-
- Membros
- Mensagens: 2
- Registrado em: 11 Nov 2009, 17:41
- Veiculo: C4 Pallas Exclusiv Flex Automático
Re: Ideias - Consumo Flex
Tambem acho que o consumo do c4 automatico ta na media de outros carros com cambio automatico (tive um astra automatico que gastava tanto quanto o c4). Pelos meus calculos a razao entre alcool e gasolina do c4, em SP, eh de 0,75, ou seja: cada litro de gasolina tem um consumo equivalente a 0,75 litro de alcool
-
- Membros
- Mensagens: 1243
- Registrado em: 31 Dez 2009, 11:10
- Estado: SP
- Cidade: Itapecerica da Serra
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Re: Ideias - Consumo Flex
Vantagem pro álcool, neste caso.PatrickKoba escreveu: 5,8 do alcool com a/c dividido por 7,5 da gasolina com a/c, dá 0,77... relação acima da média... vantagem pra gasolina então...
- M.A
- Membros
- Mensagens: 542
- Registrado em: 26 Set 2008, 16:56
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Veiculo: Citroen Aircross
Re: Ideias - Consumo Flex
Dei risada!!!rodrigo cardozo escreveu:O meu, 2.0 AUT, com 2000 km's, está fazendo a muito custo 6,5km/l sem a/c e 5,8 a 6km/l no álcool com a/c ligado(trajetos pequenos com trânsito).
Na gasolina fez até 8,5km/l sem a/c e 7,5 com a/c ligado...
Não tem mágica, até achei melhores as marcas que meu antigo carro, um Astra SS...
Quem me comenta sobre consumo, costumo lembrar "que se procurasse economia como objetivo final em um carro, compraria um Uno 1.0 com Kit Gás..."
ai, como vc foi ruimmm!!!!
Mas, falou certo.
-
- Membros
- Mensagens: 3
- Registrado em: 23 Set 2010, 18:28
- Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual
Re: Ideias - Consumo Flex
Fiz uma viagem de 12 dias com meu C4 hatch 1.6. Peguei o carro 0 km e rodei 1993 km (Alfenas - Juiz de Fora - Cabo Frio - Búzios - Rio de Janeiro). Consumo total de toda a viagem foi de 11,22 km/l, abastecendo somente com gasolina. Carro estava com 3 pessoas, muita bagagem, passei por 3 serras, e dois dias dentro do Rio com bastante engarrafamento, subida no Cristo e no Alto da Boa Vista. Acho que por estar muito pouco rodado até que o consumo não foi ruim, mas por ser 1.6, achei que seria um pouco melhor.
Detalhe: tinha um Civic 2008 com um ótimo motor 1.8 140 cv. Esse meu 1.6 do C4 é um pouco mais fraco, mas não deixou a desejar, mesmo nas subidas com carro pesado. Fiquei feliz com o desempenho, não tendo nemhum ponto negativo neste início. Espero que continue assim.
Detalhe: tinha um Civic 2008 com um ótimo motor 1.8 140 cv. Esse meu 1.6 do C4 é um pouco mais fraco, mas não deixou a desejar, mesmo nas subidas com carro pesado. Fiquei feliz com o desempenho, não tendo nemhum ponto negativo neste início. Espero que continue assim.
- rodrigo cardozo
- Membros
- Mensagens: 633
- Registrado em: 22 Ago 2010, 20:42
- Estado: RS
- Cidade: Porto Alegre
- Veiculo: Outros
- Localização: Porto Alegre
Re: Ideias - Consumo Flex
Pôxa, comprar um carro de quase 70 paus, com toda a tecnologia que ele oferece e o carinha perguntar primeiro "Quanto faz p/ litro???"M.A escreveu:Dei risada!!!
ai, como vc foi ruimmm!!!!
Mas, falou certo.
Ninguém merece!!!
Nunca achei o desempenho do Civic lá essas coisas (exceção do SI, claro), talvez por isso não tenhas estranhado tanto...Cláudio Manoel escreveu:Detalhe: tinha um Civic 2008 com um ótimo motor 1.8 140 cv. Esse meu 1.6 do C4 é um pouco mais fraco, mas não deixou a desejar, mesmo nas subidas com carro pesado. Fiquei feliz com o desempenho, não tendo nemhum ponto negativo neste início. Espero que continue assim.
Tinha um Astra SS antes, 128 cv's, quase 20kgf de torque, e ele não dava nem saída p/ o Civic que eu costumava andar de um amigo (o próprio ficava com uma inveja do SS...)
