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Re: Wings - o outro vício do Brunollo: aeromodelismo!
Eu to comprando um automodelo a combustão provavelmente um JATO ou DRX C4 Raly
Amanhã vou na loja para escolher o novo brinquedo!!
Parabéns pelos Aeromodelos, são muito TOP!!!
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Parabéns pelos Aeromodelos, são muito TOP!!!
- RodVTS98
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Re: Wings - o outro vício do Brunollo: aeromodelismo!
Fala Brunollo!!!
Cara... PIREI nesses aeromodelos elétricos à jato!... Vi uns vídeos no youtube agora.... simplesmente animal!...
A pergunta é: Pra um cara que só gosta, mas nunca pilotou um avião R/C.. posso adquirir um e aprender a pilotar? Lógico que falo com instrução, ou seja, com alguém experiente para me ensinar. Ou seja, a pergunta é se eu consigo aprender em um desses ou é melhor começar pelo teco-teco antes?
Outra pergunta: Qto sai um kit mínimo necessário para brincar e manter a brincadeira? Ou seja, falo do avião, o controle, baterias (talvez uma principal e uma reserva), e ferramentas mínimas necessárias. Se é que isso seria o mínimo necessário, né!.. Estou aqui falando como completo leigo no assunto! Apenas, quando era menor, pude acompanhar um tio meu que é fissurado e tem vários aeromodelos... ele sempre montou e pilotou! Brinquei uma vez, mas como era pequeno, ficava só vendo!...
Valeu e PARABÉNS pelo hobby! SHOW!
Abraço,
Rodrigo.
Cara... PIREI nesses aeromodelos elétricos à jato!... Vi uns vídeos no youtube agora.... simplesmente animal!...
A pergunta é: Pra um cara que só gosta, mas nunca pilotou um avião R/C.. posso adquirir um e aprender a pilotar? Lógico que falo com instrução, ou seja, com alguém experiente para me ensinar. Ou seja, a pergunta é se eu consigo aprender em um desses ou é melhor começar pelo teco-teco antes?
Outra pergunta: Qto sai um kit mínimo necessário para brincar e manter a brincadeira? Ou seja, falo do avião, o controle, baterias (talvez uma principal e uma reserva), e ferramentas mínimas necessárias. Se é que isso seria o mínimo necessário, né!.. Estou aqui falando como completo leigo no assunto! Apenas, quando era menor, pude acompanhar um tio meu que é fissurado e tem vários aeromodelos... ele sempre montou e pilotou! Brinquei uma vez, mas como era pequeno, ficava só vendo!...
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Abraço,
Rodrigo.
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C4 VTS 180cv - O sonho acabou... SAUDADESSS!!
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- mendes-jr
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Re: Wings - o outro vício do Brunollo: aeromodelismo!
Eu sempre gostei tb...e acho que agora dá pra começar, mas tenho as mesmas dúvidas.RodVTS98 escreveu: A pergunta é: Pra um cara que só gosta, mas nunca pilotou um avião R/C.. posso adquirir um e aprender a pilotar? Lógico que falo com instrução, ou seja, com alguém experiente para me ensinar. Ou seja, a pergunta é se eu consigo aprender em um desses ou é melhor começar pelo teco-teco antes?
Outra pergunta: Qto sai um kit mínimo necessário para brincar e manter a brincadeira? Ou seja, falo do avião, o controle, baterias (talvez uma principal e uma reserva), e ferramentas mínimas necessárias. Se é que isso seria o mínimo necessário, né!.. Estou aqui falando como completo leigo no assunto! Apenas, quando era menor, pude acompanhar um tio meu que é fissurado e tem vários aeromodelos... ele sempre montou e pilotou! Brinquei uma vez, mas como era pequeno, ficava só vendo!....
Brunollo, passa ai as informações pra gente!
Abs!
- brunollo
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Re: Wings - o outro vício do Brunollo: aeromodelismo!
Ok, galera, vou tentar passar umas orientações a quem quer começar no aeromodelismo como vcs.
1. Um aeromodelo se compões das seguintes partes:
-avião (o airframe sem equipamentos);
-sistema de controle (transmissor e receptor);
-servomotores (que controlam as superfícies de comando);
-sistema de propulsão (motor elétrico ou a combustão, turbina ou EDF);
2. Como essas partes funcionam juntas?
O transmissor (rádio) possui um determinado número de canais que comanda um determinado número de funções no avião através do receptor. De forma geral, se usa um receptor com o mesmo número de canais que o transmissor. VC também pode colocar um receptor de menos canais (e o receptor vai controlar menos coisas) ou de mais canais (e o transmissor não consegue encher todos os canais, usa apenas os que tem). Em cada canal do receptor você pode ligar um servomotor ou um controle de motor.QUando vocÊ voa um avião a combustão um servo controla a abertura do carburador. Quando você voa uma vião elétrico um acelerador eletrônico controla o motor. O mínimo para se voar bem um avião é um controle de quatro canais. Esses canais controlam o acelerador, o aileron, o profundor e o leme. O aileron faz o avião rolar no eixo longitudinal. O profundor sobe e desce o avião (cabragem). O leme faz o avião girar no sentido horizontal (arfagem). pra se entender bem a noção de canais, é só analisar um carro de controle remoto simples, que possui dois canais: um para o volante, outro para o acelerador. Alguns aviões mais completos usam masi de quatro canais, como por exemplo pra flaps e trem de pouso retrátil, luzes e o que mais a imaginação mandar. Alguns aviões muito simples usam apenas o motor, o profundor e o leme. Mas esses são aviões muito básicos, usado apenas para uma diversão muito simples.
O receptor precisa de energia pra fazer os servos funcionarem. Quando o motor é a combustão, usa-se uma bateria separada. Quando o motor é elétrico, a bateria que alimenta o motor também alimenta os servos. Aviões a combustão normalmente não possuem partida elétrica nem alternadores. Tudo pra economizar peso. Se o motor "morrer" no voo, tem que se fazer um pouso forçado sem motor.
3. Como começar? Embora a vontade da gente seja comprar um F14 de asas moveis e duas turbinas, o ideal pra quem começa a voar aeromodelos é do mesmo jeito que com aviões normais: voar um avião treinador. Um avião treinador é um avião que se estabiliza sozinho. POr exemplo, se o piloto começa uma curva, rola o avião e se esquece de voltar o comando de rolagem, o avião por inércia volta sozinho à sua posição inicial. A asa alta na fuselagem faz com que o avião se comporte como um pêndulo. Um avião de asa média ou asa baixa não faz isso.
Outra coisa importante. O avião treinador é mais lento por causa da aerodinâmica. Equanto um avião acrobático voa a uns 120-150km/h e um jato voa a mais de 200km/h, o avião treinador voa bem a uns 60km/h sem estolar. ISSO JÁ É MUITA VELOCIDADE para alguém que nunca voou e tenta controlar algo que, se cair, acaba com a brincadeira. Os comandos do avião treinador também respondem mais lentamente, o que facilita ao piloto iniciante a compreensão da mecânica do voo. Outra coisa legal é começar com aulas de um instrutor de voo. Ele vai ensinar os conceitos básicos da mecânica de voo, como a curva de aileron, a curva de leme, a coordenação, a glissagem, os principios da decolagem, as aproximações pra pouso e o alinhamento pro pouso. è o melhro jeito de começar.
4. Elétrico ou combustão? Bom, essa dúvida é muito comum, e a escolha é muito pessoal. O avião treinador elétrico é mais barato em si, mas o dinheiro que se gasta com os acessórios essenciais pra prática do hobby é praticamente equivalente nos dois sistemas. Existem vantagens e desvantagens para cada um dos sistemas de propulsão:
a. Elétricos: normalmente são mais leves, mais potentes e possuem uma relação peso/potência muito superior à dos de combustão de mesmo porte. São mais praticos pois fazem muito menos sujeira e não sofrem com a desregulagem de carburadores. Por serem mais leves, a gama de tamanhos é bem maior. VC tem aviões elétricos de 3m de asa e micromodelos com sistema padrão do hobby com 40cm de asa. POssuem um vôo muito mais silencioso, pois o que se escuta é apenas o barulho da propulsão (no caso dos jatos, são barulhentos do mesmo jeito).
b. Combustão: tem o tesão do barulho dos aviões maiores, com motores a gasolina de às vezes 160cc. Os motores a combustão possuem um comportamento de voo mais semelhante ao de aviões de verdade (relação peso-potência mais realista - os elétricos são muito mais potentes e mascaram o voo real a menos que se use intencionalmente um motor fraco). Os aviões a combustão normalmente são mais mansos que os elétricos de mesmo porte, por serem mais pesados (respondem mais lentamente). São melhores de se aprender também por isso.
