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C-andre
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Moto-ventilador do radiador/condensador C4 Pallas

Mensagem por C-andre »

Galera,
já começo à ficar meio chateado com os problemas que meu carro (2009 16.000km) vem apresentando, assim como quem não quer nada...
Acho que os argentinos estão sacaneando a gente na hora de montar os carros que vem pra cá, e a Citroen não está dando atenção devida à qualidade dos componentes.

Primeiro meu carro (Flex) teve o conhecido problema de partida a frio com álcool. Tive que atualizar o software do sistema auto-detectivo na concessionária pra resolver. Ok - resolvido na garantia.

Depois, o interruptor do travão do freio (que destrava o câmbio automáco do "P" e desliga o piloto automático) apresentou problemas e teve que ser trocado. Depois de quase 3 semanas de espera da peça e de reclamar no 0800/Meu Citroen, a peça foi trocada juntamente com o chicote do sistema. Ok - resolvido na garantia.

Agora, do nada, o ventilador do motor elétrico do radiador/condensador do ar condicionado (o ventilador é único para o sistema que é integrado) simplesmente queimou.
Os sintomas (e isso vale para alguns tópicos que li sobre ineficiência do ar condicionado ou alternância entre normal e compressor desligado) começaram justamente com o desligamento do compressor durante o funcionamento, de forma intermitente.

O problema é que o ventilador, quando o ar condicionado é ligado, TEM que ficar ligado direto. Isso é igual em todos os veículos, sem excessão. E outra coisa: os compressores dos carros não desligam e ligam o tempo todo como os aparelhos de casa. Mesmo quando deixado na opção "AUTO", o compressor se mantém ligado. O que muda é a ventilação e a abertura da portinhola de entrada de ar externo.

Portanto, quando o ventilador começou à falhar de forma intermitente, o motor começou à esquentar, e a proteção do sistema é de retirar carga. Portanto, desligava o compressor para aliviar o motor e tentar mantê-lo na temperatura normal. E o ar condicionado "ligava" e "desligava" de forma itermitente também.

Depois de alguma horas funcionando desta forma, o motor do ventilador queimou de vez e o STOP acendeu, juntamente com a informação do computador de bordo avisando que o motor estava com temperatura elevada. Confirmado com as barras de temperatura no painel, que ficam pistando quando estão completas.
O carro não chegou à "ferver" (graças à Deus), pois estava praticamente parado num estacionamento.

Estava próximo de uma concessionária no Recreio e levei o carro até a oficina. Lá o Proxia confirmou que o moto-ventilador estava inoperante e a peça foi solicitada em caráter de urgência (bem, disseram que era pedir num dia e entregar no outro... Estou aguardando).

Mas o resumo da ópera é o seguinte:

1. Quem estiver observando problemas de ar condicionado desligando e ligando, verifiquem se o ventilador (conhecido também como "ventoinha") está funcionando corretamente.

2. Esses argentinos estão sacaneando a gente.

Abraços.

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fmiglior
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Re: Moto-ventilador do radiador/condensador C4 Pallas

Mensagem por fmiglior »

Aproveitando o tópico, percebo no VTR, o carro quando liga esquenta até ficar com os 3 tracinhos da temperatura acesa, após um tempo o 4 acende ai a ventoinha liga por um tempo bem curto e volta para o 3 tracinho, nos meu outro carro percebia que o ponteiro nunca saia do meio, esse é o funcionamento normal?
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C-andre
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Re: Moto-ventilador do radiador/condensador C4 Pallas

Mensagem por C-andre »

Fmiglior,
no meu carro, a temperatura fica sempre nos 3 traços e o vetilador trabalha quando necessário sem que o 4° traço apareça. Esse é o funcionamento normal também em outros carros.
Em algumas situações, como em engarrafamentos pesados ou subidas de serra, a temperatura pode sim subir um pouco (4° traço) e retornar ao normal com a atuação do ventilador.

De qualquer forma, dê uma olhada no nível da água do sistema de arrefecimento, e observe se o ventilador está funcionando normalmente.

Abs.

rafael.brandao
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Re: Moto-ventilador do radiador/condensador C4 Pallas

Mensagem por rafael.brandao »

Prezados amigos, tenho um c4 pallas e o mesmo problema aconteceu comigo. O problema é que tem que trocar a peça inteira, neste caso o meu custou aproximadamente R$1.100,00!! Uma facada!!! Como não tinha como correr atras da peça (nao posso ficar sem o carro), acabei pagando. Alguém sabe se este valor esta correto? Ou melhor, precisava trocar a peça inteira?

Abraços.

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mmbdp
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Re: Moto-ventilador do radiador/condensador C4 Pallas

Mensagem por mmbdp »

Excelente tópico,

desde os primeiros problemas com o ar do c4 (principalmente o 1.6), ficava me questionando isso.

Não sabia dessa informação de que o ar digital também não desarma o compressor quando a temperatura interna programada é atingida.

Não acho que os argh! gentinhos! estejam sacaneando a gente. Eles são assim mesmo: umas merd@s prá fazer carro.

Mas a culpa é da PSA que pôs a fábrica lá e não faz controle de qualidade. É cada bomba...

chenso
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Re: Moto-ventilador do radiador/condensador C4 Pallas

Mensagem por chenso »

Boa Tarde.

Pessoal, no intuito de não abrir outro tópico com assunto semelhante vou pedir licença para usar esse.

Esse final de semana fui ao litoral, em uma daquelas rua de Paralelepipedo acabei batendo com o carro embaixo.
No dia nada aconteceu, mais nessa segunda o ar parou de funcionar.

Pedi para esposa levar na Concessionária e me disseram a ela que o Condesador do Ar Condicionado furou.
Custo total R$ 1.800,00.

Esse condensador é parecido com o radiador?
Vocês acham que esses R$ 1.800,00 é o preço médio cobrado, ou será que fora da Concessionária é mais em conta?
Essa M#$%a fica próximo ao assoalho do carro.

Para trocar deve precisar de uma carga nova de gás né.

Se alguém souber me indicar um local de Ar Condicionado de confiança em Curitiba eu agradeço.

Abs a todos.

El Guapo
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Re: Moto-ventilador do radiador/condensador C4 Pallas

Mensagem por El Guapo »

O condensador é realmente parecido com radiador, 1.800 reais até que não está caro, meu cunhado teve que trocar do Honda City dele pagou 2.800,00.

Certamente fora da concessionária vc encontra mais barato, por se tratar de componente que não afeta a segurança, eu até cogitaria em procurar em desmanche.

chenso escreveu:Boa Tarde.

Pessoal, no intuito de não abrir outro tópico com assunto semelhante vou pedir licença para usar esse.

Esse final de semana fui ao litoral, em uma daquelas rua de Paralelepipedo acabei batendo com o carro embaixo.
No dia nada aconteceu, mais nessa segunda o ar parou de funcionar.

Pedi para esposa levar na Concessionária e me disseram a ela que o Condesador do Ar Condicionado furou.
Custo total R$ 1.800,00.

Esse condensador é parecido com o radiador?
Vocês acham que esses R$ 1.800,00 é o preço médio cobrado, ou será que fora da Concessionária é mais em conta?
Essa M#$%a fica próximo ao assoalho do carro.

Para trocar deve precisar de uma carga nova de gás né.

Se alguém souber me indicar um local de Ar Condicionado de confiança em Curitiba eu agradeço.

Abs a todos.

chenso
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Re: Moto-ventilador do radiador/condensador C4 Pallas

Mensagem por chenso »

Nossa que disparate!!!

Acabei pegando a manhã do domingo e retirei o Condesandor.
Realmente estava com um pequeno furo.

Levei em uma casa de radiador e me cobraram R$ 20,00 para soldar.

Montei e levei para dar carga + R$ 50,00.

Total R$ R$ 70,00 e mais um conhecimento.
Economia R$ 1.730,00

Como tem gente ganhando dinheiro fácil Hein.

Monty
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Re: Moto-ventilador do radiador/condensador C4 Pallas

Mensagem por Monty »

Troquei hoje o moto-ventilador do meu c4 pallas. Paguei 1000,00 na peça e mais 140 prá trocar numa oficina que não é concessionária. Detalhe : a peça só tem original. ou seja, o boy da oficina foi buscar na concessionária a única peça que tinha em brasília. Ainda dei sorte...

jeanb-sbs
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Re: Moto-ventilador do radiador/condensador C4 Pallas

Mensagem por jeanb-sbs »

gostaria de aproveitar este topico e falar sobre o problema q aconteceu meu VTR

apos troca de oleo, filtro e nova adicao de militec no motor, rodei alguns dias dentro da cidade e quando fui ate cidade vizinha uns 80km, notei que nao aparecia mais nenhum risquinho na temperatura do carro, nao marcava mais nada . impossível!

na volta (umas 4 horas depois) liguei o carro e imediatamente (sem ter rodado 1m) acende a luz de injeçao, aparece no painel Defeito no sitema Anipoluiçao, ventoinha ligada no 2 estagio direto, moto frio!, e ar condicionado gelando mais nada!!..


oque pode ter acontecido?

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