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Re: Quero aumentar a potencia do meu C4
Eu ACHO que essa coisa de imposto sobre a potência já caiu. Repare que o artigo do BestCars é bem antigo. Agora o IPI é só sobre o volume do motor. Tem a faixa dos "populares" até 1 litro, depois até 2 litros, e acima de 2 litros. Tanto que essa é uma das razões da Citroen só trazer o C5 atual 2.0.
O que limita a potência de fábrica hoje em dia (fora os custos, óbvio) são duas coisas basicamente.
- A expectativa dos consumidores quanto ao consumo - Lembrem-se, o C4 não é um carro esportivo, aqui mesmo no forum muita gente reclama do consumo dos Flex.
- Os controles de emissões - Para a fábrica lançar uma versão com motor "chipado", que tecnicamente seria uma alteração simples, precisa enfrentar novamente todo o processo de homologação na CETESB e IBAMA, algo burocrático e que chega a consumir cerca de seis meses ou mais. E com os "Controlares" cada vez mais presentes na nossa vida os motores têm que ter uma boa margem de segurança para evitar uma reprovação precoce, como acontece muito em São Paulo. Então se não houver uma expectativa boa de vendas da versão preparada... nada feito.
PS: Veiculos com expectativa de venda inferior a 100 unidades anuais estão dispensados dessa homologação.
O que limita a potência de fábrica hoje em dia (fora os custos, óbvio) são duas coisas basicamente.
- A expectativa dos consumidores quanto ao consumo - Lembrem-se, o C4 não é um carro esportivo, aqui mesmo no forum muita gente reclama do consumo dos Flex.
- Os controles de emissões - Para a fábrica lançar uma versão com motor "chipado", que tecnicamente seria uma alteração simples, precisa enfrentar novamente todo o processo de homologação na CETESB e IBAMA, algo burocrático e que chega a consumir cerca de seis meses ou mais. E com os "Controlares" cada vez mais presentes na nossa vida os motores têm que ter uma boa margem de segurança para evitar uma reprovação precoce, como acontece muito em São Paulo. Então se não houver uma expectativa boa de vendas da versão preparada... nada feito.
PS: Veiculos com expectativa de venda inferior a 100 unidades anuais estão dispensados dessa homologação.
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Re: Quero aumentar a potencia do meu C4
A Citro ñ troxe o C5 V6 por causa do índice alto de poluição emitido. Já foi discutido em outro tópico.
Quem participa dos encontros sabe os motivos de ter um C4 chipado.
abrxx!
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VTR Gris Aluminium, 225/45R18, Aero by Bold. Koyama 8000K H11, Sonar Chrome,DVD Pioneer 5980, Audiophonics 1500w sub 600W, Aux. Ipod RCA - Black vinil roof by Oracal - NASCAR chips, duplo fluxo SIMOTA, abafador by 4D Garage 170cv, Eibach
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Re: Quero aumentar a potencia do meu C4
Olha fazer um mapa so para álcool , cagando o carro de ponto e acertando a correção de avanço acredito que no máximo viria 165 cv tem que ver se o mapa deste carro é bem feito por exemplos os gm e os vw o mapa é cheio de bug que da para corrigir , mas fazer um coletor de inox cano de 3 polegadas ate o fim sem catalizador um cai bem feitinho pegando ar frio e no álcool acho que chegaria nuns 175 , lembrando que o chip não vem 10 cv em todas as rotações são picos de potencia onde da para notar , os que os caras fazem muito nesses carros que tem acelerador eletrônico é tirar a sensibilidade do pedal ai tu so encosta e o carro sai andando mais forte ... se não fosse flex o melhor seria um garrafinha de nitro e 80 cv ....hehe meu sentra era 142 de motor e 100 de nitro pegava os SI , 330 , AZERA , GOLF GTI 180 era mais feio que bater em mãe hehehe
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Re: Quero aumentar a potencia do meu C4
Quanto custa esse negócio de nitro, sempre ouvi falar que era caríssimo!
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Re: Quero aumentar a potencia do meu C4
Agora fiquei na dúvida......... tenho um C4 como 3 opção de condução e quero começar a "tunar" ele, mas sem comprometer..... resumindo pelo o que eu lí.... pelo custo benefício, chipar o carro não compensa? Apenas colocar o filtro esportivo é aconselhável?
Sobre o escapamento, alguém poderia explicar melhor o que dá para alterar (custo, modelo, etc..)
Sobre o filtro de ar: o modelo K&N específico do C4 alguém já fiu?? Esses da Targa e da Simota qual o modelo indicado e onde encontro para venda?
abraços
Sobre o escapamento, alguém poderia explicar melhor o que dá para alterar (custo, modelo, etc..)
