-
- Membros
- Mensagens: 21
- Registrado em: 26 Nov 2010, 19:34
- Estado: RJ
- Cidade: Rio de Janeiro
- Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Automático
Troca de 3 para 4 marcha câmbio automático
Pessoal,
Tenho um Excl. Sport BVA e o que tenho notado é a seguinte situação:
Num trânsito relativamente pesado, onde é possível desenvolver velocidades próximas a 60Km/h noto que o C4 não passe de 3 marcha nessa velocidade, porém, ao colocar em tiptronic e trocar a marcha mais cedo nota-se um ganho substancial quanto ao consumo de combustível.
Por acaso alguém tem experiência em usar o carro somente no TIPTRONIC e uma avaliação melhor de consumo quando comparado com o cambio em D?
Em conversa com amigos que tem o I30 eles me informaram que embora o cambio seja de 4 marchas tb a troca de 3 para 4 ocorre mais cedo.
É uma pena que não é possível o mapeamento do câmbio ser realizado em pelo menos 3 opções: Econômica, Normal e Esportiva.
Vcs tb notaram essa questão em seus carros ou estou sendo crítico demais? Quem tiver a oportunidade de fazer o teste eu recomendo colocar em manual e passar as marchas num giro mais baixo e acompanhar no CB o consumo instantâneo.
Aguardo opiniões dos colegas do Forum!
Obs.: É muito bom ter o C4Clube como parceiro e o conforto de poder buscar/trazer informações sobre nossos carros.
Abs,
Marcelo / Observer
Tenho um Excl. Sport BVA e o que tenho notado é a seguinte situação:
Num trânsito relativamente pesado, onde é possível desenvolver velocidades próximas a 60Km/h noto que o C4 não passe de 3 marcha nessa velocidade, porém, ao colocar em tiptronic e trocar a marcha mais cedo nota-se um ganho substancial quanto ao consumo de combustível.
Por acaso alguém tem experiência em usar o carro somente no TIPTRONIC e uma avaliação melhor de consumo quando comparado com o cambio em D?
Em conversa com amigos que tem o I30 eles me informaram que embora o cambio seja de 4 marchas tb a troca de 3 para 4 ocorre mais cedo.
É uma pena que não é possível o mapeamento do câmbio ser realizado em pelo menos 3 opções: Econômica, Normal e Esportiva.
Vcs tb notaram essa questão em seus carros ou estou sendo crítico demais? Quem tiver a oportunidade de fazer o teste eu recomendo colocar em manual e passar as marchas num giro mais baixo e acompanhar no CB o consumo instantâneo.
Aguardo opiniões dos colegas do Forum!
Obs.: É muito bom ter o C4Clube como parceiro e o conforto de poder buscar/trazer informações sobre nossos carros.
Abs,
Marcelo / Observer
-
- Membros
- Mensagens: 220
- Registrado em: 24 Jan 2010, 19:14
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Veiculo: C4 Pallas Exclusive Automático
Re: Troca de 3 para 4 marcha câmbio automático
.....
Editado pela última vez por desordeiro em 27 Mar 2011, 16:21, em um total de 1 vez.
- adal_abade
- Membros
- Mensagens: 235
- Registrado em: 09 Fev 2011, 13:48
- Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Automático
Re: Troca de 3 para 4 marcha câmbio automático
Trocar para a 4a prematuramente traz mais conforto e economia devido a um treco chamado estequiometria. Que é a maneira da sonda lambda verificar a "riqueza" da mistura ar/comb.
Só acho que o AL4 faz esse retardamento da terceira pra deixar o carro mais espertão. Aliás ele abusa da troca de marchas...
Experimenta colocar ele em 90km/h e ligar o piloto automático para conduzir sozinho aos 120. Ele vai reduzir para a 3a marcha, o motor vai gritar que nem louco, e só depois volta 4a.
Eu mesmo acho que não precisava de tudo isso.
Outra coisa que percebi, em uma estilingada mais nervosa, o câmbio segura a terceira até 140 km/h... haja coração....
Por fim: TIPTRONIC RULEZ!!!!!! é bem legal brincar com o garoto...
Só acho que o AL4 faz esse retardamento da terceira pra deixar o carro mais espertão. Aliás ele abusa da troca de marchas...
Experimenta colocar ele em 90km/h e ligar o piloto automático para conduzir sozinho aos 120. Ele vai reduzir para a 3a marcha, o motor vai gritar que nem louco, e só depois volta 4a.
Eu mesmo acho que não precisava de tudo isso.
Outra coisa que percebi, em uma estilingada mais nervosa, o câmbio segura a terceira até 140 km/h... haja coração....
Por fim: TIPTRONIC RULEZ!!!!!! é bem legal brincar com o garoto...
[b][color=#000040]Imagina nóis de Audi, ou de [u]Citröen[/u], indo aqui, indo ali, Só pam, De vai e vem,
Aí truta, é o que eu acho, Quero também,
[u]Mas em São Paulo, Deus é uma nota de 100,[/u]
VIDALOKA!!![/color][/b]
Aí truta, é o que eu acho, Quero também,
[u]Mas em São Paulo, Deus é uma nota de 100,[/u]
VIDALOKA!!![/color][/b]
- piolho
- Membros
- Mensagens: 514
- Registrado em: 09 Jul 2009, 16:02
- Estado: DF
- Cidade: Brasília
- Veiculo: Outros
Re: Troca de 3 para 4 marcha câmbio automático
Eu uso o tempo todo, dentro da cidade, o limitador regulado para 64 km/h e fico nessa dúvida. Como a troca ocorre a partir de 70 km/h e raramente uso o modo manual, tenho feito, desde ontem, o kick-down pra acelerar até essa velocidade. Depois, deixo voltar pra uns 60 km/h e ficar novamente limitado a 64 km/h, mas com a 4ª engatada. Vou ficar, nos próximos dias, tentando observar se o consumo médio melhora.
-
- Membros
- Mensagens: 50
- Registrado em: 21 Set 2010, 23:45
- Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Automático
Re: Troca de 3 para 4 marcha câmbio automático
Nossa, eu eu achei que era o único que me aborrecia com isso! Tava pra escrever um post desse assunto. Realmente, da pra notar que a troca da 3ª pra 4ª marcha só é efetuada após os 70km/h. O que, pra mim é realmente muito estranho por alguns motivos.
Primeiro, é bem claro que o carro anda bem abaixo dos 70km/h em 4ª marcha, nem precisa selecionar as troca manuais. Façam um teste, ajustem o piloto automático para 60km/h, depois pisem no acelerador moderadamente até alcançar 75km/h (ele vai subir pra 4ª marcha) e solte o acelerador. O carro vai reduzir até os 60km/h programados mas sem reduzir a marcha e o CB vai marcar um consumo bastante reduzido.
Outro motivo, anteriormente, eu tive um Corolla automático, também com 4 velocidades. E ele tinha uma relação de trocas muito mais eficiente, quando eu não estava exigindo do carro, ele mudava as marchas numa velocidade bem baixa, consumindo menos. Já no C4, ele até passa as marchas em uma velocidade mais alta quando está sendo exigido, mas as velocidade mínimas de mudança de marcha são muito altas ao meu ver. E não só da 3ª pra 4ª, as outras também.
Resumindo, eu acho que a Citroen poderia rever essa configuração de troca de marchas, não deve ser nada muito complicado remapear isso no software do carro. Afinal eu consegui fazer quase 13km/L com meu carro andando no mesmo rítimo que eu ando normalmente mas trocando as marchas manualmente em velocidade e giro mais baixos, o que é um saco já que eu comprei um carro automático para não ter que trocar marchas!
Primeiro, é bem claro que o carro anda bem abaixo dos 70km/h em 4ª marcha, nem precisa selecionar as troca manuais. Façam um teste, ajustem o piloto automático para 60km/h, depois pisem no acelerador moderadamente até alcançar 75km/h (ele vai subir pra 4ª marcha) e solte o acelerador. O carro vai reduzir até os 60km/h programados mas sem reduzir a marcha e o CB vai marcar um consumo bastante reduzido.
Outro motivo, anteriormente, eu tive um Corolla automático, também com 4 velocidades. E ele tinha uma relação de trocas muito mais eficiente, quando eu não estava exigindo do carro, ele mudava as marchas numa velocidade bem baixa, consumindo menos. Já no C4, ele até passa as marchas em uma velocidade mais alta quando está sendo exigido, mas as velocidade mínimas de mudança de marcha são muito altas ao meu ver. E não só da 3ª pra 4ª, as outras também.
Resumindo, eu acho que a Citroen poderia rever essa configuração de troca de marchas, não deve ser nada muito complicado remapear isso no software do carro. Afinal eu consegui fazer quase 13km/L com meu carro andando no mesmo rítimo que eu ando normalmente mas trocando as marchas manualmente em velocidade e giro mais baixos, o que é um saco já que eu comprei um carro automático para não ter que trocar marchas!
Re: Troca de 3 para 4 marcha câmbio automático
Andando manso sem pisar... o meu troca para a 4º em exatos 60km/h!!!!!
Acho q a troca prematura é muito valida no consumo e ruido....
Acho q a troca prematura é muito valida no consumo e ruido....
- rodrigo cardozo
- Membros
- Mensagens: 633
- Registrado em: 22 Ago 2010, 20:42
- Estado: RS
- Cidade: Porto Alegre
- Veiculo: Outros
- Localização: Porto Alegre
Re: Troca de 3 para 4 marcha câmbio automático
Catarioca escreveu:Andando manso sem pisar... o meu troca para a 4º em exatos 60km/h!!!!!
Acho q a troca prematura é muito valida no consumo e ruido....
X2 Perfeito, o meu também...
É que a galera não percebeu que se mantida velocidade constante, alcançada "de leve", ele realmente muda aos 60, no máximo aos 63km/h para 4ª... Agora se quiser chegar aos 60 rapidinho, ele só vai trocar lá pelo 70 e poucos p/4ª... Não adianta, tem de andar "virando roda", bem tiozão... Aí a troca fica em torno dos 60km/h ou pouco acima...
-
- Membros
- Mensagens: 220
- Registrado em: 24 Jan 2010, 19:14
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Veiculo: C4 Pallas Exclusive Automático
Re: Troca de 3 para 4 marcha câmbio automático
...
Editado pela última vez por desordeiro em 27 Mar 2011, 16:21, em um total de 1 vez.
-
- Membros
- Mensagens: 1243
- Registrado em: 31 Dez 2009, 11:10
- Estado: SP
- Cidade: Itapecerica da Serra
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Re: Troca de 3 para 4 marcha câmbio automático
O meu não troca antes de 70km/h nem com reza brava, nem se eu mandar alguém empurrar o carro, heheherodrigo cardozo escreveu:Catarioca escreveu:Andando manso sem pisar... o meu troca para a 4º em exatos 60km/h!!!!!
Acho q a troca prematura é muito valida no consumo e ruido....
X2 Perfeito, o meu também...
É que a galera não percebeu que se mantida velocidade constante, alcançada "de leve", ele realmente muda aos 60, no máximo aos 63km/h para 4ª... Agora se quiser chegar aos 60 rapidinho, ele só vai trocar lá pelo 70 e poucos p/4ª... Não adianta, tem de andar "virando roda", bem tiozão... Aí a troca fica em torno dos 60km/h ou pouco acima...
Antigamente trocava aos exatos 60km/h, mas depois da reprogramação no câmbio em ago/10 ele passou a esticar mais as marchas. Se estou num trânsito anda e para, ou locais onde a velocidade tem realmente que ser baixa uso o modo neve para andar só em segunda.
Se ando entre 55 / 70 uso o tiptronic pra por 4ª.
Uma curiosidade que gostaria de saber se acontece com o carro dos colegas também:
Se estou no modo "neve" em 2ª marcha e mudo a alavanca para o tiptronic o câmbio automaticamente passa para terceira marcha, mesmo que eu esteja a 10 por hora. E não sai mais da 3ª mesmo que eu pare o carro. (o impressionante é que ele não arranca tão mal em 3ª não, o conversor de torque compensa bastante)
Aí se eu reduzo uma vez o tiptronic no modo "neve" volta a ter o comportamento normal, reduz as marchas quando a velocidade cai, etc.
- piolho
- Membros
- Mensagens: 514
- Registrado em: 09 Jul 2009, 16:02
- Estado: DF
- Cidade: Brasília
- Veiculo: Outros
Re: Troca de 3 para 4 marcha câmbio automático
Pode ser a programação do câmbio, que parece que foi alterada nos modelos mais novos pra esticar um pouco mais...rodrigo cardozo escreveu:X2 Perfeito, o meu também...Catarioca escreveu:Andando manso sem pisar... o meu troca para a 4º em exatos 60km/h!!!!!
Acho q a troca prematura é muito valida no consumo e ruido....
É que a galera não percebeu que se mantida velocidade constante, alcançada "de leve", ele realmente muda aos 60, no máximo aos 63km/h para 4ª... Agora se quiser chegar aos 60 rapidinho, ele só vai trocar lá pelo 70 e poucos p/4ª... Não adianta, tem de andar "virando roda", bem tiozão... Aí a troca fica em torno dos 60km/h ou pouco acima...
Entretanto, agora que vocês falaram, lembrei que, nas raríssimas vezes que eu não fiz arrancadas bruscas (típicas de crise de meia-idade) e mantive, durante um tempo relativamente longo, velocidades entre 60 e 64 km/h, a 4ª marcha foi engatada. O ruim é que os semáfaros de Brasília são muitos mal-programados, e não dá pra ficar muito tempo em velocidade constante. É o "pára-e-anda" o tempo todo.