-
- Membros
- Mensagens: 29
- Registrado em: 17 Nov 2010, 23:09
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
- Localização: Curitiba / PR
Re: Ideias - Consumo Flex
Não é tanto questão de preço, mas de próprio consumo do motor. O motor do C4 já é bem famoso por ser beberrão se comparar com os outros 2.0 (e o próprio 1.6 também). A questão que levantamos é: a) qual aproveitamento ele tem melhor se no álcool ou na gasolina e b) por que o consumo é comparativamente alto.rodrigo cardozo escreveu:Pôxa, comprar um carro de quase 70 paus, com toda a tecnologia que ele oferece e o carinha perguntar primeiro "Quanto faz p/ litro???"M.A escreveu:Dei risada!!!
ai, como vc foi ruimmm!!!!
Mas, falou certo.
Ninguém merece!!!
Nunca achei o desempenho do Civic lá essas coisas (exceção do SI, claro), talvez por isso não tenhas estranhado tanto...Cláudio Manoel escreveu:Detalhe: tinha um Civic 2008 com um ótimo motor 1.8 140 cv. Esse meu 1.6 do C4 é um pouco mais fraco, mas não deixou a desejar, mesmo nas subidas com carro pesado. Fiquei feliz com o desempenho, não tendo nemhum ponto negativo neste início. Espero que continue assim.
Tinha um Astra SS antes, 128 cv's, quase 20kgf de torque, e ele não dava nem saída p/ o Civic que eu costumava andar de um amigo (o próprio ficava com uma inveja do SS...)
E consumo de combustível não é só relacionado ao bolso, mas também à tecnologia e meio ambiente :)
- eduardoapena
- Membros
- Mensagens: 198
- Registrado em: 13 Jul 2010, 15:27
- Estado: MG
- Cidade: Belo Horizonte
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Re: Ideias - Consumo Flex
Concordo com essas questões.PatrickKoba escreveu:
Não é tanto questão de preço, mas de próprio consumo do motor. O motor do C4 já é bem famoso por ser beberrão se comparar com os outros 2.0 (e o próprio 1.6 também). A questão que levantamos é: a) qual aproveitamento ele tem melhor se no álcool ou na gasolina e b) por que o consumo é comparativamente alto.
E consumo de combustível não é só relacionado ao bolso, mas também à tecnologia e meio ambiente :)
Discordo do raciocínio "meu carro é caro e não ligo para o consumo"
-
- Membros
- Mensagens: 1243
- Registrado em: 31 Dez 2009, 11:10
- Estado: SP
- Cidade: Itapecerica da Serra
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Re: Ideias - Consumo Flex
PatrickKoba escreveu: Não é tanto questão de preço, mas de próprio consumo do motor. O motor do C4 já é bem famoso por ser beberrão se comparar com os outros 2.0 (e o próprio 1.6 também). A questão que levantamos é: a) qual aproveitamento ele tem melhor se no álcool ou na gasolina e b) por que o consumo é comparativamente alto.
E consumo de combustível não é só relacionado ao bolso, mas também à tecnologia e meio ambiente :)
Humm...A questão do consumo é bastante complexa. O primeiro ponto a se considerar é o peso do carro. Por isso não dá para comparar o consumo de um C4 1.6 com um polo 1.6. O porte do carro é completamente diferente. Tanto que a diferença de consumo entre o C4 1.6 e o 2.0 é pequena. A energia precisa para movimentar um e outro é praticamente a mesma.
Não acho o C4 beberrão, desde que o trânsito esteja fluindo. Já fiz 7,2 km/l (Álcool) em São Paulo em percurso longe do ideal, com subida, lombada etc, mas com pouco tráfego.
Agora em congestionamento o negócio pega mesmo. Se estiver com o ar ligado então... Aí entra de novo a questão de peso, no para e anda precisa-se muito mas energia para vencer a inércia inicial, motores 16 válvulas em marcha lenta vão consumir muito mais que os 8 válvulas, são muito mais peças para manter em movimento... é o preço a se pagar pelo bom desempenho.
Outro ponto, que não sei se influencia tanto assim, mas vou levantar... é a calibragem do acelerador eletrônico. Notem que mesmo pisando pouquinho o carro ganha velocidade com rapidez(pelo menos no 2.0). Isso significa que mesmo nos estágios iniciais do curso a injeção está trabalhando com vontade e nos dá uma falsa impressão que estamos com o pé leve.
E para finalizar tem também o fato de ser flex. Para funcionar com os dois combustíveis não tem milagre. Uma parte da eficiência vai embora. Ficamos com uma taxa de compressão no meio termo entre o ideal para cada um dos combustíveis.