde o kit completo de instalação com todos os cabos e fios.
Imagem

fsoundmultimidia
Membros
Estado: SP

Mensagem por fsoundmultimidia »

Vc tem certeza que é da CASKA ?

Responder

Voltar para “Som & Multimedia”