Eu comecei com aviões a combustão em 1999 em BH. Cheguei a voar acrobáticos grandes, de mais de 2m de asa. Era muito bom, mas eram coisas complicadas de se manter em um apartamento em BSB e acabei vendendo todos, um por um. Os elétricos também são grandes trambolhos quando estão guardados, mas vocÊ pelo menos não guarda combustível de alta octanagem dentro de casa (vocÊ guarda baterias de descarga altíssima e que podem explodir se mal acondicionadas, mas pelo menos sua casa não fica com cheiro de posto de gasolina). Quando eu comecei a voar elétricos, fiquei assustado com a resposta muito mais ágil. Mas sinto que isso me tornou um piloto melhor e com reflexos mais apurados. Pra mim, a resposta decisiva foi essa: morar em apê me fez ir para os elétricos. Se vocÊ mora em apê, voe elétricos. Se vocÊ mora em casa, voe combustão. Outra coisa. O avião treinador elétrico é mais barato, mas a quantidade de equipamento para se voar um elétrico é grande. QUando se decidir por um é importante que se tenha certeza pra não ter que comprar equipos pros dois sistemas. Eu comecei com combustão e hj voo eletricos, mas guardei o equipo de combustão pois nunca se sabe. Aviões mais avançados ficam mais ou menos no mesmo preço. Tem kits elétricos de acrobáticos que chegam a ser mais caros que os de combustão por que são feitos de fibras de carbono ultra finas que não suportariam a vibração dos motores a combustão.
5. QUanto custa?
Atualmente, para se começar a voar, você primeiro comprará um rádio (o sistema de transmissor e receptor). Você pode começar com um sistema simples (o DX5 da Spektrum é um rádio de 5 canais que possui o padrão de transmissão mais seguro atualmente, o 2.4GHz Spektrum/JR). Esse rádio custa em torno de 400 reais. VocÊ pode começar com o rádio de melhor custo-benefício da Spektrum, o DX6i, que tem programações, seis canais e pode te acompanhar durante anos. Esse permite voar aviões e helis. O DX6i começa nos 650 reais. Os outros com mais canais são mais avançados e custam mais caro.
depois do rádio, você pode comprar um airframe. Elétrico, um treinador sem eletronica nenhuma custa de 200 a 500 reais. A combustão, chega a uns 800 reais. E aí as coisas mudam muito de figura
- Se vocÊ for motar um treinador elétrico, pode comprar componente baratos de fabricantes chineses para aprender. depois vocÊ vai comprar componentes de alto desempenho e mais caros, mas vocÊ já terá aprendido sobre o hobby, e terá já outros componentes importantes, como o carregador de baterias, a baterias de lítio, os medidores de potência, corrente, rotação, etc. Montar o pacote de equipos elétricos fica mais fáfcil porque vocÊ começa a voar mais barato.
Se vocÊ começar a voar combustão, pode comprar componentes chineses para seu treinador. MAS um motor a combustão morrer no ar com um iniciante pilotando ele é brabo... eu não arriscaria. Motor elétrico, nesse caso, é muito mais confiável.
No final, grosso modo, se gasta uns 2000 reais para começar a voar elétrico com material de qualidade (um bom rádio, um avião novo, componentes de qualidade que podem ser usados, por exemplo, em outro avião) e uns 3000 reais para começar a voar combustão (também com um bom rádio, avião novo, bomba pra encehr o tanque, motor novo, etc). È uma brincadeira muito legal. Mas como o hobby é caro, é bom antes pedir pra fazer umas aulas com o avião treinador do instrutor. Assim você se decide se é isso mesmo que você quer. Normalmente aeromodelismo é uma droga muito forte. BAsta um voo pro cara ficar viciado, huehueheue
6. Dúvidas frequentes:
-POsso fazer um avião com motor de carrinho, bateria de carriho, bateria de celular, motor de qualquer coisa?
Pode, mas não vai voar ou vai voar muito mal. Avião tem que ser leve e usar componentes leves. Um motor elétrico de avião que gere um Cv de potência pesa cerca de 100g, o mesmo que pesa um motorzinho de carrinho de brinquedo que não gera essa potência. Uma bateria de 150g consegue manter uma corrente de (pasmem engenheiros eletricistas agora) uns 50A a 12v.
-O avião a combustão voa com o que? Metanol específico para modelismo, com octanagem altíssima, ou em alguns casos gasolina de aviação. tem gente que usa Poidum nesses motores, mas o motor simplesmente pode morrer voando.
-Achei um avião completo com rádio, motor, bateria, carregador no MErcado Livre a 200/300/400/500 reais.Fuja! Normalmente são kits que voam muito mal e vão adicionar apenas frustração e stress à sua experiência no hobby. Avião bom pra voar não sai nesse preço no Brasil. Só o rádio de qualidade e mais protegido cotra interferencias custa 400 reais!
-Um amigo meu possui um rádio antigo, AM, acho que vou usar. FUJA! Com a atual mirírade de sinais eletromagnéticos, o sistemas AM e FM ficaram muito suscetíveis a interferências. Se a interfer~Encia tinge um carro ele para, mas o avião CAI. O ideal é usar um sistema digital de 2.4GHz e muita potência de transmissão, como o DSM2 da Spektreum/JR ou o FASST da Futaba. Aliás, marca de rádio boa é JR ou Futaba, TODAS AS OUTRAS DÃO PROBLEMA OU INTERFERÊNCIA.
-Quero começar com Helicóptero. Posso? NÃO!!! Helicópteros são muito difíceis de pilotar, normalmente são o topo da aprendizagem no hobby. Sem falar que eles são perigosíssimos. A ponta de uma hélice de um helicóptero pequeno ultrapassa 200km/h. A inércia acumulada num helicóptero gera uma destruição considerável.
-Quero comprar um helicóptero das Americanas. Eles funcionam? NÃO! Esses helicópteros de brinquedo são perigosos, eles fazem aquelas hélices rodarem sem nenhm sistema de controle, um helicóptero que voa bem tem pelo menos 3 sistemas de controle automáticos trabalhando sempre ao mesmo tempo. Esses sistemas são caros e é por isso que um Helicóptero das Americanas não vai voar bem.
-MOrreu o motor do meu avião no ar. Como faço? Mergulha e traz pra pouso, forçado que seja. Avião raramente tem partida elétrica, os que têm precisam carregar aquele peso extra.
- Existe algum modelo pronto que eu possa comprar pra começar a aprender a voar sem dor de cabeça? Existe. Se chama MInium e é feito por uma fabricante renomada chamada Kyosho. Os Minium são microaviões (40cm de envergadura e 20g de peso) e já vêm completihos, com uma bateria de 1g, um carregador e um sistema de trasmissão 2.4GHz DSM, de curto alcance. Custam cerca de 500 reais, e podem ser encontrados em lojas de hobby. São a única exceção ao caso dos aviões nessa faixa de preço, e só custam mais barato porque são muito pequenos.
Eu tenho quatro aviões Minium, são uma maravilha e podem até ser programados no rádio dos grandes. Mas são microaviões, muito frágeis ao pegar.
Olha um video de eu voando um Citabria Minium.
http://www.youtube.com/v/XSwIdvG89dI&hl=pt-br&fs=1
Espero ter ajudado. Se tiverem mais duvidas, vão escrevendo que eu vou respondendo. Abs!
1. Um aeromodelo se compões das seguintes partes:
-avião (o airframe sem equipamentos);
-sistema de controle (transmissor e receptor);
-servomotores (que controlam as superfícies de comando);
-sistema de propulsão (motor elétrico ou a combustão, turbina ou EDF);
2. Como essas partes funcionam juntas?
O transmissor (rádio) possui um determinado número de canais que comanda um determinado número de funções no avião através do receptor. De forma geral, se usa um receptor com o mesmo número de canais que o transmissor. VC também pode colocar um receptor de menos canais (e o receptor vai controlar menos coisas) ou de mais canais (e o transmissor não consegue encher todos os canais, usa apenas os que tem). Em cada canal do receptor você pode ligar um servomotor ou um controle de motor.QUando vocÊ voa um avião a combustão um servo controla a abertura do carburador. Quando você voa uma vião elétrico um acelerador eletrônico controla o motor. O mínimo para se voar bem um avião é um controle de quatro canais. Esses canais controlam o acelerador, o aileron, o profundor e o leme. O aileron faz o avião rolar no eixo longitudinal. O profundor sobe e desce o avião (cabragem). O leme faz o avião girar no sentido horizontal (arfagem). pra se entender bem a noção de canais, é só analisar um carro de controle remoto simples, que possui dois canais: um para o volante, outro para o acelerador. Alguns aviões mais completos usam masi de quatro canais, como por exemplo pra flaps e trem de pouso retrátil, luzes e o que mais a imaginação mandar. Alguns aviões muito simples usam apenas o motor, o profundor e o leme. Mas esses são aviões muito básicos, usado apenas para uma diversão muito simples.
O receptor precisa de energia pra fazer os servos funcionarem. Quando o motor é a combustão, usa-se uma bateria separada. Quando o motor é elétrico, a bateria que alimenta o motor também alimenta os servos. Aviões a combustão normalmente não possuem partida elétrica nem alternadores. Tudo pra economizar peso. Se o motor "morrer" no voo, tem que se fazer um pouso forçado sem motor.
3. Como começar? Embora a vontade da gente seja comprar um F14 de asas moveis e duas turbinas, o ideal pra quem começa a voar aeromodelos é do mesmo jeito que com aviões normais: voar um avião treinador. Um avião treinador é um avião que se estabiliza sozinho. POr exemplo, se o piloto começa uma curva, rola o avião e se esquece de voltar o comando de rolagem, o avião por inércia volta sozinho à sua posição inicial. A asa alta na fuselagem faz com que o avião se comporte como um pêndulo. Um avião de asa média ou asa baixa não faz isso.
Outra coisa importante. O avião treinador é mais lento por causa da aerodinâmica. Equanto um avião acrobático voa a uns 120-150km/h e um jato voa a mais de 200km/h, o avião treinador voa bem a uns 60km/h sem estolar. ISSO JÁ É MUITA VELOCIDADE para alguém que nunca voou e tenta controlar algo que, se cair, acaba com a brincadeira. Os comandos do avião treinador também respondem mais lentamente, o que facilita ao piloto iniciante a compreensão da mecânica do voo. Outra coisa legal é começar com aulas de um instrutor de voo. Ele vai ensinar os conceitos básicos da mecânica de voo, como a curva de aileron, a curva de leme, a coordenação, a glissagem, os principios da decolagem, as aproximações pra pouso e o alinhamento pro pouso. è o melhro jeito de começar.
4. Elétrico ou combustão? Bom, essa dúvida é muito comum, e a escolha é muito pessoal. O avião treinador elétrico é mais barato em si, mas o dinheiro que se gasta com os acessórios essenciais pra prática do hobby é praticamente equivalente nos dois sistemas. Existem vantagens e desvantagens para cada um dos sistemas de propulsão:
a. Elétricos: normalmente são mais leves, mais potentes e possuem uma relação peso/potência muito superior à dos de combustão de mesmo porte. São mais praticos pois fazem muito menos sujeira e não sofrem com a desregulagem de carburadores. Por serem mais leves, a gama de tamanhos é bem maior. VC tem aviões elétricos de 3m de asa e micromodelos com sistema padrão do hobby com 40cm de asa. POssuem um vôo muito mais silencioso, pois o que se escuta é apenas o barulho da propulsão (no caso dos jatos, são barulhentos do mesmo jeito).
b. Combustão: tem o tesão do barulho dos aviões maiores, com motores a gasolina de às vezes 160cc. Os motores a combustão possuem um comportamento de voo mais semelhante ao de aviões de verdade (relação peso-potência mais realista - os elétricos são muito mais potentes e mascaram o voo real a menos que se use intencionalmente um motor fraco). Os aviões a combustão normalmente são mais mansos que os elétricos de mesmo porte, por serem mais pesados (respondem mais lentamente). São melhores de se aprender também por isso.
Eu comecei com aviões a combustão em 1999 em BH. Cheguei a voar acrobáticos grandes, de mais de 2m de asa. Era muito bom, mas eram coisas complicadas de se manter em um apartamento em BSB e acabei vendendo todos, um por um. Os elétricos também são grandes trambolhos quando estão guardados, mas vocÊ pelo menos não guarda combustível de alta octanagem dentro de casa (vocÊ guarda baterias de descarga altíssima e que podem explodir se mal acondicionadas, mas pelo menos sua casa não fica com cheiro de posto de gasolina). Quando eu comecei a voar elétricos, fiquei assustado com a resposta muito mais ágil. Mas sinto que isso me tornou um piloto melhor e com reflexos mais apurados. Pra mim, a resposta decisiva foi essa: morar em apê me fez ir para os elétricos. Se vocÊ mora em apê, voe elétricos. Se vocÊ mora em casa, voe combustão. Outra coisa. O avião treinador elétrico é mais barato, mas a quantidade de equipamento para se voar um elétrico é grande. QUando se decidir por um é importante que se tenha certeza pra não ter que comprar equipos pros dois sistemas. Eu comecei com combustão e hj voo eletricos, mas guardei o equipo de combustão pois nunca se sabe. Aviões mais avançados ficam mais ou menos no mesmo preço. Tem kits elétricos de acrobáticos que chegam a ser mais caros que os de combustão por que são feitos de fibras de carbono ultra finas que não suportariam a vibração dos motores a combustão.
5. QUanto custa?
Atualmente, para se começar a voar, você primeiro comprará um rádio (o sistema de transmissor e receptor). Você pode começar com um sistema simples (o DX5 da Spektrum é um rádio de 5 canais que possui o padrão de transmissão mais seguro atualmente, o 2.4GHz Spektrum/JR). Esse rádio custa em torno de 400 reais. VocÊ pode começar com o rádio de melhor custo-benefício da Spektrum, o DX6i, que tem programações, seis canais e pode te acompanhar durante anos. Esse permite voar aviões e helis. O DX6i começa nos 650 reais. Os outros com mais canais são mais avançados e custam mais caro.
depois do rádio, você pode comprar um airframe. Elétrico, um treinador sem eletronica nenhuma custa de 200 a 500 reais. A combustão, chega a uns 800 reais. E aí as coisas mudam muito de figura
- Se vocÊ for motar um treinador elétrico, pode comprar componente baratos de fabricantes chineses para aprender. depois vocÊ vai comprar componentes de alto desempenho e mais caros, mas vocÊ já terá aprendido sobre o hobby, e terá já outros componentes importantes, como o carregador de baterias, a baterias de lítio, os medidores de potência, corrente, rotação, etc. Montar o pacote de equipos elétricos fica mais fáfcil porque vocÊ começa a voar mais barato.
