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Falante original vs. Bravox
Boa tarde a todos.
Não sei se alguém já passou por isso ou notou algo do tipo
Neste ultimo final de semana eu troquei os falantes originais da frente por um kit duas vias Bravox CS60 (http://www.bravox.com.br/produtos/compo ... _css60.asp) que eu tinha no meu Fit.
Ou o cara que instalou fez mer*@ ou eu estou louco (nota: estou sem módulo por enquanto).
Tive a impressão que os originais tinham uma qualidade de audio BEEEM melhor, porém quando se aumentava o som ficava uma caca.
Quando este kit estava instalado no Fit (som Pioneer), ele simplesmente era sensacional.
Hoje, no C4, a definição até que é boa, mas sinto muita falta dos médios-graves que eram realmente muito bons quando o kit estava no Fit.
Será que esta diferença entre o som do Fit e do C4 se dá por causa do aparelho ou tem alguma coisa errada na instalação (ohns, positivo/negativo)?
NOTA: peço paciência aos colegas pois sou totalmente zero à esquerda no assunto de som...
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Lincão!
Não sei se alguém já passou por isso ou notou algo do tipo
Neste ultimo final de semana eu troquei os falantes originais da frente por um kit duas vias Bravox CS60 (http://www.bravox.com.br/produtos/compo ... _css60.asp) que eu tinha no meu Fit.
Ou o cara que instalou fez mer*@ ou eu estou louco (nota: estou sem módulo por enquanto).
Tive a impressão que os originais tinham uma qualidade de audio BEEEM melhor, porém quando se aumentava o som ficava uma caca.
Quando este kit estava instalado no Fit (som Pioneer), ele simplesmente era sensacional.
Hoje, no C4, a definição até que é boa, mas sinto muita falta dos médios-graves que eram realmente muito bons quando o kit estava no Fit.
Será que esta diferença entre o som do Fit e do C4 se dá por causa do aparelho ou tem alguma coisa errada na instalação (ohns, positivo/negativo)?
NOTA: peço paciência aos colegas pois sou totalmente zero à esquerda no assunto de som...
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Re: Falante original vs. Bravox
A qualidade do aparelho influi com certeza na qualidade, a instalação neste tipo de caso é bem simples, acho dificil o cara ter errado.
abraço
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Re: Falante original vs. Bravox
Concordo que a qualidade do aparelho interfere, mas interfere a ponto do falante original ser melhor (aos ouvidos de um leigo)?
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Re: Falante original vs. Bravox
O rádio foi desenvolvido para o falante, o rádio tem a potencia ideal para o falante, formando um bom conjunto.
O falante da Bravox deve ser mais forte que o original, mais o rádio nao tem potencia suficiente para tocar, então o som fica pior.
Para melhorar só instalando um módulo, pode ser bem pequeno, mais que ajude o rádio a tocar os falantes
abraço
O falante da Bravox deve ser mais forte que o original, mais o rádio nao tem potencia suficiente para tocar, então o som fica pior.
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Re: Falante original vs. Bravox
Não é bem assim não, Murgolindo ....murgolindo escreveu:O rádio foi desenvolvido para o falante, o rádio tem a potencia ideal para o falante, formando um bom conjunto.
O falante da Bravox deve ser mais forte que o original, mais o rádio nao tem potencia suficiente para tocar, então o som fica pior.
Para melhorar só instalando um módulo, pode ser bem pequeno, mais que ajude o rádio a tocar os falantes
abraço
Os aparelhos de som automotivos, são projetados para entregarem uma certa potëncia de áudio ( medida em Watt ) aos alto-falantes, sob uma certa impedäncia ( medida em ohms ). A resposta de frequencia na saída, deve ser a mais plana possível, sem equalização, e com a mínima distorção harmönica, na potëncia máxima.
Mas para se conseguir tudo isso, é necessário um projeto muito bem feito, e usando componentes eletrönicos de primeira linha. Os aparelhos da Pionner, são um exemplo desse tipo de projeto, e usando-se a equalização do próprio aparelho ( controles de graves, médios e agudos ) consegue-se uma ótima definição acústica dentro do carro.
O alto-falante da Bravox (kit) que ele utilizou, por ser um kit full-range, deveria cobrir, razoavelmente, quase toda a gama audível sonora. No manual da Bravox, fala de 70Hz a 22.000Hz. Mas, como o nosso amigo reclamou que os sons médios para graves ficaram mais atenuados no C4, pode ser que no Fit, houvesse, aonde estava instalado os alto-falantes, uma formação tal, que funcionasse semelhante a uma caixa acústica, aonde os sons médios-graves são reforçados naturalmente. E talvez essa essa acústica não esteja acontecendo no compartimento aonde está instalado no C4. Esperimente tirar um woofer (auto-falante de graves) de uma caixa acústica, e tocar uma música com ele fora da caixa: os sons médios e graves morrem quase que totalmente. Outra dica que eu daria seria re-equalizar os controles de graves-médios e agudos do aparelho de som do C4, para reforçar mais ainda essas frequencias que estão atenuadas.
