Dec0 VTR escreveu:Thiagão,
O fivetech infelizmente sempre foi alvo de lendas urbanas, principalmente de quem sempre nutriu simpatia pelos motores da VW, em especial os AP.
A verdade é que deixando essas questões "bairristas" de lado, o que acontece é que enquanto o fivetech é um motor que demanda uma manutenção mais rigorosa, a maioria dos outros motores, principalmente os vw, são motores no qual o dono pode gozar de uma margem de manutenção mais frouxa.
Agora me diga, no Brasil, um país onde trocar o óleo já é de mais para a maioria das pessoas como isso vai refletir nesse quadro? Simples, todo mundo acha que o fivetch dá problema e que os motorzões simples como AP não dão, não daria para esperar outra coisa mesmo, tendo em vista a diligência de manutenção que o brasileiro médio tem.
Eu tive um fivetech, que comprei usado, durante 3 anos. Trocava óleo recomendado pela FIAT em média a cada 7.500km, cuidava dos filtros, velas, tudo como manda o figurino da manutenção ideal, o motor sempre funcionou como um relógio. Tenho certeza que quem fazia isto, seja dono de Marea ou Stilo Abarth, sempre teve um motor confiável e saudável.
O Fivetech é um motor muito bom, tem muita tecnologia e um bom projeto, tinha um ronco maravilhoso e um torque sem igual, mas nem tudo vem de graça, ele demanda atenção e cuidado, nada absurdo, apenas o normal. Em contrapartida, motores mais simples e antigos, como são a maioria dos motores VW (vide os EA também), eram fáceis de mexer e funcionavam com menos "cuidados", cairam no gosto de quem gosta de coisa descomplicada e curte customizar.
Hoje eu ando de gol cara, percebo isso na pele. Sei que pro carrinho tá mais que bom fazer o mínimo que o manual manda que eu faça na concessionária, comprei pra desencanar de cuidar de manutenção e talz...
Abraços!
É, Decão... tivemos uma Marea Weekend que teve 3 motores. E seguíamos exatamente isso que vc disse. O primeiro motor foi tratado mais por concessionária, após a troca em garantia decidimos tomar ainda mais cuidado. E mesmo assim, ainda veio o terceiro...
Em tempo: o carro não era esmerilhado, era meu pai que usava, basicamente em estrada, e era AT. Ou seja: achei uma bomba, mesmo.
A antecessora dela foi também uma MW, mas 2.0 20v 127cv. Essa achei mais durável que a 2.4...
Se eu compraria? Talvez, se fosse 0km, porque o carro era sensacional. Conforto máximo e um avião. Fivetech usado, nem se fosse o do Cledorvino Bellini.
Abraços!