Se vocÊ começar a voar combustão, pode comprar componentes chineses para seu treinador. MAS um motor a combustão morrer no ar com um iniciante pilotando ele é brabo... eu não arriscaria. Motor elétrico, nesse caso, é muito mais confiável.
No final, grosso modo, se gasta uns 2000 reais para começar a voar elétrico com material de qualidade (um bom rádio, um avião novo, componentes de qualidade que podem ser usados, por exemplo, em outro avião) e uns 3000 reais para começar a voar combustão (também com um bom rádio, avião novo, bomba pra encehr o tanque, motor novo, etc). È uma brincadeira muito legal. Mas como o hobby é caro, é bom antes pedir pra fazer umas aulas com o avião treinador do instrutor. Assim você se decide se é isso mesmo que você quer. Normalmente aeromodelismo é uma droga muito forte. BAsta um voo pro cara ficar viciado, huehueheue
6. Dúvidas frequentes:
-POsso fazer um avião com motor de carrinho, bateria de carriho, bateria de celular, motor de qualquer coisa?
Pode, mas não vai voar ou vai voar muito mal. Avião tem que ser leve e usar componentes leves. Um motor elétrico de avião que gere um Cv de potência pesa cerca de 100g, o mesmo que pesa um motorzinho de carrinho de brinquedo que não gera essa potência. Uma bateria de 150g consegue manter uma corrente de (pasmem engenheiros eletricistas agora) uns 50A a 12v.
-O avião a combustão voa com o que? Metanol específico para modelismo, com octanagem altíssima, ou em alguns casos gasolina de aviação. tem gente que usa Poidum nesses motores, mas o motor simplesmente pode morrer voando.
-Achei um avião completo com rádio, motor, bateria, carregador no MErcado Livre a 200/300/400/500 reais.Fuja! Normalmente são kits que voam muito mal e vão adicionar apenas frustração e stress à sua experiência no hobby. Avião bom pra voar não sai nesse preço no Brasil. Só o rádio de qualidade e mais protegido cotra interferencias custa 400 reais!
-Um amigo meu possui um rádio antigo, AM, acho que vou usar. FUJA! Com a atual mirírade de sinais eletromagnéticos, o sistemas AM e FM ficaram muito suscetíveis a interferências. Se a interfer~Encia tinge um carro ele para, mas o avião CAI. O ideal é usar um sistema digital de 2.4GHz e muita potência de transmissão, como o DSM2 da Spektreum/JR ou o FASST da Futaba. Aliás, marca de rádio boa é JR ou Futaba, TODAS AS OUTRAS DÃO PROBLEMA OU INTERFERÊNCIA.
-Quero começar com Helicóptero. Posso? NÃO!!! Helicópteros são muito difíceis de pilotar, normalmente são o topo da aprendizagem no hobby. Sem falar que eles são perigosíssimos. A ponta de uma hélice de um helicóptero pequeno ultrapassa 200km/h. A inércia acumulada num helicóptero gera uma destruição considerável.
-Quero comprar um helicóptero das Americanas. Eles funcionam? NÃO! Esses helicópteros de brinquedo são perigosos, eles fazem aquelas hélices rodarem sem nenhm sistema de controle, um helicóptero que voa bem tem pelo menos 3 sistemas de controle automáticos trabalhando sempre ao mesmo tempo. Esses sistemas são caros e é por isso que um Helicóptero das Americanas não vai voar bem.
-MOrreu o motor do meu avião no ar. Como faço? Mergulha e traz pra pouso, forçado que seja. Avião raramente tem partida elétrica, os que têm precisam carregar aquele peso extra.
- Existe algum modelo pronto que eu possa comprar pra começar a aprender a voar sem dor de cabeça? Existe. Se chama MInium e é feito por uma fabricante renomada chamada Kyosho. Os Minium são microaviões (40cm de envergadura e 20g de peso) e já vêm completihos, com uma bateria de 1g, um carregador e um sistema de trasmissão 2.4GHz DSM, de curto alcance. Custam cerca de 500 reais, e podem ser encontrados em lojas de hobby. São a única exceção ao caso dos aviões nessa faixa de preço, e só custam mais barato porque são muito pequenos.
