Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
Batateiro
Membros
Mensagens: 2
Registrado em: 11 Nov 2009, 17:41
Veiculo: C4 Pallas Exclusiv Flex Automático

Re: Ideias - Consumo Flex

Mensagem por Batateiro »

Tambem acho que o consumo do c4 automatico ta na media de outros carros com cambio automatico (tive um astra automatico que gastava tanto quanto o c4). Pelos meus calculos a razao entre alcool e gasolina do c4, em SP, eh de 0,75, ou seja: cada litro de gasolina tem um consumo equivalente a 0,75 litro de alcool

Arr
Membros
Mensagens: 1243
Registrado em: 31 Dez 2009, 11:10
Estado: SP
Cidade: Itapecerica da Serra
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Re: Ideias - Consumo Flex

Mensagem por Arr »

PatrickKoba escreveu: 5,8 do alcool com a/c dividido por 7,5 da gasolina com a/c, dá 0,77... relação acima da média... vantagem pra gasolina então...
Vantagem pro álcool, neste caso.

Avatar do usuário
M.A
Membros
Mensagens: 542
Registrado em: 26 Set 2008, 16:56
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Veiculo: Citroen Aircross

Re: Ideias - Consumo Flex

Mensagem por M.A »

rodrigo cardozo escreveu:O meu, 2.0 AUT, com 2000 km's, está fazendo a muito custo 6,5km/l sem a/c e 5,8 a 6km/l no álcool com a/c ligado(trajetos pequenos com trânsito).
Na gasolina fez até 8,5km/l sem a/c e 7,5 com a/c ligado...
Não tem mágica, até achei melhores as marcas que meu antigo carro, um Astra SS...
Quem me comenta sobre consumo, costumo lembrar "que se procurasse economia como objetivo final em um carro, compraria um Uno 1.0 com Kit Gás..."
Dei risada!!!
ai, como vc foi ruimmm!!!!
Mas, falou certo.

Cláudio Manoel
Membros
Mensagens: 3
Registrado em: 23 Set 2010, 18:28
Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual

Re: Ideias - Consumo Flex

Mensagem por Cláudio Manoel »

Fiz uma viagem de 12 dias com meu C4 hatch 1.6. Peguei o carro 0 km e rodei 1993 km (Alfenas - Juiz de Fora - Cabo Frio - Búzios - Rio de Janeiro). Consumo total de toda a viagem foi de 11,22 km/l, abastecendo somente com gasolina. Carro estava com 3 pessoas, muita bagagem, passei por 3 serras, e dois dias dentro do Rio com bastante engarrafamento, subida no Cristo e no Alto da Boa Vista. Acho que por estar muito pouco rodado até que o consumo não foi ruim, mas por ser 1.6, achei que seria um pouco melhor.
Detalhe: tinha um Civic 2008 com um ótimo motor 1.8 140 cv. Esse meu 1.6 do C4 é um pouco mais fraco, mas não deixou a desejar, mesmo nas subidas com carro pesado. Fiquei feliz com o desempenho, não tendo nemhum ponto negativo neste início. Espero que continue assim.

Avatar do usuário
rodrigo cardozo
Membros
Mensagens: 633
Registrado em: 22 Ago 2010, 20:42
Estado: RS
Cidade: Porto Alegre
Veiculo: Outros
Localização: Porto Alegre

Re: Ideias - Consumo Flex

Mensagem por rodrigo cardozo »

M.A escreveu:Dei risada!!!
ai, como vc foi ruimmm!!!!
Mas, falou certo.
Pôxa, comprar um carro de quase 70 paus, com toda a tecnologia que ele oferece e o carinha perguntar primeiro "Quanto faz p/ litro???"

Ninguém merece!!!
Cláudio Manoel escreveu:Detalhe: tinha um Civic 2008 com um ótimo motor 1.8 140 cv. Esse meu 1.6 do C4 é um pouco mais fraco, mas não deixou a desejar, mesmo nas subidas com carro pesado. Fiquei feliz com o desempenho, não tendo nemhum ponto negativo neste início. Espero que continue assim.
Nunca achei o desempenho do Civic lá essas coisas (exceção do SI, claro), talvez por isso não tenhas estranhado tanto...
Tinha um Astra SS antes, 128 cv's, quase 20kgf de torque, e ele não dava nem saída p/ o Civic que eu costumava andar de um amigo (o próprio ficava com uma inveja do SS...)
RODRIGO
C4 HATCH EXCLUSIVE BVA

Imagem

PatrickKoba
Membros
Mensagens: 29
Registrado em: 17 Nov 2010, 23:09
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Localização: Curitiba / PR

Re: Ideias - Consumo Flex

Mensagem por PatrickKoba »

rodrigo cardozo escreveu:
M.A escreveu:Dei risada!!!
ai, como vc foi ruimmm!!!!
Mas, falou certo.
Pôxa, comprar um carro de quase 70 paus, com toda a tecnologia que ele oferece e o carinha perguntar primeiro "Quanto faz p/ litro???"

