Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
Daniel L.
Membros
Estado: SC
Veiculo: C4 VTR

Re: Gasolina - Qual usar?

Mensagem por Daniel L. »

Dec0 VTR escreveu:No vejo o por que de usar gasolina Podium no C4 VTR. O único aqui que eu vejo justificar o uso é o VTS do Rod por razões óbvias já que é um carro trazido sem a "tropicalização".

Coloco gasolina aqui em SP apenas em dois postos, os quais ambos conheço o dono, o filho dele é um dos meus melhores amigos desde a época de colégio e confio 100% na honestidade de ambos. Faço assim, 2 tanques com comum, e um tanque com aditivada, sempre alternando.

Colocar só aditivada todas as vezes pra mim é jogar dinheiro fora, quiçá então só Podium, porém, cada um sabe de seu bolso e das suas "nóias". A citroen realizou a regulagem do VTR para trabalhar com a gasolina ruim daqui, sobre a sujeira é só alternar com uns tanques de aditivada que ela não acumula, sobre a adulteração, cada um que busque seu posto de confiança.

A gasolina tá muito cara e esse carro bebe d+ pra que eu fque só usando podium.
Pra mim vc falou tudo!

Abç!
Ex-C4 VTR Satisfeito
Atual A3 Sport 2012 branco

mitvix
Membros
Estado: DF
Veiculo: C4 Grand Picasso
Contato:

Mensagem por mitvix »

Só pra deixar registrado aqui neste tópico que fala sobre gasolina:

Fraude nos postos de combustíveis

viewtopic.php?f=28&t=8134

Matéria foi ao ar no jornal da Band agora em 7 de fevereiro 2011 e mostra que a onda agora não é mais adulterar o combustível que ficou facil de detectar a fraude, mas sim vender menos do que estão pagando na bomba.
Imagem
A família cresceu!!!"

fodra
Membros

Mensagem por fodra »

estava querendo postar aqui,mas vejo que agora depois de ler esse topico devo compartilhar o acontecido! depois de instalar o som a gasolina estava baixa,entao fui abastecer no posto sempre no mesmo e confiavel,pois e amigo meu desde quando eu tinha posto de gasolina tbm! meu carro comecou a fazer 6,5 6,3 ate 6,00 comecou a ocilar a lenta ainda mais quando ligava o ar o carro quase parava!!! nas saidas de quebra molas em segunda o carro parecia nao acelerar, ja estava agendando um revisao para troca de estabilizador da lenta e velas, foi quando resolvi abastecer denovo mas dessa vez com podium,pois a antiga dona so usava podium! o vtr se transformou!!! esta liso em todos os aspectos!!!! no computador marcando 8,0 na cidade respondido pra mim qual gasolina usar.

mitvix
Membros
Contato:

Mensagem por mitvix »

fodra escreveu:estava querendo postar aqui,mas vejo que agora depois de ler esse topico devo compartilhar o acontecido! depois de instalar o som a gasolina estava baixa,entao fui abastecer no posto sempre no mesmo e confiavel,pois e amigo meu desde quando eu tinha posto de gasolina tbm! meu carro comecou a fazer 6,5 6,3 ate 6,00 comecou a ocilar a lenta ainda mais quando ligava o ar o carro quase parava!!! nas saidas de quebra molas em segunda o carro parecia nao acelerar, ja estava agendando um revisao para troca de estabilizador da lenta e velas, foi quando resolvi abastecer denovo mas dessa vez com podium,pois a antiga dona so usava podium! o vtr se transformou!!! esta liso em todos os aspectos!!!! no computador marcando 8,0 na cidade respondido pra mim qual gasolina usar.

Não sou muito conhecedor do assunto, mas do que andei lendo estes últimos tempos sobre isso me fizeram formular algumas idéias, por exemplo, o uso de gasolina comum ou de má procedencia pode acumular sujeira nos bicos e em outras partes, até onde entendi, isso pode ser notado com a fraqueza do carro nas aceleradas e falhas em marchas mais baixas. Subentendo então que o uso de gasolinas mais puras e com aditivos como a Podium causam uma limpeza geral nesses componentes, o que pode dentre outras coisas fazer o carro dar a impressão de andar mais quando abastecidos com esse tipo de combustível premium.

Corrijam-me quem melhor entender do assunto....
Imagem
A família cresceu!!!"

fabio_sd
Moderador
Estado: MG
Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6 Pack Select

Mensagem por fabio_sd »

mitvix escreveu:Não sou muito conhecedor do assunto, mas do que andei lendo estes últimos tempos sobre isso me fizeram formular algumas idéias, por exemplo, o uso de gasolina comum ou de má procedencia pode acumular sujeira nos bicos e em outras partes, até onde entendi, isso pode ser notado com a fraqueza do carro nas aceleradas e falhas em marchas mais baixas. Subentendo então que o uso de gasolinas mais puras e com aditivos como a Podium causam uma limpeza geral nesses componentes, o que pode dentre outras coisas fazer o carro dar a impressão de andar mais quando abastecidos com esse tipo de combustível premium.

Corrijam-me quem melhor entender do assunto....
Você está corrreto. Normalmente as adulterações mais comuns são:

1) adição de mais álcool
2) adição de hidrocarbonetos mais "pesados" (diesel, querosene, etc)
3) adição de solventes

No primeiro caso, se o carro for flex, dificilmente o motorista vai perceber. Apenas aqueles que acompanham rigorosamente o consumo do carro é que poderão questionar um possivel batismo com água. Se o carro não for flex, aí o rendimento cai, a marcha lenta fica irregular, tem dificuldades de pegar de manhã, etc.

No segundo caso, ocorre exatamente o que você falou. Há deposição de resíduos (normalmente carbono e/ou goma) nos bicos injetores, coletor de admissão, válvulas, cabeça do pistão, cantos do câmara de combustão, velas, coletor de descarga. Há casos de entupimento do catalisador. A curto prazo a perda de rendimento do carro pode nem acontecer de maneira muito perceptivel, mas com o tempo as coisas tendem a piorar, até o carro perder potência, falhar, ter detonação ("batida de pino"), carbonização e assim por diante.

No terceiro caso, os principais itens que sofrem são aqueles feitos de borrachas (elastômeros em geral) e plásticos, tal como as vedações, aneis O, mangueiras, bomba de gasolina, tanque e assim por diante. As coisas esquisitas que eles misturam podem simplesmente "derreter" ou deteriorar este tipo de material. A curto prazo o rendimento as vezes nem cai, pois o poder calorífico e caracteristicas estequiométricas destes solventes são proximas a gasolina.

Como você falou, o uso de gasolina Podium e boas gasolinas aditivadas, tem o efeito de "limpar" esta sujeira, desde que ainda no início. Também tem um aditivo da STP ("Injection Cleaner" - frasco preto) que tem um bom desempenho para fazer esta limpeza.
Fabio_SD

fernandotsi
Membros

Mensagem por fernandotsi »

Eu só uso a Super Aditivada da TEXACO (Plus). Pra mim é a gasolina que tem o melhor custo benefício. BR só se for a Podium, do resto eu rejeito qualquer combustível que seja BR! gasolinazinha meia boca!
C4 VTR Preto v.1.01

fabio_sd
Moderador

Mensagem por fabio_sd »

Informações interessantes sobre gasolina adulterada:
Adulteração

'Fraude' ou 'Adulteração' em combustíveis é a adição de qualquer produto que modifique suas características originais, inviabilizando a garantia do produtor. Quando o refinador formula a gasolina, o faz de forma a atender às especificações vigentes e a outras propriedades também necessárias ao perfeito funcionamento do motor. Desta forma, ele garante o desempenho do produto. Na adulteração, a ausência destes critérios impede o desempenho adequado do produto.

As fraudes em gasolinas, obviamente, são feitas com produtos também classificados como combustíveis (eles precisam queimar, para não deixar vestígios). O termo 'solventes', muito em moda hoje, é genérico e engloba vários compostos que poderão ou não estar presentes na gasolina em pequenas quantidades. Por esse motivo, não é tão fácil identificar a adulteração da gasolina por solventes.

Os diversos tipos de fraudes causam comportamentos distintos nos veículos que variam, conforme a tecnologia utilizada nos motores. Por exemplo, uma fraude com uma mistura que só reduz a octanagem, porém mantenha aproximadamente a mesma relação ar/combustível, poderá não ser percebida num veículo com sensor de detonação (se o motorista dirigir na faixa de rotação em que o sensor estiver ativo); mas poderá ser escandaloso o nível de detonação em veículos sem sensor. Na verdade, na primeira situação, o motorista mais atento (a minoria) irá perceber a fraude, devido ao substancial aumento do consumo.

Outro exemplo é a adição de misturas de produtos que não comprometem a octanagem e a relação ar/combustível, mas que, devido a sua origem, estão combinados com elementos químicos que 'envenenam' o sensor de oxigênio (chumbo, fósforo e silício, entre outros). Neste caso, os veículos de tecnologia antiga não irão sofre nenhum dano, mas os modernos com sonda lambda terão danos permanentes, obrigando à substituição da peça.

Como o motor sempre tem pequeno consumo de óleo lubrificante, os elementos químicos nocivos à sonda de oxigênio são também controlados no óleo lubrificante.

Na prática, tem-se notícia de que caminhões-tanque ofertam aos postos gasolinas bem mais baratas. Muitas vezes, isto ocorre porque há sonegação de impostos (notas falsas, etc.); em outras situações, são utilizados produtos sem qualidade, que, por esta razão, são mais baratos.

Produtos residuais de processo industriais, tais como rafinados, são potenciais candidatos para uso de fraudes. Outro exemplo é o caso do solvente utilizado em empresas de lavagem a seco. Chega um determinado momento em que esse produto não pode ser mais utilizado para limpeza, por estar extremamente contaminado. Se, em vez de reprocessar o produto, ele for descartado num tanque de um posto de gasolina, teremos problemas na certa.

Adulterações comuns em gasolina são a adição de óleo diesel e de querosene, por serem mais baratos que a gasolina e perfeitamente miscíveis. Estes dois produtos, por serem mais pesados que a gasolina, geram falhas nas acelerações ('buracos') e provocam grande geração de depósitos na câmara de combustão. Outro problema é que a octanagem destes produtos é muito baixa, derrubando principalmente a RON e causando detonação em baixas rotações.

Um método utilizado para se detectar com facilidade contaminações com diesel em teores acima de 2% é a exposição da gasolina à luz ultravioleta (luz negra). Como pode ser visto na foto, a gasolina fica com aspecto leitoso quando exposta a esta luz, pois o diesel emite fluorescência.

Fonte: http://www.br.com.br
Fabio_SD

julianocastro
Membros
Estado: PR

Mensagem por julianocastro »

Amigos
Gostaria de compartilhar minha pequena experiência sobre a gasolina, pois também como muitos, fico na dúvida...
Uma das minhas preocupações foi tirar esta dúvida na Concessionária quando peguei o carro, e segundo me disseram lá, a gasolina comum pode ser usada sem problemas...e que a aditivada deveria ser evitada pelo alto nivel de solventes misturados...
Estes dias pus a Podium num posto BR, (R.Augusto Stresser- Curitiba) - e sinceramente, mesmo na cidade senti uma diferença enorme tanto no ronco do motor , quanto no torque...parecia outro carro até...
O problema realmente é o preço...e o carro, por "puxar" mais, dá vontade de dar umas aceleradas desnecessariamente gostosas...hehe...dái o consumo sobe na mesma proporção...
Meu próximo teste será na estrada, ao invés da comum de postos confiáveis, usarei só a podium, mas sinceramente dá até medo , pq ele deverá voar... meu VTR 2008, está com 5.700km, quase zero, e o motor ainda amaciando...inclusive não sei se seria o caso de colocar um produto de limpeza de bicos ou usar a aditivada de tempos em tempos como foi citado...
abs

fabio_sd
Moderador

Mensagem por fabio_sd »

Infelizmente a maioria dos mecânicos de concessionária sao meros operadores de Lexia/Proxia e trocadores de pecas. Nao entendem de mecânica e muito menos de combustível. Nesta área de combustíveis tem muita "achologia" e lendas urbanas. Esta da aditivada ter muito solvente é o fim da picada...
Fabio_SD

mitvix
Membros
Contato:

Mensagem por mitvix »

julianocastro escreveu:meu VTR 2008, está com 5.700km, quase zero, e o motor ainda amaciando...
Meu amigo... teu VTR não tá quase zero, ele tá zero! De parabéns!!

Mas é isso mesmo cara, esse pessoal de concessionária entende menos do que você imagina.... Por isso, pesquise sempre antes de levar em consideração o que é falado por esse pessoal. O próprio manual do C4 informa que é aconselhado o uso de gasolinas com maior octanagem pra prolongar a vida do motor. Como a Podium é bem cara pra se usar no dia a dia, uma dica é alternar... eu a cada dois tanques de aditivada coloco meio tanque de Podium, as vezes faço 1 pra 1, no final a diferença realmente não é muito grande, além disso, evite misturar grandes quantidades de gasolinas de diferentes tipos e até mesmo de diferente postos, espere chegar ao final do tanque para abastecer, na verdade eu tento não misturar nem mesmo gasolinas do mesmo tipo e do mesmo posto, pois a validade das gasolinas geralmente são diferentes e você pode estar misturando uma gasolina mais velha com uma mais nova... (nóias)... hehe
Imagem
A família cresceu!!!"

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais”