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HERON
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Re: Novo Fiat Bravo!!! 1.4 Turbo!

Mensagem por HERON »

VTR2008 escreveu:Seguinte:
Ele tem 152CV a 5500rpm e 21,1kgfm de torque de 2250 a 4500rpm (DADOS DE FÁBRICA)

Se apertar o botão OVB (overbooster) a pressão do turbo vai subir de 0,9 para 1,3 bar e o torque vai para 23kgfm de 2000 a 4000rpm. Ató OK, todas as revistas falam, a FIAT também fala nesses dados.

Mas seguinte...se aumenta a pressão do turbo e o torque dele..não deveria aumentar a potência também? pq ninguém divulga a potência do carro com o OVB ligado?
Nessa faixa de rotação (2000 a 4000 rpm) em que a função overbooster é utilizada, a potência é menor que a máxima (152 cv, só atingida a 5500 rpm).
Com o aumento do torque, ela também aumenta (nessa faixa), mas a potência máxima permanece inalterada.
Heron

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VTR2008
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Re: Novo Fiat Bravo!!! 1.4 Turbo!

Mensagem por VTR2008 »

Ah...tá certo!

Tá aí a resposta! Valew
Citroën DS3 1.6THP
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Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006

www.pastorecc.com.br

desordeiro
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Re: Novo Fiat Bravo!!! 1.4 Turbo!

Mensagem por desordeiro »

.....
Editado pela última vez por desordeiro em 27 Mar 2011, 16:42, em um total de 1 vez.

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Re: Novo Fiat Bravo!!! 1.4 Turbo!

Mensagem por fmiglior »

desordeiro escreveu:se eu entendi direito, então o ovb nada mais é uma opção que desativa a oscilação da pressão do turbo...

Praticamente todos os turbos de fabrica, a pressão da turbina oscila.. e apenas mantem a pressão máxima em alto giro.... teoricamente ligando o ovb.. ele manteria a mesma pressão da turbina na faixa de baixo giro ....

Exemplo:
rotação pressão da turbina
1000rpm 0bar
2000rpm 0.2bar
3000rpm 0,3 bar
4000rpm 0,4 bar
5000rpm 0,5 bar

o que teoricamente o ovb faria seria manter a pressão a 0.4bar desde os 2.000 rpm..... é isso mesmo ?? ou estou viajando na maionese ???
normalmente em turbos de fabrica, a pressão maxima vem numa faixa de giros intermediária, e se mantem abaixo da pressão maxima em giros mais altos.
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Thyago Szoke
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Re: Novo Fiat Bravo!!! 1.4 Turbo!

Mensagem por Thyago Szoke »

Dec0 VTR escreveu:Thiagão,


O fivetech infelizmente sempre foi alvo de lendas urbanas, principalmente de quem sempre nutriu simpatia pelos motores da VW, em especial os AP.

A verdade é que deixando essas questões "bairristas" de lado, o que acontece é que enquanto o fivetech é um motor que demanda uma manutenção mais rigorosa, a maioria dos outros motores, principalmente os vw, são motores no qual o dono pode gozar de uma margem de manutenção mais frouxa.

Agora me diga, no Brasil, um país onde trocar o óleo já é de mais para a maioria das pessoas como isso vai refletir nesse quadro? Simples, todo mundo acha que o fivetch dá problema e que os motorzões simples como AP não dão, não daria para esperar outra coisa mesmo, tendo em vista a diligência de manutenção que o brasileiro médio tem.

Eu tive um fivetech, que comprei usado, durante 3 anos. Trocava óleo recomendado pela FIAT em média a cada 7.500km, cuidava dos filtros, velas, tudo como manda o figurino da manutenção ideal, o motor sempre funcionou como um relógio. Tenho certeza que quem fazia isto, seja dono de Marea ou Stilo Abarth, sempre teve um motor confiável e saudável.

O Fivetech é um motor muito bom, tem muita tecnologia e um bom projeto, tinha um ronco maravilhoso e um torque sem igual, mas nem tudo vem de graça, ele demanda atenção e cuidado, nada absurdo, apenas o normal. Em contrapartida, motores mais simples e antigos, como são a maioria dos motores VW (vide os EA também), eram fáceis de mexer e funcionavam com menos "cuidados", cairam no gosto de quem gosta de coisa descomplicada e curte customizar.


Hoje eu ando de gol cara, percebo isso na pele. Sei que pro carrinho tá mais que bom fazer o mínimo que o manual manda que eu faça na concessionária, comprei pra desencanar de cuidar de manutenção e talz...

Abraços!
É, Decão... tivemos uma Marea Weekend que teve 3 motores. E seguíamos exatamente isso que vc disse. O primeiro motor foi tratado mais por concessionária, após a troca em garantia decidimos tomar ainda mais cuidado. E mesmo assim, ainda veio o terceiro...

Em tempo: o carro não era esmerilhado, era meu pai que usava, basicamente em estrada, e era AT. Ou seja: achei uma bomba, mesmo.

A antecessora dela foi também uma MW, mas 2.0 20v 127cv. Essa achei mais durável que a 2.4...

Se eu compraria? Talvez, se fosse 0km, porque o carro era sensacional. Conforto máximo e um avião. Fivetech usado, nem se fosse o do Cledorvino Bellini.

Abraços!
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desordeiro
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Re: Novo Fiat Bravo!!! 1.4 Turbo!

Mensagem por desordeiro »

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Editado pela última vez por desordeiro em 27 Mar 2011, 16:42, em um total de 1 vez.

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brunollo
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Re: Novo Fiat Bravo!!! 1.4 Turbo!

Mensagem por brunollo »

O fivetech era um bom motor. TInha que ser cuidado, mas a versão turbo, então, era MUITO BOA. O AP é outro bom motor, que tem mais compromisso com a resistência e a facilidade de mauntenção que com o desempenho. Tolerâncias maiores, menos desempenho. Normal. Acertando, preparando pra desempenho AP, GM, Fivetech, todos eles dão bons resultados, e a resistencia acaba diminuindo. Citros EW e XU também. Agora, sabem o que é f**a MESMO??? São aqueles japoneses filhos da p**a que fazem uns motores que podem girar até 10 mil rpm com miolo original SEM QUEBRAR. E que ainda por cima têm a manutenção igual a de AP. Porra, já trabalhei com alguns motores origi e preparados. Nenhum me deu tanto tesão de mexer, por causa da resistencia e dos resultados, quanto os motores da Honda com o VTec. O último foi um Si de um amigo. Tá completamente original, só com a centralina reajustada e um escape mais solto (só sem catalisador, o resto do escape original já é gigante de largo, 2,5pol se não me engano): 10 mil giros, 212cv na roda e os tuchos nem aí.
Minha tolerância anda negativa com asneiras...

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