Ninguém merece!!!
Cláudio Manoel escreveu:Detalhe: tinha um Civic 2008 com um ótimo motor 1.8 140 cv. Esse meu 1.6 do C4 é um pouco mais fraco, mas não deixou a desejar, mesmo nas subidas com carro pesado. Fiquei feliz com o desempenho, não tendo nemhum ponto negativo neste início. Espero que continue assim.
Nunca achei o desempenho do Civic lá essas coisas (exceção do SI, claro), talvez por isso não tenhas estranhado tanto...
Tinha um Astra SS antes, 128 cv's, quase 20kgf de torque, e ele não dava nem saída p/ o Civic que eu costumava andar de um amigo (o próprio ficava com uma inveja do SS...)
Não é tanto questão de preço, mas de próprio consumo do motor. O motor do C4 já é bem famoso por ser beberrão se comparar com os outros 2.0 (e o próprio 1.6 também). A questão que levantamos é: a) qual aproveitamento ele tem melhor se no álcool ou na gasolina e b) por que o consumo é comparativamente alto.
E consumo de combustível não é só relacionado ao bolso, mas também à tecnologia e meio ambiente :)

Avatar do usuário
eduardoapena
Membros
Mensagens: 198
Registrado em: 13 Jul 2010, 15:27
Estado: MG
Cidade: Belo Horizonte
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Re: Ideias - Consumo Flex

Mensagem por eduardoapena »

PatrickKoba escreveu:
Não é tanto questão de preço, mas de próprio consumo do motor. O motor do C4 já é bem famoso por ser beberrão se comparar com os outros 2.0 (e o próprio 1.6 também). A questão que levantamos é: a) qual aproveitamento ele tem melhor se no álcool ou na gasolina e b) por que o consumo é comparativamente alto.
E consumo de combustível não é só relacionado ao bolso, mas também à tecnologia e meio ambiente :)
Concordo com essas questões.
Discordo do raciocínio "meu carro é caro e não ligo para o consumo"

Arr
Membros
Mensagens: 1243
Registrado em: 31 Dez 2009, 11:10
Estado: SP
Cidade: Itapecerica da Serra
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Re: Ideias - Consumo Flex

Mensagem por Arr »

PatrickKoba escreveu: Não é tanto questão de preço, mas de próprio consumo do motor. O motor do C4 já é bem famoso por ser beberrão se comparar com os outros 2.0 (e o próprio 1.6 também). A questão que levantamos é: a) qual aproveitamento ele tem melhor se no álcool ou na gasolina e b) por que o consumo é comparativamente alto.
E consumo de combustível não é só relacionado ao bolso, mas também à tecnologia e meio ambiente :)

Humm...A questão do consumo é bastante complexa. O primeiro ponto a se considerar é o peso do carro. Por isso não dá para comparar o consumo de um C4 1.6 com um polo 1.6. O porte do carro é completamente diferente. Tanto que a diferença de consumo entre o C4 1.6 e o 2.0 é pequena. A energia precisa para movimentar um e outro é praticamente a mesma.

Não acho o C4 beberrão, desde que o trânsito esteja fluindo. Já fiz 7,2 km/l (Álcool) em São Paulo em percurso longe do ideal, com subida, lombada etc, mas com pouco tráfego.

Agora em congestionamento o negócio pega mesmo. Se estiver com o ar ligado então... Aí entra de novo a questão de peso, no para e anda precisa-se muito mas energia para vencer a inércia inicial, motores 16 válvulas em marcha lenta vão consumir muito mais que os 8 válvulas, são muito mais peças para manter em movimento... é o preço a se pagar pelo bom desempenho.

Outro ponto, que não sei se influencia tanto assim, mas vou levantar... é a calibragem do acelerador eletrônico. Notem que mesmo pisando pouquinho o carro ganha velocidade com rapidez(pelo menos no 2.0). Isso significa que mesmo nos estágios iniciais do curso a injeção está trabalhando com vontade e nos dá uma falsa impressão que estamos com o pé leve.

E para finalizar tem também o fato de ser flex. Para funcionar com os dois combustíveis não tem milagre. Uma parte da eficiência vai embora. Ficamos com uma taxa de compressão no meio termo entre o ideal para cada um dos combustíveis.

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais”