Eu tenho a teoria (só minha, hehe) de que, prá um som de mediana potência, não é necessário colar a manta na lata externa da porta, (como fizeram o Cyro e o Pedro H). O mais importante é fazer a melhor vedação possível prá que a parte interna da porta seja transformada numa caixa de som.
No pallas 07/08, vem uma espuma escura e densa, cuidadosamente colada em todos os buracos da porta, na parte interna. O resultado é que o pallas tem um grave muito bom na porta, mesmo com os AUDIFEL argentinos. Com um kit duas vias decente então.
No pallas não forrei as portas. Mas o VTR vem com aquele troço branco, que só serve prá evitar a água, não faz vedação acústica.
Eu sugeri ao Bold e ao Cyro certa vez que usassem borracha EVA de 2mm de espessura para fazer a mesma vedação no VTR e no hatch, daí não tem derretimento. Ia ficar igual ao pallas. Veja a foto que tem no tutorial da manta acústica do cyro ( link acima).
Já agora no PICAnto veio só com plastico branco. Já arranquei os 4 e, como tinha manta asfáltica, vedei SÓ A PARTE DE DENTRO, não colei na chapa EXTERNA NÃO. REsultado excelente. O mesmo kit 2 vias ficou então com o mesmo som que tinha no pallas.
No caso do pedro, a manta colada na chapa derreteu, pode ser pela qualidade e espessura da própria manta ou mesmo pelo calor da chapa. Aí colou no vidro e fez a merd@ que ele contou.
Mas vedação é ESSENCIAL pra se ter um bom som nas portas. Não adianta por o falante caro que for, vai jogar dinheiro fora se não tiver uma boa vedação (ao menos na parte interna).
Mexendo no balanço dianteiro/traseiro, coloquei o som todo pra traseira (falantes originais) e aumentei o volume. Percebi que o falante tem bastante grave e distorce feio quando o volume passa do “15”
Os falantes colocados naqueles (ridículos) suportes ao lado da tampa interna da mala só deveriam ser usados prá sensor de estacionamento. Ali não adianta pôr nada pq não vai dar som bom nunca. Alto falante prá render TEM QUE ESTAR COLOCADO NUMA CAIXA que faça a acústica funcionar. Veja os subwoofers de home theater (uns de 6 pol.) mas rendem um absurdo na caixa dutada. Se tirar dali da caixa só vai sair som médio.
Depois coloquei o som todo pra frente (Bravox) e aumentei o volume no máximo (volume 30). Escutar o som saindo somente pela frete me fez perceber que os graves estão lá, assim como os médios e os agudos, e em uma qualidade 1000x melhor do que os falantes originais.
Os falantes bravox são melhores e rendem bom som quando em volume mais alto pq com essa potência que eles estão recebendo acabam rendendo mesmo sem a forração acústica adequada. Experimente vedar (com manta ou EVA) UMA PORTA SÓ. Ande uma semana comparando um lado com o outro (eu e o Cyro já fizemos isso). No meio da semana vc forra a outra porta, hjahahahahhaha.
O próximo passo vai ser comprar um coaxial pra colocar atrás, depois um módulo e um sub no porta-mala...
Gosto do som original do vtr, pra ficar bom mesmo com os bravox é mais negócio comprar as coaxiais pra trás e um módulo pra empurar né?
Gasta só com sub e módulo. Deixa os originais na traseira mesmo, sem amplificar, só pra sensor de ré. Liga o módulo 4 canais no kit dianteiro e no sub. Vai ficar bem melhor.
É só uma opinião (testada e comprovada por mim, pelo Bold, pelo Cyro ...)