Sobre o filtro de ar: o modelo K&N específico do C4 alguém já fiu?? Esses da Targa e da Simota qual o modelo indicado e onde encontro para venda?
abraços
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Re: Quero aumentar a potencia do meu C4
Cara, a chipagem em motores aspirados - quando bem feita - rende no máximo 15% a mais de potência, junto com a vantagem de retirar o lag do acelerador.
Escapamento de diâmetro aumento com o motor 100% stock, pessoalmente, é desnecessário... e muitas vezes piora o rendimento do carro, já que dependendo do aumento de medida a contra pressão diminui e os gases perdem velocidade de saída de dentro da câmara de combustão!
Se você procurar aqui no fórum sobre filtros, vai perceber que vários C4's foram para o dyno e não ganharam NENHUM cavalo de potência... motivo: nossos motores foram projetados com muito pouca restrição na admissão, por isso não a melhora sem partir pra uma indução forçada (turbo ou charger)
Aconselho a retirar o catalisador, fazer chipagem e esses feijõeszinhos com arroz. Pode parecer pouco, mas eu ganhei 20cv fazendo chipagem e aumentando a vazão dos bicos injetores... Funciona
Escapamento de diâmetro aumento com o motor 100% stock, pessoalmente, é desnecessário... e muitas vezes piora o rendimento do carro, já que dependendo do aumento de medida a contra pressão diminui e os gases perdem velocidade de saída de dentro da câmara de combustão!
Se você procurar aqui no fórum sobre filtros, vai perceber que vários C4's foram para o dyno e não ganharam NENHUM cavalo de potência... motivo: nossos motores foram projetados com muito pouca restrição na admissão, por isso não a melhora sem partir pra uma indução forçada (turbo ou charger)
Aconselho a retirar o catalisador, fazer chipagem e esses feijõeszinhos com arroz. Pode parecer pouco, mas eu ganhei 20cv fazendo chipagem e aumentando a vazão dos bicos injetores... Funciona
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Re: Quero aumentar a potencia do meu C4
chipando o c4 pallas sedã qual é a média de consumo, mantendo uma certa cadencia na estrada? hã uma empresa que garante 30% de potencia, seria real extrair tudo isso de um c4?
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Re: Quero aumentar a potencia do meu C4
Cara eu com esse 20vc já estaria ótimo!!!! e o som??? ficou mais "esportivo" no seu caso?AleStahls escreveu:Cara, a chipagem em motores aspirados - quando bem feita - rende no máximo 15% a mais de potência, junto com a vantagem de retirar o lag do acelerador.
Escapamento de diâmetro aumento com o motor 100% stock, pessoalmente, é desnecessário... e muitas vezes piora o rendimento do carro, já que dependendo do aumento de medida a contra pressão diminui e os gases perdem velocidade de saída de dentro da câmara de combustão!
Se você procurar aqui no fórum sobre filtros, vai perceber que vários C4's foram para o dyno e não ganharam NENHUM cavalo de potência... motivo: nossos motores foram projetados com muito pouca restrição na admissão, por isso não a melhora sem partir pra uma indução forçada (turbo ou charger)
Aconselho a retirar o catalisador, fazer chipagem e esses feijõeszinhos com arroz. Pode parecer pouco, mas eu ganhei 20cv fazendo chipagem e aumentando a vazão dos bicos injetores... Funciona
Abraços
- AleStahls
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Re: Quero aumentar a potencia do meu C4
Como tenho filtro esportivo, sim... Ronca muito hahaha
Mas ainda pretendo mexer no escape.
Mas ainda pretendo mexer no escape.
- fmiglior
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Re: Quero aumentar a potencia do meu C4
não estava acompanhando o tópico então pode já ter sido falado mas.
eu não gastaria dinheiro fazendo escape se estiver procurando aumentar desempenho, não vai ganhar NADA. se quiser um barulho diferente ai sim.
o problema de mexer no escape desse carro é o coletor, o catalisador esta fundido nele e gera restrição.. o carro trabalho com "2" catalisadores para se adequar a EURO 4....
quem acompanha a mais tempo sabe que tem o meu carro, o do Luiz filipe e agora do Dyego usando coletor de escape do C4 VTS, o resultado no meu carro, sem fazer escape e sem remap foi só ganho de torque na faixa de 2.000 a 3.000 rpm
eu não gastaria dinheiro fazendo escape se estiver procurando aumentar desempenho, não vai ganhar NADA. se quiser um barulho diferente ai sim.
o problema de mexer no escape desse carro é o coletor, o catalisador esta fundido nele e gera restrição.. o carro trabalho com "2" catalisadores para se adequar a EURO 4....
quem acompanha a mais tempo sabe que tem o meu carro, o do Luiz filipe e agora do Dyego usando coletor de escape do C4 VTS, o resultado no meu carro, sem fazer escape e sem remap foi só ganho de torque na faixa de 2.000 a 3.000 rpm
EX C4 VTR