Vi no site da Bravox, que esse kit tem um Divisor de Frequência com Filtro Passa Alta em Configuração Bessel, com corte em 5000 Hz. A saída desse divisor deve ser ligada apenas no tweter, se for ligada a sua saída no alto-falante grande também, ai sim, vai haver um corte brutal em todas as frequencias abaixo de 5kHz, mas isso seria uma mancada sem tamanho do instalador que fez o serviço, e eu não acredito que ele tenha feito tamanha atrocidade no seu som .....
Abs,
Renato
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Re: Falante original vs. Bravox
....
Editado pela última vez por desordeiro em 27 Mar 2011, 16:57, em um total de 1 vez.
- mmbdp
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Re: Falante original vs. Bravox
Se o instalador ligou o mid bass na saída alta do crossover, aí vai ganhar o título de ESTALADOR. Mas isso com certeza eliminaria todo o grave do kit, mas acho que não foi isso não, pq o amigo LINCÃO descreve que "a definição até que é boa", faltando os graves.
O kit original do VTR é bom, mesmo não tendo crossover. A diferença eu acho que deve estar na forração das portas.
viewtopic.php?f=19&t=1496&p=16532&hilit ... las#p16532
viewtopic.php?f=20&t=2952&st=0&sk=t&sd=a&hilit=manta
O kit original do VTR é bom, mesmo não tendo crossover. A diferença eu acho que deve estar na forração das portas.
viewtopic.php?f=19&t=1496&p=16532&hilit ... las#p16532
Ou seja, acredito que o fit tinha uma forração de porta melhor, sem contar que a porta é MUITO MENOR do que a do VTR. Então, leia tópico da manta nas portas.Não forrei as portas com manta, muito embora a tivesse comprado prá isso, depois que comparei o som original do carro do Bruno (presidente C4C) com o VTR do Profi no encontro do RJ. O VTR tem plastico na forração e alto-falantes infinitamente melhores que o pallas, que tem aquelas porcarias argentinas, e um isolamento original com espuma acústica vedada. Resultado: agudos excelentes no VTR e graves deficientes. O pallas com mid bass sofrível tem muito mais grave. Daí só substituí o kit duas vias. O db drive faz o resto...
viewtopic.php?f=20&t=2952&st=0&sk=t&sd=a&hilit=manta
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Re: Falante original vs. Bravox
Boa noite caras.
Não sou exatamente um entendido de som. aliás mto pelo contrário aprendi o pouquissimo que sei na pratica...
Olha, levem em consideração que o Pioneer que vc tinha instalado, provavelmente tinha a arquitetura de amplificação de audio baseado no MOSFET e, acredito que o ce player original não... Cara, a diferença é gritante em termos de graves e agudos... Já passei por isso no velho Xsara GLX. tinha um Sony Explod, uma b*s&¨*%$ que não era MOSFET... troquei por um Pioneer com arquitetura MOSFET com a mesma pot do SONY e mantive os mesmos falantes... OUTRO som.... tive a impressão que tinha colocado um módulo...
Se estiver falando uma bobagem, avisem-me. Rsrsrs...
Abçs.
Não sou exatamente um entendido de som. aliás mto pelo contrário aprendi o pouquissimo que sei na pratica...
Olha, levem em consideração que o Pioneer que vc tinha instalado, provavelmente tinha a arquitetura de amplificação de audio baseado no MOSFET e, acredito que o ce player original não... Cara, a diferença é gritante em termos de graves e agudos... Já passei por isso no velho Xsara GLX. tinha um Sony Explod, uma b*s&¨*%$ que não era MOSFET... troquei por um Pioneer com arquitetura MOSFET com a mesma pot do SONY e mantive os mesmos falantes... OUTRO som.... tive a impressão que tinha colocado um módulo...
Se estiver falando uma bobagem, avisem-me. Rsrsrs...
Abçs.
J L M
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Re: Falante original vs. Bravox
murgolindo,
Valeu pela explicação. O caminho vai ser um módulo mesmo...
fotografoRJ,
Valeu pela aula! :-)
mmbdp,
Manta asfáltica? Fico meio com o pé atrás pelo o que foi relatado pelo Pedro (viewtopic.php?f=20&p=49068#p49553):
Pois é, mas o estranho é a diferença entre os falantes.
---
A propósito, ontem quando cheguei em casa, fiquei uma hora “brincando” com o som e cheguei a uma conclusão.
Mexendo no balanço dianteiro/traseiro, coloquei o som todo pra traseira (falantes originais) e aumentei o volume. Percebi que o falante tem bastante grave e distorce feio quando o volume passa do “15”.
Depois coloquei o som todo pra frente (Bravox) e aumentei o volume no máximo (volume 30). Escutar o som saindo somente pela frete me fez perceber que os graves estão lá, assim como os médios e os agudos, e em uma qualidade 1000x melhor do que os falantes originais.
A minha humilde conclusão foi que os falantes originais parecem “forçar” o som, o que acaba “anulando” a qualidade do falante da Bravox porque no volume 15 os originais parecem falar mais alto quando o balanço está em 50%-50% então até que eu troque os falantes traseiros, o balanço vai ficar 80% na frente.
O próximo passo vai ser comprar um coaxial pra colocar atrás, depois um módulo e um sub no porta-mala...
Galera, valeu mesmo pelas dicas e esclarecimentos!
Um grande abraço!
Lincão!
Valeu pela explicação. O caminho vai ser um módulo mesmo...
fotografoRJ,
Valeu pela aula! :-)
mmbdp,
Manta asfáltica? Fico meio com o pé atrás pelo o que foi relatado pelo Pedro (viewtopic.php?f=20&p=49068#p49553):
JLMPedro H escreveu:Fora a manta estar derretendo e ficando frouxa, onte deu uma m***a federal. Deixei meu carro no aeroporto as 6:00 e busquei as 14:00, ficou no sol o tempo todo. Assim que entrei, baixei os vidros para sair o bafo quente, quando mehorou liguei o ar e subi os vidros. Quando olho pro vidro do carona, uma manchona preta gigante no meio do vidro, tipo uma cagada de passarinho de ITU. Após 1 segundo de " que porra é essa" veio a luz: putz a manta soltou da folha da porta e grudou no vidro, e quando eu subi veio tudo, m***a feita.
A manta que ficava na folha externa da porta, derreteu, desgrudou, virou e agarrou no vidro e quando eu subi, ela entrou entre o vidro e a canaleta. Fiquei umas 2 horas pra limpar na base do estilete, cera, agua, alcool e etc.
Tive que abrir a porta e soltar a canaleta do vidro, e mesmo assim ainda tem um pouco de manta que colou na canaleta e nao consigo desgrudar de forma alguma.
Pra mim, aqui no sol do RJ, so ta dando m***a, nao aconselho.
Pois é, mas o estranho é a diferença entre os falantes.
---
A propósito, ontem quando cheguei em casa, fiquei uma hora “brincando” com o som e cheguei a uma conclusão.
Mexendo no balanço dianteiro/traseiro, coloquei o som todo pra traseira (falantes originais) e aumentei o volume. Percebi que o falante tem bastante grave e distorce feio quando o volume passa do “15”.
Depois coloquei o som todo pra frente (Bravox) e aumentei o volume no máximo (volume 30). Escutar o som saindo somente pela frete me fez perceber que os graves estão lá, assim como os médios e os agudos, e em uma qualidade 1000x melhor do que os falantes originais.
A minha humilde conclusão foi que os falantes originais parecem “forçar” o som, o que acaba “anulando” a qualidade do falante da Bravox porque no volume 15 os originais parecem falar mais alto quando o balanço está em 50%-50% então até que eu troque os falantes traseiros, o balanço vai ficar 80% na frente.
O próximo passo vai ser comprar um coaxial pra colocar atrás, depois um módulo e um sub no porta-mala...
Galera, valeu mesmo pelas dicas e esclarecimentos!
Um grande abraço!
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Re: Falante original vs. Bravox
lsilva,
Tenho um kit 2 vias CS60 D na minha strada que ainda não passei pro vtr, gosto muito do som deles na strada mas acho que terei mais trabalho pra por no C4 né?
Gosto do som original do vtr, pra ficar bom mesmo com os bravox é mais negócio comprar as coaxiais pra trás e um módulo pra empurar né?
To amadurecendo a idéia de mexer no som do vtr... ahhah
Abraços
Tenho um kit 2 vias CS60 D na minha strada que ainda não passei pro vtr, gosto muito do som deles na strada mas acho que terei mais trabalho pra por no C4 né?
Gosto do som original do vtr, pra ficar bom mesmo com os bravox é mais negócio comprar as coaxiais pra trás e um módulo pra empurar né?
To amadurecendo a idéia de mexer no som do vtr... ahhah
Abraços
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