Eu tenho quatro aviões Minium, são uma maravilha e podem até ser programados no rádio dos grandes. Mas são microaviões, muito frágeis ao pegar.
Olha um video de eu voando um Citabria Minium.
http://www.youtube.com/v/XSwIdvG89dI&hl=pt-br&fs=1
Espero ter ajudado. Se tiverem mais duvidas, vão escrevendo que eu vou respondendo. Abs!
Minha tolerância anda negativa com asneiras...
- RodVTS98
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Re: Wings - o outro vício do Brunollo: aeromodelismo!
Brunollo!
Te agradeço imensamente pela resposta! Deu uma aula!!!
Agora, vou ver o que vou fazer e, conforme for avançando, posto aqui para trocarmos idéia!
Um grande abraço,
Rodrigo.
Te agradeço imensamente pela resposta! Deu uma aula!!!
Agora, vou ver o que vou fazer e, conforme for avançando, posto aqui para trocarmos idéia!
Um grande abraço,
Rodrigo.
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- brunollo
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Re: Wings - o outro vício do Brunollo: aeromodelismo!
Há muito tempo eu tinha prometido botar umas fotos dos aeros acrobáticos e de hélices. Olha alguns deles aí.
Esse é um Extra 300 da World Models. É ,é um modelo dos que voam na Red Bull Air Race! Muito legal, bem acrobático. Gosto muito desse cara. No momento ele está sendo reformado. Estou trocando várias peças de alumínio e madeira por fibra de carbono pra ficar mais leve, bem como o motor por um mais leve e adequado ao tamanho do avião (o motor atual tem 1cv pra mover um avião de 750g, potência demais pra ele. Não quero que as asas sejam arrancadas numa manobra mais rápida...) Vai entrar um motor mais leve e um pouco menos potente. Mas o processo de emagrecimento vai deixar ele mais gostoso de voar.
Esse é um Yak 54, avião russo que foi BANIDO do circuito de competições de acrobacias aéreas. Os russos montaram um motor monstruoso num avião minúsculo e criaram um avião supernervoso, quase inguiável, mas de acrobacias fulminantes. Mas como era perigosíssimo (e ganhava tudo) não podia competir, né? resultado. Se não me engano, hoje existem 7 Yaks 54 voando no mundo. Por tudo que representa, é um must entre os aeromodelistas! O meu está esperando servos mais leves e precisos. O meu é um avião delicioso e leve, preciso em todas as manobras. Gosto muito dele, vai ficar ainda melhor com servos novos, digitais.
Esse é um Piper L4 Grasshopper, a versão militar de um dos aviões esportivos mais clássicos de todos os tempos, o Piper Cub. O Grasshopper era usado na Itália pra voos de reconhecimento. Esse modelo da E-flite é lindo lindo lindo, parece um modelo estático de tão detalhado. Muito legal!
Esse é um Kamikaze, provavelmente o melhor avião acrobático que eu já tive. É um avião de categoria F3A, de acrobacia de precisão. Como o nome sugere, é extremamente preciso e suave. Infelizmente ele sofreu um acidente há duas semanas e não sobrou muita coisa pra contar a história. Fiquei muito triste com essa queda, pois foi motivo de uma burrice minha: fui voar com uma bateria descarregada e não percebi. No meio de uma manobra complexa, ele travou sem energia nos comandos e caiu. Putz, que tristeza. Eu realmente fiquei triste com esse acidente. Acabei com um excelente avião por uma distração. Acontece...
Depois coloco as fotos de alguns Warbirds que eu quero botar pra voar. Abraços!
Esse é um Extra 300 da World Models. É ,é um modelo dos que voam na Red Bull Air Race! Muito legal, bem acrobático. Gosto muito desse cara. No momento ele está sendo reformado. Estou trocando várias peças de alumínio e madeira por fibra de carbono pra ficar mais leve, bem como o motor por um mais leve e adequado ao tamanho do avião (o motor atual tem 1cv pra mover um avião de 750g, potência demais pra ele. Não quero que as asas sejam arrancadas numa manobra mais rápida...) Vai entrar um motor mais leve e um pouco menos potente. Mas o processo de emagrecimento vai deixar ele mais gostoso de voar.
Esse é um Yak 54, avião russo que foi BANIDO do circuito de competições de acrobacias aéreas. Os russos montaram um motor monstruoso num avião minúsculo e criaram um avião supernervoso, quase inguiável, mas de acrobacias fulminantes. Mas como era perigosíssimo (e ganhava tudo) não podia competir, né? resultado. Se não me engano, hoje existem 7 Yaks 54 voando no mundo. Por tudo que representa, é um must entre os aeromodelistas! O meu está esperando servos mais leves e precisos. O meu é um avião delicioso e leve, preciso em todas as manobras. Gosto muito dele, vai ficar ainda melhor com servos novos, digitais.
Esse é um Piper L4 Grasshopper, a versão militar de um dos aviões esportivos mais clássicos de todos os tempos, o Piper Cub. O Grasshopper era usado na Itália pra voos de reconhecimento. Esse modelo da E-flite é lindo lindo lindo, parece um modelo estático de tão detalhado. Muito legal!
Esse é um Kamikaze, provavelmente o melhor avião acrobático que eu já tive. É um avião de categoria F3A, de acrobacia de precisão. Como o nome sugere, é extremamente preciso e suave. Infelizmente ele sofreu um acidente há duas semanas e não sobrou muita coisa pra contar a história. Fiquei muito triste com essa queda, pois foi motivo de uma burrice minha: fui voar com uma bateria descarregada e não percebi. No meio de uma manobra complexa, ele travou sem energia nos comandos e caiu. Putz, que tristeza. Eu realmente fiquei triste com esse acidente. Acabei com um excelente avião por uma distração. Acontece...
Depois coloco as fotos de alguns Warbirds que eu quero botar pra voar. Abraços!
Minha tolerância anda negativa com asneiras...
- marcossayeg
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Re: Wings - o outro vício do Brunollo: aeromodelismo!
Fala pessoal!! Beleza??? Curti demais saber que alem de apaixonados por C4, tambem existem varios apaixonados por aeromodelismo no fórum. Sou aeromodelista desde 1998. Estive afastado do aeromodelismo entre 2002 e 2007, quando por motivos maiores ("$$$$") precisei me afastar do hobby. Voltei em 2007 com aeromodelo Glow (Extra 300 Carl Goldberg + OS 120 AX), e de alguns meses pra cá a praticidade dos elétricos foram me conquistando.
Hoje, ainda iniciando no mundo dos elétricos, vendi o Extra 300 e um Laser 200 com OS 46 e comprei um Ultimate da World Models para brincar nos finais de semana.
Forte abraço a todos!
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- brunollo
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Re: Wings - o outro vício do Brunollo: aeromodelismo!
Eita, o Extra da Carl Goldberg é lindo! O que você tem achado do Ultimate da TWM? Minha última aquisição é um Helios 25e pra F3A. Tou animado com a chegada dele!
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Re: Wings - o outro vício do Brunollo: aeromodelismo!
Fiz poucos vôos no Ultimate ainda. Mas é um avião muito dócil. Voando com pouca potência parece um treinador. As particularidades que percebi são as seguintes: definitivamente ele não é o mais indicado para 3D. Até faz, mas não é feito pra isso. E nos pousos é necessário que vc venha com motor até o toque. Características de biplanos mesmo. Mas o avião é show de bola.
Essa espera judia mesmo!!! hahahah
Abração
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- brunollo
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Re: Wings - o outro vício do Brunollo: aeromodelismo!
Marcos, pelo que eu tenho observado, os aviões acrobáticos de escala da World Models não são mesmo apropriados pra 3D. Os comandos são pequenos pro voo 3D. O meu Extra mesmo, estou tirando um motor monstro que tem nele, e seria apropriado pra 3D, e colocando um motor menor e com mais giro que vai deixar ele mais leve e veloz. Vou transformar o Extra em um avião acrobático sport gostoso, pra voar "desfilnado", hehehe... O que vira bem no 3D é o Melting, e o Groove 3D funciona bem com acrobacias de precisão. Eu tou muito afins de montar pra mim um Melting, uma vez que o pouso dele é uma tranquilidade e os comandos são superprecisos. Mas, como comprei o Helios, devo pedir o Melting de aniversário... hehehe... é só o povo de casa fazer uma vaquinha! Agora, o Ultimate é lindo, e é interessante vc observar que ele voando lento tem o comportamento quase de um treinador. Tenho voado com um biplano F3P mais ou menos do tamanho do Ultimate que também apresenta essa característica, de ser muito estável em voo.
Agora, o Yak da great planes tem os comandos do tamanho de um shock! Com o Rimfire 3530 que vem nele (500w de pico e 1300g de empuxo!), faz 3d quase como um shock, só um pouco mais pesado. E tem o pouso bem tranquilo, basta vir com motor que o toque sai lindo e perfeito. Abs!
Agora, o Yak da great planes tem os comandos do tamanho de um shock! Com o Rimfire 3530 que vem nele (500w de pico e 1300g de empuxo!), faz 3d quase como um shock, só um pouco mais pesado. E tem o pouso bem tranquilo, basta vir com motor que o toque sai lindo e perfeito. Abs!
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